Blog Universo Sertanejo

Aos que não gostam de carnaval

André Piunti

Dois anos atrás, no carnaval, sugeri cinco canções para os que não estavam muito animados com as músicas festivas.

Trago hoje mais 5 canções que nada têm a ver com o carnaval. As canções abaixo são de meu gosto pessoal e eu achei legal dividir um pouco da história delas com vocês.

Como são apenas áudios, e não videoclipes, o player do YouTube está reduzido propositalmente. É só dar play e ouvir normalmente.

___

Filho da Liberdade – Tião Carreiro e Pardinho

Não é uma das mais conhecidas da dupla, mas creio que deveria ser. Se você tiver dificuldade de explicar pra alguém como é o lado ''bruto'' de Tião Carreiro e Pardinho, essa música é uma ótima indicação. Há trechos ótimos durante toda a canção, e abaixo destaco dois deles:

''O conforto da cidade
É coisa que não me importa
Minha luz é Deus quem manda
Quero ver quem é que corta''

''O perigo não me assusta
Para trás não dou um passo
Duas feras mato à bala
Uma só eu vou no braço''

Em alguns momentos, a letra trata de um certo orgulho de ser brasileiro e de defender a pátria, o que alinhava a música com o gosto dos militares (ela foi lançada em 1971). Mesmo que se alegue que o pessoal do interior não tinha muita ideia do que de fato acontecia na época, os trechos patrióticos da música podem ter sido responsáveis por não deixá-la no primeiro escalão de sucessos da dupla.

___

Casinha Verde – João Carreiro e Capataz

São poucas as canções novas que teriam espaço na época do sertanejo tradicional. João Carreiro e Capataz tem uma forte origem na tradição da viola caipira, e a música abaixo acredito que ficaria boa também na voz de grandes nomes da música caipira.

A canção foi feita pelo próprio João Carreiro a um casal de vizinhos dele.

___

Queixas – Chitãozinho e Xororó

Gosto muito da letra e da melodia, não muito do arranjo. Estamos falando dos anos 1980, em que muita coisa ainda era novidade na questão dos arranjos.

A bateria, por exemplo, que parece até ser feita em um teclado, mostra que foi um período de aprendizado e de preparo para os anos 1990 chegarem e causarem tudo o que a gente já sabe.

___

Ferreirinha – Zé Carreiro e Carreirinho

Essa é conhecida da maioria. Quem entende de música caipira, sempre coloca ''Ferreirinha'' como uma das maiores canções da história. Ela é de 1950, e não atravessou as décadas com tanto sucesso quanto outras, pois não traz nada de comercial. É uma ''música caipira'' da forma mais pura possível.

Aos que não a conhecem, vale a pena. A história se encerra com uma passagem pesada, com uma frase um tanto sombria, que não se está esperando, o que torna tudo bem mais interessante.

___

Heróis da Madrugada – Trio Parada Dura

Dramalhão + sofrimento + interpretação. Não tenho muito o que falar do Trio Parada Dura. Como já disse diversas vezes, são meus preferidos de toda a música sertaneja.

  1. Regalos personalizados

    02/04/2013 14:01:01

    Me encanta pasar por tu blog. Tienes información muy útil y actual. Enhorabuena.

  2. Liana

    11/02/2013 19:49:29

    o que está fazendo então em um blog sertanejo???

  3. Fabio Nizza

    10/02/2013 15:25:40

    André o que você acha de postar aqui sobre os lugares e pessoas que os saudosos Tião Carreiro e Pardinho citavam em suas músicas?Abração!!!

  4. eduardo

    10/02/2013 08:39:22

    Não sei o que é pior ...carnaval ou sertanojo !!

  5. Lucas (Compositor)

    10/02/2013 01:45:10

    Belas Músicas, André.Não conhecia essa "queixas" do Chitão.Procurei um link para baixa-lá e não encontrei. Se alguém encontrar, favor poste aqui.Obrigado.

  6. Marcelo Z. Afonso

    09/02/2013 23:15:45

    Muito boa essa seleção. Ideal para quem gosta de carnaval e de vez em quando quer escutar algo diferente e bom.

  7. Paulo Ricardo

    09/02/2013 13:31:36

    Muito boa seleção. Obrigado pela atenção, Piunti.

  8. Ricardo Caetano

    09/02/2013 12:41:42

    So Modão msm hein Piunti!!!Valeu msm!!!Mais o audio da música do Tião Carreiro e Pardinho está com problema,poderia consertá-lo para gente!!!Desde já agradeço!!!

  9. Andressa

    09/02/2013 11:24:55

    Piunti, andei fotos de alguns shows da dupla Gino e Geno, mais o Geno era outro e não verdadeiro, sabes me dizer se aconteceu algo?

  10. Daniel Braga Santana

    09/02/2013 10:44:15

    Só modão hein? Essa Ferreirinha ficou muito boa também nas vozes de Chrystian e Ralf.

  11. Kátia Cristina

    09/02/2013 09:58:18

    Gosto de carnaval....E também gosto de sertanejo, de música raízes/modão/caipira.....transmite uma sensação sem igual,toca o coração a alma,ouvindo aqui agora, lembrei-me da minha infância no interior,pois cresci ouvindo esse tipo de música,meu pai era muito amante de tudo isso.....Bateu uma saudade !! Eu saí do interior mas o interior nunca saiu de mim,amo tudo que é puro,simples e verdadeiro e é o que esse tipo de música transmite.....Bela postagem tanto pra quem curte ou não carnaval e gosta do que é bom e belo....Valeu !! Bjs

  12. Fabricio

    09/02/2013 09:55:01

    Andre, Sou fã do site e acompanho todos os dias seus post, gostaria de saber se você sabe quando o Milionario e Jose Rico ira lançar um novo CD ou DVD ja se vão 5 anos desde o ultimo cd lançado, Obrigado pela atenção e parabens mais uma vez pelo sucesso !!!!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso