Blog Universo Sertanejo

Então vamos falar, também, de carnaval

André Piunti

Não sou da ala que diz não gostar de carnaval, apesar de preferir usar o feriado prolongado para descansar. Quem gosta do sertanejo mais tradicional, faz uma boa seleção de músicas e ouve até cansar. Quem curte a geração nova, tem lugar de sobra pra ir, já que boa parte das grandes festas se rendeu ao sertanejo.

Em meio a tantas participações que os cantores farão nas maiores folias do país, uma me chamou mais a atenção: Edson e Hudson tocarão em pleno sábado no ''Camarote Brahma'' do Sambódromo de São Paulo, local muito concorrido.

___

Quem acompanha os desfiles pela TV, pode esperar algo interessante da última escola da segunda-feira, a Vila Isabel, no carnaval do Rio. Como já comentei aqui, a escola falará sobre o homem do campo. Estive na escola quando o enredo começou a ser desenvolvido para indicar alguns clássicos sertanejos que serviriam como referência para a composição do samba.

O projeto inicial tinha até mais ligação com a música sertaneja, mas o foco foi sendo mudado com o passar dos meses por diversos motivos. Alguns cantores foram sondados, mas sinceramente, não fui atrás pra saber se alguém vai desfilar. ''Vazou'' uma informação na imprensa durante a última semana dizendo que o Teló poderia surgir tocando sanfona no meio do desfile. Houve uma conversa em relação a isso no ano passado, mas não cheguei a perguntar recentemente se a participação vai acontecer.

___

Em 2010, a música ''Praieiro'', do Jammil, sucesso que começou no carnaval baiano e tomou festas no país todo, foi a segunda música mais tocada em shows. Ainda hoje, em 2013, há diversas duplas e artistas grandes que mantém a canção em seus repertórios, o que eu, que nunca gostei da música, sinceramente não entendo.

A música tem uma aceitação tão grande entre os artistas (provavelmente porque deve causar uma reação positiva do público) que muitos deles tiram sucessos próprios de três anos atrás do repertório, mas não tiram ''Praieiro''.

___

E em época de carnaval, tem dupla marcada pelo romantismo que se aventura em fazer algo diferente para aproveitar a situação. Otávio Augusto e Gabriel gravaram, no finalzinho do ano passado, uma música chamada ''Copacabana''.

  1. Pablo Silva

    09/02/2013 12:42:28

    Bom dia amigo, trab com a dupla se quiser me passa seu endereço por email te envio 1 cd ou vc pode baixar diretamente do site. abraços.. infopablo@igcom.br

  2. Andre Luis

    09/02/2013 00:21:54

    Piunti eu tambem odeio a musica Praieiro, acho desnecessario cantores ja consagrados como Fernando & Sorocaba, Luan Santana e Michel Teló cantarem essa musica pra animar seus shows, sendo que dentre seus repertorios têm musicas bem animadas. Não gosto, foge a nossa musica sertaneja que por se só ja é muito animada. Até que enfim achei alguem que tambem não curte essa musica que é muito forte aqui em MG por causa do Axe Brasil que acontece anualmente em BH e por muito tempo foi trabalhada como o um dos temas desse festival.Curto nos finais de semana o programa que voce apresenta na Nativa FM. Abraços!!!

  3. Paulo Ricardo

    08/02/2013 23:57:36

    Sugestão: Piunti, você poderia fazer uma seleção de músicas top para quem curte modão, igualo feito em 2011. http://universosertanejo.blogosfera.uol.com.br/2011/03/04/para-quem-nao-gosta-de-carnaval/Espero ser atendido. Abraço.

  4. Victor Amorim

    08/02/2013 20:39:40

    Otávio Augusto e Gabriel, uma das poucas duplas novas com qualidade no mercado, tem talento de sobra para ter mais espaço na midia, muitos sucessos gravados e logo terão seu espaço reconhecido.

  5. Roger Santana

    08/02/2013 17:10:31

    cara tem essas e tb, mala amarela e namorando o teu sorriso que curto de mais, precisavam com certeza de mais espaço na mídia !

  6. Roger Santana

    08/02/2013 17:08:33

    poderia me indicar onde acho esse CD, curto muito essa dupla, a melhor da nova geração ! eles sim são a nova geração da musica SERTANEJA !

  7. Leandro Cavalcante

    08/02/2013 14:50:48

    Gosto do CD de modão do Otávio Augusto e Gabriel, muito bom! As vozes se encaixam muito bem... Bom carnaval a todos.Abçs

  8. JessyLu

    08/02/2013 12:56:53

    Sobre a música Praieiro é verdade mesmo... Luan Santana é um dos que tem vídeo cantando essa música em show... e vários. Acho que é pra animar o show mesmo.

  9. RSP

    08/02/2013 11:51:02

    Carnaval eu só vou ficar na torcida pela Gaviões em SP e Salgueiro no RJ, já essa dupla Otavio Augusto e Gabriel, é muito boa, pelo tempo de carreira que tem, já mereciam ter um pouco mais de espaço na midia, mas só agora que deram uma envergada para o lado universitario, é que estão aparecendo mais."Uma Estrela" e o "Peão e a Flor", são duas músicas muito boas deles.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso