Blog Universo Sertanejo

Michel Teló na Forbes e o sertanejo tratado como coisa séria

André Piunti

Como o mundo está sabendo, saiu um texto sobre o Michel Teló, ontem, na Forbes: ''Have You Heard of Brazilian Country Music Phenomenon Michel Telo Yet? You Will.'' (Você já ouviu o novo fenômeno country brasileiro Michel Teló? Você vai ouvir.)

Texto, por sinal, muito sensato, que cita Paula Fernandes e Luan Santana como principais frutos do forte mercado sertanejo, com números corretos e sem nenhum ranço preconceituoso (como todas as matérias deveriam ser).

Michel agora engatou uma quinta marcha e vai virar presença frequente em qualquer tipo de noticiário. Até sobre o casamento dele já começaram a publicar.

Meu desafio, aqui, é sair do oba-oba da mídia, ainda mais agora que ela descobriu um ''novo'' artista, mesmo Michel sendo bem sucedido desde a época do Tradição.

Em janeiro, sai o clipe de ''If I Catch You'', gravado em Balneário Camboriu. Em fevereiro, Michel toca na Europa, em condições inéditas para um sertanejo (estarei lá na cobertura).

Não sei como vai ser ano que vem, mas como todos imaginam, ele deve crescer de uma forma difícil de medir. É um novo horizonte aberto dentro de um mercado já tão forte, que parece fazer com que os outros artistas busquem conquistas cada vez maiores. É o lado bom da concorrência.

O melhor de toda a história é que o sertanejo que está tendo destaque lá fora é Michel Teló, de quem ninguém tem algo ruim a falar, principalmente no que diz respeito a sua história musical.

Brinquei aqui e no Twitter tantas vezes que o sertanejo iria dominar o mundo…

  1. personal training encino

    10/12/2012 08:23:09

    “If you don’t have a competitive advantage, don’t compete.”

  2. Juãu

    04/02/2012 12:28:52

    Se ele fosse dos EUA, todo mundo ficaria elogiando.

  3. José Renato Gomes

    05/01/2012 12:35:31

    André, estive lendo suas previsões para este ano!Vc como jornalista conceituado, respeitado e grande conhecedor do ramo musical vai uma sugestão:Faça uma analise comercial dos artistas.Tem "artista" dando prejuízo financeiro para todo lado.Tem artista que lota os shows e levam todo o dinheiro...e dão igualmente prejuízo! Tem um monte de artistas cobrando de R$120.000,00 a R$150.000,00 que não conseguem colocar 4 mil pagantes nos shows! A coisa tá feia....Os valores hoje de produção de shows tá uma loucura. Ecad, ISSQN, Palco som, divulgação... Abraços José Renato Gomes

  4. Andarilho

    04/01/2012 22:08:52

    Impressionante como o povo diz que não presta, que tem músicas melhores que são esquecidas por esse "lixo", mais se são tão boas assim por que são esquecidas? Concordemos que nenhum "lixo" tem mais de 94 milhões de acesso no Youtube. E eu DÚVIDO! Que esses artistas que vocês ai de cima estão dizendo, não ficam pensando "PQP! Por que não pensei nisso antes?!" Uma música tão simples, mas ao mesmo tempo tão contagiante.Não é à toa que essa música se espalhou pelo mundo. Para quem não sabe, inveja faz muito mal para a saúde. Você vira um ser muito angustiado.

  5. Rita

    03/01/2012 19:04:53

    Concordo. Isso não me parece sertanejo. Deveriam estudar, escolher o nome pra esse estilo. Mas, é dificil saber o que é sertanejo, muitos que curtem o Michel Teló, infelizmente, não conheceram a raíz do sertanejo. Muitos curtem outros estilos e também não os conhece. A culpa de não conhecerem não é deles, não é nossa. Tudo é cultural quando se fala de alguma coisa, temos uma construção histórica aqui, como temos em tudo o que acontece a nossa volta. O problema é que não somos, digamos, educados pela sociedade ( escola, família, ordem social vigente) a saber tudo o que se passa por trás de cada acontecimento a nossa volta. Isso reflete em tudo, no nosso financeiro, social e cultural. Algumas pessoas vem e dizem: é sertanejo. Beleza, dizer qualquer um pode dizer, mas será que quem disse entendia de música, estudou sobre isso, sobre as raízes musicais, influências e tudo o que interfere nos estilos musicais, na cultura por trás da música e seu estilo. Com certeza não. Se perguntarmos pra um estudioso sobre sertanejo ele nos diria e faria muitas revelações sobre esse estilo musical e aí, quem sabe (dependendo do nível de compreensão do indivíduo - que não depende dele e sim da sua construção histórica, que fique claro) poderíamos entender melhor e saber (o que é o mais difícil) se esse estilo musical pode ou não ser chamado de sertanejo. Entendam, não é tão facíl ter a compreensão de um estilo musical, assim como não é facíl compreender sobre qualquer coisa que se passe ao nosso redor em qualquer aspecto ou qualquer "coisa" estudada. Não podemos subestimar os estudiosos que dedicam sua vida a pesquisas sobre tudo. Sobre tudo mesmo, desde antes do nosso nascimento até depois de não estarmos mais nesse mundo. Tudo é Construção Histórica: alguns devem saber o que é isso, pois tiveram a oportunidade de compreender e saber que ela existe. Para os que sabem de sua existência não é difícil entender minhas palavras Que para muitos vai parecer uma coisa de outro mundo (pra nossa própria infelicidade, não gostaria que fosse assim: uma coisa de outro mundo - ou como muitas pessoas gostam de dizer: viagem...). Sou pequena nos conhecimentos, todos somos, pois se sabe que o conhecimento não tem fim. Mas, sou feliz em saber de algumas coisas que são "escondidas" da maioria da população pela chamada e, tão velha conhecida de todos: CLASSE DOMINANTE. (Karl Marx é uma dica de leitura que em tantas Universidade alguns professores nos falam. A compreensão é difícil, precisamos de mestres, doutores e pós-doutores pra entender muitas coisas. Mas, se aprendermos um pouco, já é muito, muito mesmo.Pois seus ensinamentos mostram que tudo a nossa volta é CONSTRUÇÃO HISTÓRICA e podemos usar tais ensinamentos para entender tudo, tudo mesmo. Pois seus ensinamentos mostram que tudo a nossa volta é CONSTRUÇÃO HISTÓRICA e podemos usar tais ensinamentos para entender tudo, tudo mesmo).

  6. Rita

    03/01/2012 18:13:54

    Concordo com vc. Temos muitos cantores reconhecidos internacionalmente e de vários ritmos nacionais diferentes, de épocas diferentes: Tom Jobim, Lenine, Daniela Mercury são cantores que vivem sua época, tem característica musical e fazem sucesso na Europa e em outros países pelo mundo. Sons diferentes, de regiões brasileiras diversas e que encantam até hoje o público de fora, aliás alguns deles são mais reconhecidos fora do que no seu próprio país (o que é uma pena, pra não dizer outra coisa). Mas, o mercado - capitalista - busca o lucro acima de tudo, infelizmente. E a cultura de um povo ou nação acaba ficando pra trás pois, são poucos os músicos que ao cantar suas letras levam nossas raízes, nossa história, nossa cultura (brasileira) para os quatro cantos do mundo.

  7. edson

    03/01/2012 14:46:15

    Correção: Michel Teló é um pagodeiro que não deu certo e se disfarçou de sertanejo pra se dar bem...e a caipirada acreditou!!! KKKKKK!!!!

  8. Renan

    31/12/2011 17:41:40

    Com todo respeito ao Michel, mas isso é o, É O TCAHN sertanejo!Vamos ver se depois do ai se eu te pego, ele vai aparecer internacionalmente.Hit passsa, sucesso é pra sempre!

  9. Edu Camargo

    31/12/2011 15:14:24

    Alegria brasileira não está necessariamente ligada à música. Se esse for o caso é interessante que o cara faça humor, e quem sabe a música possa ficar em segundo plano, como fizeram "Os Trapalhões", Juca Chaves, Ari Toledo, e tantos outros. Até o Tom Cavalcante gravou disco.O Michel é fenômeno porque ultrapassou a marca de 90 milhões de acessos no YouTube, que nada mais é do que a grande comunidade de partilha de vídeos no mundo. Onde todos têm a possibilidade de expor suas vontades, maus e bons feitos, peripércias, alegrias, tristezas e etc. E a internet graças a Deus permite essa comunicação com o mundo de formas que até um certo tempo eram inimagináveis. Hoje a informação chega de pressa. E quando um artista como Michel Teló alcansa essa marca, é óbvio que as coisas passam a reverberar em outras paragens. Só espero que o Michel com o talento que lhe possui faça um dia algo menos descartável do que "Ai, Se Eu Te Pego".

  10. Wesley Domingos

    31/12/2011 13:36:10

    Quem diria hein, a Globo tenta tanto emplacar a cultura carioca no país e também exportá-la, mas, mais uma vez quem brilha é cultura do interior do Brasil, e que encanta pessoas do mundo todo. Foi assim com o filme 2 filhos de francisco que ninguém dava nada por falar do sertanejo e até hoje é uma das maiores bilheterias do cinema nacional. E agora a música sertaneja que tem origem aqui no meu Goiás e foi aperfeiçoada por artistas de outros estados, está ganhando o mundo. E Isso acontece porque não é praia ou mídia que move essa engranagem chamada Brasil.

  11. maria

    31/12/2011 01:50:05

    Vamos dá valor ao que é nosso,pelo menos ele fala de amor e tesão.Não é como alguns cantores pirados que falam que se drogam e não querem se4 reabilitar(que deus a tenha em bom lugar) E estouram de sucesso. VIVA O NOSSO BRASILEIRO MICHEL TELÓ.QUE SABE CAUSR FRISSOM!!!

  12. marcelo

    31/12/2011 01:41:15

    Eu desejo ao Michel sucesso ! O cara está trabalhando muito e tem seu valor !Particularmente não é o tipo de música que me atrai, mas liberdade de expressão e mercado é assim mesmo !Acho engraçado muito gente falar que é lixo; dúvido que não ouçam várias músicas estrangeiras, e não entendem nada porque não dominam outros idiomas, e acha o máximo ! se procurarem as letras vão ver que são muito piores que as músicas que Michel canta.A estas pessoas que criticam o cara, pensem que ao invés de desgraça que sempre mostram do Brasil (favelas, crimes, etc,.) , pelo menos o Michel mostra a alegria brasileira..! Feliz Ano Novo a todos !

  13. MARCUS VINICIUS

    31/12/2011 00:09:17

    NOS COMPRAMOS TANTAS PORCARIAS IMPORTADAS......TEMOS A NOSSA VEZ...A MUSICALIDADE BRASILEIRA...O POVO ...O FUTEBOL...TUDO ..! O BRASIL ANDA EM ALTA , NOS SOMOS A BOLA DA VEZ....VAMOS DAR VALOR AS NOSSAS BRASILIANIDADES POR MAIS SIMPLES QUE ELAS SEJAM...SUCESSO ..BRASIL GO AHEAD

  14. Lucas

    30/12/2011 21:30:33

    Uma vergonha a música brasileira ser reconhecida internacionalmente com esse lixo, não falo nem pelo cantor que por sinal também não é lá grandes coisas mas pela música em si, no Nordeste essa música já tinha sido gravada pelas bandas da região e o grande cantor em questão resolveu grava-la, a Forbes deveria ter estudado a música brasileira de verdade antes de fazer essa divulgação.A revista até acertou ao citar Luan Santana e Paula Fernandes, porém o sucesso do Luan acaba quando seu público crescer e a Paula com sua belíssima voz e talento tem grandes chances de ser uma grande estrela se souber tratar bem seus fãs e tiver uma acessoria eficiente, coisa que por sinal não acontece.Espero que esse lixo não permaneça por muito tempo e que o mundo um dia possa conhecer os verdadeiros talentos da música brasileira.

  15. Fernanda

    30/12/2011 20:04:51

    Gente é impressionante, uma música de melodia simplória e com a letra extremamente repetitiva fazer tanto sucesso. sinceramente , temos coisas muito melhores para exportar.Não é preconceito com o estilo do rapaz (sim, não gosto de sertanejo) mas acho que mesmo quem curte sertenejo há de convir que existem representantes muito melhores do estilo do que Luan Santana,Michel Teló e afins. Contudo, sei lá em vista de tanta porcaria que os gringos exportam pra cá e a gnt acaba sendo obrigado a engolir talvez esteja na hora de a gnt tb exportar o nosso lixo musical.

  16. rony

    30/12/2011 19:26:30

    Ah, amigo...sertanejo dominar o mundo? Menos né cara! rsrs... o sertanejo nunca chegará aos pés dos fenômenos como o Hip-Hop e a Dance music(que são os estilos mais ouvidos e ricos do planeta) lá fora...tú é bom jornalista, cara...mas não fala uma besteira dessas não.

  17. Sérgio Coelho

    30/12/2011 14:35:01

    Agora o Povo Brasileiro está sentindo que a Brasilidade em tudo que faz é nossa riqueza que antes muitos tinham preconceito de sua própria arte e raça, e tem alguns ainda que nasceram no Brasil e negam sua gente seu povo e se dizem europeus e outros... deveriam mudar de País..... Viva o Brasil, Viva Nossa Gente, Terra de Gigantes que o Mundo está descobrindo e aplaudindo de Pé a Nossa Força....

  18. Gabriel

    30/12/2011 11:29:50

    TERRÍVEL!!!!! A industria fonográfica conseguiu mais uma vez enfiar essa merda de música na cabeça dos brasileiros.... é impressionante como esse indústria marrom tem o poder de lançar artistas tão medíocres e deixar as músicas boas esquecidas... lamentável!!!!

  19. kkkkkkkkkkk

    30/12/2011 11:10:45

    deixa de rancor!

  20. Elisa

    30/12/2011 11:08:05

    Rod, tem vergonha de ser brasileiro??? Então, vá para USA tenta um Green Card, e fique por lá!!

  21. Jance Tozetto

    30/12/2011 10:53:31

    Nao poderia deixar de comentar essa matéria André, e estou muito feliz, por ser o Michel Teló, um cara super humilde e simpatico com todos, ai que eu digo q essas coisas, pequenas coisas abrem qualquer porta, até as internacionais,claro que ele vem crescendo de uma maneira que ninguem sabe explicar, e ninguem nem imaginava que fosse acontecer... Maids desejo a ele todo e merecido sucesso pela pessoa incrível que ele é !!!E pode ter certeza que ele vai muito mais longe....Quanto ao sertanejo dominar o mundo??? isso eu ja sabiaaa rsrsrsbjo cabelim

  22. Nandinho Oliveira

    30/12/2011 10:46:33

    AndréVocê só esqueceu de dizer um GRANDE detalhe:Isso não é, e nunca foi Sertanejo!!!!Daqui a pouco, eu vou gravar um cd de axé music com funk, colocar duas faixas com Telefone Mudo e Estrada da Vida, e sair por ai dizendo que é Sertanejo!Ahhhhh para ne!!! Você, um cara tão qualificado, ficar falando asneira desse jeito??? Fala Serio!!!Se Tião Carreiro estivesse vivo, ele iria mandar te matar!!!Que Heresia!!!Não tem vergonha não????Pois eu tenho....! Gosto, e acho válido tudo isso que está acontecendo com o Michel, mas dizer que é sertanejo.... ahhh para né, toma o remédio ai meu filho!!!Se for esse Sertanejo que dominará o mundo, não terei orgulho nenhum nisso!!Falow!!!!

  23. Roberto

    30/12/2011 10:39:42

    Meu Deus quanta invejaesse cantorzinho mediocre q vc falofaz muito sucesso e faturo apenas 33 milhoes em 2011 e vc ganho quantos o ano inteiro?hsuasaushaushauinveja total

  24. anonimo

    30/12/2011 10:12:23

    Gosto dele, mas não curti a musica nova dele

  25. adriel veiga

    30/12/2011 09:41:03

    Brasil muito bem representado, Michel tem todos os quesitos necessário pra fazer nossa música sertaneja explodir mundialmente!

  26. Marlos

    30/12/2011 09:31:56

    tem pomada pra dor de cotovelo aí? rs...

  27. Elisa

    30/12/2011 09:03:18

    O Michel merece todo esse sucesso. Mesmo não sendo fã da "música chiclete" "Ai se eu te pego"...affff...Mas, curto o Michel desde o tempo do Tradição, quando ele saiu do grupo, fiquei preocupada, pensei que ele não fosse conseguir seguir carreira solo. Pois, esse meio sertanejo, ou melhor artistico, é tenso demais. É muita inveja, disputa e principalmente gente de 'pouco' carater, causando picuinha e bringas entres os artista. E o Michel é uma pessoa muito humilde, de bom coração, talentoso e agora vejo que ele tem muita garra tbém, fico feliz por isso tudo que está acontecendo com ele. Sucesso e mais sucesso Michel, pois vc merece!!!

  28. Rod

    30/12/2011 07:54:43

    A revista Forbes perdeu totalmente a credibilidade.....Esse cantorzinho medíocre, inexpressivo, sem talento e sem carisma, é uma das piores "coisas" que surgiram na música nos últimos tempos......Lixo total......nessas horas tenho vergonha de ser brasileiro

  29. Eduardo

    30/12/2011 03:50:29

    Estou muito feliz com o rumo que isso está tomando. Já te disse um pouco do que penso disso. Também tenho certeza de que o Sertanejo pode ter sim algum destaque no mercado internacional. No mínio já vamos deixar bem claro ao mundo que esse não é o país do samba mas do Sertanejo. Tenho certeza absoluta de que isso irá dar certo. Que o Michel Teló tenha cabeça e possa abrir as portas. Vamos torcer para que isso também não gere ciumeira no meio sertanejo que é cheio de vaidades. Não existe motivo para competições no meio sertanejo, temos que nos unir. Existe mercado para todo mundo e abrindo espaços no exterior outros artistas terão que ocupar os espaços deixados aqui. E olha que mesmo hoje como mostrou sua matéria, faltam artistas para tantas festas, com sertanejos indo tentar carreiras no exterior vai abrir ainda mais espaços aqui. Pra mim o Teló já era desde o ano passado uma realidade, não vejo ele como uma revelação desse ano ele já era realidade nacional no ano passado. Pelo menos para mim. Força Michel Teló, pioneiro sertanejo!!!

  30. Cirlene

    30/12/2011 03:35:02

    Um cara q merece tudo isso e muito mais, com nenhuma vírgula a ser julgado ou falado de má índole como muitosss sertanejos que hoje existe nesse meio, O cara é F... Quando o assunto é Carisma, competência e lógico Talento pra da e vender Da-lhe Michel Teló!

  31. Ewe

    30/12/2011 03:16:12

    POOTZ! Justo o lixo do Michel Teló. Brasil mal representado hein!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso