Blog Universo Sertanejo

Os 10 melhores discos de 2012

André Piunti

Como disse três semanas atrás quando abri o espaço para discussão sobre os melhores discos, o ano não fecha de forma tão animadora. Culpa, ao que parece, das loucuras do mercado e da busca cada vez mais incessante por um hit, o que acaba atrapalhando até mesmo quem já tem um trabalho mais estabilizado.

Abaixo, segue a lista com os 10 melhores discos de 2012, de acordo com o que os leitores escolheram em mais de 500 comentários no blog, o dobro da eleição do ano passado. Junto ao nome do disco, aparece o nome do produtor responsável.

Minha opinião segue no final da postagem.

Lembrando que só valiam discos lançados a partir do dia 1º de janeiro de 2012. Como acontece todo ano, CD's lançados no comecinho do ano acabaram sendo esquecidos, talvez por passarem a impressão de que são do ano anterior.

___

10º – Zezé di Camargo e Luciano – Ao Vivo (20 anos de sucesso)
(César Augusto)

O CD traz uma mescla de canções gravadas no DVD com algumas inéditas. Mais uma vez, a dupla consegue um álbum que traz músicas até melhores do que as escolhidas para trabalho, como é o caso, por exemplo, de ''Tudo deu em nada''. O carro-chefe do projeto nas rádios foi ''Sonho de Amor'', regravação de uma canção do início dos anos 1990.

___

9º – Munhoz e Mariano – Ao Vivo em Campo Grande
(Ivan Miyazato)

O CD tem cara de CD de dupla que está procurando um espaço: músicas de todos os tipos, românticas e agitadas, sérias e besteirentas, boas e ruins. O objetivo foi alcançado: emplacaram um hit e a dupla agora é vista com outros olhos. Mesmo que não vire nenhuma outra música, a missão deste CD já foi cumprida.

___

8º – Gusttavo Lima – Ao Vivo em São Paulo
(Ivan Miyazato)

O CD/DVD aparenta ter uma parte necessária, a das músicas-chiclete, e outra parte que é do gosto do cantor, com canções apaixonadas e regravações, também apaixonadas, mais conhecidas. O projeto veio com a dura missão de dar sequência ao sucesso do ''Tchererê'', e acabou achando ''Gatinha Assanhada'', que assegurou Gusttavo mais um ano entre os principais artistas do país.

___

7º – João Bosco e Vinícius – A Festa
(Dudu Borges)

Voltar às origens não significa apenas relembrar o que foi bom ou quem sabe até andar pra trás. João Bosco e Vinícius voltaram a se aproximar das músicas mais simples que os fizeram sucesso. Ainda que um pouco rebuscado em alguns momentos, o novo CD/DVD traz canções como ''Tô de Boa'', que deixa claro qual é o caminho deles. ''Tô de boa'' é uma aposta interessante para 2013.

___

6º – Paula Fernandes – Meus Encantos
(Márcio Monteiro/Paula Fernandes)

O CD é fiel ao discurso que Paula sempre fez do próprio trabalho. O novo projeto é uma sequência, refinada, do ''Ao Vivo'', que vendeu 1,5 milhão de cópias. Todo autoral, a cantora ainda aproveita com tranquilidade de uma boa seleção de canções escritas ainda na fase anônima. Lançado em maio, o CD já bateu a casa das 400 mil cópias vendidas. A grande canção do disco se chama ''Céu Vermelho''.

___

5º – Eduardo Costa – Pecado de Amor
(César Augusto)

Eduardo voltou neste disco a produzir com César Augusto, e o CD tem a cara da parceria. Com duas músicas emplacadas nas rádios, ''Começar de Novo'' e ''Anjo Protetor'', o cantor segue sem se importar com o que acontece no resto da música sertaneja. Diferentemente de outros discos, este não traz canções tão sofridas, característica forte da carreira de Eduardo. Pra mim, o grande destaque é ''Eu quero te dizer que sim''.

___

4º – Victor e Leo – Ao Vivo em Floripa
(Victor e Leo)

O projeto mais despretensioso desde que a dupla passou a ser conhecida. Com o perfeccionismo aparentemente deixado um pouco de lado, o CD/DVD tem cara de projeto ao vivo mesmo, sem tanta correção no áudio (Victor disse que a ideia era deixar alguns erros aparentes de forma proposital). Apesar do resumo dos maiores sucessos, o grande atrativo do CD/DVD são as participações de sertanejos dos anos 1990. Destaque para a parceria com Zezé di Camargo e Luciano em ''Quando você some'', sucesso nas rádios.

___

3º – Bruno e Marrone – Pela Porta da Frente
(Dudu Borges)

Depois do CD ''Juras de Amor'', a situação parece que clareou para Bruno e Marrone. O novo CD/DVD traz os cantores visivelmente mais soltos, felizes, despreocupados. Apesar do ''De volta aos bares'' ter sido um projeto interessante, ''Pela porta da frente'' tem o repertório mais abrangente, e apesar das reclamações de alguns fãs, é o grande projeto da dupla, pelo menos, desde o DVD acústico duplo.

___

2º – Luan Santana – Quando Chega a Noite
(Fernando Zor/Luan Santana)

É quase unânime a ideia de que o CD apresentou um Luan Santana disposto a mudar de imagem, mostrar-se mais adulto, pessoal e musicalmente. Fica a curiosidade para ver o que virá no próximo trabalho, principalmente após o lançamento de ''Sogrão Caprichou''. O ponto forte do álbum é a canção mais bonita da carreira do Luan, ''Te Vivo'', que deve fechar o ano entre as mais tocadas.

___

1º – Jorge e Mateus – A Hora é Agora
(Dudu Borges)

Após dois anos, Jorge e Mateus lançaram CD novo. No status de dupla mais popular do momento, a resposta ao novo projeto foi imediata: em poucas semanas, as novas canções já estavam sendo cantadas de cor pelo público, mesmo com o CD tendo sido apenas ''solto'' na internet. Pela votação do público, a dupla venceu com certa tranquilidade. Curiosamente, nos últimos 5 anos, eles levaram 3 vezes a votação aqui no blog.

___

Na opinião do blogueiro, os dois CD's abaixo são os melhores de 2012.

Tentei desempatar colocando os CD's lado a lado, mas não havia necessidade.

___

Ambos os projetos foram lançados no segundo semestre, e têm Dudu Borges como produtor.

O álbum ''A hora é agora'', de Jorge e Mateus, teve a complicada responsabilidade de dar sequência ao ''Ai Já Era'', mas não decepcionou. Não tem um ''Amo noite e dia'', é verdade, mas tem o chiclete ''Flor'', que acaba sendo uma resposta direta a quem achava que a dupla havia rumado de vez para o tal do ''pop''.

Mesmo não tendo o impacto que o antecessor teve, o repertório é mais abrangente, bem mais interessante na visão de muitos (na minha, inclusive). Se a canção que dá nome e abre o disco puxa para um ''novo'' Jorge e Mateus, ''Passa esse modão'' puxa para o ''velho''. E o repertório todo segue fazendo esse balanço.

Trata-se de uma dupla que conseguiu impor seu estilo, o que faz com que ela siga liderando o mercado, mesmo com ele de ponta-cabeça. Pensar em um CD como um todo, e não em um simples catadão de músicas boas, também ajuda entender, apesar de não explicar totalmente, o porquê de a dupla ter atingido um patamar tão superior.

Quanto ao projeto do Bruno e Marrone, ''Pela Porta da Frente – Ao Vivo'', me arrependeria de não citá-lo aqui. O CD/DVD abre uma possibilidade de discussão muito grande, já que se trata de uma dupla que há 15 anos faz discos bons. E o que me faz colocá-los nesta posição é justamente isso: após os últimos anos terem trazido trabalhos que não condiziam com o tamanho deles, voltamos a discutir um belo trabalho de Bruno e Marrone.

Também discordo de coisas mais ''jovens'' do repertório, também preferia que os arranjos lá dos anos 1990 fossem mantidos, mas não dá pra fechar os olhos para o que está acontecendo: onze anos após estourar nacionalmente, a dupla conseguiu mudar seu público. Os jovens presentes na gravação do DVD talvez nunca tenham ouvido o ''Acorrentado em Você'', terceiro e indispensável CD da carreira da dupla, mas já entenderam o que são Bruno e Marrone diante dos outros.

É estranho para quem os acompanha há tempos, mas é uma conquista que apenas eles conseguiram na música sertaneja até hoje.

  1. francisco

    20/04/2013 19:06:49

    Ignorar de novo o trabalho genial de Fernando e Sorocaba é indesculpável. Totalmente incompreensível que uma dupla que tem um diferencial de auto- sustentabilidade só comparavel à Victor e Léo ou João carreiro e Capataz hoje no Brasil, com arranjos, composições, produção tudo próprio e com músicas de extrema qualidade nos instrumentais e letras, principalmente, sem esses bará berês, parrapapá, le le lê da vida. Que critérios são esses? me ajudem aí.

  2. Michel Dinato

    11/01/2013 01:22:59

    Meu TOP 5 DVD 20121 Bruno e Marrone 2 Cristiano Araujo3 Jorge e Mateus4 João Bosco e Vinicius 5 Israel e RodolfoNão assisti(ainda) Gusttavo Lima Kléo Dibah e RafaelRevelaçãoZé Ricardo ThiagoExpectativaCesar Menotti e FabianoTrio Parada DuraNando Moreno

  3. carlos oliveira

    03/01/2013 11:39:29

    esse povo que fica reclamando que fernando e sorocaba nao ta na lista ta de brincadeira viu !!! O André publicou pra quem quisesse votar ! Se quisessem que fernando e sorocaba estivesse na lista que votassem neles!!

  4. Fernando

    02/01/2013 14:58:41

    O melhor albúm sertanejo de 2012, sem sombra de dúvida, sem pensar, foi Chitãozinho e Xororó Sinfônico. Gransiosíssima produção, grandes arranjos, belas participações e a qualidade incomparável de Ch & X, lamentável esse albúm sequer ter sido mencionado.

  5. Fernando

    31/12/2012 03:18:53

    Jorge e Mateus,Bruno e Marrone,Zeze di camargo e Luciano sao os melhores disparados!! Quem entende de musica em geral tom,melodia,letra e o principal.. A VOZ,vai saber do que estou falando. abc

  6. Amanda Rodrigues

    30/12/2012 11:14:58

    verdade :(

  7. Rafaela andrade

    29/12/2012 22:24:52

    Nao gostei! faltou o dvd maravilhoso dos meu lindos Fernando e Sorocaba :(

  8. Carlinhos

    29/12/2012 01:55:32

    Se a metade desse povo que veio aqui reclamar pelo fernando e sorocaba terem ficado de fora da lista tivessem votado, provavelmente eles estariam entre os 10... típico do brasileiro, só sabe reclamar.. com uma ou outra mudança, a lista é isso ai mesmo!

  9. filipe

    28/12/2012 13:46:24

    vai ouvir seu restart!!!aqui é um blog sertanejo,e esses são os melhores discos de 2012 ñ do século!!!

  10. filipe

    28/12/2012 13:44:38

    sé loko,se ñ ouviu logico q ñ vai gostar,parece criança q fala q num gosta de salada,ao menos experimentar

  11. filipe

    28/12/2012 13:41:58

    man o dvd deles não foi lançado em 2012,por isso q não esta entre os melhores do ANO de 2012

  12. Will

    28/12/2012 10:58:04

    Na boa, com todo o respeito.... VOCÊ NÃO LEU O NOME DO BLOG??????????? U N I V E R S O S E R T A N E J O

  13. Will

    28/12/2012 10:52:44

    Os discos são os indicados pelo público e que tenham sido lançados à partir de 01/01/2012. Esse CD foi lançado em 2011, e se não me engano estava na lista dos melhores do ano passado.

  14. Ludmila

    28/12/2012 01:27:06

    Tão brincando que o DVD inovador de Fernando e Sorocaba ficou de fora né? Pqp

  15. Luiz Henrique

    27/12/2012 18:06:38

    Não entendo esse chororô todo. A lista dos 10 mais representa o que o público do blog votou por mais de uma semana, ou seja, entraram apenas os 10 mais votados. E tem muita gente perdida aqui. O nome do blog é universo sertanejo e não universo rock ou MPB. Para completar, uma mensagem aos "entendidos" em cultura, mas que estão mais para especialistas em preconceito. Vamos abrir a mente, sertanejo também é música popular brasileira e não dos EUA ou japonesa. Detesto rótulos! Adoro Rock dos anos 70 e 80, clube da esquina, MPB, Pop, etc. e... adoro sertanejo também e Jorge & Mateus são os caras que eu mais admiro e mereceram o 1º lugar. O público que votou está de parabéns, mandou muito bem. A voz do povo é a voz de Deus. Parabéns Jorge & Mateus!

  16. Robson

    27/12/2012 13:20:00

    Eu concordo Jorge e Mateus são incríveis, mais tem dois outros álbuns que na minha opinião deveriam está entre os melhores, o álbum do Cristiano Araújo e o do Lucas Lucco

  17. André

    27/12/2012 11:06:16

    A fase tá tão ruim que o Zezé, mesmo sem voz ficou em 10º lugar! O DVD deles parece um videokê. Tirando BeM o resto não se salva um!!!

  18. Welson Ximenes

    27/12/2012 10:53:23

    Chitãozinho & Xororó Sinfônico é o melhor álbum disparado.

  19. rodrigo

    27/12/2012 10:32:52

    piunti você comentou que a busca por um só hit tem sido cada vez maior! nesse sentido tem um que promete para o ano de 2013 que é lei do desapego do thiago brava! tem sido muito tocada aqui em goiás! e sabemos que sertanejo pra ser sucesso no brasil tem que ser sucesso em goiás antes!ela é do tipo mais animada tipo arrocha! prefiro as mais românticas como a razão de gabriel e rafael com participação do cristiano araujo! mais essa tbm é boa!

  20. Daniela

    27/12/2012 10:27:56

    Na minha opinião o único CD que não deveira estar nessa lista é a do Eduardo Costa, mas como o autor do blog colocou, essa foi a opnião do público, então se ele está aí, é porque o "público" considera, eu esperava ver o Cd Fernando e Sorocaba na Ópera de Arame e Chitãozinho e Xororó, só que não foi dessa vez...Parabéns aos artistas consagrados de 2012! E que venha 2013!

  21. Carlos

    27/12/2012 05:43:38

    Os discos são os indicados pelo público e que tenham sido lançados à partir de 01/01/2012. Esse CD foi lançado em 2011, e se não me engano estava na lista dos melhores do ano passado.

  22. DANY

    26/12/2012 22:17:43

    CHITÃOZINHO E XORORÓ SINFÔNICO ganhou o Grammy latino de 2012 isso significa que foi o melhor cd sertanejo do ano sem duvidas é disparado o melhor dessa listra agora estou esperando o cd que sai em janeiro

  23. Graziele

    26/12/2012 21:09:17

    Mais que merecido Jorge & Mateus ficar em primeiro lugar, eles realmente merecem. Concordo plenamente com o que citou no trecho de Bruno & Marrone, ''também preferia que os arranjos lá dos anos 1990 fossem mantidos''. Admiro muito as duas duplas, mas especialmente Bruno & Marrone, que ainda estão no mercado sem sair do seu estilo de musica, o ''verdadeiro sertanejo''. Apenas temos que agradecer as duas duplas por ainda saberem o que é sertanejo, sem usar esse tal de ''arrocha''.

  24. Vicente Alicio Machado

    26/12/2012 20:52:15

    Se o Blog chama-se Universo Sertanejo, não precisa mudar nenhum titulo, você é que esta comentando em página errada.

  25. Rosângela Provesi

    26/12/2012 19:39:17

    QUE POVO SEM NOÇÃO!!...POR QUE TÃO RECLAMANDO TANTO??POQUE QUE NÃO VOTARAM NO FERNANDO E SOROCABA,POIS ESTAVA DISPONÍVEL PRA TODOS VOTAREM??SE TODOS ESSE CDS E DVS ESTÃO AII,É POR QUE FORAM INDICADOS PELO POVO A PEDIDO DO PIUNTI!!É MELHOR PRESTAR MAIS ATENÇÃO NO POST E RECLAMAR MENOS!!!...EU POR EXEMPLO VOTEI NO DVD AO VIVO EM FLORIPA DE VICTOR E LEO,POIS ACHO UM ARRASO!!!!!!!!

  26. Rafael

    26/12/2012 18:49:55

    Faltou, FERNANDO E SOROCABA - ACUSTICO NA OPERA DE ARAME.

  27. Juca

    26/12/2012 18:44:02

    Da lista o único que se salva é do Victor e Leo.

  28. Ernani

    26/12/2012 16:37:40

    Só pode ser piada essa "lista dos melhores". Aliás, dá pra esperar coisa sério desse país? É evidente que tem política por trás dessa lista, é evidente que tem muitas gravadoras e empresários que pagam uma nota alta pra esses lixos tocarem nas rádios, estamparem capas de revistas e pra estarem no topo dessas listas medíocres. A única dupla que se salva dessa listagem é Victor e Léo, mas nem por isso considero o cd deles como um dos melhores. Se de fato essa lista fosse feita por gente séria e competente certamente estariam lá duplas como CHRYSTIAN E RALF, CHITÃOZINHO E XORORÓ E OUTROS.

  29. John

    26/12/2012 16:19:01

    Ah, dá sim. O problema é que se a pessoa só lê 50 tons de cinza e só ouve porcarias em festas, provavelmente jamais vai ter inteligência o bastante pra perceber o quanto é pouco inteligente.

  30. O Patocaqui

    26/12/2012 15:40:49

    Eu acho que essa lista é sobre os mais vendidos, pois se fosse sobre os melhores não teria nenhum... ...

  31. marcia

    26/12/2012 15:39:35

    MEU DEUS SÓ TEM LIXO!!!!!

  32. bruno rezende

    26/12/2012 15:13:35

    CADÊ O CHITÃOZINHO E XORORÓ SINFÔNICO?????????????????????????????????????????É UM CÚMULO TER FICADO DE FORA. É O PRIMEIRO DISPARADO!

  33. Juliano

    26/12/2012 15:12:56

    Muda de país então o alienado. Fecha a porta do quarto e fica escutando " rock" de 10 anos atrás.

  34. Juliano

    26/12/2012 15:11:11

    Vitória merecida. Jorge e Mateus e Vitor e Léo são as duplas que até hoje não entraram em decadência, desde o seu início, pois sempre procuram parcerias inteligentes com outros compositores. Isso valoriza o trabalho. Parabéns Jorge e Mateus!

  35. João Marcos

    26/12/2012 15:04:22

    Artur: a música brasileira é rica em criatividade em todos os gêneros, inclusive dance. É claro que vc não vai dançar ao som de CHICO BUARQUE, há grandes artístas, desde Chico Science que fazem ótima música, como J.QUEST, ou Zeca Balero, apenas para citar dois dos mais conhecidos. O problema é que seus parcos conhecimentos não lhe permitem conhecer nada melhor que essas porcarias que fazem sucesso hoje. Lamento.

  36. Jeferson

    26/12/2012 15:01:24

    Josué, vc esta bem desinformado pela porta da frente foi sucesso ha tempos com bruno e marrone enclussive musica de autoria do próprio bruno regravada no inicio da carreira de jorge e mateus

  37. Will

    26/12/2012 14:58:08

    Ué, cadê o Fernando e Sorocaba?????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. aquiles

    26/12/2012 14:54:43

    Dez melhores do ano? voce deve estar de brincadeira só pode, ok voce deve estar englobando só musica sertaneja deveria mudar o titulo: Os dez discos sertanejos que as pessoas leitoras do blog escolheram e não colocar como os dez do país,Caetano lançou disco, Vanguart lançou bom discoletras identicas refrões escrotosVictor e Leo até se salvam..mas senhor os melhores do país

  39. Nabuco Donosor

    26/12/2012 14:53:13

    Definitivamente gosto e qualidade musical não se discute. Infelizmente é uma coisa triste de se ouvir.

  40. tairo

    26/12/2012 14:47:29

    companhero so te corregindo essa musica nao e de jorge e mateus , ela foi lançada no 2 cd do bruno e marrone em 96

  41. Jéssica

    26/12/2012 14:38:22

    Querido Rodrigo, você que não é uma pessoa evoluida pra fazer esses comentarios, se não gosta do Brasil se muda pra outro país meu bem, quem sabe para a Afeganistão? Não sei se você sabe mas o sertanejo é antigo em nosso país desde pequena escuto e me tras boas recordações da familia td unida final de semana escutando um bom sertanejo, massss você deve ter crescido fora das nossas culturas... acho o fim, uma pessoa viver no nosso país e reclamar de nossas raizes

  42. julio

    26/12/2012 14:38:05

    Essas musicas "sertanejas" que atocham nos brasileiros, é de acordo com a cultura do nosso país!!!Rock,Rock,Rock e MPBs!!!

  43. Josué

    26/12/2012 14:36:19

    Vale ressaltar que a musica que dá nome ao novo trabalho da dupla Bruno & Marrone, Pela porta da frente, é um antigo sucesso da dupla Jorge & Mateus. Inclusive as duplas fazem uma parceria no DVD, com essa mesma musica... Jorge & Mateus cada vez mais se consolidando como grandes vozes do Brasil. Sou apaixonado pelo som dos caras, cantam demais! "Pelo amor de Deus Jorge & Mateus"

  44. Raquel Almirante

    26/12/2012 14:34:55

    Só os melhores da música nacional e latino-americana. Só sucesso bombado, a música do Brasil.

  45. Jéssica

    26/12/2012 14:27:43

    Nossa, Jorge e Mateus é merecido de mais o 1º lugar, sem duvida eles vem sendo os melhores a muito tempo e não precisam de musicas idiotas e sem sentido, são musicas lindas, tds muito bem feitas

  46. marcio

    26/12/2012 14:26:13

    Não ouvi e não gostei de nenhum! Pobreza, pobreza e pobreza!

  47. Arthur

    26/12/2012 14:24:17

    Não acho que a música tenha necessariamente que causar impacto com letras que falem de temas sociais ou filosóficos. Se fosse assim os rappers presidiários seriam um sucesso indiscutivel. É bobeira exigir engajamento de todos a todo momento. Vejo a música como um meio de entretenimento e não consigo me ver em uma festa, dançando, paquerando ao som de ''joga bosta na Geni'' ou ''*"A rua é nóiz, nóiz, nóiz"*. Músicas são como livros: tem gente que lê Rubem Alves e tem gente que lê ''50 tons de cinza''. Nem por isso da para dizer que um é mais inteligente do que o outro.

  48. Glauber

    26/12/2012 14:21:55

    Lixo é funk, e muita gente que ta ai no meio sertanejo, Jorge e Mateus é só midia audiomix do caramba, Fernando e Sorocaba os melhores em minha opinião. há sem contar Israel e Rodolffo que prometem sucesso ainda maior em 2013.Lixo é a sociedade estar do jeito que tá.

  49. Plinio Camargo

    26/12/2012 14:16:40

    São os 10 maiores artistas do Brasil na atualidade e com certeza são os 10 maiores álbuns do ano no Brasil. Os 6 primeiros poderiam alternar com qualquer outro aí, e o Zezé e Luciano também podiam estar em primeiro. Mas não seria justo se a dupla de maior sucesso na atualidade não estivessem em primeiro lugar. Parabéns Jorge e Mateus e parabéns Brasil pela música pop contemporânea que os Sertanejos nos tem ofertado.

  50. Rodrigo

    26/12/2012 14:07:24

    kkkkkkk.....esse Brasil me dá muito medo....esse tipo de música e artista fazendo sucesso significa que chegamos no mais baixo grau de qualidade na cultura, entretenimento e educação. Melodias baratas e pobres, refrões repetitivos, letras carregadas de sexualidade, sensualidade e muitas vezes pornografia, exaltação a bebedeira e alcoolismo, sem contar a vadiagem explicita. Os personagens das musicas sempre estão sofrendo de amor, bebados e vadiando atrás de mulher, ou fazendo alguma sacanagem. A afinação dos cantores, sem comentários, apreenderam cantar no bar, não estudaram música, as dancinhas e coreografias são abomináveis e vergonhosas.Até hoje o ser humano já produziu peças maravilhosas, no teatro, na tv, no cinema, na música, albuns premiadíssimos e aclamados pela critica mundial, ballets de tirar o fôlego, coreografias maravilhosas em todos os estilos e entretenimento de primeira qualidade. Ver o que acontece hoje no Brasil é um retrocesso cultural, como se uma legião de espiritos ignorantes chegasse a terra. Vamos torcer para que eles evoluam rápido.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso