Blog Universo Sertanejo

Os 10 melhores discos sertanejos de 2011

André Piunti

Abaixo, os 10 melhores discos de 2011 na opinião única e exclusiva dos leitores, com meus comentários. Na sequência, minha opinião com os 5 melhores.

Lembrando que lançamentos do finalzinho do ano, como Michel Teló e Fernando e Sorocaba, não entraram na disputa.

Abaixo do nome de cada CD, há o nome dos produtores.

___

10° Leonardo – Nada Mudou
(Luiz Carlos Maluly)


Entra ano, sai ano, e ele sempre aparece por aqui. Leonardo continua com seu trabalho de sempre sem se preocupar demais com a opinião alheia. Seu novo CD, como é comum acontecer, traz diversas regravações. A diferença do Leonardo é que ele consegue melhorar as músicas quando as regrava, o que não é nada comum. E a sensação de que ele faz tudo despretensiosamente é errada: ''Beber, beber'' é a aposta dele pra ser a ''Zuar e Beber'' de 2012.

___

João Bosco e Vinícius – João Bosco e Vinícius
(Dudu Borges)

Criticado pelos mais distintos motivos, o CD levou o Grammy Latino de ''Melhor Álbum Sertanejo''. E não há motivo para querer menosprezar o prêmio quando uma dupla nova ganha, e exaltá-lo quando um Zezé di Camargo e Luciano vence. Em comparação com os outros discos da dupla, não houve tantas canções que tocaram espontaneamente, mas foi desse CD que saíram ''Abelha'' e ''Chuva'', que fechou 2010 entre as 10 mais tocadas do ano (a música foi lançada antes do disco).

___

8º  Marcos e Belutti – Sem Me Controlar (Ao Vivo)
(Dudu Borges)

Foi o primeiro DVD com a cara da dupla, de fato. Com a grande parte das canções sendo de autoria própria, Marcos e Belutti fizeram o projeto após terem caminhado muito por conta da música ''Sem Me Controlar''. Depois de terem lançado ''Dupla Solidão'', fora dos padrões das atuais músicas de trabalho, eles colocaram ''Nova Namorada'' nas rádios, e agora trabalham ''Desce do Salto'', parceria com Michel Teló.

___

7. Victor e Leo – Amor de Alma
(Victor e Leo)

Não sei exatamente o porquê, só sei que Victor e Leo sempre dá discussão. No novo CD, a dupla voltou a se produzir e a regravar canções sertanejas clássicas, como ''Passe Livre'' e ''O Doutor e a Empregada''. Como já comentei aqui, trata-se de um CD mais empolgado, animado, com mais ''vontade''. Segundo o próprio Victor, representa o momento atual deles, após conseguirem, enfim, tirar férias. Tem uma das músicas mais bonitas do ano: ''Sonhos e Ilusões em mim'', ao lado de Paula Fernandes.

___

6.  Luan Santana – Ao Vivo no Rio
(Luan Santana/Sorocaba)

Depois de virar artista número 1 do Brasil e ouvir as piores previsões possíveis sobre seu futuro, Luan emplacou, logo no começo do ano, duas músicas entre as mais tocadas do país: ''Um Beijo'' e ''Amar Não é Pecado''. A queda tão anunciada não aconteceu, e Luan segue como um dos produtos musicais mais valiosos do país. Quanto ao CD, faço uma ressalva pela segunda vez aqui no blog: a participação de Zezé di Camargo e Luciano poderia ter sido feita com a música ''Muda de Vida'', em parceria já testada no programa da Hebe.

___

5. Gusttavo Lima – Gusttavo Lima e Você (Ao Vivo)
(Ivan Miyazato/Pinocchio)

A tão bem sucedida ''Balada Boa'' cresceu de uma forma tão rápida, que o lançamento do CD/DVD acabou passando batido pra muita gente. Em 2012, ao que tudo indica, o trabalho vai ficar mais conhecido e outras canções vão começar a mostrar como o projeto é forte, num caminho parecido com o primeiro DVD do Gusttavo. ''Fora do Comum'', que me parece sucesso certo, e ''Tsunami'' já andam sozinhas, sem nenhum trabalho por trás.

___

4. Eduardo Costa – De Pele, Alma e Coração (Ao Vivo)
(Eduardo Costa/Daniel Silveira/Sergio Bittencourt)

O popular continua tendo vez, e o bom é que por aqui no blog passam todos os tipos de fãs. Eduardo continua sendo o ''povo'', e seu estilão apaixonado segue sendo a única ligação que muita gente tem ainda com a linha mais romântica da música sertaneja. De todos os citados aqui na eleição, é o que mais tem músicas de trabalho em potencial. Apesar de não fazer alarde, Eduardo fechou o primeiro semestre com a segunda música mais tocada no país, ''Quem é?'', segundo pesquisa divulgada pela ''Veja''.

___

3. Bruno e Marrone – Juras de Amor
(Dudu Borges)

Foi um ano de emoções fortes e muito distintas para a dupla. Do momento difícil passado por conta do acidente de Marrone até a repercussão inesperada, por eles, do CD ''Juras de Amor''. O bom do fã de música sertaneja é que ele não deixa de acompanhar uma dupla grande quando não gosta de um trabalho. Ele segue ouvindo os trabalhos antigos, esperando que um belo dia o artista volte a fazer o que sabem de melhor. Foi o que aconteceu com Bruno e Marrone. É bobeira comparar com os CD's que consagraram a dupla, mas não há absurdo nenhum em dizer que é o melhor CD de estúdio deles, disparado, depois de ''Meu Presente é Você'', de 2005.

___

2. Paula Fernandes – Ao Vivo
(Luiz Carlos Maluly)

Tenho orgulho dos leitores do blog. Em 2009, colocaram um CD da Paula entre os 11 mais votados, quando ela simplesmente não existia nacionalmente. Dois anos depois, com ela consagrada, a segunda posição é mais do que justa, não foi primeira por detalhe. Há uma considerável má vontade de parte da imprensa com ela, e pior ainda, de pessoas do meio sertanejo com a moça. O fato é que ela é importante não só para o mercado, mas principalmente para a música sertaneja. É o grande nome da música brasileira em 2011.

___

1. João Carreiro e Capataz – Lado A Lado B
(João Carreiro/Zé Renato Mioto)

No ano passado, o CD ''Aí Já Era'', do Jorge e Mateus, foi eleito o melhor tanto pelos leitores como por mim. Esse ano, novamente, a história se repete. O interessante desse espaço aqui é que ele não é feito só para vidrados em música sertaneja, então muita gente vai passar a dar mais atenção pro CD após ver que tanto os leitores quanto o blogueiro estão falando bem de um disco que sequer teve um lançamento ''oficial'' ainda. O projeto vai andar mesmo é no ano que vem, já que tem uma boa lista de canções que podem servir como música de trabalho. Abaixo, escrevo mais sobre o CD.

_________

_________

Os melhores na minha opinião:

5° – Victor e Leo
(Victor e Leo)

Victor e Leo lançaram um CD elogiado por muita gente, bem mais intenso que o anterior. As regravações foram muito acertadas, a dose de bom humor foi muito boa, e as canções romântico-poéticas marcam o CD de forma muita forte. Desde que surgiram nacionalmente, seus discos sempre estiveram entre os melhores, mas há quem reclame de ''mesmice''. Não tiro a razão de quem diz isso, mas creio que seja um preço a se pagar por bancar um estilo próprio independentemente do rumo do mercado. Repetindo o que disse mais acima, o CD traz uma das músicas mais bonitas do ano: ''Sonhos e Ilusões em mim'', ao lado da Paula Fernandes.

___

4º – Eduardo Costa – De Pele, Alma e Coração
(Eduardo Costa/Daniel Silveira/Sergio Bittencourt)

A cada ano que passa, Eduardo Costa parece entender mais o que quer o seu público. Sua primeira música de trabalho, ''Quem É?'', foi um sambinha. Durante o ano, ainda trabalhou a romântica ''Eu Quero Te Amar'', a parceria ''Meu Grito de Amor'' com Paula Fernandes, e a rasgada ''Eu Quero Te Amar''. Atualmente, sua música de trabalho é a animada ''Tomara a Deus''. Quatro músicas de trabalho, todas na linha bem popularzona, de um único DVD.

___

3º – Paula Fernandes – Ao Vivo
(Luiz Carlos Maluly)

Fico até certo ponto em dúvida se o CD da Paula não deveria ser considerado o melhor do ano. Já cansamos de saber que venda de discos não tem ligação direta com a qualidade do trabalho, mas quando se envereda por um tipo de música de apelo comercial, que é o caso do sertanejo atual, a repercussão do produto passa a importar muito. O projeto, que vendeu já 1,5 milhão de cópias, trouxe a trinca ''Pra Você'', ''Não Precisa'' e ''Sensações''. Um trabalho bem produzido, com bom repertório e que vendeu muito. Difícil de competir.

___

2º – Bruno e Marrone – Juras de Amor
(Dudu Borges)

A frase que resume ''Juras de Amor'' é: ''eles estão de volta''. Depois de alguns álbuns criticados (o acústico duplo, injustamente), Bruno e Marrone voltaram a fazer música romântica de verdade, estilo que os fez respeitados. ''Dormi na Praça'' os tornou conhecidos nacionalmente, mas a importância deles sempre veio do romantismo e das intepretações emocionantes. Que se discuta uma ou outra faixa, mas o CD é dos melhores. Nele, na minha opinião, há a grande música do ano, e que também entra na lista de melhores canções da carreira da dupla: ''A Entrada é Franca''.

___

1º – João Carreiro e Capataz
(João Carreiro/Zé Renato Mioto)

Se uma dupla como Zezé e Luciano foi extremamente elogiada pelo ''Double Face'', com um lado apenas com modões, o que dizer quando uma dupla nova, que disputa espaço nesse mercado maluco, faz algo parecido?

O CD tem 40 músicas, então abre mais brechas pra ser discutido. Há quem não goste do estilo debochado e desbocado da dupla, presente no Lado B, mas a questão mesmo é o lado ''A''. Não é o caso de o repertório ser legal ou não. A grande mão acertada foi fazer um disco de modas de viola inéditas, sem apostar em 'modernidades', e mesmo assim conseguir dar uma intepretação própria. Ou seja: fizeram o que se faz na música sertaneja há 80 anos, mas com a marca deles. Usa-se o Lado B pra se manter no mercado, e o Lado A pra mostrar que não se trata apenas de mais uma dupla.

Pode soar estranho ou engraçado, mas em pleno 2011, o CD sertanejo que mais recebeu elogios foi um de… moda de viola

___

Decidi abrir uma exceção, excluir um projeto da votação e fazer uma ''menção honrosa''. Não dá pra colocar Chitãozinho e Xororó + 40 anos de carreira + Maestro João Carlos Martins pra competir em uma lista de discos normais. O CD ''Sinfônico'' é muito bom, mas o DVD é realmente imperdível.

-Chitãozinho e Xororó – Sinfônico

Qualquer coisa que eu diga aqui, com perdão do clichê, é chover no molhado. Até discordo de algumas participações do projeto, mas musicalmente ele está em um patamar superior. Resumindo o que todo mundo sabe, trata-se de uma orquestra, regida por um dos músicos brasileiros mais respeitados internacionalmente em todos os tempos, João Carlos Martins, tocando clássicos de Chitãozinho e Xororó, que podem ser chamados tranquilamente de clássicos da música sertaneja. Não tem mais o que falar.

  1. francisco

    20/04/2013 18:51:51

    A lista é questionável sim, sem duvida nenhuma, mas imperdoável é não aparecer nela uma das mais talentosas duplas dos últimos 5 anos no Brasil: Fernando e Sorocaba!...alguém pode me explicar?, por favor.

  2. LEKAUM

    06/03/2012 01:34:14

    Amigo para quem gosta de uma boa moda sertaneja Joao Carreiro e Capataz e uma das melhores duplas setaneja atuais que nao fugirao de sua raiz.

  3. remilton

    03/01/2012 10:56:18

    A Paula Fernandes com certeza e a primeira, esta dupla so deve tocar em sao paulo, porque em outros estados acho que eles nao sao muito conhecidos, moro no rj e nunca ouvi tocar, os outros sao bem tocados , e conhecidos no rj,mas essa dupla, joao carreiro e capataz, ainda nao ouvi nenhuma vez., desculpe, mas acho muita pretensao este disco ser o numero um, tem alguma coisa errada nesta pesquisa, duvido que alguem consiga superar a paulinha este ano , obs: gosto de sertanejo valeu pessoal

  4. Osilania

    02/01/2012 17:55:21

    Pra mim não importa se é mesmice, repetitivo ou não a respeito dos Shows da Dupla Victor e Leo, pra mim eles vão ser sempre os primeiros em tudo, nas letras, nas melodias, pois suas músicas encanta a cada coração, pois quer saber eles pode repetir quantas vezes eles quiserem no repertório deles sempre será elogiado pois cada música garanto que há muitos significados pra muita gente, inclusive pra mim todas são perfeitas, todos os Shows são momentos impecáveis e sonhadores, é isso aí Victor & Leo continue trazendo a cada dia mais alegria e a simplicidade de vcs, pois foi com a humildade de vocês que me encantou, parabéns por todos os Cd's e Dvd's já realizados vocês merecem e sobre o novo Cd não tenho explicação , pois todo o repertório do Cd amor de alma é maravilhoso não tenho como decifrar esse Cd, pois todos os dias escuto e me apaixono cada dia mais por suas musicas, é isso aí Victor e Leo continue assim trazendo alegria para nós amo vcs.

  5. Gabriel

    01/01/2012 21:16:08

    Concordo com a lista. Joãoi Carreiro e Capataz tão com um álbum por demais da conta. Não pude ouvi-lo inteiro, mas o cacife da banda de produzir músicas de qualidade atesta o porquê encabeçam a lista.

  6. patricia

    31/12/2011 11:12:11

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. adriano

    31/12/2011 00:53:13

    Nem sempre ser campeão de vendas significa se o melhor, tem o jabas atras disso pessoal, hj a musica pode ser ruim o que for, mas se tem jabas nas radios ela vai tocar ela vai estar entre as melhores como de fatos estamos vivenciando porcarias berrações de letras de musicas que dizem ser sertanejas entre as mais tocadas do pais. Infelismente a midia nos manipula o tempo todo então se uma musica é paga pra tocar varias vezes por dia numa radio ela acaba que sem querer cair na graça do "finissimo e culto povo barsileiro" " ai delicia assim vc me mata ai se eu te pego" precisa falar algo mais tai a prova do que to falando..... alguem ja ouviu a musica Maquina do Tempo da dupla chrystian e ralf, escutem acho que tem um pouquinho mais de letra, opa equeci ele como algums outros não pagam tanto jabas assim né.

  8. cida

    30/12/2011 22:56:23

    querido.....ninguem ta querendo saber quem vai estar nas paradas daki a 20 anos....estao falando deste ano....se liga! uma coisa é uma coisa, e outra coisa, é outra coisa! You know?

  9. Felipe

    30/12/2011 20:56:03

    Pesquis bem feita, parabéns Piunti.É bom saber que o sertanejo ainda é mais forte que o universitário.Os 5 primeiros colocados, são sertanejos.

  10. Larissa

    30/12/2011 20:22:25

    Acho que Victor & Leo foram os únicos a ter 2 cd's numa mesma lista, em 2009 né? Um em 1º e o outro em 4º

  11. Rafael de Oliveira

    30/12/2011 17:27:29

    Bem, acredito que este repertório de discos esteja de acordo com a minha opnião, desde Eduardo Costa que emplacou com duas canções mais tocadas nas rádias, e estrondo sucesso do Gustavo Lima, que pra mim é bem melhor do que o Luan, mas também merece elogios, a Paula fernandes, que sem dúvida nenhuma, se souberem ''lapidar'' sua carreira com muita garra, ela será umas das representantes da música brasileira, ao qual aprovo muito, a música sertaneja por mais criticado que seja, é a mais ouvida no Brasil, Victor e Leo sempre serão os mesmos !!! Ao João Carreiro e Capataz, que pra mim não tem melhor do que eles no ramo quem atuam, até mesmo nas músicas romãnticas, e a dupla Bruno e Marrone, que por criticado que foi este ano, e durante estes 11 anos de sucesso, sempre souberam cuidar muito de suas carreiras, é surpreendente a cada ano ver este artista entre os 10 cantores da música sertaneja, e ainda, o Bruno continua com sua vóz implacável, assim com sua interpretação, a dupla ainda na minha opnião é umas das melhores do mercado... Parabéns pela pesquisa Piunti, acredito que todos estão de acordo.Mas Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba... também é umas das duplas de grande sucesso no país.

  12. Eduardo

    30/12/2011 12:53:31

    Nossa, agora você revolucionou mesmo. O que seria do Brasil sem esse importante CD? Ainda mais gravado em Joinville que é a capital da música sertaneja no mundo. Certeza que o Faustão ta voltando de férias agora só pra fazer um especial depois do seu comentário. Passou batido por todos.

  13. Eduardo

    30/12/2011 12:45:54

    Marcelão, a diversão da galera é um comentário de um panarisso igual você que caiu de paraquedas e acha tem informações exclusivas. Se liga garoto. Boca fechada não entra mosquito.

  14. Leo

    30/12/2011 10:32:33

    Victor Chaves é 3 anos consecutivos o compositor, mais rentável. Sorocaba no último levantamento ficou em segundo atrás de Victor.

  15. Isa

    30/12/2011 05:58:43

    1º Victor & Leo. Sempre <3

  16. Renan

    30/12/2011 03:06:20

    Elis, o sertanejo merece respeto!, mas comente sobre Gilberto Gil na Alemanhafale sobre garota de ipanema na europa, isso é sucesso! A gente não precisa de aprovação de americano ou europeu, até porque eles não estão preocupados com o nosso país, só que vamos ver quanto tempo dura o sucesso de alguns, não é inveja, é gosto pessoal, e opinião de quem acredita no que diz, tomará que todo mundo faça sucesso, mas na história a coisa não é bem assim, um dado parecido com esse, é que Chitãozinho e Xoróró ficaram em primeiro lugar na Billboard em 1993, ou seja, nas paradas americanas.

  17. Ewerton

    30/12/2011 02:47:55

    Falou tudo! Victor & Leo são OS CARAS!

  18. Ewerton

    30/12/2011 02:46:34

    Victor Chaves é o compositor mais rentável há 3 anos já.

  19. Ewerton

    30/12/2011 02:40:27

    Pra mim Victor & Leo são os melhores! Qualidade técnica incomparável.

  20. Fabio Lima

    30/12/2011 01:38:55

    Zezé e Luciano não lançaram CD em 2011... o Double Face é de 2010...

  21. Marcelo

    30/12/2011 01:21:47

    Hahaha que piada é essa?acho que esse mídia adora brincar com o povo Brasileiro!.Acho que já esqueceram que de Janeiro até Maio desse ano que se finda a musica mais exucutada nas radios de todo país foi ''MENTES TÃO BEM'' na voz de Zezé di Camargo e Luciano!com mais de 13 milhões de execussões!só que eles não liga pra isso porque o mais importante é o publico deles fiéis e eu quero ver os citados ai daqui a 20 anos se manterem no sussesso total!isso sim é que pode se chamar de fenômeno,com exessão do Leonardo que tb se mantem conhecido até hoje.Vão aprender a fazer seleção de melhores do ano que essa não colou não!....

  22. Elis

    29/12/2011 21:45:42

    Piunti vc viu??? Saiu uma reportagem na Forbes sobre o Michel Teló, e tbém foi citado a Paulinha Fernandes e o Luanito?! Afff..."xique no úrrrrrrtimo"! O que deve ter de gente que se acham os "cult' da MPB de elite roxinhos de inveja!!kkkkkkkkkkkkk Não adianta, acredito que o nosso sertanejo, que pra mim é a verdadeira Música Popular Brasileira (MPB) vai fazer coisas que nenhum "cult' da MPB de elite fez!!! Isso vai ser bom pra mostrar pra eles que o sertanejo merece respeito. Heheheheeeee...viva o sertanejo!!!!

  23. RITA FURLANETTI

    29/12/2011 20:36:16

    Não é por falar não, mas Chitãzinho e Xororó, com o CD e DVD sinfônico, mostrou todo o talento da dupla que há 40 anos se mantém no sucesso. E,olha, que cantar ao vivo,não é prá qualquer um... Eu assisti à gravação, tudo de bom. Os melhores.

  24. @lucasgill

    29/12/2011 19:57:12

    O Dudu Borges tem uma fatia boa nessa seleção também, merece créditos com certeza !

  25. Renata

    29/12/2011 17:14:57

    cade o CD/DVD Fred e Gustavo Entao Valeu ???????

  26. Renan

    29/12/2011 16:58:04

    Lamentavel, com todo respeito ao ser humano, mas eu preciso falar do artista, Luan Santana? Gustavo Lima? Marcos e Belutti? não acredito que os leitores desse blog fizeram essa seleção! só pode ser lavagem cerebral.

  27. Beth

    29/12/2011 16:55:17

    Parabens pelo profissionalismo. realmente eh quase impossivel ser coerente num momento desse, como voce que convive com todos os cantores. Lindo trabalho! discordei com um monte. Pra mim ai entrava Eduardo Costa e Zeze como melhor em tudo. Mas eles tb sabem que nao eh assim. Vamo que vamo...

  28. Deybinho Shakal

    29/12/2011 16:45:55

    Paula Fernandes realmente foi o grande nome de 2011 isso é indiscutível, mas o que dizer do lado A lado B de JC & C, eu passei o domingo de Natal inteiro ouvindo esse cd, muita gente discorda por eles não serem conhecidos nacionalmente e também por não gostar de moda de viola, mas como a grande maioria gosta e curte eu estou de acordo com essa lista, como o André mesmo disse esse cd ainda vai dar muito o que falar ano que vem !!! e parabéns pela menção a Chitãozinho & Xororó 40 anos - Simplesmente sem palavras .

  29. Eduardo

    29/12/2011 16:18:27

    Piunti, vc precisa ler urgente a matéria da Forbes Americana sobre a música sertaneja. rssssssssssssssssssssssss Vai matar muita gente de raiva. http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2011/12/29/have-you-heard-of-brazilian-country-music-phenomenon-michel-telo-yet-you-will/

  30. Vnícius Costa

    29/12/2011 15:37:38

    Gusttavo Lima e Luan Santana não são cantores sertanejos.Por isso no lugar deles eu colocaria Rionegro e Solimões (Virou Festa) e Di Paullo e Paulino (O Ladrão)! Acho que esse blog não pesquisa muita coisa pra listar melhores de 2011!

  31. Érike Emanuel

    29/12/2011 14:29:21

    Como q J&M estariam nessa lista se eles não lançaram nenhum disco em 2011??? O post chama-se "Os 10 melhores discos sertanejos de 2011"

  32. Érike Emanuel

    29/12/2011 14:27:29

    Jorge & Mateus são os melhores sim, mas não lançaram disco em 2011. Vc leu o título do Post???

  33. daniel

    29/12/2011 14:20:27

    TODOS SÃO ÓTIMOS MAS FALTOU JOÃO NETO E FREDERICO Q FOI UM SUCESSO EM 2011 VALEU

  34. Hugo

    29/12/2011 13:35:33

    O disco duplo de João Carreiro e Capataz é aquele negócio, todo mundo acha lindo, mas ninguem carrega por muito tempo ou escuta o ano inteiro. Por ser o cd que mais resgata a música sertaneja de raiz e isso sendo feito por uma dupla das novas, todo mundo vem falar que é melhor.É ótimo, é lindo, sim! Mas ficar na frente da Paula Fernandes é no minimo absurdo ou forçar a barra. O cd da Paula é inteiramente bom em todo o conjunto da obra. Toca bem desde seu lançamento, traz músicas de extrema qualidade, e ela é, sem dúvida nenhuma, a artista que mais agrada geral o público consumidor ou não da música sertaneja. Gostaria que fosse esclarecido esse detalhe que fez com que ela não ficasse com o primeiro lugar.Outro detalhe. João Carreiro e Capataz não são conhecidos nacionalmente, não mesmo. Se esse detalhe não fosse importante para eleger mehlores discos, Israel e Rodolffo com certeza deveriam estar ai. Nenhum cd lançado esse ano é tão completo no que diz respeito a essa nova música sertaneja. Podemos dizer que é o melhor elaborado entre todos os outros ditos universitários.

  35. Eduardo

    29/12/2011 13:22:02

    Sempre ficará alguem de fora dessas seleções. O universo Sertanejo é enorme. Eu gostei das duas listas, mas acho que se tivesse algumas outras pessoas tambem concordaria. É difícil não concordar com essa lista e é difícil aceitar que tanta gente boa tenha ficado de fora. Por esse motivo estou de acordo com a lista.

  36. Leo

    29/12/2011 13:18:12

    Gente! Vou traduzi para o português.desculpe mas voç = Me desculpe mas vocênão pergutara ão = não perguntará o pubilico das ruas = ao público das ruas (obs: "ao público" já estava bom) vçs mesmo jugaram= vocês julgarão (confesso que não entendi muito bem esta parte). e Guilherme e Santiago = E Guilherme e Santiago?"e fica a onde" = Onde Fica?" para de meti fala a verdade Leonardo não canta mas que Guilherme e SANTIAGO" = pára de mentir, fala a verdade Leonardo não canta mais do que Guilherme e Santiago"nuca faz a pesquisa apresentando os cd todos a ir em cima e acresenta Guilherme e Santiago ai sim vamos ver o resultado OK!" = Nunca faz pesquisas apresentando todos os CDs, acrescenta Guilherme e Santiago, aí sim vamos ver o resultado OK!Espero ter ajudado um pouco aos leitores deste blog.

  37. Gisele Mendes

    29/12/2011 13:16:24

    Interpreta o texto pessoa.No ano passado, o CD “Aí Já Era”, do Jorge e Mateus, foi eleito o melhor tanto pelos leitores como por mim. Esse ano, novamente, a história se repete. O interessante desse espaço aqui é que ele não é feito só para vidrados em música sertaneja, então muita gente vai passar a dar mais atenção pro CD após ver que tanto os leitores quanto o blogueiro estão falando bem de um disco que sequer teve um lançamento “oficial” ainda. O projeto vai andar mesmo é no ano que vem, já que tem uma boa lista de canções que podem servir como música de trabalho. Abaixo, escrevo mais sobre o CD.1º – João Carreiro e Capataz(João Carreiro/Zé Renato Mioto)Se uma dupla como Zezé e Luciano foi extremamente elogiada pelo “Double Face”, com um lado apenas com modões, o que dizer quando uma dupla nova, que disputa espaço nesse mercado maluco, faz algo parecido?O CD tem 40 músicas, então abre mais brechas pra ser discutido. Há quem não goste do estilo debochado e desbocado da dupla, presente no Lado B, mas a questão mesmo é o lado “A”. Não é o caso de o repertório ser legal ou não. A grande mão acertada foi fazer um disco de modas de viola inéditas, sem apostar em ‘modernidades’, e mesmo assim conseguir dar uma intepretação própria. Ou seja: fizeram o que se faz na música sertaneja há 80 anos, mas com a marca deles. Usa-se o Lado B pra se manter no mercado, e o Lado A pra mostrar que não se trata apenas de mais uma dupla.Pode soar estranho ou engraçado, mas em pleno 2011, o CD sertanejo que mais recebeu elogios foi um de… moda de viola

  38. Leo

    29/12/2011 12:29:50

    Na minha opinião Victor e Leo sempre traz discussão. 1º pelo repertório: as músicas feito por eles sempre autênticas, não existe algo semelhante, inconfundível.2º diversificação musical: as músicas deles abrangem do caipira ao pop rock romântico, country, MPB (músicas como "Longe" e "Sonhos de Ilusões em Mim" são exemplos de MPB, lindas canções).3º O público não estão acostumados a ver uma conduta tão ética, discreta, e de um português irretocável de ambos. Por incrível que pareça, algumas pessoas tem antipatia achando que isso é arrogância, não estão acostumados com este tipo de educação. Acostumados a um português errado da maioria dos sertanejos, mas vejo que aos poucos a dupla estão conseguindo passar suas mensagens de educação, amor pela família e Deus. Enfim, sempre vão existir pessoas do contra, não sei se é inveja, despeito, falta do que fazer. Mas tenho certeza que esta dupla é iluminada, pelo talento que são, pela mensagem que passam, sem apologias à bebidas, drogas ou a qualquer vulgaridade, músicas ótimas puras, músicas instrumentais rítmicos excelentes, dignos de serem apreciados. Na minha opinião são os CARAS.

  39. Manoel Ribeiro de Almeida

    29/12/2011 12:06:57

    Participo de uma equipe de canto em uma igreja católica, canto e toco gaita, e uma vez ou outra, nos reunimos num almoço, para tocar e cantar moda de viola, fui criado na roça onde todos os dias de manhã e a noite, meu falecido PAI, que DEUS o tenha, ligava e ouvia músicas sertanejas em geral, fui criado neste ambiete. O que tenho a dizer é que A MODA DE VIOLA, jamais deve ser esquecida, qualquer pessoa que luta, que divulgue para manter sempre VIVA, tem que ter sempre todo APOIO , RESPEITO.A VIOLA, pode não ser brasileira, segundo histórias que o instrumento de corda foi inventado a mais de 3.000 anos, e que a VIOLA é EUROPEIA, não interessa, nós( digo nós por que sou BRASILEIRO DAS MINAS GERAIS ) a REINVENTAMOS, e hoje pode se dizer ELA É BRASILEIRA, então PARABÉNS pelo trabalho.

  40. PAULO CESAR BETTONI

    29/12/2011 12:00:42

    EXISTE ALGUM DISCO SERTANEJO BOM?????

  41. Geraldo Ferreira

    29/12/2011 11:47:37

    SEM SOMBRA DE DUVIDA PAULA FERNANDES EM PRIMEIRISSIMO LUGAR E EM SEGUNDISSIMO LUGAR JOÃO CARREIRO E CAPATAZ

  42. wagner

    29/12/2011 11:46:44

    Não consegui analisar os critérios utilizados, mas discordo completamente da listagem, seja qual for o critério, a dupla jorge e mateus deveria estar listada, bem como fernando e sorocaba.Se o critério fosse venda, com certeza eles são uns dos 10 mais vendido, se o critério for "letra" também mereciam estar ai, haja vista, por exemplo, o fernando (Sorocaba) ser atualmente o compositor mais rentável do mercado. Se for qualidade de shows, o carisma do Jorge e Mateus, bem como as inovações trazidas por fernando e Sorocaba, mereciam ser consideradas.Gostaria que esclarecessem estes pontos.

  43. Fernando Zorzin

    29/12/2011 11:41:03

    Nosso caro André Piunti certamente tem um opnião quanto ao atual momento da música sertaneja muito parecida com a minha, exceto pelo voto em Eduardo Costa. Nada contra este ótimo cantor mas certamente Marcos e Belutti tem surpreendido positivamente. Seria a única opnião contraria. Agora, quanto ao comentário sobre o DVD de Chitãozinho & Xororó 40 anos, simplesmente assino embaixo. Quem ainda não assistiu, comprem, vale a pena. (De preferencia, original, claro ! ) Abraços,

  44. André Lara

    29/12/2011 11:37:57

    Todos ótimos cantores e compositores, mas na minha opin~ião a Paula Fernandes foi a grande revelação de 2011...disparada!!...ela é perfeita...

  45. IVOMAR GOULART DA SILVA

    29/12/2011 11:24:43

    São tantos, mas o conjunto de músicas, voz, apresentação e ritmo, é disparado a dupla VICTOR E LEO...

  46. Evandro Knowles dos Santos

    29/12/2011 10:57:27

    "Concerteza nossa maravilhosa raiva Sertaneja "Paula'Fernandes".Ninguem chega aos pes dela..uma voz linda, todo seu charme e simpatia. Meu voto é dela bjs ◘

  47. Aluizio

    29/12/2011 10:52:55

    Tão louco deixar Jorge e Mateus de fora isso não existe ne os melhores do mundo.

  48. Adriano

    29/12/2011 10:42:13

    Esqueceram de comentar do CD da dupla Henrique&MIchel de Joinville

  49. Mr.X

    29/12/2011 10:41:18

    Realmente pra quem gosta de mmmmmmmmmm.... é um prato cheíssimo......

  50. henrique

    29/12/2011 10:32:02

    Eita seleção de mau gosto!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso