Blog Universo Sertanejo

“Nosso meio é podre e eu tenho nojo”, diz Jorge sobre o mercado da música sertaneja

André Piunti

No último domingo (1), após o  show “Villa Mix'', em Goiânia, tive uma rápida conversa sobre mercado com o Jorge, da dupla Jorge e Mateus.

Já havíamos conversado a respeito, mas nada de forma aprofundada. Em meio a uma discussão e outra, ele disse que pela primeira vez estava com vontade de falar publicamente sobre algumas situações do meio sertanejo. A entrevista que pode ser conferida mais abaixo foi feita na noite de ontem (3), na casa dele, em Goiânia.

Além de se mostrar incomodado com os rumos do mercado e da música sertaneja, ser incisivo ao chamar o meio sertanejo de “podre'' e assumir que tem “nojo'' de tudo o que vem acontecendo, o cantor admitiu que já pensou em parar mais de uma vez por não aguentar determinadas situações.

Aos que não são habituados com o meio sertanejo, Jorge e Mateus têm 7 anos de carreira, e são considerados a principal dupla da nova geração, seja por repertório, faturamento, público e etc.

O cantor, de 29 anos, está incomodado, principalmente, com as rixas dentro do mercado. Rixas entre duplas, escritórios, empresários e outras pessoas importantes.

Como se sabe, apesar do sucesso, tanto ele quanto Mateus mantém uma certa distância proposital da mídia, o que torna a conversa ainda mais interessante.

Abaixo, a entrevista dividida em duas partes: mercado e música.

___

Mercado

Por que você decidiu falar agora?

A gente chegou a uma situacão insuportável, e acho que é um momento em que alguém precisa falar algo. O mercado nosso é podre, podre. Onde já se viu essa competição que acontece hoje entre duplas, entre escritórios? Nossas carreiras não são um jogo, ninguém tá competindo, ninguém vai ser campeão no fim do ano se fizer mais pontos. As pessoas estão equivocadas. Há uma briga de bastidores hoje entre os escritórios que só atrapalha. 

Hoje existem grupos isolados, escritórios que criam rixas com os outros, e isso não leva ninguém a nada. Enquanto você se preocupa demais com o que os outros tão fazendo, você tá deixando de se preocupar com seu trabalho. Eu tô com nojo, disso. Nojo.

O seu escritório também é bastante criticado…

Sem dúvida, e eu incluo o meu nisso. Os escritórios viraram ilhas e os artistas se fecharam em grupinhos. Tá todo mundo esquecendo que nós não somos nada, somos apenas cantores tentando fazer o que a gente mais gosta. A vaidade tá acabando com qualquer coisa boa que ainda restava nesse meio nosso. Se a nossa preocupação principal não for a música, a carreira tá com os dias contados.

Houve alguma passagem específica que te incomodou mais?

É muita coisa, não são acontecimentos isolados. Eu fico puto, por exemplo, com essa cultura do tapinha nas costas. Você recebe a pessoa numa boa no seu camarim, na maior boa vontade, e fica sabendo que ela vive tentando descobrir quanto foi seu último cachê, seu último público, como anda sua carreira… com qual intenção? Onde a pessoa acha que vai chegar com esse comportamento?

Não é um comportamento comum a qualquer mercado?

É diferente. Diferente porque aqui não há concorrência. Uma dupla ganhar menos não quer dizer que eu vou ganhar mais. Uma dupla sumir, não quer dizer que outra vai aparecer. Isso não é competição. Não muda nada se fulano ganha mais ou menos que eu. Você me entende? Nós temos mais de 6 mil municípios no Brasil. Tem dupla pra cobrir tudo isso? Não tem, essa visão de concorrência dentro do próprio mercado é o fim. Olha o que eu tenho, olha minha casa, minha vida… você acha que eu tenho que me preocupar se tem um cara ganhando um cachê mais alto que eu? Eu tô errado?

E quem alimenta, quem cria essas intrigas?

São coisas de bastidores. Há uma competição insana entre empresários. Eu não preciso citar nomes pra que as pessoas saibam, todo mundo no meio sabe o que acontece, mas isso precisa acabar. Isso tá estragando a vida de quem tá ali pra trabalhar, de quem vive de música. Me diz, cara, como é que uma pessoa trabalha a semana inteira, às vezes tem um dia só de folga, e consegue perder tempo pensando numa forma de derrubar uma outra dupla? Qual o benefício em ver um evento dar errado? Em geral, as pessoas precisam baixar um pouco a bola e pensar mais na própria carreira.

Critica-se muito os anos 1990, falam que os “Amigos'' fechavam o mercado, que só três duplas cuidavam sozinha do mercdo, mas o que se faz hoje é muito pior. É ridículo.

Não é um pouco de romantismo da sua parte achar que um mercado tão grande não vai se comportar como qualquer mercado?

Não, não. Minha visão é realista e atual. Eu vivo isso, eu sei o que eu tô falando. Hoje nós temos 20 grandes contratantes no Brasil, e eles têm aquele menu não muito extenso de artistas que vão fazer as festas mais importantes do país. E tem cara que não sabe aproveitar, agradecer por fazer parte desse grupo seleto, sendo que a gente tem milhões de artistas querendo esses lugares. Cara não aproveita, prefere ficar gastando tempo bolando uma forma de te derrubar.

Toda a situação que você descreveu já te fez pensar em parar em algum momento?

Sim, várias vezes. Já pensei em parar, sumir, ir pra roça e ficar lá. Eu não trabalho pra viver isso, eu não sou obrigado a passar por isso, viver essas situações. O que nos mantém é que há sim relações de amizade muito firmes, pessoas que você quer muito bem e você sabe que é recíproco. Mas no geral, fazemos parte de um meio muito podre.

___

Música

A nova linha do mercado sertanejo, que trata música mais como negócio do que como arte, já tem seus resultados negativos?

Sem dúvida. É visível pra todo mundo. Hoje você compra tudo, as pessoas aprenderam isso. Paga o jabá na rádio, compra a matéria, aparece na TV, então qualquer coisa é capaz de aparecer, por isso muita coisa ruim consegue espaço. Mas aparecer e fazer sucesso são coisas diferentes. Você pode estourar uma música ruim, ganhar uns trocados, comprar um carro bom, mas em menos de um ano você já tá de volta à estaca zero por não haver base. Não adianta querer explicar o que é uma carreira de sucesso pra alguém que tá feito louco atrás de um hit.

Eu tô ficando meio grilado com esse lance de história musical. Eu não posso falar de carreira porque eu tenho 7 anos, mas eu posso falar de base, de conhecimento. Hoje tem artista que não conhece de música, não vive música, não tem noção de nada, acha que ser músico é uma profissão que você escolhe da noite pro dia pra ganhar dinheiro.

E isso ilude muita gente, não?

Exatamente, estamos criando uma geração de artistas iludidos. Música é mais dom do que meio de vida, não adianta o cara pensar que de repente música pode ser um trabalho como qualquer outro. Eu participo de festival de música desde os 8 anos de idade, e mesmo assim eu não pensava que música seria minha profissão. Essa ideia de artista como negócio, como lançamento de um produto qualquer, sem nenhuma verdade e espontaneidade, só faz criar iludidos que somem na mesma velocidade que aparecem.

E o futuro é ruim, como muito se fala dentro do próprio meio?

De forma alguma. Isso que tá acontecendo musicalmente é passageiro. Vai estourar um ruim aqui, outro ali, mas a música sertaneja não cai, não some. O romantismo vai acabar voltando a ter mais destaque, nos shows a gente percebe a reação quando você canta uma música nova romântica. 

Se um cantor novo, com investidor poderoso, te pedisse uma dica do que fazer pra começar, o que você diria?

Sinceramente, eu mandava ele esperar. Calma, deixa essa loucura passar, ela vai passar. Com a música sertaneja, com a música romântica, ninguém acaba. Vai devagar, pensa numa carreira, pensa em repertório, em um trabalho concreto, e deixa a poeira baixar um pouco.

As pessoas se esqueceram completamente que quem escolhe o sucesso é o público. Não é o empresário, o cantor, o escritório ou o dinheiro. É o público. Você pode fazer barulho, reclamar, xingar, gastar dinheiro, mas se as pessoas não gostarem, você não é ninguém, a música não é nada. Você pode ter 5 milhões pra investir e gastar esses 5 milhões sem ter nenhum retorno.

Você já viu um show do Amado Batista? Já foi em um show do Leonardo? Aquilo é a resposta: povo. O sucesso quem escolhe é o povo, é a massa, é o lance da identificação, e isso parece ter sido completamente esquecido. É por isso que no meio você ouve falar de um monte de “sucesso'', mas quando chega na vida real, vê que é tudo mentira. Isso aqui é vida real. 

  1. e ticaret

    19/03/2013 21:45:25

    Studying by way of the nice content, will support me to complete so often.

  2. Rodrigo

    14/02/2013 19:35:21

    Fiz um comentário falando tudo sobre a verdade de Jorge, Mateus e Cia e apagaram.

  3. Rodrigo

    14/02/2013 17:48:04

    Ué Jorge, tá cuspindo no prato que comeu agora? Vc esqueceu que foi atravéz do dinheiro depositado em vocês que vocês são o que são hoje? E tem mais, vocês foram colocados "guela" abaixo no povo, o jabá foi tão grande que só tocavam vocês o dia inteiro nas rádios, e com isso o povo acaba "acostumando" com vocês, não porque gostam realmente de vocês. E assim foi com praticamente todos desse nova geração do sertanejo, que de sertanejo não tem nada. Que saudade dos anos 90.

  4. hannah

    07/02/2013 01:29:48

    eu concordo com vc!!!!eu estarei com vc e te apoiarei em tudo q vc disser pq eu te amo como ninguem e pode parecer meio doido mais é a mais pura verdade e eu gotaria de te conhecer pois é o meu maior sonho na vida........te amo e sempre te amarei jorge

  5. josielle

    31/01/2013 17:01:37

    eu tambem concordo com o jorge!acho que ele falou isso foi tarde...eu admiro vcs sou sua fa.

  6. Matheus teymeny

    13/01/2013 19:00:52

    Caralho jorge sou seu fã vei vc tem tecnica total e e humilde pra caralho vc e fera.. Sou de uberlandia ja tive com o matheus umas duas x aqi curto demais vcs vei grande abraco... Isso que vc falo ai e a pura verdade sem tirar nem por.. Grande abraco sucessooo

  7. Roselene Marques

    06/01/2013 17:09:15

    Bom quando eu li a matéria pensei em comentar um livro, mas ainda bem que não precisei pois a maioria (uns 99% só) concordam com o que o Jorge disse e o apoiam...Sendo assim e com muita preguiça de escrever faço jus as palavras de Kel Rodrigues, Jhoni Duarte,Andreia, GledsonEdy, Ségio Motta, Jaine , Geraldo Neves.... dentre outros.. Aff é mt gente cansei...Bom eles falaram tudo. Valeu Jorge e Mateus...

  8. Orlando Garcia

    03/01/2013 13:54:14

    Correta a afirmação do Jorge, quem mantém o sucesso do artista é o público, o qual define se os cantores cantam ou enganam. Por conseguinte, a música sertaneja, o estilo romântico, não cairá de moda nunca. Esse estilo musical que está bombando nas emissoras de rádio e TV, atualmente, vai desaparecer feito fumaça. Podem ter certeza. Estão difundindo música como negócio de ocasião para ganhar muito dinheiro. Isso é um equívoco. Música é arte, por isso tem que ter letra boa e melodia bonita que agrada muito os ouvidos de quem sabe o que é música. Quero ouvir som; não ruído!

  9. Barbara Regina

    27/11/2012 14:05:25

    Concordo Plenamente com você Jorge!!! Vocês são de mais , amo as músicas de vocês, Parabéns por fazer a diferença. JORGE E MATEUS S2

  10. Barbara Regina

    27/11/2012 14:03:03

    Estou com você Jorge!!! Parabéns vcs são de mais!!! As músicas de vcs são maravilhosas, as Letras da música meche com a pessoa..enfim! Eu amo vcs dms s2 FÃ Nº1 , JORGE E MATEUS !!!! S2

  11. Graziele

    17/11/2012 09:27:25

    Ás vezes, as pessoas acham que por você estar em cima de um palco e estar ganhando bem vc está com a vida plena, e vejo que é bem diferente disso. Todos nós passamos por esses por problemas, principalmente desse tipo, onde outras pessoas querem nos derrubar ou gastam um tempo para tentar achar alguma coisa que vai te deixar mal. Infelizmente Jorge, o mundo é assim, mas nunca se esqueça que Deus é maior que tudo isso e que ele só ele pode com tudo que esta acontecendo. Continue fazendo o seu trabalho que é lindo, porque ele mesmo te abençoou com esta voz maravilhosa que vc tem. BJO Grande

  12. jessyca Andrade

    06/11/2012 13:21:01

    E isso mesmo jorge parabens gostei muito.Te amo muito Jorge.

  13. Bruno Raphael

    28/10/2012 04:08:40

    Estou trabalhando e lutando firmemente na musica sertaneja há muito mais tempo do que ele...Tenho 18 anos de carreira e tenho apenas 24 anos...=/...Entendo perfeitamente cada palavra que ele diz...Esse cenário arrochistíco me dá nojo tbm...Tudo igual..Tudo mesma coisa...Nada hoje em dia tem mais identidade...Nada hoje em dia se cria...Tudo copiado,infelizmente...Pior é o publico,como ele disse...O publico modismo que faz essa geração chata crescer...Sério,tem horas que realmente dá vontade de largar tudo,mas eu penso mts vezes,SE ELE CONSEGUIU,PQ EU NÃO POSSO CONSEGUIR?...Lutar por um sonho é errado?É crime?É pecado?...NÃOO...Lutar por um sonho é a arte de mostrar a tds o quanto o ser humano é capaz,o quanto ele pode se tiver força de vontade...Grande Jorge,obrigado pela dica!!!...Quem sabe ainda não nos encontramos nos palcos da vida?...Eu espero =)...

  14. carlos

    25/10/2012 15:23:37

    concordo prenamente com o jorge,hoje em dia tudo e negocio! to com tigo jorge sou fa de vcs!

  15. Aline

    25/10/2012 14:50:44

    Jorge e Mateus são meus melhores ORGULHOS, quem conhece o Jorge pessoalmente (Conheço a 5 anos) sabe da HUMILDADE e do CARISMA que ele tem, desde o começo quando não eram famosos como hje, sempre nos tratam com o mesmo carinho e com o mesmo RESPEITO. Nunca conheci nenhum artista como os dois ... A esposa do Jorge (Ina) tambem é uma grande mulher, atenciosa, nos respeita e nos entende como fã. Toda a equipe de J&M é MARAVILHOSA. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de conhece-los e de poder se FÃ dessas duas pessoas! MERECEM tudo o que conquistaram e ainda muito mais que esta por vir! "Jorge eu sigo te amando, e todo mundo sabe!" Meu regador de amor!!!

  16. Cantor Onival (Lisboa)

    11/10/2012 13:01:13

    Gostei da sinceridade do Jorge. Sou músico em Lisboa e sem muito bem o que é isso!Minha linha é mais MPB e românticas (Robeto Carlos, Fagner, Milton, Caetano, Djavan, etc...) mas interpreto, à pedidos, alguns temas sertanejos. Infelizmente essa podridão de "eu quero tchu", "vem nim dodge ram" e "ai se eu te pego", pega na cabeça dos "pobres" de espírito e temos que aturar.Quanto ao Jorge, penso que, não fosse ele o dono da J&M PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA., empresa que cuida de sua carreira, com certeza poderia dar adeus ao sucesso.

  17. Kel Rodrigues

    09/10/2012 11:51:37

    concordo!

  18. Kel Rodrigues

    09/10/2012 11:45:57

    Concordo com esse lindo! e a msc sertaneja ta perdendo o rumo mesmo, muito se fala em carros caros, desvalorizam e vulgarizam as mulheres e acabam deixando o romantismo, que eh a alma da msc sertaneja, de lado. Jorge e Mateus jamais pode parar, eles e Victor e Leo ainda salvam o sertanejo universitario.

  19. johnny duarte

    05/10/2012 05:08:13

    Ola,a todos!!!Eu acredito que atualmente o mercado musical se consolida nao por qualidade,mas por empresarios que investem em algo ilusorio...Fazendo com que certos "cantores"se destaquem na midia sem se preocupar com a qualidade dos trabalhos dos mesmos,com isso quem acaba perdendo e o publico inteligente que sente se vetado em ouvir musicas com conteudo e qualidade(sou cantor,compositor ,ator e escritor)!!!Obs:Em janeiro deste ano(2012)eu enviei ao escritorio do cantor Daniel em Brotas a letra de uma linda cancao composta por mim pra que talvez ele pudesse me dar alguma dica ,um parecer e ate hoje(05/10/2012)nao obtive nenhuma resposta!!!Onde esta o respeito com o publico???Johnny Duarte

  20. marcia_b_carvalho@ig.com.br

    11/09/2012 15:26:35

    Nossa...sou totalmente suspeita para falar desta dupla,principalmente sobre o Jorge pq como fã,sou apaixonadíssima pelo carisma dele...agora depois de ler a entrevista, fiquei surpreendida em relação a visão do mundo/comércio e carreira dele...consequentemente mais fã....Desejo sucesso sempre e um super bjo no coração do Jorge e também do Matheus...AttMarcia Carvalho

  21. lukas

    20/08/2012 11:36:57

    Kara Jorge e Mateus é a melhor dupla do país sem dúvida, admiro muito eles... eles não precisaram da SOM LIVRE, não precisaram da GLOBO pra fazerem sucesso... eles conquistaram isso com seu próprio talento, tenho muito orgulho dessa dupla sou muito fã, o nome do meu filho vai ser JORGE LUKAS em homengem a Dupla... por favor não parem, a futuras gerações precisam continuar acompanhando o trabalho de vcs...

  22. Andreia

    15/08/2012 13:50:10

    muito fácil alguém criticar uma pessoa com talento de J&m e letras de músicas com conteúdo. pessoas assim devem ouvir "músicas " do tipo que xingam mulheres, e as diminuem perante a sociedade ,triste é saber que algumas são chamadas de cachorras,vadias ,e elas acham que é elogio,prefiro ser chamada de meu Amor, com certeza.. .

  23. Gleidson Castro

    15/08/2012 10:42:27

    È isso ai Jorge, concordo plenamente com tudo que vc falou, respeito suas palavras por que acompanho seu trabalho desde o início da sua carreira e sei que é um músico e compositor de muito talento, escreve belas letras com alma e verdade, infelizmente o que estamos vivenciando hoje na música sertaneja é o esquecimento da causa proposta pelos grandes cantores do gênero, as duplas de hoje se vc pegar dez delas, duas sabem cantar uma música do Tião carreiro e Pardinho, Trio Parada Dura, Matogrosso e Matias entre outros grandes cantores, então o que se percebe é que qualquer besta hoje pega um violão, arruma uma banda, ensaia lá 20 músicas decoradas e vai cantar e se acha bom ainda. Fico triste pois hoje tenho 30 anos, desde de pequeno ouço sertanejo e hoje o que tem de cara famoso, nas rádios, na Tv que não entende nada de sertanejo e tá estragando o meio é muito, muito mesmo. Com relação a parte empresarial da coisa, desde que o mundo é mundo quem tem dinheiro manda mais, infelizmente, então os grandes empresários vão sempre buscar monopolizar o mercado de shows, gravadoras e quem vai perder com tudo isso, são os próprios artistas que vão virar reféns, o público que não vai ter oportunidade de conhecer artistas novos e com talento e o coitado do gênero sertanejo que só vai denegrir sua imagem a cada hit sem conteúdo que tocar nas rádios.

  24. Bi³ Mcmoney

    14/08/2012 14:34:15

    Ai, não conheço ele como pessoa e muito do que disse é verdade...Mas em muitos pontos da entrevista, ele me pareceu ter inveja da galera "monossilabica"...Todo e qualquer ritmo merece respeito, pois tem sua importancia e historia.... e essa fase "sertanejo pré primario" tem o seu porque. E pelo mesmo "meio" do porn funk, a razão de sua existencia é o publico.Não gosto desses estilos, mas respeito. E se fosse pra corrigir algo, eu tentaria "corrigir" quem consome ao inves dos que produzem... é mais facil.E outra: Musico é sim uma profissão que, como qualquer outra, exige aperfeiçoamento constante. Hoje em dia, esse lance de viver de musica por "dom", resulta nesses "delirios midiaticos", pois muitos acreditam que o "dom" vem de "olhar para as borboletas azuis", ou simplesmente "ir ao banheiro"...Vale uma auto-critica! A todos os envolvidos! (inclusive eu! rs)

  25. Lala

    09/08/2012 17:19:14

    Acho que ele deveria primeiro aprender a cantar pra depois ter moral pra falar em "Talento".

  26. Guilherme & Rangel

    28/07/2012 23:42:37

    O que eu acho muito interessante,é que aparecem cantores,que só estão no alge por terem dinheiro para investirem,por que música boa,é fruto ed muito tempo.É raro você ver um cantor ou uma dupla,que está começando agora que tem uma voz bacana.Hoje é assim,cantou no tom,tá bom,pois antes da voz passar pelas pregas vocais,ela passa pela ALMA.Isso é cantar por amor e não por dinheiro.Antigamente,o cara não era bonito mais cantava muito.Hoje o cara é lindo e não precisa de cantar muito,só cantar no tom aí é só esperar cair o DINDIN né?Se investe milhões em produções e se esquecem do principal.Hoje estou com 34 anos de idade e canto desde os meus 9 anos de idade.Hoje não penso em riqueza apesar de nunca ter pensado.por q nunca vi assim,(A MÚSICA ME COMPLETA) não vejo como uma profissão.Vejo como uma graça de DEUS que devo valorizar a cada momento da vida.Pra você ter profissão,você estuda a vida toda,não é necessariamente um dom de DEUS.Cantar,mas eu digo cantar de coração,você não precisa ser estudado,É DOM DE DEUS,você pode estudar música,para adquirir mais conhecimento.agora sabedoria,vem de DEUS.Que DEUS abençoe todos os músicos do mundo que tanto levam alegria aos corações as vezes abatidos,tristes,cansados de ver tanta maldade e vêem na música um refúgio.WLEU

  27. Liche Batera

    27/07/2012 22:47:30

    Concordo com você João...

  28. siillas cavalcante

    25/07/2012 18:26:58

    vejo q vc tem razão, tah se preocupando com a raiz, o verdadeiro sentindo da musica sertaneja, o romance nunca vai morre o amor já mais vai acabar, concordo com tudo q vc falow jorge, musica é arte é sentimento, tem q vim de dentro da alma...!

  29. Daniel

    25/07/2012 17:38:09

    O que me admira é o Jorge falando isso... A música dele é tão podre quanto a dos outros...

  30. Joao musico

    23/07/2012 01:15:24

    Pois é falar da exploração dos músicos que trabalham no escritório dele ele não fala! Ele tem razão em dizer que o meio é podre aproveita da necessidade dos outros pra ficarem ricos e não pagam cache decente compatível com a responsabilidade ao qual o musico é encarregado. Ele sabe dos chaces e nao diz nada afinal ele é dono do escritório. Dupla quando ta começando é assim - Acredita na gente, veste a camisa, tamo junto, quebra essa ae não deu ninguem na casa, ae o musico acredita nessa balela a Dupla estoura ta ganhando milhoes e milhoes e e adivinha o que acontece com musico? Viaja o brasil todo de busao 12, 20 hs e o cantor de aviao. o cache que era de 1 vai pra 2 e o da dupla que era de 1 vai pra 100000.legal né cade a camiseta? E se for reclamar nem com o a dupla vc tem acesso fala com o produtor! E o produtor fala achou ruim cai fora .Emfim como ele disse acabou a arte, acabou o respeito, acabou a musica.

  31. Diego Simão

    22/07/2012 12:48:01

    Quem te passou a "informação" de que o Gusttavo Lima disse que o Jorge não canta nada?Não fala asneira não. O Jorge é padrinho do gusttavo lima. Ele que apresentou o Gusttavo Lima (ainda franzino) pro Marquinhos (Audiomix) e mesmo que isso não tivesse ocorrido, tem que ser MUITO LOUCO pra dizer que Jorge não canta nada. Até um recem-nascido sabe que o Jorge é o um dos melhores cantores (que estão na midia) do Brasil.

  32. Diego Simão

    22/07/2012 12:43:14

    Ola concordo com voce em alguns pontos. DVD em Londres é só pra mostrar a "potência" do escritório audiomix que, querendo ou não, ficou mordido de raiva com o sucesso do michel teló no exterior. Como voce disse, não tem necessidade nenhuma de gravar um dvd em um teatro de londres tendo gravado um dvd há 3 meses no P12 em Florianopolis.Falando em DVD de florianópolis, fizeram lá tambem pra provar que a audiomix é poderosa e "chique". O Que podemos ver no DVD são pessoas de classe media alta pra cima e que nem estão lá pq gostam do som dos caras, estão lá só pra "tirar uma onda". Voce está redondamente enganado com relação a shows de quinta feira. Shows de quinta feira sao mais baratos. Se na sua regiao só houveram shows de quinta feira é porque quiseram pagar mais barato. Nos rodeios BONS do interior de SP jorge e mateus sempre foram a atração principal e só tocam de sabado, nos rodeios menores colocam de quinta feira pq não tem grana pra trazê-los.

  33. Sérgio Mota

    21/07/2012 14:27:33

    As vezes nao e o cantor q nao quer ir cantar na cidade mesmo tendo poucos habitantes e sim o empresario ou alguem de poder alto que nao deixou isso acontecer...

  34. Sérgio Mota

    21/07/2012 14:23:20

    kk é isso ai falou tudo ... é isso q sempre venho falando a todos do face e redes sociais..mais todos me julgam por eu ser realista...mais é isso ai ...infelismente..todos ou todas ficam famosos rapidos ..apenas com alguns milhões de reais...Att:Produtor Mota

  35. Roger / Will & Roger

    19/07/2012 02:47:43

    Infelismente hoje no Brasil tem que pagar pra fazer sucesso, tocar em Radios só pagando, hoje talento nao ta contando mais, musica de boa qualidade muito menos, nao sei onde vai parar tudo isso, cresci ouvindo musica sertaneja de verdade, Tiao Carreiro, Belmonte e Amarai, Trio Parada Dura, Milionario e Jose Rico, Chitaozinho e Xororo, começei a carreira tbm cantando essas musicas e hoje sou obrigado a cantar isso que os empresarios pagam pra tocar nas Radios se nao ninguem vai em nossos shows, isso ta contaminando a juventude, isso é má influencia, as duplas que sao destaques hoje devem se unirem e dar um basta nessa onda de porcaria, e gravar musica sertaneja de verdade, parabens Jorge pelo desabafo.

  36. Fernandim

    18/07/2012 10:58:09

    Tudo que ele fala o povo acha certo. Se fosse qualquer outro m, todo mundo iria meter o pau e falar que é inveja por nao ter muito sucesso.Tá com nojo? Para e 2 anos depois volta a ser pobre. ;D

  37. Everton

    17/07/2012 12:56:51

    Tenho 30 anos, no meu carro só toca: Tião Carreiro e Pardinho, Ronaldo Viola e João Carvalho, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Jorge e Matheus... minha filha de 14 anos me critica, diz que é musica de velho e tal e eu sempre respondo assim... minha filha, isso é arte, as letras tem história, tem sentido, isso que toca hoje em dia é passageiro, não vai ter vida longa pq só sabem falar de pinga e mal das mulheres! Concordo plenamente com Jorge, esse mercado é "PODRE".

  38. rosangela gomes da silva

    17/07/2012 12:30:21

    adoreíií...bela entrevista...tava na hora d alguem fala tudo e mais um pouco ...c um ou outro q nao curtiu a declaraçao tudo bem ...sao apenas minoria ...o importante q vcs sao nota 1.000.....e parabens pelo sucesso ..continue assim sempre umilde e talentoso espante a inveja....e cante como nunca vc e d mais

  39. Rhaidy

    17/07/2012 11:41:30

    Nossa primo... agora faltou foi um pouco de interpretação de texto por sua parte... não tem nada a ver um cantor comprar um jato, ou carrão, ou lancha cara... O q ele quis expressar é o sentimento de que hoje qualquer cara apadrinhado por um grande empresário quer sair fazendo sucesso sem ao menos ter origem, ter talento... comprar um avião é lógico, é preciso! É a mesma coisa q um representante comercial ficar fazendo viagens em um fusca! Isto se chama melhoria nas condições de trabalho deles... É só vc olhar se as musicas deles são apenas hits momentaneos.. acho q nenhuma deles tem lelele tcha tcha tcha e coisas do tipo... Essa é minha opinião

  40. ROGERIO

    17/07/2012 04:42:08

    Matéria da " Isto é"Dupla sertaneja compra jatinho de US$ 3 milhões Queridinhos no showbizz sertanejo, Jorge e Mateus são os novos proprietários de um jatinho particular. O modelo escolhido foi o Citation II, que abriga de sete a nove pessoas e ainda tem espaço para pequenas refeições. O jato executivo é fundamental para ir e vir dos locais de show e acompanhar a agenda apertada - eles fazem cerca de 20 apresentações por mês. Para comprar o mimo a dupla desembolsou US$ 3 milhões." COM TODO ESTE NOJO ATÉ EU RSRSRS"

  41. alphahits

    16/07/2012 22:12:40

    Cara eu concordo com o Jorge, se ele estiver falando tudo isso para o seu "Empresário" Que simplesmente monopolizou o mercado musical e coloca todos os seus artistas nas principais feiras do Pais..e os outros artistas q se virem...É Jorge se eu que estou aqui de fora tenho nojo...imagina vc neh? #PRONTOFALEI.

  42. Weila

    16/07/2012 20:32:41

    Ano passado aqui no Rodeio de Americana, o show da dupla J&M foi em um sabádo e eles foram recorde de público,e já sairam daqui com contrato assinado pr´s 2012, e nosso Rodeio é troféu arena de ouro em várias categorias entre elas Melhor Festa do Peão do Brasil- Maior Rodeio de Público- Melhor Comissão Organizadora,este ano a coisa se repetiu show de sábado e como sempre eles não decepcionaram.

  43. Aline

    16/07/2012 19:57:32

    Concordo muito com o que o Jorge disse... não sou do meio não, mas ando muito descontente com o que vem estourando de música e sendo chamada de sertanejo. Muita música sem qualidade, sem sentido nenhum. Sou fã demais de Jorge e Mateus e tenho dito muito nos ultimos tempos que, no meu ponto de vista, foram uma das poucas duplas que não mudaram seu estilo de música só rpa lançar um hit e ganhar dinheiro, mas mesmo assim estão sempre em alta.Parabéns para a dupla, merecem todo o sucesso que tem! E pra mim, é a melhor dupla sertaneja da nova geração, não me canso de ouvir as músicas!

  44. Ana Carolina Andrade

    16/07/2012 18:30:54

    olha eu concordo plenamente com o Jorge.e digo mais esses cantores novos não chegam aos pés da dupla.digo mais vocês tem fãs que aman vocês,e o mercado sertanejo deveriam pensar em aplaudir duplas como vocês ao invés desses que dizem serem cantores.J&Mnão parem de canta por favor

  45. alberto

    15/07/2012 01:35:43

    Culpa do Tuta criador do jaba no Brasil,eu acho que o Jorge não tem que provar mais nada nesse mundo musical ,tem talento de sobra,falaram do Gustavo Lima aqui e compararam com a dupla,quem o fez não entende nada de musica ,Gustavo Lima Eduardo Costa,Cristiano Araujo MC e outros mais é sem duvida nenhuma as maiores enganações desse mundo , ,mas voltando ,culpa dos investidores que pagam alto para um artista estourar e culpa das próprias duplas que se sujeitam as regras no mercado e tem pressa para ganhar dinheiro cobrando e criticando as pessoas que estão a seu lado querendo levar sua carreira pra frente..Resumindo os grandes escritórios das duplas , são as responsáveis por todo esse atrito

  46. Neuma nicodemos

    13/07/2012 13:29:58

    CADA DIA QUE PASSA TE ADIMIRO MAIS E MAIS, VC É UM CARA INTEGRO. REALMENTE SABE O Q FALA. BJUS JORGE TE ADORO

  47. Osmar Tonelli

    13/07/2012 08:12:31

    Muito bom, senti firmeza, as pessoas não fazem sucesso por acaso.

  48. Junior c ampos

    12/07/2012 15:11:26

    O meio artístico e assim desde que ele começou!!! e certamente ele ja sabia disso no inicio!!! as mafias e dificuldades sempre teve e sempre terão!!! hoje o próprio empresario de Jorge e Mateus monopolisa e faz mafia no mercado falar que esta cansado do meio artístico depois de ter conseguido sucesso fama e dinheiro e fácil!!! quero ver falar isso no inicio de carreira quando as dificuldades são grandes e a vontade de vencer e ainda maior que qualquer obstaculo!!! olha para traz Jorge e agradeça a Deus por ter te mostrado o caminho!!! falar depois que esta no auge e fácil!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  49. joão carvalho

    11/07/2012 22:54:17

    Alo Jorge, um abraço. João Carvalho.

  50. Naum Lopes

    11/07/2012 21:16:46

    Concordo com vc e acho que Floripa é um lindo lugar, mas depois de ganhar tanto dinheiro, comprar avião, claro que por merecimento pois eles são super talentosos, ele reclama da concorrencia predatória do meio. Desligue-se do escritorio e vá em frente tocando a carreira da forma que acha justo.. grande abraço Deyvid

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso