Blog Universo Sertanejo

Arquivo : abril 2012

Jorge & Mateus e o dia das mães
Comentários Comente

André Piunti

Jorge e Mateus divulgaram, hoje, uma canção chamada “Ciclo”. A música, composta por César Augusto e Cláudio Noam, deve dar nome ao novo projeto da dupla, um DVD gravado em Jurerê Internacional no mês de março.

A letra traz um filho conversando com a mãe sobra a vida.

A canção pode ser ouvida abaixo, e pode ser baixada aqui.

[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/12726585[/uolmais]

___

Aproveitando a proximidade com o dia das mães (dia 13), farei o programa Universo Sertanejo da próxima semana em homenagem às mães.

Desta vez, peço indicações de vocês de músicas sertanejas que falam de “mãe”. Há as fáceis de lembrar, como “Fogão de Lenha” e “No dia em que saí de casa”, mas queria mesmo aquelas que fogem da lembrança rápida, aquelas que a gente têm de pegar lá no fundo.

Podem deixar os comentários nesta postagem mesmo.


A história se repete? “Tche tchererê” ganha o topo de paradas europeias
Comentários Comente

André Piunti

Quem apostava que “Ai Se Eu Te Pego” seria um caso isolado e não abriria espaço para outras músicas e artistas sertanejos, pode começar a mudar de ideia.

Na última semana, “Balada” (Tche tchererê), do Gusttavo Lima, teve destaque considerável nas paradas europeias, chegando a liderar o ranking do iTunes em um país, repetindo o início da história de “Ai Se Eu Te Pego”.

Abaixo, uma imagem que mostra sua música em primeiro lugar na Bélgica, em segundo lugar em Holanda, na terceira posição em Luxemburo, e em quinto na Suiça.

Detalhe que nenhum dos países fala português ou espanhol.

Com o sucesso de Teló, rádios e gravadoras resolveram pesquisar se havia mais algum produto que poderia ser levado do Brasil. A repercussão de “Balada” já é fruto de um trabalho feito por lá.


Gusttavo Lima grava DVD em São Paulo; convidados cantarão no domingo
Comentários Comente

André Piunti

DVD Gusttavo Lima

DVD Gusttavo Lima

___

Gusttavo Lima deu início, na noite de sábado (28), às gravações do terceiro DVD da carreira, o primeiro em São Paulo.

O local escolhido foi o Credicard Hall, que sofreu algumas mudanças na estrutura por conta do projeto. As cadeiras inferiores foram recolhidas para que não ficasse ninguém sentado da parte de baixo.

Hoje, domingo (29), acontece a segunda e última noite de gravações.

Para cerca de 4 mil pessoas, Gusttavo apresentou um repertório que mesclou canções românticas, nas quais ele abusa das interpretações, com músicas que seguem a fórmula dos hits atuais, com refrões fáceis e de letras mais bem humoradas.

O sucessos da carreira dele estiveram presentes, como de praxe. Curioso é que Gusttavo gravou um outro DVD há menos de um ano, mostrando bem a quantas anda o mercado.

A gravação começou pouco depois das 23h e durou cerca de duas horas. A produção, encabeçada por Ivan Miyazato, preferiu não ficar repetindo músicas para corrigir erros, o que evitou tornar a apresentação monótona.

A produção visual teve uma atenção toda especial, e quatro músicas contaram com bailarinas, algo difícil de se ver em um artista da nova geração. Em boa parte trajando um paletó branco, Gusttavo trabalha sua nova imagem, distante do menino franzino que surgiu três anos atrás.

As duas participações confirmadas para o DVD ficaram para a noite de domingo: os cantores Eduardo Costa e Alexandre Pires. Anunciado durante a semana, a gravação deve contar ainda com a presença de Neymar.

Gusttavo regravou duas canções que tocaram bem em certas regiões com artistas sertanejos, mas que não se tornaram algo maior: “Água de Bar”, uma das primeiras do repertório, e “Bandido do Amor”, que teve uma gravação recente da dupla César Menotti e Fabiano.

Em um pot-pourri ao violão, o cantor lembrou “Desatino”, “Te Amo e Não Te Quero”, e “Goiás é Mais”.

A regravação que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a de “Pense um Pouco”, que chegou a ser trabalhada no ano passado pela dupla Chrystian e Ralf.

Com quase vinte música consideradas inéditas, o caminho do novo DVD promete ser semelhante ao anterior. Assim como “Balada” praticamente impediu que outra música andasse, o número considerável de canções candidatas a hit muito provavelmente vai fazer com o que DVD acabe sendo focado em uma ou duas músicas.

A estratégia funciona, já foi comprovada. Resta descobrir agora qual será o próximo “Tchê tcherere”.

Foto acima: Rubens Cerqueira.


Uma moda que vale a pena
Comentários Comente

André Piunti

Como noticiado aqui no blog, João Bosco e Vinícius gravaram um DVD, no início do mês, na casa do Euler Coelho, empresário da dupla.

Bem depois da gravação, já atravessando a madrugada, os últimos convidados estavam tocando violão e relembrando modas antigas.

Um desses convidados era o Guilherme, da dupla Guilherme e Santiago, e além de cantar, ele apresentou um vasto repertório de música apaixonada antiga, que revela muito a origem dele, e mostra que o sucesso que ele alcançou ao lado do irmão não é por acaso.

Apesar de hoje o mercado praticamente impor um novo estilo, em partes acatado pela dupla, há uma gravação muito bonita no novo DVD deles, daquelas que conseguem emocionar o intérprete durante a apresentação, como pode ser visto no vídeo abaixo.

A canção se chama “A Força de um Amor”


Bruno e Marrone gravam DVD dia 17 de maio; Marrone fará primeira voz em uma canção
Comentários Comente

André Piunti

A dupla Bruno e Marrone grava, no dia 17 de maio, o 6º DVD da carreira. A gravação acontecerá no Espaço das Américas, na cidade de São Paulo, ao lado do Villa Country.

Uma das surpresas mais curiosas do DVD vai ser Marrone cantando “24 Horas de Amor” como primeira voz, algo que jamais aconteceu em trabalhos da dupla.

Jorge e Mateus foram confirmados e participarão do DVD. A outra dupla convidada é George Henrique e Rodrigo, que faz parte do mesmo escritório de Bruno e Marrone.

Além de canções inéditas e músicas do último trabalho, “Juras de Amor”, a dupla relembrará algumas faixas do primeiro CD da carreira.

Os ingressos já estão à venda, e o preço varia de R$30 a R$100.


Eduardo Costa lança “Começar de Novo”. Ouça!
Comentários Comente

André Piunti

Na próxima semana, estréia oficialmente nas rádios a música “Começar de Novo”, lançamento do cantor Eduardo Costa.

Como a canção acabou vazando e muitas rádios passaram a tocar antes do esperado, o áudio foi liberado já nesta sexta-feira.

Eduardo está em fase de produção de “Pecado de Amor”, seu novo CD. O cantor voltou a produzir com César Augusto, com quem já havia trabalhado, e o novo projeto é de canções inéditas.

A cancão “Começar de Novo” pode ser ouvida abaixo.

[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/12713064[/uolmais]

____

Começar de novo

Solidão a gente aguenta
Mas desprezo não
Deixa a alma ferida e cicatriz no coração
Estou cansado de fingir que está tudo bem
Você diz que ama e não ama ninguém
Sempre foi a dona da situação

Vou dar a volta por cima
E vou virar o jogo
Arrancar o mal do peito e atirar no fogo
Vamos ver quem é melhor
Quem aguenta mais
Você vai saber do que eu sou capaz
Vou mudar de vida e começar de novo

Acostumada a maltratar
Vai aprender o que é chorar
Quando a saudade invadir seu coração

Vai ter vontade de morrer
Sentir na pele o que é sofrer
De hoje em diante eu vou agir pela razão


O novo CD de Zezé di Camargo e Luciano
Comentários Comente

André Piunti

Chegou às lojas, na semana passada, o novo CD de Zezé di Camargo e Luciano, “20 Anos de Sucesso”.

O projeto, diferentemente do que se pensava, não traz apenas músicas do DVD. São 14 faixas, sendo que 6 foram gravadas em estúdio, somadas a outras 8 extraídas da gravação ao vivo. As regravações de sucessos da dupla feitas no DVD vão ficar mesmo só no DVD.

Na semana passada, Zezé explicou que foram colocadas músicas feitas em estúdio para que um o CD fosse marcado pelas canções inéditas. Não é de hoje que ele afirma não valer a pena lançar um disco apenas com grandes sucessos, por questões de mercado.

Particularmente, considero um dos melhores CD’s da dupla nos últimos 10 anos (sem contar o de modão, imbatível, mas que não é de inéditas).

Algumas letras e melodias lembram muitas coisas antigas deles, e logo de cara, eu citaria a regravação de “Tudo Deu Em Nada”, que deu uma nova cara a canção de José Augusto, a ressentida “As Coisas Mudam”, e principalmente “Sou Seu Amor e Você é A Minha Vida”, composição de Zezé que o próprio não queria que entrasse no CD, mas foi convencido pelo irmão.

“Sou seu amor…” deve ser a próxima música de trabalho, e me parece ser daquelas que vão marcar na carreira da dupla.

Destacaria também o rockzinho “Fechou o Tempo”, que por pouco não foi lançada no lugar de “Sonho de Amor”, e a bela releitura de “Labirinto”, de Chrystian e Ralf.

A única participação do CD é da Paula Fernandes, na canção “Criação Divina”, da qual li vários elogios nos últimos dias, apesar de não considerar que ela tenha tanto apelo quanto outras músicas do disco.

Para os que conhecem muito da discografia da dupla e que não gostaram muito dos últimos CD’s inéditos, o novo projeto deve soar bem agradável. Mais uma vez, a produção ficou por conta de César Augusto.

A única canção que destoa do projeto é “Eu tô na pista, eu tô solteiro”, um axé de refrão fácil que funciona mais em show do que propriamente no disco.

O DVD sai dia 7 de maio.

Abaixo, posto “Tudo Deu em Nada” e “Sou seu amor e você é a minha vida”.

___

[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/12708246[/uolmais]

___

[uolmais type=”audio” ]http://mais.uol.com.br/view/12689640[/uolmais]


Programa Universo Sertanejo #120
Comentários Comente

André Piunti

Fala, pessoal.

Entrou no ar, no fim da tarde de ontem, a 120ª edição do programa Universo Sertanejo, na Rádio UOL.

Nesta semana, uma série de músicas novas, algumas delas escolhidas como música de trabalho. A seleção musical traz “Eu Sem Você”, de Paula Fernandes, “Beijo Bom”, de Maria Cecília e Rodolfo, “Revanche”, de Santorine com César Menotti e Fabiano, “Tudo deu em nada”, de Zezé di Camargo e Luciano, entre outras.

Ainda há a lembrança da bela “Pedaço de Poema”, com Bia e Dino Franco, e uma versão nova, acústica, da canção “Amor Pra Vida Inteira”, de Marcos e Belutti.

Para ouvir, basta clicar na imagem abaixo.

___

01 – Paula Fernandes – “Eu Sem Você”
02 – Zezé di Camargo e Luciano – “Tudo deu em nada”
03 – Maria Cecília e Rodolfo – “Beijo Bom”
04 – Pedro e Thiago – “Toque de Mágica”
05 – Bruno e Marrone – “Te amo tanto”
06 – Israel Novaes – “Morena Poema”
07 – João Lucas e Marcelo – “Eu quero Tchu, eu quero Tcha”
08 – Jorge e Mateus – “Duas Metades”
09 – Marcos e Belutti – “Amor pra vida inteira”
10 – Santorine com César Menotti e Fabiano – “Revanche”
11 – Gustavo Moura e Rafael – “Ainda Bem”
12 – Biá e Dino Franco – “Pedaço de Poema”


“O Proibido Liberou”, com Bruninho e Davi
Comentários Comente

André Piunti

A dupla Bruninho e Davi, que tem Michel Teló como um de seus empresários, lança hoje seu novo clipe, “O Proibido Liberou”.

A proposta da música é, claramente, mais pop-rock do que exatamente sertaneja, mas a inclusão da sanfona mostra que o intuito é justamente misturar os estilos de uma forma pouco utilizada até agora.

A produção musical é de Dudu Borges, que também empresaria a dupla, e o vídeo é novamente do Jacques Jr.


Editora move ação contra humorista e considera paródia homofóbica
Comentários Comente

André Piunti

A “Rede Pura”, editora responsável por cuidar dos direitos da canção “Amar Não É Pecado”, sucesso de Luan Santana, está movendo um processo contra o humorista Vinícius Vieira (que muitos conhecem pelo personagem GluGlu) por conta de uma paródia feita no ano passado.

O humorista fez uma versão chamada “Dar a Rosca Não é Pecado”, que foi veiculada na rádio 89FM.

A editora pede uma indenização por danos a imagem de R$200mil.

Os compositores da canção são Marco Aurélio, Márcia Araújo e a dupla Fred e Gustavo.

A diretora da “Rede Pura”, Bruna Campos, falou ao blog no início da tarde sobre a decisão de processar Vieira.

“Independentemente de o artista entrar ou não com o processo, os autores não gostaram de ver sua obra usada para passar uma mensagem homofóbica.

Uma música criada pra falar de amor foi completamente modificada para falar em favor do preconceito.

Em uma época em  que todos lutam contra isso, não há nada de engraçado nessa paródia do humorista”.

___

Abaixo, segue a paródia.