Blog Universo Sertanejo

Confira como foi a gravação do novo DVD da Paula Fernandes

André Piunti

Paula Fernandes

Veja Álbum de fotos

Paula gravou, no último domingo, seu segundo DVD, na Arena HSBC, no Rio de Janeiro.

Para o texto não ficar longo demais, resolvi pegar os pontos que mais nos interessam.

O DVD levou cerca de 3 horas e meia pra ser gravado. Quem já acompanhou gravações sabe que pausas e repetecos são de praxe. Apesar dos fã-clubes e fãs de outros estados, a maioria dos presentes era, claro, da cidade, o que é muito legal, já que a gente sabe das dificuldades da música sertaneja no Rio de Janeiro.

O que chamou atenção logo de cara foi o palco. Quem estava na pista não deve ter conseguido ver tudo, mas bastava subir na arquibancada pra reparar nos detalhes da estrutura. Com o jeito ''Paula Fernandes'' que a gente conhece, com muito verde, lago, barquinho, elementos que lembram o campo, vida simples e etc, mas tudo muito suntuoso, grande, expressivo, um contraste interessante.

Paula convidou Roberta Miranda para cantar ''A Majestade, o Sabiá'' e Zezé di Camargo e Luciano para dividirem a interpretação de ''Coração na Contramão''. A música da dupla, sucesso de 1992, já fazia parte do atual show da Paula. Nos shows, um vídeo dela criança é exibido durante uma troca de roupa, e nesse vídeo ela canta justamente ''Coração na Contramão''. A passagem foi repetida no DVD, dessa vez com a participação da dupla (falando em troca de roupas, no DVD foram 6 figurinos).


Zezé, Paula e Luciano durante o ensaio

A grande atração não-musical da noite foi o cavalo Ciclone, trazido do parque Beto Carreiro World. Paula entrou montada no animal, muito bonito e considerado calmo, mas que na hora acabou fazendo algumas necessidades no palco e virando ''de costas'' para as câmeras. Ela levou toda a situação na brincadeira e fez algumas piadas com a situação, já que, por precaução, algumas cenas com o cavalo já haviam sido garantidas anteriormente.

Musicalmente o DVD se aproxima do atual show da Paula. Predominantemente romântico, mas com diversas passagens que cortam a impressão de um show lento. É claro que só com a edição final é possível entender o ritmo exato do DVD, mas deu pra se ter uma boa ideia.

Lembrei muito da gravação do primeiro DVD (lembra?), quando ela ainda era uma promessa na qual não muita gente acreditava. Faz quase 3 anos e as coisas mudaram tanto. Muito legal.

Abaixo, uma foto do repertório (a posição das músicas foi alterada algumas vezes durante a gravação).