Blog Universo Sertanejo

Victor Chaves: “O momento da música sertaneja é caótico”

André Piunti

Entrevistei na tarde de hoje, em São Paulo, a dupla Victor e Leo. A pauta era o novo CD/DVD da dupla. O CD já foi lançado, o DVD chega no mês que vem. O bate-papo sobre o novo projeto eu publico até o final da semana.

Após a conversa sobre o novo trabalho, a atual situação da música sertaneja virou tema, e a dupla não se furtou a criticar o que considera uma fase ''muito ruim''.

Segundo Victor, o sertanejo enfrenta um momento caótico: ''A realidade é que, no momento, o sertanejo vai muito mal, completamente em baixa. O momento da música sertaneja é caótico. O termo sertanejo está lá em cima, a música está lá no chão''.

''Pelo que nós sabemos, o conteúdo poético é presente na história da música sertaneja, e hoje ele está praticamente morto. Nós tentamos segurar as pontas, fazer nossa parte, colocar um traço poético nas nossas letras. Só que o mercado está atrás de sucessos extremamente fáceis, e isso está sendo a bola da vez. Nós não embarcamos nesse mercado''.

Ainda comentei com a dupla sobre a entrevista em que o Jorge, da dupla Jorge e Mateus, diz que o mercado sertanejo é ''podre''.

Segue o comentário do Leo: ''Eu entendo o que ele quis dizer… de fato, hoje se compra tudo, e sem muito dinheiro você não faz nada. O cara compra a rádio, a festa, a exposição, a música, compra tudo. Só acho que isso não é novidade e é uma realidade da vida, não só do mercado. O capitalismo força a isso, são situações que acabam se tornando naturais. Eu acredito do tempo. O tempo vai mostrar pra nós mesmos quem é verdadeiro''.

  1. Krystal

    14/04/2013 00:58:42

    I’ll complain that you have copied materials from a different source

  2. Eduardo Chaves

    07/01/2013 20:24:50

    Essa gororoba musical tem muito haver com despreparo, com falta de cultura até hoje não entendi porque chama "Sertanejo Universitário" porque essa conotação, será devido a péssima qualidade do ensino no país, onde mestre e doutores com dissertação comprada na internet.Faculdades que mais parece escolinha de culinária da WALITA, umas letras vazias que nada diz, melodias horrorosas umas músicas horríveis mal interpretadas,Se quizer cultura ouça Elomar Fiqueira Melo, Cantoria 1, 2, 3.Almir Sáter,,Geraldo Azevedo, Helena Meireles,Vital Farias,Xangai,ouçam Borquetinho,Yamandú Costa, Renato Teixeira...Elba e Zé Ramalho, Rolando Boldrin. O que eu falta é qualidade! Cultura em especial Cultura musical.

  3. Marco

    03/01/2013 23:37:05

    Independente dessas divisões ( sertanejo de raiz, romântico ou "universitário" ) o universo abordado neste site é o caipira- a paulistânia que abrange partes de Goiás, Minas e Paraná - mas o sertanejo também diz respeito ao universo da caatinga e lá existe outra musicalidade sertaneja representada por mestres como Elomar. Xangai, Vital Farias e outros.

  4. eduardo

    30/11/2012 16:16:41

    o que eu acho que esse sertanejo UNIVERSITÁRIO nunca existiu, tiveram algumas duplas que fizeram um pop bem feito como victor e leo, jorge e matheus e outros... o resto retrata o que e nosso pais.. uma pobreza imensa de cultura e de respeito com a musica brasileira. qualquer um que tem um violao e canta uma merda sobe no palco...

  5. Renata

    30/10/2012 14:38:55

    O Victor ta certissimo!!!ele sabee muito bem o q diz...parabens!! amooo vcss.

  6. Renata

    30/10/2012 14:36:58

    O Victor ta certissimo!!!ele sabee muito bem o q diz...parabens victor!!amooo vcss.

  7. Marcos Silva

    25/10/2012 22:24:39

    só não pode deixar de lembrar que uma das duplas precursoras dessa porcaria que se auto-intitula "sertanejo universitário" foram Victor e Léo!!! Essas mescla de estilos eles também fizeram, afinal além de músicas de rock até música de Alceu Valença ele já gravou!!! Acho conversinha fiada esse negócio de que procuraram manter a linha poética do sertanejo, sendo que são minímas suas músicas verdadeiramente sertanejas, e quando estavam no augev se intitularam como não sendo sertanejos.http://blognejo.terra.com.br/blognejo-informa/comecou-victor-leo-rejeitam-o-rotulo-de-dupla-sertanejaMúsica sertaneja de verdade infelizmente acabou nos anos 80, nos anos 90 ainda existia uma, mas com a morte de João Paulo da dupla João Paulo e Daniel acabou de vez....João Paulo e Daniel, a última dupla sertaneja de verdade!!

  8. Tulio

    20/08/2012 18:43:05

    Excelente.. ele disse a mais pura verdade.. depois que apareceu essas tranqueiras de gusttavo lima, michel teló, eu quero thcu e tcha..fernando e sorocaba... tudo umas porcarias.. todo rodeio só dá isso agora.. Precisamos de boas duplas que cantem a verdadeira música sertaneja.. sertanejo de verdade...

  9. Elizabeth Theiss

    08/08/2012 13:50:31

    O CD DE VICTOR E LEO AO VIVO EM FLORIPA EM 10 DIAS VENDEU +DE40MIL, E O DVD NA PRÉ VENDA VENDEU +DE 20MIL!!PARABÉNS DUPLA QUERIDA E TALENTOSAAAAAAAAAAA!!

  10. saba sena

    07/08/2012 11:20:41

    ola quero aqui parabenisar a grande atitude e conhecimento de victor e leo pois na verdade esse sertanejo univercitario e nojento e pobre sem nocao sao letras que deproram as malheres que dinigre e deixa um senço de banalisacao sou amante da musica sertaneja porque nela se encontra poisias lindas istoria de amor romances e vai mais alem tras lembransas e saudade , escrevo e componho letras sertaneja e valoriso muito as nossas mulheres pois e elas que sao a propulssora dessa criacao sem mulher o homem nao vive ok. e vamos lá sertanejo quem tiver conteudo fica

  11. Elieser(RX12)

    01/08/2012 20:23:28

    COISA FEIA!!USANDO DE MÁ FÉ COM A DUPLA!!REDENÇÃO PRO VICTOR, QUE É MUITO CABEÇA...!

  12. Lara Vida

    01/08/2012 10:45:32

    O Piunti só colocou esse trecho da entrevista pra causar polêmica, e deturpar o que o Victor falou na entrevista!!!!!!Lendo a entrevista a gente endente por que o Victor é o cara, e sómente falou a verdade!"

  13. Sandrynha Machado

    30/07/2012 23:07:21

    Ja gostei mto de Victor e Léo, mas infelizmente fui em um Show e o Victor deu um SHOW de antipatia!! Foi dar liçao de moral pra gatos pingados no Show!!O Show aqui em Uberaba nao deu ninguem!!Paula Fernandes é outra grossa e odeia fãs!!Engraçado correm tanto atras da fama e dpois ficam maltratando os fãs.Se estao no "Estrelado" agradeçam ao povo!!Ow eles esquecem que se do Pó veio ao pó voltara!!Adoro Jorge & Mateus e com toda a certeza do Mundo, fala mal deles quem ainda nao ouviu as musicas de Floripa!! Jorge & Mateus sempre!!

  14. Sandrynha Machado

    30/07/2012 23:06:27

    Ja gostei mto de Victor e Léo, mas infelizmente fui em um Show e o Victor deu um SHOW de antipatia!! Foi dá liçao de moral pra gatos pingados no Show!!O Show aqui em Uberaba nao deu ninguem!!Paula Fernandes é outra grossa e odeia fãs!!Engraçado correm tanto atras da fama e dpois ficam maltratando os fãs.Se estao no "Estrelado" agradeçam ao povo!!Ow eles esquecem que se do Pó veio ao pó voltara!!Adoro Jorge & Mateus e com toda a certeza do Mundo, fala mal deles quem ainda nao ouviu as musicas de Floripa!! Jorge & Mateus sempre!!

  15. Ariela dos Santos

    30/07/2012 12:04:29

    Tairo guarde seu comentário maldoso pra você?Você jamais verá Victor e Leo se embebedando por ai??Pois respeitam seu público dando bons exemplos!!Agora se eles gostam de uma cervejinha na hora do lazer, que mal tem nisso, e quem não gosta??O importante maldozinho, é que eles sabem separar o trabalho do lazer,realizando um trabalho único e diferenciado.!...É só ler a reportagem na íntegra na uol pra você ver o quanto essa dupla é centrada, e o Victor sabe das coisas!!!!!!!!!!!!

  16. teo clever

    30/07/2012 09:34:00

    até concordo com vitor e leo....mais q eles sao nogentinho e antipaticos...isso sim!!

  17. Lah

    29/07/2012 16:20:03

    Enquanto houver Victor e Leo e Paula Fernandes, o sertanejo ainda estará salvo.

  18. neuza lemos de meira

    29/07/2012 12:07:44

    parabems vitor pela sua coragem de falar a verdade , a dupla de voces e linda. beijos

  19. Bruno

    29/07/2012 00:46:55

    A verdade é que esses lixos universitários vão passar, músicas de carrões e de sexo é moda. Victor e Leo tem essência. Serão eternos como CH&X.

  20. carina

    28/07/2012 21:17:11

    Como diz o datena ajuda aí ô,Paula fernandes,Victor e léu,Luan santana,Jorge mateus agora esse tal de italo fernandes não era pra estar nessa pagina, e sim, no pop,no rock ou até mesmo no sertafunck.Essa pagina seria exclusivo para trio parada dura,Gino e geno,Joao mulato e douradinho,Juliano cezar,Gilberto e gilmar,Teodoro e sampaio Cacique e pajé,para o verdadeiro caipira da roça e não,da classe rica.Tenho pena dessa safra de hoje,não se aproveita nada,Kleber de oliveira tv aparecida,Enenzita Barrozo tv cultura,um abraço com carinho e respeito do povo da roça.

  21. ANA

    28/07/2012 15:12:21

    O que acho graça são essas pessoas que não conhecem realmente Victor e Leo, nunca se quer foi a um show deles e já vem dizendo que eles são antipaticos. antes de se falar uma coisa procure saber se isso é realmente verdade. Sou uma grande admiradora da dupla a 5 anos e a contrário de que muitos pensam eles são muito simpáticos, e dão atenção aos fãs"os verdadeiros" respeitam o seu público e não estão aí pra fazer moda e sim história.

  22. Paula Tommio

    28/07/2012 14:31:20

    AH, Tata,pare de ser invejoso!!Eu vi essa reportagem,nada a ver o que estás falando!...Além de símpaticos, são atenciosos e gentis e muito talentosos!!Victor falou puramente a verdade, ele é o máximo!!!!

  23. Gabriel

    28/07/2012 13:12:26

    E com certeza, Rafael, você tem a mente pequena. Jorge e Mateus não é sertanejo é o que então? E quem falou em tchu tcha aqui cara? Acorda ¬¬

  24. JONNY

    28/07/2012 12:46:32

    Tenho pena de seu pensamento maldoso..Segura a inveja ai minha filha.. Não julgue quem vc não conhece que vc esta cometendo um pecado..Victor e Léo são exemplos de humildade, eles são sim reservados, mais nunca ignoram fâns.. Eles sempre atendem os Fâns com todo o carinho.. Admiro muito este estilo deles de não estar se expondo na midia igual esse tosco do Gusttavo Lima, querendo pagar uma de garanhão..AffVictor chaves é um dos maiores compositores que surgiram aqui no Brasil nesses ultimos 10 anos, o cara compõe musicas com poesia, sem apologia a sexo sem compromisso ou bebidas..O nome da dupla Victor e Léo será um dos poucos que serão lembrados daq 10 anos aq no Brasil.. Não é atoa que eles possuem o respeito e admiração de artistas consagrados como: Renato Teixeira, Sergio Reis, Zeze de Camargo e Luciano, Marciano, Chitãozinho e Xororo, Leonardo, Gian e Giovane e etc.Pege este DVD da dupla recem lançado em floripa e veja as participações especiais.. Vc acha que Chitãozinho e xororo,Marciano, Zeze de camargo e Luciano entre outros, gravariam alguma musica com Gustavo lima, israel novaes, michel telo? acha que eles se rebaixariam a esses cantores de sucesso temporário? daq 10 anos ninguem vai lembra de arrocha de gatinha assanhada e etc. Hoje alguem ainda canta o créu? claro que não, esses lixos musicais são todos passageiros.. Fico feliz em saber que nesse mercado só vão se salvam pessoas que fazem musica por amor com letras poeticas e verdadeiras, sem se rabaixar a baixarias denegrindo a imagem da mulher brasileira..Victor e Léo são o top do sertanejo atual e concerteza estarão na galeria dos sertanejos consagrados.Viva a musica de qualidade.Viva a Victor e Leo.Parabéns victor vc é o cara e tem moral pra criticar essa corja de cantorizinhos temporários!!

  25. Leco

    28/07/2012 10:57:48

    Primeiro procure no dicionário o que é apologia, depois leia na história da música sertaneja como é feito as músicas do cotidiano, aí eu entro com você nesta discussão.

  26. José Henrique

    27/07/2012 23:52:42

    A coisa está tão lastimável que até os próprios universitários já estão notando que a canoa na qual embracaram está furadaça! Infelizmente, muitos universitários continuam e continuarão espalhando suas músicas sem noção pelo Brasil todo...

  27. tata

    27/07/2012 22:52:40

    a verdade e que victor e leo são muito antipaticos , lembro de uma entrevista para o tudo e possivel que victor falava que não gostava de fã atras deles e que ja ignorou uma fã que estava chorando por causa , ele disse que não gosta , e lembromuito bem que depois disso eles sumiram , com certeza muita gente que gostava deles cairam na real que esses tipos de artistas so querem saber de dinheiro e nada mais , não da o minimo de atenção para os fãs, se ele acha que que a musica esta caotica e por que hoje em dia tem muitos cantores sertanejos e eles que antes era a bola da vez hoje são mais um na multidão de cantores sertanejos .

  28. Ewerton

    27/07/2012 18:46:21

    Victor é o cara. disse tudo! Ele é fiel aos seus princípios artísticos. Segue a linha poética. Não decai. Foda!

  29. Eduardo

    27/07/2012 15:54:08

    nao e pq jorge e mateus fizeram participacoes e esses caras estouraram q a culpa e do jm , agora nao pode nem ajudar qem vem de baixo q os caras vem descer a lenha agora, jm sempre fez musica de qualidade e nao e atoa q tao eentre os melhores do sertanejo !

  30. Vanessa Lima

    27/07/2012 15:31:19

    Maurício, com certeza essa pessoa que diz que não entendeu o significado de "Sapo caiu na lagoa" não acompanha a carreira da dupla e quer dar opinião equivocada. Victor já explicou 2200x sobre essa composição e mesmo assim as pessoas insistem em perder tempo criticando sem saber.

  31. Helena Dias

    27/07/2012 15:07:30

    Também concordo, em gênero e grau!!Os melhores, os que fazem músicas poéticas e com conteúdo, são Victor e Leo e Paula Fernandes!!Esse trio é muito talentoso!!!É isso ai Victor Chaves, coloque a boca no trombone mesmo, você tem toda razão.

  32. Rafael

    27/07/2012 13:00:16

    Com certeza você deve ser mais um que acha que "Eu quero tchu, eu quero tcha" é sertanejo, Jorge e Mateus contribuem pro sertanejo na onde? Transformando as músicas do sertão em músicas pra se pular atrás de um trio elétrico?

  33. tairo

    27/07/2012 11:49:58

    sera que a musica buteco de esquina eles pedem pra tomar coca , eles sao bons mais que nao flam de bebida ja e mentira

  34. tairo

    27/07/2012 11:47:47

    victor e leo sao bons, jorge e mateus sao otimos nao tenho nenhuma duvida que jorge e mateus vao fazer historia na musica

  35. Rodrigo Adorno

    27/07/2012 10:39:59

    É pessoal, mas infelizmente.. "Tchu-Tchá tchá" o "dodge-Ram" o "Camaro Amarelo", é o que a galera mais grava... Não falo isso por que defendo.. por que gosto mto de Zezé di Camargo e Luciano, Victor e Léo, Bruno e Marrone.. e gosto tbm dos mais antigos.. bem mais antigos como Tião Carreiro e Pardinho, Goiano e Paranaense, Sérgio Reis, Trio parada Dura, João Mineiro e Marciano, Milionário e Zé Rico, Pedro Bendo e Zé da estrada.. e muitos outros.. que escreviam histórias, muitas vezes fatos reais que viraram música..

  36. Aline

    27/07/2012 04:02:50

    Victor, vc faz música romântica e poética. Continue SEMPRE ASSIM. É como o Zezé disse: "Essas músicas (lixo) da moda vão passar, a música romântica vai ser sempre eterna."

  37. Gabriel

    27/07/2012 03:39:24

    Odeio esse papo de "só Paula Fernandes e Victor e Léo são sertanejos", a música se adapta, não fica sólida e sempre com o mesmo estilo. Falar mal de Jorge e Mateus é ser MUITO ignorante pois eles contribuíram e CONTINUARÃO CONTRIBUINDO pra música sertaneja... sem draminha aí amigo.

  38. INGRID

    27/07/2012 00:38:57

    Esta havendo uma confusão momentanea, musica Brasileira nem sempre é Sertaneja.Modismo passa ...o verdadeiro fica.

  39. Erik

    26/07/2012 23:42:18

    Cara, é aí que você vê a mentalidade das pessoas que curtem essas pocarias de tchu-tcha-tcha... Lamentável ¬¬

  40. Ismael Junio

    26/07/2012 20:18:07

    Concordo com Victor, realmete o sertanejo de hoje está muito a desejar.As letras das músicas sertanejas estão pecimas o mercado só quer músicas de mal qualidade, as duplas como Victor & Léo estão ficando pra tras.

  41. Rafael

    26/07/2012 19:42:35

    Victor & Léo e Paula Fernandes, são os únicos dessa nova geração que podem ser considerados de fato SERTANEJO, não é atoa que foram os convidados de Sérgio Reis & Renato Teixeira para a gravação do "Amizade Sincera".A música sertaneja com certeza vive seu pior momento, e acho engraçado o Jorge (Jorge & Mateus) descer a lenha sendo que eles são uns dos principais causadores dessa merda toda que temos que ouvir todos os dias, podem ver muitas desses cantores de merda estouraram com a ajuda deles.... Gusttavo Lima, Humberto & Ronaldo, e tal

  42. Yasmin Dunka

    26/07/2012 17:42:00

    Pessoas do bem.Que sabem o que querem, tem atitude.Vida longa lindos...Energias positivas sempre!

  43. Adebisi

    26/07/2012 17:13:40

    O mais engraçado é que um Fernando e Sorocaba da vida, chega no show e canta essas porcarias ao invés de cantar os seus proprios sucessos.

  44. Rafaela Vieira

    26/07/2012 15:19:18

    Resumindo: Música tem que ter letra, num é só por umas onomatopeias e achar que aquilo é "música"! Asino em baixo nas palavras do victor!!Você sabe o qie diz, ParabénS!

  45. Leco

    26/07/2012 12:56:42

    Victor e leo a melhor dupla da última década, pelo talento que são, pela objetivo que é a música sem apelações, sem apologias a bebidas a coisas vulgares, e com uma qualidade sonora singular impressionante.Estimulam o público a sempre buscar Deus, dar valor a família, enfim sempre abordam temas construtivos.Pelas músicas de qualidades sem qualquer tipo de apelação, pela a responsabilidade para com seus fãs. Eles são os CARAS.

  46. Arthur Costa

    26/07/2012 12:03:11

    Victor Chaves, sabe se expressar como ninguém,falou tudooooooooo!!!!

  47. Camille de Lima

    26/07/2012 10:38:27

    Victor está absolutamente certo!!Tenho orgulho em ser fã dessa dupla diferenciada!!Pois fazem um trabalho íntegro e de muita qualidade!!Ah, ainda por cima são lindos e super símpaticos,tratam seus fãs com muito carinho.

  48. Daniel Moreira

    26/07/2012 08:13:06

    Acredito eu que Victor mediu as palavras, falou corretamente sua opnião e tem moral para falar isso. Basta ver os convidados sertanejos do DVD deles. Diferente do Jorge, que diz ter "nojo". Isso lá é coisa de ser falar? Bastaria dizer que não é do gosto dele e pronto.

  49. Jussara Matos

    26/07/2012 01:36:40

    Caio, assim como você eu sou Fã do Sertanejo com muito orgulho inclusive de varias composições do Victor, mais em especial Fã de Jorge e Mateus, Marcos e Belutti dentre outros ....rsrsrs. Lembro bem quando o Victor e Leo despontou algumas duplas que já estavam no mercado também consideravam eles como modismo e criticavam apenas por ser algo novo que mesclava entre o pop e o sertanejo de raiz. No Brasil tem espaço para todos os estilos musical e não adianta criticar o novo sempre teve e sempre vai ter. Quem não gosta faz como eu respeita quem curte e ignora. Chega né Caio esse assunto já deu...rsrsrs

  50. Carlos Roberto Fanti (reboque-58)

    26/07/2012 01:18:40

    tive a oportunidade de conhecer um pouco da musica sertaneja raiz, mais conhecida popularmente como musica caipira, depois a Jovem Guarda nas tardes de domingo, os Festivais da Record de MPB (essa sim com essencia universitária) e agora o sertanejo universitário varzeano e obsceno, daí não dá né. Só não é pior do que o Rockdrogaria,movimento dos jovens que infelizmente usam drogas, infelizmente pra eles e familiares, e o Funkasneiras,coisa horrivel. porém como as mudanças são inevitáveis,deixa a vida me levar.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso