Blog Universo Sertanejo

A pirataria que fez bem

André Piunti

O UOL Notícias pediu que os blogueiros do UOL fizessem um texto abordando um assunto importante que marcou a última década, cada um escrevendo sobre sua área de atuação.

Meu texto segue abaixo.

___

A pirataria que fez bem

Há uma lista enorme e bastante divulgada de consequências negativas que a pirataria trouxe para o meio musical, sem contar o fato de que ela é crime previsto por lei.

Compositores, editoras e gravadoras foram prejudicados.

No entanto, por mais politicamente incorreto que seja dizer isso, a música sertaneja deve muito à pirataria. Talvez mais até do que se imagina.

Ainda na década de 1990, os piratas já tinham sua parcela de importância, que pôde ser comprovada no momento em que começaram a lançar discos antes mesmo das gravadoras distribuírem para as lojas.

No entanto, foi nos anos 2000 que, pelo barateamento na produção de um CD pirata, houve uma ascensão incontrolável desse mercado paralelo.

O disco mais importante para os últimos 10 anos foi ''Bruno e Marrone – Acústico'', projeto que teve início em 1999.

O trabalho não foi um lance de gênio de nenhum artista ou gravadora. Após uma apresentação em uma rádio de Uberlândia, o áudio foi parar nas mãos dos piratas. Nessa apresentação, a dupla cantava diversos sucessos sertanejos.

O CD com essas músicas teve tanta repercussão que a dupla gravou um álbum no mesmo formato. Com ele, o país passou a conhecer uma das maiores promessas da música sertaneja até então.

Já havia ficado impossível competir com o poder de distribuição dos piratas, o que foi ocasionando o fechamento da imensa maioria das lojas de discos por todo o Brasil.

Apesar de bradarem contra a pirataria de discos, os sertanejos já haviam assimilado muito bem a importância dessa prática.

O principal produto vindo desse meio foi Eduardo Costa. Como todo mundo sabe, havia uma rejeição imensa com ele pelo fato de cantar parecido com o Zezé di Camargo. Tamanha era a semelhança, que seus primeiros discos, gravados em uma qualidade muito baixa, foram vendidos como ''Zezé di Camargo Acústico''.

Como comentado aqui em uma matéria no começo do ano, ele era considero anti-mercado. Cantava sozinho, gritava demais, apostava em um estilo  musical considerado ultrapassado e carregava essa ''acusação'' de simples imitador.

E sem nenhuma mídia, ele deu certo.

Lembro que quando a Universal o contratou e lançou seu primeiro DVD, era missão difícil encontrar o trabalho nos camelôs, de tanta saída que tinha. Ele não era só um cantor do povo, mas sim uma cria do povo.

Outro disco que andou sozinho pelas mãos dos piratas foi ''Matogrosso e Mathias – 25 anos'', um CD acústico que trazia os grandes sucessos da dupla, que apesar de toda sua importância para a música sertaneja, já não recebia investimentos de gravadoras.

A repercussão do trabalho foi tão positiva que marcou uma das melhores épocas em relação a dinheiro para os cantores, já que o número de apresentações aumentou e a estrutura do show era pequena, pelo fato de ser acústico.

Mesmo com certo grau de crueldade, a música sertaneja, hoje, não seria o que é se não fosse a pirataria.

Até mesmo Luan Santana, hoje amparado por toda a estrutura da Som Livre, rodou o país pelas barraquinhas de CD's, apesar de ser de uma geração que pegou uma internet já bastante desenvolvida.

Internet que, por sua vez, foi acabando com os piratas.

Mesmo com todo o mal que fez para o mercado fonográfico, a pirataria foi fundamental para o crescimento contínuo da música sertaneja. Se nos anos 1990, as duplas estouraram sob investimento das gravadoras, dez anos depois foi a vez dos piratas cuidarem delas.

É ruim, lamentável e até vergonhoso que o país tenha deixado chegar a esse ponto, mas a realidade é que a última década, para a música sertaneja, foi a década da pirataria.

  1. JOAO PAULO

    12/12/2010 19:38:42

    NUNCA EDUARDO FOI OU É AMIGO DO ZEZE DI CAMARGO, NÃO ENTENDO PQ ZEZE GRAVOU COM ELE ,ACHO QUE FOI PRA NÃO NEGAR CONVITE DA GRAVADORA E FAZER FEIO... ,PRA NAO DAR CONVERSA, PQ ZEZE NÃO É AMIGO DO EDUARDO ,BEM QUE EDUARDO TENTOU MAS ZEZE NÃO QUIZ...ZEZE É E SEMPRE SERÁ NOSSO ETERNO IDOLO E MITO DA MUSICA SERTANEJA, ZEZE TEM UMA LINDA HISTORIA DE VIDA É UM HOMEM QUE ZELA PELA FAMILIA, TODOS VIRAM NO FILME QUE CONTOU A REALIDADE ,... EDUARDO TEM MUITO A AAPRENDER, NAO CHEGA NEM AOS PES DO ZEZE,..NÃO TEM NENHUMA HISTORIA DE VIDA PRA CONTAR , NÃO VALORIZA A FAMILIA, DIZEM QUE DESFAZ DA FAMILIA ,ABANDONOU O IRMÃO QUE VIVI PERDIDO NA VIDA,..VIVI CADA DIA COM UMA MULHER , NÃO TA NEM AI PRA PROPRIA FILHA,...NÃO COMPAREM SERIA UMA INJUSTIÇA...

  2. Leonardo Fernandes

    09/12/2010 19:04:44

    Enfim, o texto retrata a realidade.No meu caso por exemplo, minha banda não tem recursos para mandar fazer milhões de CD´s e DVD´s promocionais...Gravadora, no nosso caso nós que tivemos que pagar a mesma para regularizar nosso trabalho.E aí.... como se divulga ? Fico feliz da vida quando vejo nosso trabalho sendo vendido nos camelôs de São Paulo, praia de Boa Viagem até a Feira de Caruaru.

  3. COMEDOR

    08/12/2010 20:33:40

    COR: MORENO CLAROALTURA : 1,80PESO: 80KGTIPO FÍSICO: MALHADOROLA: 23CM TEM ALGUMA MINA QUERENDO TC?????????????????????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Djeyson

    08/12/2010 12:56:20

    A pirataria foi um tapa na cara de gravadoras e de muita gente que se aproveitava do sucesso do sertanejo (e todos os estilos) . Porque quanto mais sucesso o artista fazia mais caro era (e é ainda) lançado o próximo CD. Tipo assim "QUER!!! ENTÃO PAGUE O PREÇO". Todos jogam nas costas dos Impostos, mais se fosse algo que atingisse diretamente pessoas importantes, elas davam um jeito no problema.

  5. Roger Yasukawa

    08/12/2010 01:42:02

    Também há hipocrisia em quem defende a pirataria. Os artistas conhecidos e, principalmente, as gravadoras, deixam de faturar milhõe$$$ com a venda de seus produtos. Possuo mais de 4.200 músicas no PC, dos quais, pouco mais de 400 foram compradas. Nunca adquiri CD ou DVD de música pirata, mas fiz download "à rodo" na internet. Lógico que se fosse para pagar, não comprava nem 5% dessas músicas.É muito cômodo criticarmos as gravadoras e seus artistas em prol do nosso benefício. Quem vai querer pagar, se há de graça na rede? Agora, Eduardo Costa, NEM PAGANDO em euros ! ! ! rssssNão sei se o blogueiro gosta do timbre exagerado ou da história de perseverança e luta dele. Talvez ,ambos. Mas eu não mereço ouvir Eduardo Costa !

  6. Ricardo Augusto

    08/12/2010 00:25:04

    Concordo com o amigo aí quando diz que esse discurso anti-pirataria dos artistas é pura hipocrisia. Artistas conhecem grandes pirateiros e chegam a mandar CD's para eles colocarem no mercado. E sim, isso é verdade, podem acreditar. O discurso dos artistas deve ser a favor da popularização do produto original, ou seja, abaixar os custos de produção para que o produto seja mais acessível. Mas parece que isso não irá acontecer mesmo...

  7. leandro

    07/12/2010 21:42:31

    essa historia do começo do eduardo ate hoje gera muita duvidadizem que usaram o nome e foto do zeze na capa e por isso zeze quis processar o eduardo,dizem que zeze por muito tempo boicotou o eduardo em radios pra nao tocar o cd dele,hoje em dia gravaram juntos e ''dizem que sao amigos",enfim ci alguem souber algo seria bom a gente comentar.

  8. Marilia

    07/12/2010 19:48:22

    Que bom essa matéria viu! conheci o Eduardo Costa quando o ZC&L gravou uma música com êle, e a história dêle é muito bonita. Esse rótulo que êle carregou mto tempo q era imitação do Zezé, acho que acabou aí. O Zezé tem muita classe e nem tem pq intrigar com ninguém, afinal se é imitado é pq é bom rsrs. Hoje adoro os dois, não vejo semelhança assim, acho que seguiram linhas diferentes e o Eduardo na dêle, arrasa! tem uma interpretação invejável.

  9. Wellington Silva

    07/12/2010 19:34:58

    Sei não... Hoje a mídia falada e escrita poe no auge quem quiser... A pirataria fez despencar as vendagens dos maiores ídolos do Brasil das decadas de 80 e 90,como a cantora Roberta Miranda, que há 25 anos carrega o título de Rainha da Música Sertaneja. Essa semana, ela lançou seu mais novo CD intitulado "Sorrir faz a Vida Valer", um trabalho tão excepcional, bem cuidado, de qualidade total na criação e produção e principalmente no repertório e interpretação fabulosa de Roberta, disco que há 20 anos atrás em um mês seria disco de ouro e platina, as marcas chegariam a casa de 1.000.000 de cópias vendidas como foram seus 12 primeiros discos.Hoje, uma artista do gabarito de Roberta Miranda, graças a pirataria esta prejudicadíssima no mercado fonográfico! O bom é que independente de vendas, ela foi, é e sempre será a Rainha do Sertanejo no Brasil.O mesmo vale, aproveitando a ocasião para os renomados Roberto Carlos, Leonardo, Amado Batista e Chitaozinho e Xororó, que sempre bateram records em vendagens.

  10. Duda

    07/12/2010 15:41:08

    Até concordo,mas tenho que esclarecer uma afirmação que está errada,o cd acustico foi gravado pela Líder FM de Uberlândia e não Paranaiba como diz o texto.Acho que esse credito tem que ser dado a essa radio.

  11. Duda

    07/12/2010 15:39:34

    Até concordo,mas tenho que esclarecer uma afirmação que está errada,o cd acustico foi gravado pela Líder FM de Uberlândia e nã Paranaiba como diz o texto.Acho que esse credito tem que ser dado a essa radio.

  12. Aline

    07/12/2010 12:22:45

    Concordo. Muito sensata a visão deste tema pelo seu lado positivo. Excluindo as consequências negativas deste processo e analisando somente o universo musical, vemos que por um lado os artistas perderam com a venda de discos, por outro fazem cada vez mais shows e alcançam cada vez mais fãs (que provavelmente não tiveram acesso ao cd original, pelo preço). Parabéns!

  13. Lucas

    07/12/2010 12:02:01

    Concordo com tudo, so me incomoda o discurso antipirataria da maioria dos cantores. Eh hipocrisia demais.

  14. Fábio Roque

    07/12/2010 11:53:38

    Fato! Citar os prós e contras é muito difícil, mas que muita gente inclusive o público adorou esse lance de pirataria, isso é verdade. E agora todo mundo grita "Viva o download grátis!!!!"

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso