Blog Universo Sertanejo

Em noite dos “hits” criticados, seis artistas se reúnem no mesmo palco em Barretos

André Piunti

''Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha'', ''Lê Lê Lê'' e ''Camaro Amarelo''. Três das músicas-chiclete mais tocadas do ano foram apresentadas, ontem, por seus respectivos donos em Barretos.

O show reuniu seis nomes que ou estão em destaque atualmente, ou prometem para o ano que vem: João Neto e Frederico, Munhoz e Mariano, João Lucas e Marcelo, Cristiano Araújo, Kleo Dibah e Rafael e Israel Novaes.

Enquanto um cantava, os outros ficavam sentados em um barzinho cenográfico no palco.

O público foi acima das expectativas. Com arena e arquibancada lotadas, mais de 30 mil pessoas assistiram a 5 músicas de cada artista, tocadas por uma banda só, comandada pelo produtor Giuliano Mateus, ex-Luiz Cláudio e Giuliano.

O projeto trouxe algumas respostas. Acrescentando ''Bará-berê'', do Cristiano Araújo, e ''Vem ni mim, Dodge Ram'', do Israel Novaes, reuniu-se tudo o que há de mais criticado hoje no meio sertanejo: músicas fáceis, onomatopéias, letras que falam de carro… e mesmo assim, o estádio estava lotado.

João Neto e Frederico, os mais experientes e respeitados da turma, têm resposta pronta aos críticos: ''Quem faz sucesso é público. Eu não canto pra artista não, eu não gravo pra crítico não. Ninguém sabe o que vai ser sucesso, isso é só o público que decide. Quem critica tem que entender que ninguém empurra sucesso. É claro que eu gosto mais de um modão e de uma música romântica, mas eu não gravo pra mim ou pro meio, eu gravo é pras pessoas que estão lá na frente cantando nossas músicas'', disse João Neto.

Passagem significativa, e um tanto desanimadora, foi quando João Lucas e Marcelo puxaram ''Canarinho Prisioneiro'', do Chico Rey e Paraná, e a canção teve pouco impacto no público, que queria mesmo outra coisa.

Ao final da apresentação, todos se juntaram pra fazer uma homenagem a Tonico e Tinoco, que de acordo com o locutor/apresentador Cuiabano Lima, foi uma homenagem à história da música sertaneja. Juntos, os artistas cantaram ''Chico Mineiro'' e ''Moreninha Linda''.

Foi uma celebração, e até quem sabe uma vitória, dessa nova fase muito criticada do sertanejo, que se para muitos não parece ter futuro, ao menos o presente se mostra mais do que bem sucedido.

Leia mais: Barretão 2012 é do ''Camaro Amarelo'' e do ''Lê Lê Lê''.

Leia mais: Ex-BBB vai abrir show de Jorge e Mateus

  1. Aaron Botello

    13/03/2013 12:03:43

    Salut.... am gasit website-ul prin google si trebuie sa-ti zic ca arata bine si e foarte informativ.Si eu am un site si de curand am inceput sa fac bani cu el :) Mi-a spus un prieten de un webseite de afiliere care iti da 6 ron comision pentru fiecare vanzare si trimite banii la 30 ron.Vezi aici >>>http://bit.ly/WmMe9N

  2. Rosana

    30/08/2012 20:43:41

    Discordo nesse ponto. No cenário internacional, o pop está em alta, mas não reclamo. Também não puxo saco, afinal, pop não é do meu gosto.Mas o sertanejo universitário abaixou demais o nível. Só não desce mais porque do chão não passa.Se bem que do jeito que tá indo, capazde cavarem pra descer mais um pouco.Por que pra fazer sucesso sempre tam que pegar onomatopéia? São tão maus compositores assim? Será que como artistas eles não têm nada sobre o que escrever? E os compositores, que são pagos pra compor? Não têm assunto nenhum?

  3. Fabiana

    30/08/2012 19:20:01

    Concordo plenamente! Falou tudo.

  4. Rose

    30/08/2012 17:18:26

    Certíssimo ! Aqui em Curitiba também o Sertanejo Universitário é o Point do momento, onde a Clã da Classes Altíssima Curte, e Curte muito e isso nos melhores Bares e Casas Noturnas, só da Patricinhas e Patricinhos na noitada e os carrões que circulam pelas ruas e curtem ouvir musica alta, só dá SERTANEJO.....

  5. gold account

    27/08/2012 18:03:01

    João Neto e Frederico, os mais experientes e respeitados da turma, têm resposta pronta aos críticos: “Quem faz sucesso é público. Eu não canto pra artista não, eu não gravo pra crítico não. Ninguém sabe o que vai ser sucesso, isso é só o público que decide. Quem critica tem que entender que ninguém empurra sucesso. É claro que eu gosto mais de um modão e de uma música romântica, mas eu não gravo pra mim ou pro meio, eu gravo é pras pessoas que estão lá na frente cantando nossas músicas”, disse João Neto.

  6. Thiago

    27/08/2012 12:08:07

    PORCARIA DE MUSICA LIXO MUSICAL!!! NÃO PERCO MEU TEMPO NEM MEU DINHEIRO PAGANDO INGRESSO QUE POR SINAL "CARO" PRA ESCUTAR ESSE BANDO DE COWBOY VIADO COM AS CALÇA ENFIADA NO MEIO DO RÊGO TOCAR! POVO ATÔA IDIOTAS! TA BOM DE BAIXAR A BOLA DESSES INSETOS QUE NÃO PARAM DE SE MULTIPLICAR!

  7. Prof° José Ricardo

    26/08/2012 10:54:15

    Só um detalhe que o amigo esqueceu, as músicas de REGINALDO ROSSI podem até ser BREGAS, mas pelo menos tem LETRA e CONTEÚDO. Não é só lê lê lê, nem thu, tchu, tchu

  8. Leo

    25/08/2012 10:57:54

    Concordo que Joao Carreiro e Capataz tocam coisa nova.. mas defendem a raiz. o trabalho Lado A Lado B deixou isso em claro..excelente cd

  9. Wanessa Silva

    25/08/2012 09:30:22

    Pois é... prova de que péssimo gosto musical independe de classe social, né?E eu critico mesmo. Se o que estivesse em alta fosse música boa, eu elogiaria, mas como não é, eu acabo mesmo!!!

  10. Getúlio Gomes

    24/08/2012 22:48:15

    Enquanto houver povo bôbo, pra acreditar que esses artistinhas ai cantam, e imprensa pra divulgar,essa turminha de artistas sem noção, tão cedo não nos abandonarão!!!....Infelizmente!

  11. Luciana

    24/08/2012 20:45:58

    É isso ai falou tudo...

  12. Rogério

    24/08/2012 19:36:16

    Vocês dizem que só pessoas chucras, burras, sem cultura e do povão que ouve essas músicas! Coitados....Vai lá na Wood's em São Paulo ver a classe AA indo ver todos esses sertanejos tocarem.. chegam a pagar 200,00 para ver o show.Recentemente teve show do João Neto e Frederico e Munhoz e Mariano na Wood's e adivinhem, ingressos ESGOTADOS.Se vê lá empresários de alto nível e você acha que esse cara não tem estudo? não tem cultura?Essas pessoas que ficam criticando é porque tem seus seus gostos musicais e não aceitam outro! Tudo que é sucesso, tudo que está em alta, vira alvo.Garanto se fosse qualquer outro estilo musical que estivesse em alta, estaria no alvo também. Você que fica ai criticando, vai procura o que fazer!

  13. Marcelo

    24/08/2012 17:20:15

    Aff...que confusão...o coitado do Chitão ficou com "X" de repente tem politica e ladrão sendo comparado os cantores e pra finalizar termina com saúde...Aff...AffBarretão não é pra qualquer um mesmo, só pra quem sabe d"e"ferenciar que aquele momento é uma explosão de alegria, portanto as musicas são oportunas sim. Ja ouviram falar em carnaval, suponha...Barretos é o ápice do Sertanejo, com a grande vantagem de termos o ano todo e não só em fevereiro.

  14. Raphael

    24/08/2012 17:16:52

    Gente, tem que ter calma também! Os caras do Rock já traduziram as letras do Iron, Black Sabbath, ACDC entre outros? Vocês gostam do barulho, melodia porque se gostarem de todas letras (que podem não tem duplo sentido como o sertanejo universitário - do qual eu também não sou tão fã assim) sem entender é complicado (vários não tem nem sentido, falam do inferno e de várias outras coisas). Esse João Lucas e Marcelo são compositores e a música Incondicional do Luan Santana é uma baita letra e de autoria deles. Se hoje o mercado está assim não é nem por culpa dos cantores e sim dos produtores musicais, dos divulgadores e dos empresários que pagam jabás nas rádios pra tocar os "novos sucessos". Você ouve Vitor e Léo, Edson e Hudson, Cesar Menotti e Fabiano cantando essas músicas? Para criticar tem um monte mas Shimbalaiê é bom também, né? Essa é a minha opinião que merece ser, no mínimo, respeitada como eu respeitei a de todos aqui no mural. Abraços

  15. PIRSIGUIDA

    24/08/2012 17:15:38

    Quem lhe perguntou se é formada e tem mestrado? A quanto anda a educação brasileira, ter estudado não é garantia de nada, prova disso é seu comentário esdruxulo.

  16. Marcelo

    24/08/2012 17:10:17

    No lugar próspero que você nasceu, vocês "houvem" isso desde pequenos né?? Tá explicado você ser fã dessa m...

  17. Marcelo

    24/08/2012 17:04:57

    Agora que o playcenter acabou, eles vão fazer a "Noite do Terror" em Barretos... Não é querer ser intelectual, mas essas músicas são ruins mesmo. Mas esse país tem o povo que merece mesmo... Patético.

  18. Junior

    24/08/2012 16:59:18

    Pois é......é complexo.....é realmente um LIXO, mas o público elege isso como "HIT", como disse um amigo, o povo é pobre de cultura, mas rico de espírito e MÚSICA é algo que remete a C E L E B R A Ç Ã O, festa...então, acha mesmo que estão preocupados se é bom ou ruim, o pessoal quer mais é dançar.....Pra quem já teve Reginaldo Rossi e Bonde do Tigrão, engole um " Lê Lê Lê " e " Camaro Amarelo " paciência !!!

  19. Zito

    24/08/2012 16:58:32

    É muito lixo em um lugar só.

  20. Ausdruck

    24/08/2012 16:55:54

    Realmente é muita m**rda reaunida!!

  21. Ricardo

    24/08/2012 16:53:07

    Na boa. Eu prefiro o sertanejo "ANALFABETO", pq esse sertanejo "UNIVERSITÁRIO" é chato pra boné!

  22. Luciana

    24/08/2012 16:51:41

    Falou Tudo!!

  23. rodrigo

    24/08/2012 16:50:26

    da hora

  24. Marcelo

    24/08/2012 16:49:09

    BARRETÃO NÃO PRA QUALQUER UM MESMO!!! Graças ao Barretão é possivel se curtir a festa e principalmente ficar afastado dos enrustidos que invejam e ficam opinando o desconhecido. Da-lhe Barretão!!!

  25. Marcelo

    24/08/2012 16:46:17

    Tem razão deveriam mudar o nome de música para encliclopédia, ja que tem que haver inteligencia...Aff... BARRETÃO NÃO PRA QUALQUER UM MESMO!!!

  26. Heloisa P.

    24/08/2012 16:41:30

    É o que eu digo, o povo faz o sucesso! E claro que os artistas até tem outras músicas românticas e modas boas, mas o que agita a galera são essas músicas... O povo tá afim de se divertir!Sou formada, tenho mestrado e adoro essas músicas. Sou ignorante por causa disso?E essa história de povo sem cultura.. Fala sério o que é cultura? Cultura é o que o povo faz.. E viva o sertanejo, universitário, romântico, de raiz, e etc etc...

  27. Marcelo

    24/08/2012 16:40:40

    Perfeito Michele, digno de aplausos...mais que as músicas, (que podem agradar ou não uma ou outra) respeitem o povo sertanejo...a maioria dos artistas descritos ai, vive mais fora do Brasil que nele próprio e tirando uma ou outra como a Rita Lee (aquele mesma do baseado, que faz apologia a drogas) a maioria respeita o publico de cada gênero. Eu particularmente não curto nem um pouco AXE, SAMBA, ETC. e nem por isso sai bombardeando na net os gostos individuais. Respeitem o Barretão pq ele é ecletico e lá toca de tudo.

  28. Silvio Raphael Pezenatto

    24/08/2012 16:37:13

    Essas pessoas que se dizem os intelectuais de musica brasileira e que vem aqui citar Roberto Carlos, Gilberto Gil e etc, chega a me dar pena, o Brasil é o país da diversidade, essas músicas são sempre as mais ouvidas onde são tocadas, pelo ritmo e levada que grudam na cabeça, vocês gostando ou não, e não adianta virem falar que rodeio tem q acabar porque judia de animal e toda essa baboseira, todos nós sabemos q o rodeio é umas das maiores culturas do Brasil, e o que me deixa indiguinado é a mídia não dar mais espaço para mostrar uma das mais belas festas do Brasil que é a Festa do Peão de Barretos e que ajuda muita gente com doações para o hospital do Câncer de Barretos, coisa que muitas festas como o Rock in Rio não faz, e isso ninguém divulga.

  29. Renato Murakawa

    24/08/2012 16:37:11

    João Neto e Frederico fez um DVD com 21 faixas...Trabalhou "Meu Coração Pede Carona", "Ta Combinado", "Lê Lê Lê", "Tô Morando Sozinho" e agora é "Te Amo e Nada Mais"...Acho que pelo fato do sertanejo estar tão em alta, o nível dos comentários são baixos tão quanto o nível de informação.O importante é não generalizar. Existem músicas como "Minha Herança", "Te Amo e Nada Mais", "Mais Um Sonhador", enfim, diversas músicas diferenciadas. Mas o povo elege o Le Le Le, o grande hit. Daí vem meia dúzia de pessoas que não conhecem a história do artista, e generaliza tudo chamando de "lixo musical".Para né? Abraços abizads... tá um pipoco isso aqui heuaheuaheuae

  30. Marcelo

    24/08/2012 16:33:10

    Tem razão. BARRETÃO NÃO PRA QUALQUER UM MESMO!!! S-E-L-E-C-I-O-N-A-D-O....Só os brutos sobrevivem...

  31. Marcelo

    24/08/2012 16:31:05

    Tem razão.....BARRETÃO NÃO PRA QUALQUER UM MESMO!!! Só os brutos sobrevivem.

  32. Marcelo

    24/08/2012 16:28:38

    Opa...com muito gosto. BARRETÃO NÃO PRA QUALQUER UM MESMO!!!

  33. Marcelo

    24/08/2012 16:27:43

    Rapaz tu deve ser um compositor ou cantor amador frustrado pra falar dessa maneira. Respeite o publico que ouve o que deseja sem ofenças ou xingamentos. Vai curtir seu blues, rock, mpb ou seu som preferido, no local que estiver tocando. Respeite o publico e principalmente o BARRETÃO que se voce nao curti musica sertaneja não conhece.

  34. flaviiussssssss

    24/08/2012 16:20:47

    haha... saúde é o que interessa, o resto não tem preça com ÇÇÇ kkkkCultura inútil, Tião Carreiro vai tocar nos rádios a daqui 20 anos, esses tchu tchathca do cacete não dura 1 ano

  35. Leandro

    24/08/2012 16:18:50

    É muito mal gosto junto reunido. Num país analfabeto igual ao nosso enquanto a maioria da população continuar com esse nível de educação, lixo como esses vão se sentir no direito de se chamar "universitário".

  36. Carlos Luz

    24/08/2012 16:06:15

    O povo tem os artistas que merece!!!.....

  37. Edna Cogo

    24/08/2012 16:04:19

    SERTANOJO KKKKKKK

  38. Wal

    24/08/2012 16:00:11

    Eu penso que aqueles que falam mal do sertanejo universitario estao com inveja.dale Barretos.huhuhu.

  39. Serra da Silva

    24/08/2012 15:53:28

    Over dose de bhabaquice e mau gosto musical!!!!!

  40. Priscila

    24/08/2012 15:52:51

    É o que o João Neto (João Neto e Frederico) disse, o público que é responsável pelo sucesso. O trabalho de todos estes aí não pode não ser um lixo como a maioria de vocês estão comentando, por trás de todos esses "hits" pode existir um CD muito bom, músicas com melodia e letra ótimas. Maaas as pessoas gostam de criticar, nem querem saber se tem coisa que preste vindo de tal dupla... Só de exemplo, ouça a música de trabalho de João Neto e Frederico (não, não é LêLêLê), é a Te Amo e Nada Mais, música linda que eles cantaram ontem em Barretos... Vocês que escolhem o que querem ouvir.

  41. homero

    24/08/2012 15:50:51

    esse ze povinho ficam falando mal , e por que nunca veio na festa bandos de ze ruelaskkkk

  42. P

    24/08/2012 15:48:32

    Luizão, que frase mais comédia! Curti demais. hauahaauahaaauahau

  43. José da Silva

    24/08/2012 15:38:55

    Quem salva?Quem?Salva?Quem mesmo???w

  44. Jão

    24/08/2012 15:25:34

    É?! Conte-me mais sobre a "emoção" de ouvir de ouvir esses "hits" desprovidos de inteligência!

  45. Nostradamus

    24/08/2012 15:25:19

    É o fim do mundo...Eu avisei... 2012... o fim está próximo

  46. Jão

    24/08/2012 15:23:05

    Chico Mineiro deve ta esmurrando a tumba coitado!

  47. Jão

    24/08/2012 15:18:51

    Noossssa, o melhor de tudo são as respostas prontas dos "artistas"..............chamando o público de burro mesmo...e vc´s vão lah aplaudir e enfiar dinheiro nas nádegas deles!!! Aeeee bando de burro, quem gostou desse lixo da um grito aeeeee uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuullllllll!Otários!

  48. Emerson

    24/08/2012 15:18:04

    So se salva joaoa neto e frederico e cristiano araujo, pq o resto e o resto

  49. Jão

    24/08/2012 15:09:50

    Isso ae brother!!! Imagina quanta criança frustrada no futuro, pensando: Pô cara , fui concebido ao som de tche rere tche ....O outro responde: Liga não, meus pais me fizeram ao som de tchu tcha tchá! Isso traumatiza as pobres criancinhas!

  50. Michele

    24/08/2012 15:06:44

    Desde quando caetano veloso gilberto gil, chico buarque, ney matogrosso, rita lee, representam a cultura brasileira? desde quando os brasileiros se identificaram com eles de verdade? No máximo representam a cultura da elite rio são paulo ou o ufanismo de uma bahia que existe para uma minoria! So porque a globo diz que esses caras representam a cultura brasileira vocês aceitam? o Brasil prospero e com bons níveis de desenvolvimento humano onde eu cresci, aqui no sul, houve musica sertaneja desde criancinha e não se sente representado por samba e bossa nova, isso é musica local de gente que acha que manda e representa a gente. não estou dizendo que essas musicas sertanejas que estão ai são geniais, mas também não venha empurrar a cultura de vocês goela abaixo, as pessoas querem se divertir com a musica brasileira, ou vocês acham que eles deviam ouvir musica em inglês o dia inteiro como na época dos anos 70 e 80 porque não se identificavam com a musica brasileira imposta a eles por intelectuais metidos!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso