Blog Universo Sertanejo

O que as músicas mais tocadas dos últimos 3 anos nos mostram?

André Piunti

Quando se pretende lançar um produto, seja de qual segmento for, uma das primeiras coisas a se fazer é buscar referências, usar como base experiências bem sucedidas para que sua margem de erro diminua.

Na música sertaneja, principalmente em uma época em que ela é mais produto do que arte, a lição básica acima parece estar sendo esquecida.

No final da postagem, há 3 rankings: músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2009, músicas mais tocadas em shows em 2010, e músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2011.

Algo que atrapalha muita dupla que está começando é o 'barulho'. Fala-se muito, inventa-se muito e se maquia demais.

De tanto ler ou ouvir dizer que uma música está 'estourando', é comum se enganar. De repente você vai em uma festa, a música toca, você percebe que ninguém sabe cantar, e se toca de que caiu em um conto.

Há muitos exemplos pra citar de como se copia coisas que nunca deram certo, mas vou citar apenas uma pra não me estender: o 'funknejo'.

A mistura de funk com sertanejo nunca fez ninguém sucesso nem rico. No entanto, a mistura é aposta de inúmeros artistas novos buscando espaço. E que não se use o ''Tchu Tcha Tcha'' como contra-argumento, já que o sucesso dela se deve ao Neymar, e não ao estilo da canção.

Lembrem-se de ''Sou Fod*'', que começou a tocar nas festas no ano passado, várias duplas gravaram e… e… e nada.

Poderia falar aqui da avalanche do arrocha no sertanejo, ritmo que mesmo ainda em vias de se provar eficiente, já se tornou obrigatório em qualquer nova produção, ou das várias canções com nomes de carro que surgiram por conta da Dodge Ram e do Camaro Amarelo, ambas músicas de trabalho, mas creio que cada um de vocês tenha um exemplo claro na cabeça em relação ao que eu estou dizendo.

As 30 músicas listadas abaixo, destaques nacionais dos últimos 3 anos, mostram um perfil bem diferente do que se está apostando atualmente na música sertaneja, principalmente por parte de quem está começando.

___

Músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2009:

Chora me Liga – João Bosco e Vinícius / Borboletas – Victor e Leo / Deus e Eu no Sertão – Victor e Leo / Amor não vai Faltar – Bruno e Marrone / Esse alguém sou Eu – Leonardo / Não tente me Impedir – Bruno e Marrone / Paga Pau – Fernando e Sorocaba / Nada Normal – Victor e Leo / Faça alguma Coisa – Zezé Di Camargo e Luciano / Tarde Demais – César Menotti e Fabiano.

Músicas tocadas nos shows em 2010:

Chora me liga – João Bosco e Vinícius/Praieiro – Jammil/Quebra Aê – Asa de Águia/Beijar na boca – Claudia Leitte/100% Você – Chiclete com Banana/Pode Chorar – Jorge e Mateus/País tropical – Jorge Ben Jor/Rebolation – Parangolé/A fila andou – Chiclete com Banana e MCeR/Exttravasa – Cláudia Leitte

Músicas sertanejas mais tocadas nas rádios em 2011:

Pra Você – Paula Fernandes / Mentes Tão Bem – Zezé Di Camargo e Luciano / Amar Não é Pecado – Luan Santana / Ai Se eu Te Pego – Michel Teló / Não Precisa – Paula Fernandes Part.de Victor & Leo / Um Beijo – Luan Santana / Quem é – Eduardo Costa / Água de Oceano – Victor & Leo / Lembranças vão na Mala – Luan Santana / Balada – Gustavo Lima

  1. cleber galdino

    27/08/2012 04:02:17

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  2. VITOR MELLO

    18/06/2012 23:10:08

    É ISSO AÍ AMIGOS, SOU CANTOR SERTANEJO, ESTOU NO SEGUNDO CD EM CARREIRA SOLO, E ESTOU GRAVANDO MUSICAS COM BOAS LETRAS, MINHA MÚSICA DE TRABALHO DESSE ANO DE 2012 É "DEZ DA MANHÃ", DA COMPOSITORA SONIA MARA.A MUSICA ESTÁ LÁ NO WWW.PALCOMP3.COM.BR/VITORMELLO PARA BAIXAR, GRATIS. OUÇAM E DIGAM SE ESTÁ BOA. ELA ESTÁ TOCANDO EM VÁRIAS RÁDIOS DO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARANÁ E MINAS. ABRAÇOS A TODOS.

  3. júnior

    17/06/2012 23:53:18

    parabéns piunt!!! ótimo texto!!

  4. vanessa brito varginha mg

    17/06/2012 16:52:43

    Sem dúvidas Jorge e Mateus estam entre os mais tocados tanto nas rádios e shows como também por duplas q costumam abrir shows. Em prisão sem grades eles dam 1 banho.

  5. Camille de Borba

    17/06/2012 14:51:59

    Gosto de músicas que falam de amor, e dos desamores!!Músicas que me remetem ao passado,músicas que me fazem chorar, sentir saudades de coisas que vivi e deixei pra trás, músicas que falam da natureza e do cotidiano, músicas que me emocionem e me alegram............Quem me faz sentir tudo isso,é Victor e Leo, eles sim fazem músicas com sentimento!

  6. LetíciaS.

    16/06/2012 15:09:21

    JORGE E MATEUS CESAR MENOTTI E FABIANO, VICTOR E LÉO, PAULA FERNANDES, LUAN, FERNANDO E SOROCABA, JOÃO BOSCO E VINÍCIUS (...)OS tops dos últimos anos, letras baseadas em que? Em funk? Clipes, como são os clipes desse caras? Mulheres semi nuas, carrões? Algum jogador de futebol já dançou a música de algum deles em comemoração a um gol? Responda, reflita sobre essas questões, é notório que o segredo do sucesso não está na forma, e apenas na vontade, é merecimento, é talento. Os citados acima são o "supra sumo" do bom gosto em todas as questões, os que ainda salvam, e o melhor, os que lotam os shows, prova de que nem tudo está tão perdido o quão parece estar ...

  7. Alex Santos

    16/06/2012 11:08:47

    Entendo que esse modismo que hoje impera é realmente passageiro mas vai servir de ponte para muitos talentos que ainda estão ocultos e que, por uma razão ou outra, não conseguem chegar ao estrelato pelos meios convencionais. Logo, adotam esta modalidade que considero hostil ao sertanejo verdadeiro como atalho onde talvez queiram mostrar que tem algum talento com outras músicas de seu repertório. Das duplas que estão despontando, algumas tive a oportunidade de conhecer pessoalmente ainda sem sucesso, mas que por estarem buscando esse ganho começam a ganhar espaço.Entendam, assim também fizeram JB&V, Jorge e Mateus e companhia quando Cezar Menotti e Fabiano apareceram do nada com um sertanejo mais pegado (apelidado de universitário em seguida), digo até um pouco irreverente perante os outros grandes em seu momento. Estes surgiram através da modinha do universitário, do violão mais acústico utilizado nos palcos, com baterias menos cadenciadas (viradas e mais viradas).E, como tudo anda depressa no meio cibernético, é natural que as coisas sofram mutação constante. Não sabemos ao certo onde isso nos vai levar, mas uma coisa é certa, muita coisa diferente ainda vai surgir. Muitos artitas vão surgir enquanto outros desaparecem desapercebidamente e assim a musicalidade perde força e ninguém mais será estrela porque qualquer um poderá subir a um palco e cantar o que quiser. Onde estão cezar e Paulinho, Gian e Giovani, Chico rey e Paraná, Christian e Ralf, assim como tantos outros figurões?E não falamos só de sertanejo, tudo é moda, tudo passa, até uva passa!Vamos em frente e vejamos onde isso vai dar...

  8. Paloma

    16/06/2012 02:12:28

    Estava ouvindo agora no youtube um cantor c nome LIAN LUCAS gostei das letras ,da voz e da pureza do olhar dele,é uma voz brega gostasa de ouvir.O brega perde espaço e me parece q o Lian ta tentando resgatar esse estilo.Admiro os grandes poetas,e gosto de musica chorona mesmo.

  9. Victor235

    16/06/2012 01:40:40

    Uai, "Colo colo" é arrocha. E "Final de semana" é um pouco.

  10. Felippe Said

    15/06/2012 23:03:22

    O Brasil é um país dançante, esta no sangue, na cultura. Se alguém fizer um axé com 2378986543 instrumentos, batuque e molejo, a grande massa vai curtir... seja pagode, pop e etc. A grande merda é que o ritmo sertanejo ficou em evidência e muita gente resolveu pegar carona incorporando esses elementos na música. Essa grande massa não é fiel a um segmento, mas sim às tendências de rádios/mídias em geral. Assim que algum outro projeto mais baladeiro surgir, essa galera vai migrar sem pensar duas vezes... Ai sim poderemos falar que o sertanejo voltou à sua essência. Oque eu vejo muito são os cantores buscando aparência e se esquecendo da essência. Para produzir uma música, sobrecarregam de instrumentos, fazem um clip esbanjando riqueza e produção, mas se esquecem do principal, que é a letra bem composta juntamente com o ritmo. Muitos descem o pau em cima do Gusttavo Lima, mas ele é um cara de essência... tanto que ele nem queria que a a música "Balada" fosse gravada no DVD. Oque eu vejo nesse momento é que as músicas baladeiras já estão ficando iguais e já não tem mais aquele saudosismo pra querer escutar. A maioria que está sendo lançado pode ser colocado no grupo "mais do mesmo". Creio que em pouco tempo teremos mais algum estouro no sertanejo nacional, e desta vez será por apostar nos arranjos simples mas com letras bem feitas....

  11. Rafaela Santos

    15/06/2012 18:08:10

    Um grande exemplo, é Victor e Leo!!Em nenhum momento fugiram do estilo em que iniciaram a carreira,concerteza nós seus fãs queremos que continuem assim, a fazer músicas de qualidade em respeito ao seu público.Nessa lista ai, tem duas músicas que são composições do Victor(Esse alguém sou eu, e não precisa)além de borboletas, Deus e eu no sertão,nada normal,e água de oceano, obra prima de um poeta.

  12. Djeyson

    15/06/2012 17:11:32

    Foi mal ai parcero mais não entendi onde você quer chegar com o seu comentário. Você esta defendendo os artistas novos com musicas ruins?? Ou ta dizendo que a música do Zezé não presta tbm??? desculpe ai mais não entendi rsrsr.

  13. DIEGO MARTINS

    15/06/2012 14:31:29

    Fique sabendo Djeyson que o Zezé falou por diversas vêzes que estava cansado de pagar jabá pra rádios tocarem suas músicas............

  14. @Ana_Moitinho

    15/06/2012 11:58:51

    O problema é que ás vezes uma musica de uma pegada diferente faz sucesso os outros copiam não quer dizer que vai virar sucesso também, quem não tiver um estilo pré-definido e ficar só indo conforme a maré vai cair naquela máxima de artista de uma musica só

  15. Djeyson

    15/06/2012 11:32:03

    Pra mim sinceramente nenhuma das listas de Rádios ou Shows reflete o que o público realmente gosta e quer ouvir (com excessão de algumas músicas claro, como as do Zezé, Paula etc...) Porque as Rádios claramente tocam o que lhes é pago ou mandado, nos shows pelo menos 80% do público quer ouvir o que a rádio está empurrando goela abaixo. Então uma lista está vinculada e até depende da outra, aquela minoria que gostaria de ouvir Juras de Amor do Bruno e Marrone por exemplo, fica chupando o dedo, pq se o artista toca, a maioria fica lá com cara de caneca olhando pro cantor esperando ansiosamente pela próxima música pra fazer alguma coreografia retardada. Pelo amor de Deus alguém faça aquele cara parar de inventar dancinhas. Pq agora vamos ter que aguentar um quinquilhão de duplas pegando jogador de futebol, tenis, volei até bolinha de gude pra fazer dancinha.

  16. Lara Domicianno

    15/06/2012 11:20:25

    Dessa nova geração só Victor e Leo!!Eu diria que Victor Chaves é um compositor na linha de Roberto Carlos(Compõe com alma)suas canções são de uma sensíbilidade íncrivel.Victor e Leo jamais se venderão,tenho certeza que Victor jamais irá compor músicas do nível que rola hoje.(Pois eles são o diferencial de tudo isso ai).

  17. vania coradetti

    15/06/2012 11:06:47

    comcordoooo sempre o mesmo estiloooo néeeee

  18. vania cordaetti

    15/06/2012 11:03:21

    adorei essa sua publicação andré..é bem a real mesmo dos dias de hoje, o sertanejo esta perdendo a graça, nao temus mais história contadas em ritmos lindus e emociionates, musica é emoção pura e faz tempo que eu nao sinto isso escutando certas cançoes de hioje em diaa que penaaaaa

  19. debora ellen

    15/06/2012 08:57:03

    de todas as musicas sitadas a cima melhor e mentes tao bem.apesar de nesse momento zeze e luaiano faz sucesso com sonho de amor

  20. Daniel Moreira

    15/06/2012 08:20:46

    Piunti, seu texto está bem coerente. Realmente temos de saber separar a música sertaneja de misturas com outros ritmos, e de fato, letras menos elaboradas não ficam, não duram. O que não quer dizer que não sejam divertidas. Mas, para quem gosta de música sertaneja mesmo, tais misturas não acrescentam em nada e só atrapalha as vezes duplas que tem extremo talento, e acabam por ter sua divulgação minimizada. Exemplo: Di Paulo e Paulino.

  21. João

    14/06/2012 23:06:38

    Discordo, muitas das músicas que tocam nas rádios e quase não tocam nas baladas, a realidade na verdade é outra, as músicas mais dançantes pelo menos em Brasília e em Goiânia, isso inclui arrocha, funknejo etc não são músicas que tocam nas rádios, existe muita gente que curte apesar disso. Com a internet não é necessário mais que se diga que isso é ou não sucesso só por que está em certa "lista".

  22. Wanessa Silva

    14/06/2012 19:50:45

    A única coisa que eu sei, é que eu só gosto da música sertaneja/romântica e caipira! E o resto... é resto!

  23. Denis

    14/06/2012 19:38:43

    Euler Coelho (JB&V) alertou os compositores no twitter sobre isso (dia 12/6) e foi retwitado pelo Dudu Borges: "@DuduBorgesVip Nenhuma!! RT @eulercoelho: nos últimos 4 anos, NENHUMA das músicas que foram as mais tocadas do país foram nesse estilo que vcs estão compondo."

  24. Thiago Crespim

    14/06/2012 19:31:53

    EXEMPLARES, TALENTOSOS, COMPETENTES, MÚSICAS DE QUALIDADE COM LETRAS ELABORADAS, SEM DÚVIDA VICTOR E LEO!!!

  25. victor

    14/06/2012 18:26:09

    Perguntei pois artistas como Paula Fernandes e Vitor e Léo que estão sempre entre os mais tocados nas radios, pouco aparecem em shows(fora nos proprios shows, claro). E a Crowley sim tem credibilidade, mas não creio que um ranking do ecad mostre bem a realidade... é valido a critica, mas infelizmente a musica "sou foda", por exemplo, com certeza esteve entre as mais tocadas em shows de 2011. Pra mim Jorge e Mateus continua salvando a classe.

  26. Jorge

    14/06/2012 18:18:42

    Camaro amarelo veio devido ao sucesso com a musica Dodge ram....

  27. Gabriel

    14/06/2012 17:57:48

    Cade Jorge e Mateus?Pode chorar é de 2007/8!

  28. André Piunti

    14/06/2012 17:41:35

    O ranking de show é do Ecad, os de rádio são da Crowley. Na verdade costuma muito as mais tocadas de um ano nas rádios serem as mais tocadas dos shows no ano seguinte. Como exemplo, "E Daí", entre as tops das rádios em 2010 e entre as tops dos shows em 2011.

  29. Victor

    14/06/2012 17:36:03

    Piunti, só por curiosidade, de onde sairam esses dados??Realmente acredito que musicas de radio e musicas de shows são bem diferentes, por isso voce deveria ter colocado as mais tocadas em shows e em radios de cada ano. Acredito que se fizer isso, alguns dos mais tocados nas radios não vão nem aparecer na lista dos mais tocados em shows do mesmo ano.

  30. Re

    14/06/2012 17:18:21

    Estou aqui pensando até onde vai esse negócio de funknejo e quem é que se permite ouvir esse tipo de coisa? As pessoas gostam de misturar tudo e o "sertanejo universitário" entrou nessa onda, os que ficam são os nomes de sempre (Zezé, Bruno e Marrone, etc.)A música ganhou muito nos últimos anos com Paula Fernandes e Victor e Leo, que fazem suas músicas e passam respeito ao público que escuta. Até onde essa loucura vai, não sei, mas que é passageiro, é, assim espero, esse negócio de carro, de pegar e despegar deve chegar ao seu fim, please.

  31. cloves

    14/06/2012 17:00:33

    descordo que jorge e mateus tem tido uma linha, diferente de victor e léo, que possui um mesmo estilo, jorge e mateus estoro com seu primeiro DVD, onde rolava só modão e musicas com o estilo arrojado do sertanejo.

  32. Igor

    14/06/2012 16:58:56

    Contra fatos não há argumento, parabéns Piunti!!!

  33. Breno Giesen

    14/06/2012 16:56:01

    Eu acho que o Sorocaba foi infeliz nessa as mina piraaté porque tem vários compositor que tem musica do mesmo estiloe eles não precisa mais de sucesso pelo menos até o fim do ano

  34. Caroline

    14/06/2012 16:27:27

    Concordo com você, pois essas músicas misturadas com funk, arrocha etc e tal tocam muito de início mas não tem conteúdo, não transmitem nada de valor. Prejudicam o sertanejo de verdade e os artistas que o representam, como os que você citou acima.

  35. Marcelo

    14/06/2012 15:11:09

    Piunti, faça um favor para a música sertaneja brasileira, mande esse excelente texto a todos os produtores, empresários, investidores e novas duplas desse país porque parece que não tem NINGUÉM percebendo isso.

  36. Fernanda Passos

    14/06/2012 15:08:12

    Tiraria dessa lista Fernando e Sorocaba, que desde sempre gravam musicas no estilo de "as mina pira"...

  37. Carlos André

    14/06/2012 15:04:48

    Não vai ter nenhuma onomatopeia em 2012. Nem tchu tcha. Anote aí.

  38. André Piunti

    14/06/2012 15:04:40

    Sim, é que de 2010 eu pus o ranking das mais tocadas em shows, só pra não dizerem que estou me baseando apenas pelas rádios.

  39. Ricardinho Giaciani

    14/06/2012 15:00:59

    Cade Guilherme e Santiago com E dai?...foi musica mas tocada em 2010

  40. Daniel Rigon

    14/06/2012 14:59:12

    Espere ver as melhores de 2012. Certamente você verá muitas (ou pelo menos algumas) onomatopéias.

  41. MauroJeM

    14/06/2012 14:50:08

    Amo noite e dia foi lançada no 2 semestre, então acaba tendo desvantagem. Quem lança em janeiro/fev, como Chora me liga ou Pra Vc, acaba tendo vantagem de tocar o ano inteiro, entende?

  42. Cah.

    14/06/2012 14:48:37

    Pior é que os artistas não se tocam disso. Quem sabe vindo de um jornalista como você Piunti, faça as criaturas colocarem na cabeça, que isso vai destruir o sertanejo, e não popularizar. Pq a opinião do público real do sertanejo parece não contar mais para os artistas. O que colocou a música sertaneja em evidência de 2008 pra cá, não foi tchu tcha tcha, foi Victor e Léo, Luan Santana. Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba ( de antes, não de " As mina pira" ). Enfim, o público que se conquista com funknejos da vida, não é fiel, é o povo das modinhas.

  43. Renata Pilatti

    14/06/2012 14:47:25

    Estranho não aparecer Amo noite e dia de Jorge e Mateus!

  44. Renato Moraes

    14/06/2012 14:45:34

    Qual o maior sucesso do arrocha? Nao existe, nao tem, é pressão. Ve se o Jorge Gravou arrocha, ve se o JBV gravou, se o Sorocaba gravou, Se o Vctor e Leo gravou. Ninguém. Invenção.

  45. maurinho

    14/06/2012 14:38:27

    o tchu tcha é das piores coisas que já nos aconteceu

  46. Carlos André

    14/06/2012 14:36:30

    A verdade é que a série B da música sertaneja tá muito mais barulhenta que a série A. Só que isso não muda o fato de que só na série A você joga o campeonato principal.

  47. Fe Camargo

    14/06/2012 14:32:28

    o grande exemplo do sertanejo atual é jorge e mateus. eh a melhor formula a se copiar, de músicas não-boçais mas também não complexas. letras e melodias simples, mas boas. não há segredo. clipe com mulher rebolando não vai virar.

  48. Felicio

    14/06/2012 14:31:54

    Boa Piunti

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso