Blog Universo Sertanejo

A MTV e o “não” ao sertanejo

André Piunti

Em matéria do UOL, publicada ontem pela noite, a direção da MTV justificou o porquê de não haver música sertaneja no VMB, premiação anual da emissora.

Abaixo, um recorte:

___

VMB ignora mais uma vez a música sertaneja por considerar irrelevante para ''jovens urbanos''

A justificativa, segundo a direção da emissora, é que esses artistas não são considerados relevantes para seu público, composto por ''jovens urbanos'' das classes A, B e C, na faixa etária dos 12 aos 34 anos.

''Eles [cantores sertanejos] não dizem respeito e não são relevantes para o consumo do nosso público. Mas claro que eles são relevantes no cenário musical. Eles vendem, eles lotam estádio. Não que a gente não discuta se deve ou não colocar isso, mas tem tantas emissoras fazendo. Então, vamos fazer diferente? A gente é uma referência e a gente quer continuar a ser uma referência no que é novo e no que é bom'', pondera Helena Bagnoli, diretora-geral da MTV Brasil.

''A gente tem contemplado vários artistas populares. A gente tem a Daniela Mercury, a Ivete [Sangalo], a Gaby Amarantos. Ou seja, a gente tem [no repertório], mas nós temos o nosso posicionamento musical'', completa a diretora.

___

A matéria é maior e pode ser conferida aqui na íntegra. Não vou entrar no papo novamente de ''preconceito'', pois a MTV deixa claro que não quer o sertanejo e o sertanejo não precisa da MTV. Ponto.

Só continuo achando engraçado esse pensamento de que uma Paula Fernandes, por exemplo, não pode concorrer com uma Marisa Monte, ou que Luan e Gusttavo não podem disputar voto com NxZero.

Não me parece ser por acaso que a emissora está em meio a boatos de que será vendida.

Como quem está em crise são eles…

  1. Brenda Paredes

    18/09/2012 22:54:53

    A mtv

  2. Marco Aurélio

    18/09/2012 22:21:41

    Você não compara um fusca e uma bmw,não há paramentros de comparação.Também não se pode comparar Paula Fernandes com Marisa Monte,são cantoras de estilos totalmente diferentes.E concordo com a mtv,algum canal de televisão tem que dar espaço para outros estilos musicais.O Brasil não se resume a música sertaneja,existem milhares de gêneros musicas ríquissimos além desse gênero puramente comercial.

  3. José Henrique

    16/09/2012 21:04:09

    Isso que está atualmente emporcalhando as emissoras de rádio e TV não é sertanejo!

  4. Elson

    15/09/2012 18:18:54

    ...Curto todos os os generos de musicas, mas sou sertanejo "de nascença". Acho que Luan Santana e cia universitária deveriam ficar fora de todos os canais, não só da mtv, assim como restart, fresno, nx zero e cia que só existem porque são promovidos pela mtv.

  5. Internauta

    15/09/2012 03:07:05

    Eduardo, menos de 15 anos é depois de 1997. O sertanejo tem espaço no FM há bem mais tempo. E a entrada do sertanejo no FM se deu com maior destaque em 1982, com a música Fio de Cabelo, de Chitãozinho e Xororó. Por isso e por outros motivos é que a música e a dupla são divisores de água na música sertaneja e brasileira.

  6. Internauta

    14/09/2012 22:55:00

    Chamar a música sertaneja de `breganejo`, e compara-la a fezes, e uma grande demonstracao de preconceito, desinformacao e falta de educacao.

  7. Internauta

    14/09/2012 22:47:51

    Eduardo, a entrada do sertanejo no FM não se deu a 15 anos, o sertanejo começou a se solidificar na FM, a entrar na FM, em 1982, com o lançamenta da música Fio de Cabelo, de Chitãozinho e Xororó.Por esses e outros motivos a música e a dupla são divisores de água na música sertaneja e na música brasileira.

  8. Hugo

    14/09/2012 16:00:28

    A MTV Brasil tenta ser cool, mas o que a gente vê é uma emissora sem graça, sem representatividade e, muitas vezes, desesperada. E o VMB não é nem cool, nem POP. É um quero ser cool. É uma cópia mal feita e chata. E dizer que o público de 12 a 34 anos A B C não escuta sertanejo é típico comentário de uma emissora que, por sua direção, merece ir para o buraco.

  9. Fabio

    14/09/2012 14:21:00

    Acho que o medo da MTV é ver um João Lucas e Marcelo ganhando premio no palco do VMB com uma "Tchu Tcha" da vida ai. Pra uma emissora de TV que dissemina a cultura POP e alternativa ve isso acontecer seria algo horrivel. O sertanejo tem suas "peroloas" como a MTV também tem. O estilo POP tem seus "João Lucas e Marcelo" como o sertanejo também tem seus "Restart". Acho que cada um tem seu espaço, e não é nada interessante para ambas as partes o resultado da mistura MTV e Sertanejo. Resumindo: Cada um no seu quadrado!

  10. Geovane

    14/09/2012 09:56:47

    É claro que a MTV não vai cair nessa modinha de sertanejo estilo Tchu Tcha Tcha, Tche Tche Re Re, etc. E cá pra nós se a MTV for querer colocar sertanejo de qualidade vai encontrar 3 ou 4 artistas ou duplas no máximo. Eu gosto de sertanejo, repudio duplas como Fernando e Sorocaba, João Lucas e Marcelo, e etc.A venda da MTV não tem a ver com crise, mas sim com questão contratual entre o grupo Abril e a Viacom Networks dona da marca MTV. Se a MTV Brasil deixar de existir será uma perda enorme, é a emissora que mais revela talentos na televisão, Marcelo Adnet, Marcos Mion, Sabrina Parlatore, Cazé Peçanha, Thaíde, etc. Além de conseguir de uma canal aberto onde podemos rever clássicos, saber o que acontece no mercado internacional de música de qualidade.Viva a MTV, tomara que o sertanejo nunca tenha espaço na MTV, e olha que eu gosto muito de sertanejo, mas sertanejo de verdade mesmo!

  11. luiz fabio

    14/09/2012 00:48:37

    SE NÃO ME FALHA A MEMORIA A DUPLA CHRYSTIAN E RALF PARTICIPARAM DA ENTREGA DE UM MTV DESSE A UM TEMPO A TRAS

  12. Alexandre

    13/09/2012 21:58:48

    É exatamente por isso que essa tal emissora ai tá na capa da gaita quase falindo e sendo vendida a preço de pinga. Da uma ligada no que essa senhora saiu que pessoas de 12 a 34 nao curtem ??????? realmente não há nem desculpas pra tanto charque, bom mas a nossa galera não precisa dessa emissora tanto é que é o estilo musical que mais se fala , que mais se vende, e sempre será tradicional!

  13. Alpha

    13/09/2012 17:08:33

    Antigamente esse tal gênero Sertanejo ainda possuia caracterísitcas culturais regionais, umas violas e umas cantigas estranhas - mas era um estilo com claras definições.Hoje, qualquer letra brega cantada com calça apertada e bota no pé - vira sertanejo.Não gosto de Sertanejo mas ainda dava p/ respeitar o estilo antigo - essa new wave country é patética!

  14. Alpha

    13/09/2012 17:04:45

    Olha, primeira vez que apoio a MTV em algo!A MTV não precisa do Sertanejo e vice-versa.Se ainda fosse aquele sertanejão típico e até foclórico (menino da porteira, boi soberano, churrasquinho de mãe, etc) eu ainda daria valor como manifestação cultural regional. Eu respeito embora não aprecie.Agora, esses Luans e Gustavos e duplas mis da vida? PIEDADE!

  15. will

    13/09/2012 16:01:53

    DISCORDAR*

  16. will

    13/09/2012 15:59:14

    kkkk.....Tem ótimos cantores na música sertaneja....tem ótimas músicas...claro que o sertanejo não precisa de mtv.....agora dizer que não são relevantes na classe A,B,C...e faixa etária de 12 a 34 anos kkkk isso é uma piada...hoje em dia o que se mais vê é gente dessa faixa e classe cantanto o LÊlêlê......essa turma frenquentam baladas?? ou só vão em baladas gays?...vc não v um nxzero toxcando na baladas.....afff classe A,B,C se renderam ao sertanejo e as batidas do sertanejos universitários......MTV fike aí com bons cantores entaun ..Que o sertanejo táh lotando e indo para outros países com seus sucessos.....!!! ..........hipócritas vão desconcordar pq não assumem que gostam..>!!!

  17. Filipe

    13/09/2012 15:15:12

    Se um não quer o outro, e o outro não precisa do um, por que essas discussões?! A Rádio Nacional, por exemplo, só toca MPB e nunca ninguém quis se enfiar na programação dela. Não é porque um estilo cresce que ele tem que ser acolhido em todos os veículos. Quem gosta de sertanejo sabe onde encontrar, e não é passando na MTV que esse ritmo vai ficar mais ou menos popular...

  18. Bi³

    13/09/2012 14:56:03

    Seria como critiar a Nativa FM por não tocar Madonna! É um canal que não atende este publico e ponto.E não dá pra focar em um produto que não é de seu conhecimento, só por medo de fechar as portas. Seria "suicidio"!O canal é, praticamente, um veiculo pra "musicas enlatadas" (estado unidenses e inglesas) e musicas brasileiras do estilo "emo"! Seu publico é esse!Por isso que os "votantes" não elegem Paula Fernandes e outros pra participar do prêmio, porque quem assiste MTV, não gosta de sertanejo. Fato!Em tempo: A MTV já tentou acompanhar os "ritmos do momento" e quando fez isso com o pagode, nos anos 90, perdeu todo o seu publico, levando anos para conseguir resgatar só parte dele.

  19. Paulo

    13/09/2012 13:55:53

    Pra mim sertanejo, Funk carioca, Pagode, rock-pop, emo e outras m***as, são tudo igual na mediocridade e irrelevância, se o pessoal reclama que não são indicados os artistas de musica sertaneja ( imitação tosca do country americano, paulista adora se fantasiar de cowboy ), façam como USA, criem um canal que passe 24 hrs por dia musica sertaneja. como bem escreveu alguém por aqui se o sertanejo enche estádios e vende horrores não vai faltar gente interessada em adquirir um canal de televisão

  20. @Ana_Moitinho

    13/09/2012 13:21:45

    Por mais ou menos um ano a MTV ficou na grade da parabolica depois sem a menor explciação saiu do ar, bom eles não mostrarem os artistas sertanejos não é surpresa, pois nem axé e pagode que tb tiverem sua época de maior auge eles ignoraram....

  21. Aninha FSI

    13/09/2012 12:48:43

    O Piunti disse muito certo no início da fala dele: a MTV ignora o sertanejo, e o sertanejo não precisa da MTV.Certamente a adoção de uma postura que vai contra o que o povo gosta de verdade é um dos principais fatores que fez a emissora desabar, e que a está levando à ruína.A MTV foi muito boa em seu início, até finais dos '90. Depois...Agora, dizer que música sertaneja não é de consumo da faixa etária dos 12 aos 34 anos? Quem alega isso certamente nunca sequer viu uma reportagem sobre qualquer artista sertanejo que seja, que está no auge. Nem precisa gostar do gênero. É só olhar a plateia de qualquer show.

  22. Luana

    13/09/2012 12:19:36

    É CAFONA , é BREGA, essa estética ROCEIRA ! Já não basta a OVERDOSE desse LIXO nos outros canais ? Esses CAPIAUS com essas dores de corno intermináveis ! Gosta da ROÇA ? Vai pra lá...

  23. Andreza

    13/09/2012 11:30:13

    Acho um absurdo menosprezar a Musica Sertaneja, um dos ritmos mais ouvidos e falado em todo Brasil nao participar de uma belissima premiacao, amoo sertanejo e essas musicas que a MTV fala que é para o publico dela nada mais é que Valores DedIcados a Musica Americana. Sinto pena dessa emissora pois alem de falida tem uma pessima escolha em selaçao de musica. Desculpa mais entre escutar as musicas que a MTV insiste em tocar e escutar sertanejo prefiro 100% musica sertaneja ;)

  24. priscila andrade

    13/09/2012 09:33:47

    irrelevante p público de 12 a 34 anos??? quem curte luan santana e gustavo lima etc. tem q idade então??? q viagem....

  25. Emerson

    13/09/2012 09:29:47

    A emissora que precisa do sertanejo, que diferenca faz para o grandes cantores de sertanejo ganhar premio desse?NENHUM, pois os show continuaram a bater recordes de publico como vem acontencendo, a musica sertaneja ja domina as principais baladas, esta forte ate no rio estive e la e pude conferir os cariocas na maior curticao do sertanejo, ja toca no carnaval de salvador cada vez mais

  26. celia

    13/09/2012 09:26:59

    O Gusttavo e o Luan são fofos e talentosos,porque esse preconceito com os meninos!

  27. Luciano

    13/09/2012 09:08:16

    A MTV americana até dá um certo espaço para a música country americana em sua programação (Ex.: Taylor Swift). Mas a MTV Brasil fica com essa frescura que tá aí hoje. MTV JÁ ERA!

  28. mileciano

    13/09/2012 08:15:38

    A MTV passa um documentário da Gaby amarantos, muito ruim, e se colocar os artistas sertanejos no VMB eles vão ganhar todas as categorias, o leonardo em 1999, eu acho q foi o único sertanejo q concorreu ao VMB, acho que ofoi o clipe mais bem feito ate hoje no brasil, mas nem ganhou.

  29. Ga

    13/09/2012 06:06:21

    A MTV ta certa, não tem a ver com preconceito, e sim com um estilo musical, pois ela atinge um publico 'x' que não são ouvintes do gênero sertanejo. Se ficar misturando muito perde a identidade do canal. Seria o mesmo que eu colocar num canal de esporte, porque adoro esportes, e do nada começar a passar novela só porque dá ibope. Perde a identidade e o foco, entendem? Na televisão tem espaço pra todo mundo galera, existem mais de 300 canais. Deixa a Mtv com o estilo dela e Ponto.

  30. Eduardo

    13/09/2012 01:12:56

    Piunti, vamos questionar os patrocinadores do VMB sobre as declarações dos diretores. Só um questionamento, não é preciso questionar o fato de a música sertaneja ser discriminada, vamos questionar apenas o que se trata da definição de "Jovem Urbano". Se as empresas apoiam a iniciativa excludente da emissora. Só precisamo fazer uma pergunta: A empresa 'tal' concorda que o jovem de hábitos não contemplados na programação da MTV são irrelevantes para a marca, como considera o evento ao qual vocês apoiam?

  31. ale

    13/09/2012 00:55:58

    PQPEssa gente só reclama. Se a MTV não passa sertanejo, reclamam. Se passam mais clipe durante o dia, reclamam. E não vem com essas de que a emissora é preconceituosa, pelo contrário. Se não fosse ela a abrir espaço para os jovens se expressarem, qual outra faria? a MTV Brasil é um canal, que na minha visão vai ser sempre o melhor. Vá entender, as pessoas não sabem que é uma emissora SEGMENTADA, ou seja, voltada aos jovens que hoje em dia não estão nem aí pra essa praga chamada " Sertanejo Universitário", daqui a pouco vão querer clipes de funk e pagadode tb, só o que nos falta!

  32. Novais

    13/09/2012 00:07:16

    Se analisarmos pela ótica do capitalismo, veremos que a MTV não está sendo inteligente,ela está sendo guiada por um idealismo idiota.Ela pauta que o seu público jovem é o indivíduo que consome apenas a cultura americana e disso ela não abre mão....Acontece que quando o idealismo não se compactua com o capitalismo,acontece isso que ronda por lá ....FALÊNCIA !!!

  33. Marcos

    12/09/2012 23:44:53

    Tinha que ser Brasil.A MTV americana toca a musica country com todo o respeito. Uma artista country fechou a maior premiação do canal.Mas também não faz muita diferença... Que credibilidade tem o VMB? Nenhuma!

  34. Catia

    12/09/2012 22:12:19

    Concordo com vc Eduardo, infelizmente há esse preconceito sim, como disse, acredito que o sertanejo esta indo por um caminho errado, porém se estão em evidência é prq o público acaba curtindo..então nada mais justo de todos gêneros concorrerem, prq quem vai avaliar é o publico.

  35. Danny Oliveira

    12/09/2012 22:08:50

    Faz mais de 11 anos que a MTV só fala de sertanejo se for pra esculachar,meu amigo...O último clipe sertanejo que vi na MTV,em 2001,foi "Por Te Amar Assim",da dupla Marlon e Maicon (que estavam começando a estourar no país e de quem sou fã incondicional),e em um horário considerado "ingrato":às 2 da manhã de sábado pra domingo.Hoje,se falam de sertanejo lá,é pra fazer piadinha de mau gosto,como sempre fazem Dani Calabresa e Bento Ribeiro,do Furo MTV.Eles não percebem que o "jovem urbano" também gosta de música sertaneja...

  36. Chris

    12/09/2012 21:14:34

    O BREGANEJO é uma PRAGA assola o país ! Não faz falta nenhuma, você pode até ensinar o povo a comer COCÔ, ele vai comer, agora isso não quer dizer que COCÔ é bom...

  37. Joao

    12/09/2012 21:06:26

    Os caras se recusam a passar sertanejo, mas o lixo americano com letras que denigrem tanto como o funk brasileiro eles colocam, sem contar outros lixos tipo Restart, etc. A MTV já foi boa, lembro que a 15 anos atrás eu assistia, era referência para as rádios, mas hoje está quase falida. MIX TV, Multishow não são uma maravilha mas são bem melhores.

  38. daniel

    12/09/2012 20:25:10

    Trabalhei com sertanejo muito tempo, as gravadoras mandavam no mercado, e o sertanejo tinha um espaço pequeno na midia, mesmo assim era um mercado de massa, eram poucas as duplas que faziam sucesso. Encontrei varias de renomes no começo em radios no interior de SP, MG, GO... Nessa epoca a MTV nao tocava sertanejo, ele vinha das Radios, elas eram responsavel para dosar o mercado com qualidade, so tocava o que era bom, voz boa, musicos de qualidade. Hoje so temos quantidades e escritorios milhonarios! Espero que a MTV resgaste o Rock, o POP e outros estilos. O que nao podemos e ser o País do sertanejo!!!

  39. fabio

    12/09/2012 20:08:28

    É a MTV pode ate falar que a musica sertajena e "irrelevante" mas, a realidade e outra. A cultura brasileira esta no mundo inteiro. O Michel Teló e prova disso, o Jorge e Mateus esta com show agendado este mes de setembro em New Iork e Toronto no Canadá. Infelismente tem pessoas que prefere copiar a cultura de outro pais, seja original promova a cultura brasileira não copie. Logico que a musica americana tem seu valor, mas dizer que a musica sertaneja nao tem seu valor e falta de informaçao principalmente de quem esta no ramo.

  40. Paulistano

    12/09/2012 18:39:46

    O Canal do Boi tem mais audiência que a MTV. #MTVFALIDA

  41. Rodrigo

    12/09/2012 18:39:07

    Realmente a MTV não vai bem, mas isso nada tem a ver com considerar ou não boa ou de qualidade a música sertaneja. Os motivos são outros, muito mais uma questão de modernização e mercado. Agora uma coisa deve ser considerada: A música sertaneja, leia-se Universitária, é realmente irrelevante, praticamente um desserviço.

  42. Amanda

    12/09/2012 18:09:32

    Bom, eu tenho 14 anos e o único estilo musical que gosto é sertanejo. Nem vou assistir

  43. Tiago

    12/09/2012 17:54:59

    E desde quando esse "sertanejo" que se apresenta no cenário atual e faz sucesso com o povão pode ser chamado de música sertaneja?? O sucesso desse tal gênero (se é que isso é música) só se explica pela pobreza cultural e educacional do povão brasileiro, lamentável, mas é a pura verdade.

  44. Eduardo

    12/09/2012 17:46:37

    Texto do Observatório da ImprensaO preconceito e os limites da liberdadePor Mauricio Tonetto em 03/05/2011 na edição 640 Sem entrar no mérito do controle estatal da imprensa, proponho, através deste artigo, uma reflexão sobre os limites da liberdade de expressão no Brasil. Segundo dois itens do artigo 5º da Constituição, “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” e “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.Um programa da MTV chamado Comédia MTV, valendo-se da livre expressão da atividade de comunicação, fez piada de mau gosto do autismo, uma disfunção que afeta 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU. Uma delas é meu irmão, que teve um dano moral difícil de ser reparado. Quem aguenta sofrer preconceito sem poder se defender?No quadro “Casa dos Autistas”, a empresa ridicularizou de forma inconsequente os portadores de autismo, tratando essas pessoas como retardadas. Quem lida com elas e busca o seu desenvolvimento sabe que uma exposição assim contribui para o aumento da exclusão e destrói um trabalho constante e delicado, feito com dedicação e adversidades. Que tipo de informação e humor consta neste programa? Não venho aqui levantar a bandeira do moralismo e do politicamente correto, mas sim, chamar a atenção para a falta de sensibilidade e critério na hora de fazer brincadeiras. O autista não está no papel de agressor ou opressor social, e sim, de oprimido e vítima de preconceito. Portanto, merece um tratamento no mínimo respeitoso.O problema fica mais agravado em se tratando de uma emissora de grande alcance nacional, voltada para um público adolescente, cujas opiniões estão em fase de formação. Na segunda-feira (25/4), a MTV emitiu uma nota em um de seus blogs, afirmando que “acredita na liberdade de expressão, sabe que autismo é uma coisa séria. Também sabe que humor é uma coisa séria, ainda que faça rir. Pedimos desculpas para qualquer grupo ou indivíduo que tenha ficado ofendido com o sketch Casa dos Autistas, veiculada no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV. A MTV Brasil sempre apoiou e continuará apoiando causas ligadas à inserção social de portadores de deficiência”.Faltou grandezaA nota soa hipócrita e não atende ao artigo 5º da Constituição. Indo um pouco mais a fundo nos nossos direitos, conforme prevê o artigo 220 do capítulo V (da Comunicação Social), a MTV não estabelece os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no artigo 221 (respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família).Pedir desculpas no canto de um blog apenas não adianta. Enquanto pessoas batalham para abrir associações e entidades em defesa dos autistas e lutam para fortalecer escolas que se preocupam com seres humanos especiais, um programa de televisão – cujo perfil é o entretenimento e a educação – colabora para o aumento da discriminação. Há nisso um claro abuso de poder, que deve ser levado à tona e combatido.Até onde vão os limites da liberdade de expressão? Afinal, a imprensa é uma propagadora de ódios e preconceitos, ou um veículo que diverte e contribui para o crescimento das pessoas? A MTV deveria, em vez de pedir desculpas, abrir um debate sobre o autismo, reconhecendo o seu erro e atuando com grandeza para acabar com o descrédito da televisão.

  45. Henrique

    12/09/2012 17:34:37

    Piunti, respeito demais sua opinião e seu trabalho - pioneiro na cobertura exclusiva do mundo sertanejo. Sempre ouvi seu programa com o Renato Rainha na Nativa. Gosto muito de sertanejo mas permita-me discordar de vc.O fato da emissora estar para ser vendida - por questões contratuais com a Abril - não quer dizer nada em relação à não inserção de sertanejo em sua grade. A marca MTV não tem problema nenhum, é muito bem aceita no mundo, formadora de gerações e é bem capaz de continuar em atividade da forma como é hj com outros investidores. Essa posição sobre nossa querida música do interior, aliás, precisa ser respeitada. A democracia está aí pra isso. E não é por isso q a emissora tem q ser rotulada como totalmente boa ou totalmente ruim. É só um posicionamento de mercado, gente. Q estardalhaço por algo simples!!!

  46. Felippe Said

    12/09/2012 17:24:43

    O sertanejo esta ai na ativa há muito tempo... chutando, acho que pra mais de 70/80 anos... Houve um tempo que não era tocado em rádios, houve outro que não era apresentados em TVs.... outro em que não eram convidados pra festivais de música brasileira.... ai eu pergunto... FEZ FALTA??? Estamos firmes e fortes há quase um século. E no mais, pode parar de passar na TV, no rádio, na internet; sempre haverá alguém em algum buteco por ai mandando aqueles modões, compondo guarânias excepcionais, sustentando nosso sertanejo. Pra quem tem essência, não precisa de aparência. Vira e mexe eu vejo anúncios de shows por ai do Almir Sater, Renato Teixeira, Sérgio Reis... e as músicas deles não morreram. Eles precisam de mídia??? Nada.... os mais novos, da nova geração... há os mais afoitos, apressados que ja emplacam DVD, outros que vão na calma, soltam um demo e tal... mas eu sempre recebi músicas novas por indicações de amigos... foi assim em 2005 com Césa Menotti e Fabiano em um bar aqui de BH, em 2006 com Victor e Leo em um bar de Uberlandia, em 2007 com Jorge e Mateus em uma boate em Goiânia, em 2008 com Maria Cecília e Rodolfo em um barzinho em Campo Grande..... oque é bom não precisa de mídia pra crescer.... o boca boca ja faz isso

  47. Eduardo

    12/09/2012 17:07:43

    Lembrando que a música sertaneja sofreu preconceito a vida toda. A música Sertaneja já tem mais de 100 anos de existencia sempre contou com barreiras. Por exemplo a entrada da música sertaneja no sinal FM é recente, talvez à menos de 15 anos. Antes música Sertaneja só tinha em rádio AM onde o som é de pior qualidade. Os artistas também nunca tiverem espaço na televisão e só tiveram de pouco tempo para cá. O sertanejo mesmo só entrou na programação do Multishow à 4 anos. Portanto esse papo de que o Sertanejo tem muito espaço é mentira, pois é uma coisa muito recente. E acredito que a música sertaneja seja assim tão forte por causa de barreiras colocadas por grupos empresariais como a MTV e a editora Abril.

  48. Paulo Roberto Tiburcio

    12/09/2012 16:59:57

    Para mim é crime o que essa emissora comete. Uma emissora de alcance nacional, com direitos e deveres de promover a igualdade, fraternidade e união nacional se declarar interessada apenas pelo "Jovem Urbano"? Isso é crime previsto na constituição federal. Como é que alguém pode aceitar uma coisa dessas? Onde está o Ministério Público para analisar as falas desses diretores da emissora? Quer dizer que os jovens que está de fora desse enquadramento não merecem respeito e atenção? O Brasil é um pais preconceituoso. E o pior é que quando algum influenciado da MTV pratica crimes de preconceito de todas as ordens seja virtualmente ou na vida real, ele acaba sendo massacrado por forças diversas do executivo. Já quando executivos de uma empresa assumem que sua linha editorial é preconceituosa, exclusista e alienadora, ninguém observa. O Brasil ainda vai pagar caro por ter empresas como a MTV formando jovens extremamente preconceituosos.

  49. RSP

    12/09/2012 16:35:51

    O sertanejo já teve espaço na MTV sim, lembro quando o Leonardo lançou o cd "Tempo" em 1999, ele fez um programa de 1 hora ou 2 de entrevista para a emissora (se não me engano com o Cazé Peçanha), e sem falar que a música "Cerveja" dele também, toca direto no programa "Furo MTV"

  50. Eduardo

    12/09/2012 16:35:30

    Piunti, aquela matérica do James Cimino merecia parar na primeira página do UOL. Meche uns pauzinhos pra colocar aquela matéria em destaque no UOL.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso