Blog Universo Sertanejo

Daniel lança novo CD, defende a venda de discos e fala dos 30 anos de carreira

André Piunti

-Não há necessidade de, após 29 de carreira, apresentar Daniel. Após quase três décadas de uma carreira levada da maneira mais profissional possível, ele está lançando seu 17º CD, ''Pra Ser Feliz'', o primeiro pela Sony Music.

E eu cito aqui o nome da gravadora porque realmente ele dá importância. Em tempos nos quais os empresários fazem negócios com gravadoras, mas no fundo gostariam que elas sumissem, Daniel se posiciona de forma bem diferente.

O lançamento de seu CD foi adiado por mais de dois meses por conta de sua mudança da Som Livre para a Sony. A troca se deu por conta de uma busca de Daniel por ''estrutura''. Segundo o cantor, ele quer ter de se preocupar apenas com música, e deixar a administração da carreira na mão de outros profissionais.

-Sua atual canção de trabalho, ''Eu Amo Amar Você'', é uma regravação de Ronnie Von, que já estava nos planos para entrar em seu repertório há quatro anos.

-O CD ''Pra ser feliz'', que está nas lojas desde o início desse mês, não vai ser distribuído nas entradas de rodeios nem durante seus shows. Daniel é contra, e apesar de dizer que não se pode ir contra a tecnologia, defende de forma firme um maior respeito com o mercado musical.

Sobre esses e outros assuntos, conversei com Daniel. A conversa segue abaixo.

___

Universo Sertanejo: Após um período se dedicando ao cinema e a televisão, seu foco volta a ser a música. Nesse novo CD, seu estilo continua o mesmo, bastante romântico, seguindo a linha que você adotou quando passou a cantar sozinho, mesmo com uma infinidade de mudanças ocorridas no mercado sertanejo. Isso significa um Daniel seguro e consciente do espaço que tem no sertanejo?

Daniel: Eu acho que todas as novidades e mudanças fazem parte de um ciclo natural que sempre aconteceu na música sertaneja. Mas acho que nenhum artista, não falo só de mim, deve perder sua característica, deixar aquilo que gosta de fazer pra se adequar a isso ou aquilo. A gente tem que estar sempre por dentro, mas o artista tem que respeitar seu próprio trabalho. Esse novo CD eu fiz de forma descompromissada, num bom sentido da palavra. Não fiquei ligado a prazos, não tive pressão de gravadora, de ninguém. Consegui fazer um disco do meu jeito, com a minha cara, com aquilo que eu queria fazer pro momento. Hoje o foco é 100% música. Aproveitei o espaço que tive como ator, mas agora volto a me dedicar exclusivamente à música.

US: Sua atual canção de trabalho é uma regravação do Ronnie Von, ''Amo Amar Você''. De onde veio a ideia de buscar essa música?

Daniel: Essa canção já está na lista pra eu gravar tem uns 4 anos. Eu sempre gostei muito. Nesse CD, aliás, consegui gravar muita coisa que eu tinha selecionado e não tinha conseguido usar. Antes tinha aquele negócio de 12 ou 14 músicas, a gente ficava limitado. Dessa vez, eu entrei no estúdio e a gente foi fazendo as bases, foi gostando e acabou fechando o CD com 20 músicas.

US: Nesses 30 anos de carreira, o mercado nunca esteve tão acelerado como hoje, com inúmeras festas espalhadas por todo o país. Você tem alguma intenção de voltar à loucura de mais de um show por dia, de mais de 20 shows por mês?

Daniel: Não tenho, não tenho nenhuma. Já aproveitei bem essa loucura de quando a gente faz sucesso, mas eu hoje estou em outro momento. Tenho minha filha, minha família, quero poder aproveitar o que eu conquistei. Pra ser sincero, esse mês eu tô com 18 shows, que já é acima do que eu queria, são todos os fins de semana fora de casa.

US: Atualmente, você tem dinheiro e nome suficiente pra não depender de uma gravadora. Muitos empresários fazem de tudo pra sair delas, e você parece fazer o contrário. Por qual motivo uma gravadora é necessária no seu trabalho?

Daniel: Olha, tem a ver com esse meu momento que eu estou te falando. Quero focar no meu trabalho, ter de me preocupar com minha música, meu show, e não com questões administrativas ou de outros tipos que não tenham a ver com música. Saí da Som Livre, com quem tenho boa relação, e fui pra Sony por uma questão de projeto. Acho que o que eles oferecem é o que eu estou pensando hoje, uma equipe forte que cuide de assuntos fora da música.

US: A gravadora não vai apoiar a distribuição de discos, prática comum, quase básica no mercado sertanejo hoje. Você também é contra?

Daniel: Eu acho que cada um sabe o que é melhor pro seu trabalho, não tem essa de certo ou errado. Eu acho que eu mesmo distribuir meus CD's desvaloriza meu trabalho. Eu acredito que os artistas no geral deveriam dar mais valor ao seu próprio trabalho, a suas músicas. Eu sei que muita coisa mudou, que nada é mais como há 10 anos, mas tem coisas que eu não acho correto fazer. Não adianta fazer milhares de cópias e enfiar goela abaixo. Goela abaixo não dá.

US: Dois meses atrás, você fez uma série de comentários no Twitter questionando o porquê de as vendas de CD's terem caído tanto se tanta gente continua acompanhando o trabalho dos artistas. A pirataria, o download e a distribuição gratuita são respostas diretas. Você não acredita que esse tipo de postura pode te fazer passar por uma pessoa retrógrada?

Daniel: Eu falei bastante coisa no Twitter mesmo, acho que fui até meio rude, mas foi muito bom ter gerado uma discussão saudável, recebi respostas interessantes. Pode parecer uma ideia antiga sim, mas tem gente que vende CD hoje, as vendas não acabaram. Eu entendo que hoje as pessoas não compram mais um disco por causa de uma música, sei que muita coisa mudou, mas o trabalho inteiro bem feito precisa ser valorizado.

US: O que há de certo para a comemoração de seus 30 anos de carreira, no ano que vem?

Daniel: Nós estamos com muitas perspectivas legais. Há um DVD, um documentário e uma biografia, por enquanto é isso que a gente tem pensado.

US: E o Meu Reino Encantado (projeto de música raiz) tem espaço nesse especial?

Daniel: Então, eu continuo com a vontade de fazer um DVD do projeto, gostaria que desse tempo de fazer no ano que vem. Vamos ver como vai ser, mas a intenção existe, sim.

US: Pra terminar, duas semanas atrás, você disse em entrevista a Marília Gabriela que não queria mais cantar após o acontecido com o João Paulo. Quando você passou a cantar sozinho, nunca houve propostas para formar outra dupla?

Daniel: Proposta sim, teve sim, mas nada a ver, nunca tive a intenção de formar outra dupla. O que tem é a intenção de fazer algum projeto especial ao lado de outro cantor, mas nada que tenha a ver com formar outra dupla (há conversas de que poderia haver um projeto de Daniel ao lado do cantor Rick).

  1. cleber galdino

    26/08/2012 23:09:26

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  2. leticia bottazzzo gumaraes

    14/01/2012 18:33:43

    eu queria ter caderno autografada mais sende novo mais autografada meu çoleçoes esta completa so faulta ir no sho leticia 33 ano mais eu quero conhece onibo daniel camari quando voce pode avisa

  3. Cristina de Arruda

    17/10/2011 22:04:40

    DANIEL, PARABENS, POR SER PAPAI NOVAMENTE. ESPERO QUE VC CONTINUE SENDO ESTE CANTOR MARAVILHOSO, SIMPATICO QUE É. SOU SUA FA E CONTINUAREI SENDO. E PARABENS PELO BELO TRABALHO SOCIAL QUE VC FAZ. DANIEL MUITOS BEIJOS.CRISTINA.

  4. raquel

    02/10/2011 22:04:41

    daniel nesse novo dvd convida a cantora sula miranda pra cantar com vc ela canta muito bem e vc canta melhor ainda parabens nesse 30 anos e carreira espero que vc faz 30,60,90 dai por diante alegrando e emocionando suas fãs

  5. raquel

    02/10/2011 22:00:05

    daniel parabens pelo seus 30 anos de carreira deus te abençoa pra vc continuar seguindo sua carreira fazendo muita musicas romanticas continua cantando com ees voz maravilhosa que DEUS te proporcionou pra vc continua essa pessoa humildi simpleses e abencoada te amo de mais

  6. Leandro Chaves

    27/09/2011 21:20:48

    Tomara q saia um DVD do meu reino encantado...Sou fã do trabalho do Daniel...

  7. TEREZINHA DOS SANTOS JULIÃO

    27/09/2011 20:47:20

    DANIEL VC É UM CANTOR MT ESPECIAL NA MINHA VIDA!EM 1997 VC SALVOU MINHA VIDA MESMO SEM SABER!VC FOI EVIADO POR DEUS EM MINHA VIDA!ESTAVA COM DEPREÇÃO POSPARTO PEDIDO PARA MORRER!É AIR QUE VC ENTRA NA MINHA HISTORIA.VC MIM SALVOU OBRIGADA DANIEL MT OBRIGADA!COMO CANTOR Ñ TENHO PALAVRAS VC SIPRISMENTE UM DOS MELHORES PARA MIM!QUE DEUS ILUMIME VC E SUA LINDA FAMILIA!

  8. Marcos

    27/09/2011 18:05:02

    O Daniel construiu uma carreira sólida na música popupar brasileira. É autêntico e segue sua linha de trabalho. Parabéns pelo sucesso Daniel!

  9. Wellington Silva

    27/09/2011 13:52:21

    Parabéns Daniel pela postura na música... Seu sucesso fica ainda maior... Gostaria de dar uma sugestão para seu DVD 30 anos... Convide a Rainha da Música Sertaneja Roberta Miranda pra cantar com você uma bela canção... Vcs dois são os mais rmanticos da nossa boa música sertaneja romantica. Abraço!

  10. Eliana Cristina Tiesso

    27/09/2011 10:06:12

    Eu amo de paixão o Daniel desde de sempre. Eu acho o sorriso dele o mais franco que eu conheço, parece o sorriso de um menino, mostra o coração maravilhoso que ele tem. BEIJÃO, DANIEL, TE AMO DE PAIXÃO.

  11. Amanda (amandasfc)

    27/09/2011 09:31:24

    Daniel... um fofo!!! Adoro♥♥♥♥

  12. Hermes

    27/09/2011 08:24:07

    Fala André... Começando bem demais o dia hein... Ja ouvi o CD e acredito que é o mais romântico de toda carreira dele... Não teve realmente a preocupação de colocar "aquele tipo de música que vai tocar", nem dar disco pra ninguem... Ta cheio de lindas canções...!!! No mais, ficar falando do Daniel é chover no molhado... O homem é extremamente bom naquilo que faz e fala, to contigo 100% !!! Quanto a essa possível parceria com o Rick, seria de arrepiar... E que venha o DVD do mais lindo projeto ja feito pela música sertaneja... Meu Reino Encantado...!!!! Grande Abraço...!!!

  13. aldeane

    27/09/2011 08:19:42

    parabens Daniel . para quem gosta de vc e do seu trabalho nao o abandonara jamais , so sentimos a falta da sua presença em shows faz 7 anos que vc nao vem na minha cidade Sao joao da boa vista e a 7 anos entrei em seu camarim atraves de uma promoção e vc sabe o qt isso e importante para seus fã mais todos nos sabemos q agora com a sua familia crescendo vc tem o direito de aproveitar a cada instante esse momento magico de ser pai ,, q é o melhor presente do mundooo ......... seja mto felizzzzzzzzzzzzz te adoramos

  14. Zags

    27/09/2011 08:01:33

    Gosto muito do artista, mas ele não está fazendo muito show para o público. Se notar no site dele, a maioria é SHOW CORPORATIVO.Também acho errado a organização das festas de peão só marcarem shows da nova geração (que são também ótimos), mas deve ter espaço para os artistas como Daniel e Leonardo.

  15. Nathally

    27/09/2011 08:00:30

    US: A gravadora não vai apoiar a distribuição de discos, prática comum, quase básica no mercado sertanejo hoje. Você também é contra?Daniel: Eu acho que cada um sabe o que é melhor pro seu trabalho, não tem essa de certo ou errado. Eu acho que eu mesmo distribuir meus CD’s desvaloriza meu trabalho. Eu acredito que os artistas no geral deveriam dar mais valor ao seu próprio trabalho, a suas músicas. Eu sei que muita coisa mudou, que nada é mais como há 10 anos, mas tem coisas que eu não acho correto fazer. Não adianta fazer milhares de cópias e enfiar goela abaixo. Goela abaixo não dá.PARABÉNS CANTOR DANIEL, ESTA RESPOSTA É DIGNA DE UM GRANDE ARTISTA! POR ISSO SOU E SEMPRE SEREI SUA FÃ!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso