Blog Universo Sertanejo

Ralf: sobre SMD, pirataria e internet

André Piunti

Quando o assuntos SOPA, gravadoras e internet surgiu com força no mês passado, uma das primeiras pessoas de quem me lembrei foi o Ralf, do Chrystian e Ralf.

Dois anos atrás, fiz uma entrevista na qual ele já previa uma crise aguda dessas empresas com medidas desesperadas, ocasionada principalmente por não aceitarem mudanças na estrutura da venda de músicas no mundo, mesmo com a internet dizendo que o antigo modelo não teria vida longa.

Ralf criou, em 2005, o SMD, que resumindo em poucas palavras, é um CD comum, mas mais barato por utilizar menos material (o CD como a gente conhece gasta mais material metálico do que precisa).

Com o SMD (e o SMDV, equivalente ao DVD), ele paga impostos como qualquer outro produto, mas o baixo custo de fabricação faz com que o produto possa ser vendido, em média, a R$ 5, competindo com o camelô e se adequando a realidade do brasileiro.

Mas se parece tão bom assim, por que as gravadoras não o adotam?

Foi justamente sobre isso que conversei com Ralf dias atrás.

O seu projeto SMD e SMVD é comprovadamente mais rentável e mais eficiente no combate à pirataria. Por que as gravadoras não o adotam?

Olha, bicho… não quero parecer ingênuo, mas… sei lá. Os caras sempre se acostumaram a ter o domínio de tudo. Tudo o que é feito está na asa dos caras, e há uma dificuldade imensa em aceitar que os produtos que dão dinheiro pra eles vão ser comercializados com uma criação de alguém de fora.

Com o SMD eles ganhariam muito mais, mas como a ideia não partiu deles, parece que há uma barreira. Sempre foram acostumados a comandar tudo, ditar tudo o que seria feito. Aceitar algo de fora agora parece bem complicado.

Em 2010, quando a gente conversou sobre esse mesmo assunto, você disse que a situação das gravadoras iria piorar demais justamente por não conseguirem achar uma alternativa ao formato do CD. A venda de música digital deu um certo respiro, mas não vai salvar o mercado. O que mudou de dois anos pra cá?

Não mudou nada. Na verdade, nunca mudou nada. A internet tá deixando os caras malucos, mas eles não entenderam que ela não vai conseguir substituir algo: o produto físico. Você pode baixar quantos discos quiser, mas o CD na mão não tem como ser substituído. A música digital também só dá uma disfarçada na situação. No iTunes, são praticamente 2 reais por música. Onde tá a vantagem? Continua a mesma coisa.

As gravadoras seguem não aceitando diminuir o valor achando que o lucro vai cair, então é só uma sensação de que as coisas estão melhorando com a música digital. A realidade é que não estão. Alternativa para o CD há sim, o SMD é, mas o problema é aceitarem essa realidade.

Mas com a música no computador, o CD não vai se tornar artigo apenas para fãs?

Não. Ele se torna artigo de luxo por causa do preço, vinte, trinta reais é um absurdo. Aí o cara vai baixar na internet mesmo. Em 2005, no primeiro projeto que a gente lançou em SMD, o Chrystian & Ralf vendeu 200 mil cópias em 8 dias. Quem vende isso em um período tão curto? Conhece alguém?

Meu disco custa R$5, a pessoa compra onde quiser, paga cincão e tá com um produto de qualidade e, principalmente, com o áudio na mais alta qualidade possível. E só pra lembrar, o SMD é um negocio bom pro artista não só porque combate à pirataria, mas também porque dá lucro, é rentável.

Rentável quanto? Como se ganha dinheiro?

O SMD sai do pino por 90 centavos. Com a capinha, vai pra 1,40. Ou seja, você tem seu SMD na mão por 1,40. Depois, bicho, você faz o que quiser com ele, desde que não passe de 7 reais, esse é o combinado. Os artistas já conhecidos preferem cobrar 5, e os independentes, 7. Só que se você quiser vender por 2 reais, você vai ter lucro. Por 1,50, também vai ter. A vantagem é que ele derruba o pirata. Se o pirata for de 5 pra 3, eu também vou. Se for pra dois, eu também vou. Se baixar mais, a pirataria perde o sentido porque não vai valer a pena ficar copiando se tem um produto original praticamente do mesmo preço.

De acordo com o que vem sendo publicado na imprensa, há chances de, enfim, os impostos sobre CD's e DVD's serem retirados. Isso não vai aliviar um pouco o preço dos produtos?

Vai… mas vai baixar de 30 pra quanto? Pra 20? De 20 pra 15? Quem me garante que se o imposto cair, os lojistas ou as gravadoras não vão querer aumentar o lucro e deixar de repassar a isenção pro consumidor?

E outra, bicho, se os impostos caírem, o valor do meu produto cai também. Eu pago imposto, todos, como qualquer outro produto. Se tirarem os impostos, o SMD vai ficar mais barato ainda.

Com quase 7 anos já no mercado, você considera bem sucedido o negócio ''SMD''?

Considero, sem dúvida. Mais de 10 mil bandas fazem o uso do SMD. Temos o Arnaldo Antunes, o Zeca Baleiro, temos artistas do Japão, da Califórnia e de vários outros cantos do mundo. O escritório fecha de 20 a 25 discos por semana.

Por que nenhum grande sertanejo adotou o produto ainda?

Tem o fato de os grandes estarem em gravadoras, né, mas a questão não é só essa. No Brasil, não se sabe trabalhar com centavos. Tem quem ache que vender por 5 é ganhar pouco demais, tem que vender com o preço lá em cima. Só que não pensam que qualquer sertanejo de nome hoje vende, facilmente, uns cinco mil SMD's por show, é só fazer o teste. Calcula aí e vê se vale a pena. Com esse lance de distribuir CD de graça e mandar baixar na internet, esqueceram que dá pra ganhar dinheiro vendendo. Com o tempo o pessoal vai perceber.

Mas você tentou convencer algum amigo seu a mudar pro SMD?

Essa não é minha função, mas já cheguei a conversar. Posso te contar uma história sem citar nomes. Tem uma dupla muito famosa que viu meu disco, analisou e viu que a ideia era realmente boa. O cara chegou pro Chrystian e perguntou: ''toda vez que eu vender um, o Ralf ganha algo''? Meu irmão respondeu que sim, afinal a patente é minha. Agora você entende a mentalidade? Tem coisa que é complicada…

Você não acredita mesmo que a internet possa acabar com o produto físico ou você está defendendo seu produto?

Olha, cara, sinceramente. Eu posso estar sendo muito ignorante, mas eu não vejo isso. Aliás, se alguém criar alguma coisa genial que faca a internet substituir o produto físico, eu vou ser o primeiro a acatar. Mas não rola. Como é que eu vou no programa de televisão lançar meu novo trabalho se não existir mais o físico? Vou dar meu site no ar? Vou me gabar que tive sei lá quantos downloads, mas vou provar como? Alguém vai controlar?

Há mudanças que não vão acontecer. O compositor, por exemplo, precisa receber. Se ele não receber mais, ele vai procurar outro rumo, e a gente então vai cantar o que? Eu entendo toda essa loucura da internet e acho completamente errado quem olha pra ela como uma adversária. Ela não é, ela vem é mostrando como as coisas precisam ser alteradas. Quem não quer entender, fica pra trás mesmo.

  1. Maria Ivonete Branco

    28/03/2012 15:40:48

    Ralf, se eu já te gostava, gosto ainda mais, admiro a dupla, gosto da visão de futuro que você tem, é preferível ganhar pouco é sempre do que ganhar muito a longo ou médio prazo. So se acaba com a pirataria com inteligência. Você é o cara mesmoooooooo

  2. Geremias Machado

    06/03/2012 13:45:38

    O Ralf,sabe e ''todo mundo sabe'' mais eles são hipócratas,esse projeto é o melhor que existe,tem gente que gosta de complicar as coisas,deveriamos reverenciar o Ralf por esse projeto que beneficia a todos os brasileiros.Respeitem essa idéia,ela veio pra ficar,agora quem não quiser adotar problema seu,mais volto a repetir todos sabem que é uma realidade isso!!Parabéns pela entrevista!!

  3. Edu Camargo

    05/03/2012 04:28:14

    Meu filho, pode inventar qualquer formato físico, vender por este ou por aquele preço, o disco pode até vir com botão de contatos, vídeo-conferência ou seja lá o que for. Música não é baseada em uma mídia, tem um valor pessoal e, se o cara tá interessado, se o cara for fã mesmo, ele paga o que for. Se o artista não tiver essa moral toda, basta apenas buscar aquela música que pelo menos é legalzinha, baixar o arquivo mp3 para o computador e tá valendo. O erro das gravadoras foi não ter colocado uma mídia paralela ao CD para estabilizar as coisas, bem como era o caso do LP e do cassete, mas, na boa, isso não vem ao caso. Não é qualquer artista que me dá motivação para comprar um álbum ou assistir a um show. Ou o cara vale a pena ou não vale, e é isso. Hoje os poucos CDs que eu compro eu os converto para arquivos MP3 ou FLAC. Até compro algumas coisas via download também. Mas, volto a dizer, tem que valer apena, senão, nem download gratúito. A música atual não tá com essa bola toda pra gente ficar aí nessa bateção de cabeça. São poucos os artistas dignos de serem aclamados como reis e acho que a nossa vida tem de seguir, independente dos rumos que a música tome amanhã ou depois. Façam música, e deixa que o resto Deus faz. O show não pode parar.

  4. lucio

    05/03/2012 02:55:25

    parabens Ralf pela iniciativa!e ve se lanca logo o novo smd(modas de viola e country).

  5. Gilmar Gonçalves

    04/03/2012 14:41:41

    Achei muito bom essa ideia ,que outros artistas da musica sertaneja façam o mesmo.

  6. Gabriel

    03/03/2012 17:54:35

    SMD é perfeito. Pelo que ele disse na entrevista, é uma medida viável que combate a pirataria e ainda reverte lucros ao artista. Um fato interessante que ele citou é a questão da mentalidade. Tem dupla que não aceita ver o valor baixo do disco, mas não entende o outro lado.

  7. david roberto

    03/03/2012 15:22:56

    parabens ralf sou seu fã e do seu irmão

  8. emerson

    03/03/2012 10:45:55

    Veja estive no Show de Gustavo Lima em Paulinia ha alguns dias, e tinha algumas pessoa com camisa da produção GL vendendo cd+dvd por 10 reais, venderam mtos, veja e vendermos 5.000 em grandes festas por 5,00 rais, total será 25,0000, tirando custo da para se ter lucro de 15,000 em grandes que hoje não se tem. Grandiosa entreivsta dele, inteligente demais.

  9. Anderson Quintino Rezende

    03/03/2012 10:03:09

    As gravadoras sempre querem levar vantagem e tem seus interesses por isso que não apoiam ideias como essa.

  10. Leomir Francisco

    02/03/2012 23:26:22

    Seria muito legal se os artistas fizessem seus cd's dessa forma isso se chama respeito pelo publico

  11. Rafael Mendes

    02/03/2012 21:29:04

    Entrevista mto boa! Abraço!

  12. ana lucia barboza

    02/03/2012 17:53:50

    essa sim é uma boa ideia contra a pirataria parabenizo o ralf e a dupla que é maravilhosa e eu adoro.

  13. Ranieri

    02/03/2012 16:31:35

    Parabéns a dupla Ch & R pela iniciativa quanto ao SMD. Sou músico, voltado para o segmento country e fico feliz em saber que este formato barateia os custos para nós artistas bem como para o consumidor final. Desejo a vocês todo sucesso do mundo e espero poder um dia realizar o sonho de conhecê-los.

  14. eduardo paulino

    02/03/2012 15:47:31

    a pirataria so vence por causa do preço e tendo assim um concorrente direto ninguem compraria cds piratas

  15. WELLINGTON DOS SANTOS

    02/03/2012 15:12:52

    RALF POR QUE A DUPLA NÃO LANÇA A COLEÇÃO COMPLETA EM SMD??? OS FÃS PEDEM MUITO PELO RELANÇAMENTO DA OBRA COMPLETA DA DUPLA SERIA RECORDE DE VENDAS PENSEM NISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Rodrigo A Martins

    02/03/2012 14:51:02

    Isso mostra que se as gravadoras quisessem a pirataria acabaria. Chrystian & Ralf vocês tem a minha admiração como pessoas e como artistas.

  17. mileciano batista

    02/03/2012 14:23:48

    Me interressei por este SMD, vi eles na tv falando, acho q e uma bom investimento pra gente q esta começando. se a qualidade e o preço e melhor q o CD, vamos abraçar essa causa

  18. Rose

    02/03/2012 12:51:28

    Comprei o SMD Saiba do Arnaldo Antunes adorei o preço de 5 reais e a qualidade do produto. Parabens Ralf pela idéia.....

  19. julio

    02/03/2012 11:19:15

    excelente matéria... pra cima deles ralf os caras já estão com com a aguá no pescoço .... e´muito simples. barato e de qualidade... abçs

  20. Tiago "Boina"

    02/03/2012 08:58:17

    Legal a entrevista! Há que se procurar novos rumos! Há anos não compro um CD original e acredito que 90% da consumidores tbém tenham feito o mesmo. O problema no Brasil, sempre, é a insistência em não querer apenas ganhar dinheiro, mas sim querer ganhar MUITO dinheiro. Tomara que pegue a ideia do SMD.

  21. frann jr

    02/03/2012 07:42:50

    Esqueceram que dá pra ganhar dinheiro vendendo cds é verdade.....esse é Ralf o maior cantor sertanejo de todos os tempos !

  22. CAIPIRA

    02/03/2012 01:08:47

    oS GRANDES ESCRITORIOS DO SERTANOJO CONTROLAM A MIDIA, O NEGOCIO É GANHAR MUITO DINHEIRO. NUNCA ADOTARIAM ESSA IDÉIA.

  23. Wanessa Silva

    01/03/2012 23:35:52

    Acho fantástica essa ideia do SMD! Todos poderiam adotar essa ideia, né? Ótima entrevista Ralf. Apoio sua ideia!

  24. Thaís Borges

    01/03/2012 20:26:12

    Só tenho uma coisa a dizer....VISIONÁRIO!!!! ele é o CARA!!!

  25. Reinaldo

    01/03/2012 19:50:25

    O ser humano tem uma coisa chamada vaidade. É por isso que ele se auto denomina homo sapiens!

  26. Augusto Dias Assunção

    01/03/2012 17:37:40

    Que sacada inteligente do Ralf, eu mesmo comprei dois lançados por vcs neste formato e não perde-se nada em qualidade. Sou fanzão de vcs........

  27. Bruno Henrique

    01/03/2012 17:21:27

    Eu apoio essa iniciativa do Ralf. Se os discos originais tivessem uma queda no preço derruba a pirataria e melhoraria pra todos.

  28. Jeferson Dias Ferreira

    01/03/2012 17:02:16

    É assim que se combate a pirataria! O resto é demagogia!

  29. Rosilene Pereira Ferreira

    01/03/2012 16:48:03

    Olha se todos os cantores e duplas sertanejas fizessem como eles com certeza nao existiria mais pirataria. Parabens.

  30. Allann

    01/03/2012 15:33:46

    Quem vai pagar 15 ou 20 reais em um CD de uma dupla q ninguém conhece, que agora que está entrando no mercado? Ninguém! Por isso existe essa palhaçada de distribuição de cdzinhos em capinhas de papel com uma qualidade péssima gravados com cds que rodam uma vez e já não prestam mais e a distribuição das músicas para downloads. Por isso qualquer um vira cantor. Grava um CD, edita tudo no estúdio (Eu msm já produzi um cd de uma pessoa q não sabe cantar aki e nem na china, mas com os programas de edição fiz ser um cantor de verdade) dão de graça pro povo e depois vão fazer showzinhos baratos, tem uns q até pagam pra cantar e o show vcs já sabem, é meeeeerda! Antigamente os que faziam sucesso é pq realmente mereciam, o povo comprava seu produto pq tinha qualidade. Enfim, as gravadoras querem meter a faca na gente, os cantores independentes dão os cds de graça, onde isso vai parar? Eu sou fãzaço da dupla Zé Henrique e Gabriel e tenho todos os cds originais, mas pq sou fã. E os outros artistas com esse preço, não compro nenhum. Tomara q essas gravadoras e os próprios artistas sigam essa idéia do SMD, será bom pra todos.

  31. Emerson Leonardo

    01/03/2012 15:25:50

    Parabéns Ralf,sou da sua opinião,cara sou muito fan seu cara,meu maior prazer e te connhecer pessoalmente,

  32. Luiz Fernando

    01/03/2012 15:16:09

    O Ralf, me explica aí como eu coloco o SMD pra tocar no celular. Abraço.

  33. Renan

    01/03/2012 14:10:21

    A verdade é uma só,se a patente fosse de uma "MENAGER" o smd já seria uma realidade!!!

  34. l

    01/03/2012 12:26:17

    tenho os 3 smd e 1 smdv dos caras e posso assegurar que sao de maxima qualidade!o ultimo smd(para sempre irmaos)vem com arranjos inovadores e com grave diferenciado de um cd normal e muito fera.o cara ta com a razao eu jamais compraria um cd pirata de 3 reais se posso ter um smd original por 5 e um smdv por 8 reais!parabens Ralf voces tao no caminho certo.

  35. Joao pedro

    01/03/2012 12:23:04

    CD nao vende mais nao eh por causa do preco e sim porque ngm qr ter uma capa de plastico em casa mais! Os proximos video games por exemplos c nao tiverem venda de jogos online vao ficar mto pra tras!

  36. adriano

    01/03/2012 12:03:19

    Isso é fato as grandes gravadoras querem manipular o mercado, será porque o ralf não aparece na tv? digo mais será porque nem um canal de televisão divulgou o projeto do ralf mesmo quando o assunto era pirataria? A rede globo foi la com a dupla ZEZE E LUCIANO quebrar apreensão de cds piratas em frente a palacio central em brasilia? Porque não foi a dupla chrystian e ralf quebrar os cds uai se são eles que atualmente combate a pirataria, vou pegar emprestado uma frase que ouvi o ralf nas raras apariçoes na TV ( Pirataria é uma briga da tecnologia com a pirataria, e não uma briga da poiicia com quem fabrica ) lembro que não exatamente com essas palavras mais foi ou menos isso . Digo mais a dupla fica fora de tudo um exemplo claro o DVD chitãozinho e xororo, foi todo mundo menos chrystian e ralf, quem vcs acham que esta por trás disso, "um pingo é letra eu posso decifrar" "Gravadora."

  37. Nayara Swarowski

    01/03/2012 10:11:51

    Essa é uma nova tecnologia no meio musical, e temos de aceitar. Ora, só nos traz vantagens! Preço baixo para o fã/consumidor e rentável para os artistas. Pode haver "pouco lucro", mas de grão em grão a galinha enche o papo, né?Gostei muito desta entrevista. Achei super valiosa, pois não significa que o artista está perdendo, mas sim inovando e criando uma alternativa à um material mais barato, de qualidade e eficiente tanto quanto um CD normal vendido pelas gravadoras. Ralf patenteou com razão, afinal, a criação é dele, tem todo o direito sobre isso.Parabéns pela matéria, André Piunti.Nayara Swarowski @NayaraSwarowski, fã da dupla Chrystian e Ralf.

  38. DTMIDIA

    01/03/2012 09:54:41

    Realmente a idéia do SMD já em prática é perfeita..Quais linhas de injeção fabricam esse material?Nós com o Compact Disc ( CD ) conseguimos vender a R$0,60 com capinha e silkscreen industrial.Por ser um produto inteiramente brasileiro, será que não seria viável disponibilizar mídias regraváveis também? Para que possamos utilizar um produto brasileiro? Pois compramos tudo da China, se o preço e a qualidade é tão boa, vamos expandir esse material.

  39. Luiz Henrique

    01/03/2012 09:38:59

    isso ai é uma aula pra ganhar dinheiro. mais tem muitos burros que num querem dar o braço a torcer

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso