Blog Universo Sertanejo

O Festival Sertanejo do SBT e um voto de confiança

André Piunti

Fui convidado para acompanhar a primeira gravação do ''Festival Sertanejo'', do SBT, realizada ontem na emissora.

Não vou contar os detalhes pra não estragar as surpresas, mas queria falar um pouco sobre a atração, que terá a participação de Victor e Leo na estreia.

Dezesseis canções foram escolhidas, serão apresentadas rapidamente neste primeiro sábado, e quatro delas já ficam pelo caminho. Na semana seguinte, o programa começa de fato, com doze participantes (doze músicas). Dos artistas que estarão lá defendendo suas músicas, alguns deles passaram por aqui no blog.

O comando da atração, como vocês já sabem, será de Hugo e Tiago. Eles vão apresentar, entrevistar, cantar com os convidados e interagir com o público. Por mais que haja o Pedro Leonardo e a Helen Ganzarolli como repórteres, a grande responsabilidade está na mão da dupla.

Há quem esteja torcendo o nariz pra ''mais um programa no estilo do ídolos''. Particularmente, prefiro ter boa vontade no caso. É a primeira vez, enfim, que a atual geração da música sertaneja terá um programa em rede nacional. Ele será exibido nas noites de sábado (às 22h15) e teve uma ajuda interessante na última semana com a saída do Gugu da Record, já que o Rodrigo Faro, titular do sábado, irá para o domingo, fazendo com que a emissora tenha que rearranjar a programação.

Quem acompanhar o programa, vai ver que os artistas que estão ali disputando não são conhecidos em sua grande maioria. Há um ou outro com algum destaque regional, mas nada que passe aquela impressão de marmelada ou coisa arranjada.

A seleção das doze músicas finalistas, de um total de 3 mil, ficou por conta de Rommel Marques, diretor musical do programa, César Augusto (dispensa apresentações), Aline Lima, filha do Chitãozinho, e Eduardo Bonadio, gerente corporativo da Crowley.

O sucesso do programa será bom pra todo o meio sertanejo. Acho interessante tomarmos o programa como ''nosso'', sem artistas de outros gêneros e apresentadores paraquedistas falando qualquer bobagem. Os primeiros convidados serão Victor e Leo, como já dito, e os seguintes são de gerações e estilos sertanejos mais diversos.

Defendo, mesmo, um voto de confiança. O sucesso do programa, além de ser bom pra emissora, pra dupla, e pra patrocinadora oficial (Crystal), vai ser importante mesmo pra gente.