Blog Universo Sertanejo

O novo sertanejo e o complicado público-preguiça

André Piunti

Na semana passada, um dos assuntos mais comentados no meio sertanejo foi o lançamento da música ''Lendas e Mistérios'', de Fred e Gustavo com Maria Cecília e Rodolfo. A primeira dupla, para quem não conhece, é uma aposta do ''Clube do Cowboy'', empresa promotora de shows que esteve por trás do sucesso de Victor e Leo.

A tendência é que a dupla comece a aparecer a partir dos próximos meses, com o lançamento do DVD gravado no sábado retrasado, 16, em Uberlândia.

A canção ''Lendas e Mistérios'', publicada por aqui na semana passada, tem história, letra e foge do padrão do que tem sido lançado por aí. Além do mais, o refrão também é forte. Quem não ouviu, pode conferir abaixo.

A narrativa extensa, pouco comum nos últimos anos, foi o principal alvo dos elogios. Curiosamente, vai na contramão do preguiçoso novo público sertanejo. Não à toa, já surgiram comentários de que a música é muito boa, mas não para rádio.

-''É difícil de decorar'', dizem.

A torcida para que ela vire sucesso é grande, pois encorajaria outros artistas a procurar por canções diferentes.

O novo CD de João Bosco e Vinícius escolheu um lado e foi em frente. Quem ouvir a primeira faixa do novo álbum, chamada ''Constelações'', vai se deparar com uma baladinha pop, que poderia muito bem ser gravada por uma banda jovem, mas com uma sanfona que ainda a deixa presa ao sertanejo.

Como realmente ninguém tem certeza do que vai virar sucesso ou não, a dupla fez sua aposta e acredita que inovar é o caminho. A canção pode ser ouvida abaixo.

Tentando entender o que o povo quer ouvir, é inevitável criar confusão. Em que música apostar, se o público atual transformou um pagode em uma das músicas sertanejas de maior destaque no ano passado?

Michel Teló virou uma figura descolada que consegue levar público no Rio de Janeiro. Ele estourou com ''Fugidinha'', emendou ''Se intrometeu'' e agora, após quase ter colocado nas rádios ''Me Odeie'', regravação de uma banda de rock, trabalha a canção ''Larga de Bobeira''.

Há outras músicas melhores que ela no DVD, mas são batidões. E batidões, para quem está provando de um público ''descolado'', não é assim tão bom negócio. Em meio a tantas duplas, quantos não apostaram que Michel sumiria após sair do ''Tradição''?

Quem melhor entendeu o público dessa nova geração foi Sorocaba. É criticado por suas músicas de estrutura e letras muito simples, mas é o segundo arrecadador de direitos autorais no Brasil. ''Meteoro'' tem a mesma estrutura de ''Paga pau'', mas como discutir se as duas conseguiram fazer muito sucesso?

Enquanto Luan aproveita a exposição na novela da romântica ''Amar não é pecado'', quem se destaca no rádio é mais uma de Sorocaba, a nada rebuscada ''Um Beijo''.

Afinal, como dizer que ele não entendeu inteiramente o novo público preguiçoso, se a atual canção mais festejada em seus shows tem o refrão ''Tá tá tá tá''?

O último hit de Victor e Leo foi ''Borboletas'', uma metáfora. Usar metáforas não tem sido bom negócio, as letras de Victor são exceções. Mesmo assim, ele parece não se conformar em ver que muita gente não entendeu, até hoje, que ''sapo caiu na lagoa'' também é uma metáfora. Assim como vai olhar decepcionado ao ver que muitos não entenderam como se bebe água de oceano.

Victor e Leo sempre se preocuparam antes com o que estão a fim de gravar do que com o que o público espera deles, e tem a consciência de que essa postura de não ficar correndo atrás de hits pode causar diversas oscilações na carreira. Só que como já dito, é tudo uma questão de postura, e eles assumem essa.

Como entender um público que, em um barzinho, canta de cor a não-trabalhada ''Mil Anos'', do último CD de Jorge e Mateus, e tem a capacidade de se perguntar ''que música é essa?'' quando começa a tocar ''Traz ela de volta pra mim'', um dos grandes sucessos da dupla? Que público é esse?

Colocando-se no lugar de um cantor de sucesso, os conflitos ficam mais claros.  O quanto arriscar? Mexer em time que está ganhando? Vai do perfil de cada um, e a forma de tocar a carreira também faz parte do sucesso de uma dupla.

O público atual é tão infiel e volúvel, que troca facilmente um show sertanejo por um do Exaltasamba, tanto que a banda está nas programações dos maiores rodeios esse ano. Para quem só está a fim de festa, é basicamente a mesma coisa.

É uma situação complicada de se administrar, por isso mesmo tanta gente tem errado.

No entanto, essa é a realidade.

  1. guild wars 2 gold

    23/01/2013 09:09:03

    http://www.guildwars2gold.com.auguild wars 2 goldguild wars 2 gold http://www.guildwars2gold.com.au

  2. cleber galdino

    27/08/2012 01:45:11

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  3. Leena Slauson

    18/07/2011 11:13:50

    Have you ever considered creating an e-book or guest authoring on other sites? I have a blog based on the same theme if you're interested.

  4. Marcelo Pain

    14/05/2011 09:45:03

    Piunti essa última semana, escreveu sobre 2 assuntos polêmicos mas que algum tempo já vinham me incomodando: a banalidade das letras sertanejas e a separação de duplas tendo os 2 textos muito embasamento e convicção nas declarações: PARABENS, PIUNTI.Quanto à esta questão das recentes letras do sertanejo, é tão díficil de se discutir porque entre outras funções do sertanejo, está a do puro e simples "entretenimento". É o que o Teodoro & Sampaio, Gino & Geno já fazem algum tempo e recentemente João Carreiro & Capataz com temas ligados às amenidades e chacotas do dia-a-dia.Obviamente que tudo "dosado" não prejudica: fico triste - por exemplo - o último trabalho de Victor & Léo não ter tanta exposição como os últimos haja vista que as letras são incríveis e poderiam ser incluídas facilmente no repertorio nas noites sertanejas dos grandes centros.Mas enfim, como diria o J. Quest, vamos ver "até onde vai"....

  5. Lurana Glória Guimarães

    11/05/2011 21:32:14

    André, falou tudo, absolutamente tudo...por isso eu, como goiana que cresceu ouvindo sertanejo, estou cada vez mais decepcionada c/ o sertanejo. Admirava muito o Jorge e o Mateus até virem c/ esse negócio de "Elétrico" não me vejo correndo atrás de um trio elétrico em um show de sertanejo...SERTANEJO???? Um show desses de sertanejo não tem nada...mas continuo admirando os meninos e pretendo ir a um show deles desde q naum seja elétrico. Quanto ao Victor e Léo eles tão se lixando pra mídia, eles gostam de fz música, faça sucesso ou não, por isso os admiro tanto!

  6. Mariana

    02/05/2011 20:19:06

    Boa Noite,eu seria ignorante de perguntar oq significam as metáforas 'agua de oceano pra beber' e 'sapo caiu na lagoa'!?!?!?ammmmo victor e leo, canto essas musicas.... mas realmente não sei oq significa...Alguem sabe?Obrigada desde já!

  7. Cintia

    29/04/2011 11:25:00

    Matéria muito interessante. Parabéns Piunti! E acho q atualmente as pessoas não estão se importando muito com a letra as músicas e sim com o batidão, por isso q estão fazendo tanto sucesso principalmente com a galera jovem. Curto muito música sertaneja desde criança e não troco por nada.

  8. Ana

    29/04/2011 07:59:29

    Olá...Tem gente aqui que parece frustrado!!!!Acho que na música tem espaço pra todo mundo.O sertanejo sempre foi descriminado, agora que faz sucesso nos quatro cantos do país, sempre tem alguém pra criticar.Como qualquer estilo musical, as músicas vem e vão, e só se mantem quem é criativo e cativante. O Piunti faz o trabalho dele como qualquer outro crítico, ou vai me dizer que não existem críticos de outros estilos musicais?? Está cheio de blogs por aí comentando sobre rock e afins.Acho que esse estilo nunca vai morrer, sabe porque?? Porque as pessoas gostam de novidades e esperam sim que o cantor/duplas inovem!Ótimo dia a todos...Bjuuss

  9. Letícia Rosa Zucco

    27/04/2011 16:01:48

    Fabeta concordo plenamente adorei seu comentárioMudando de assunto que música perfeita essa 'Lendas e mistérios' nãao consigo parar de ouvir.

  10. Silvana Ramalho

    26/04/2011 19:02:28

    Tem um fulano aqui, tal de MArcos, que poluiu o site com suas fraquezas e anseios, demonstrando toda sua frustação, parece que querendo ser artista e até mesmo invejando o jornalista que escreve. Sem um pingo de classe!

  11. fabeta

    26/04/2011 18:55:28

    mto bom o post! é a moda né, um dia qm ouviu é o tchan ta ouvindo sertanejo hj... mas só qm gosta mesmo e admira é q sabe a história e reconhece o talento desses artistas, pena q pra serem reconhecidos pensam primeiro no $$..eh por isso q victor e leo são tão bons, fazem oq acham certo, independente do que os outros pensam...e jorge e mateus, sem palavras mto futuro ainda...

  12. Gabriela

    26/04/2011 15:41:25

    Prá começar já escreve fernando minúsculo porque é analfabeto mesmo. Depois deve ser um frustrado tentando algo e como é um sem eira nem beira, fica dando uma de revoltadinho ofendendo o dono do blog, defendendo quem não precisa defesa, porque o texto não tem ofensa à ninguém. Morto de inveja, será que já conseguistes algo na vida ou pensa em viver de atacar quem nem sabe que você existe, se nem saco prá puxar você tem!!

  13. Letícia Rosa Zucco

    26/04/2011 15:29:37

    Entendo siim a critica do Piunti e concordo.

  14. Gabi

    26/04/2011 15:25:18

    Agora perde mais 20minutos desligando o computador e pedindo perdão por entrar no site alheio prá enccher o saco de quem não te pediu palpite.

  15. Larissa

    26/04/2011 14:55:03

    Confesso que eu adoro sertanejo, desde pequena sempre ouvi e gostei e agora gosto ainda mais, tanto que conheço e amo todas as músicas de algumas duplas como Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, João Bosco e Vinicius, a recém chegada, Paula Fernandes... são todas músicas muito boas.No último ano, teve na cidade em que moro o rodeio e um dos dias teve o show do Exaltasamba, compareci todos os dias, no entanto, neste dia em especial, não consegui esperar terminar o show. Acredito que muitas pessoas que, assim como eu, vão às festas de peão porque gostam desse estilo musical se comportaram da mesma forma.Tem de haver diversidade mas acredito que em rodeio, o que manda é a música de peão. É o sertanejo que é tradição nessas festas e tenho para mim que tradição vale muito mais do que a moda!

  16. Fernando Hiro

    26/04/2011 14:35:25

    Cara massa a matéria!Parabéns!

  17. Ana Maria

    26/04/2011 12:21:19

    Eu só vou nos shows para ver um certo cantor lindo de morrer. Pouco me importa o que canta ou o que fala eu não ouço mesmo rs...fico hipnotizada na beira do palco e quando vejo o cara já está me dando tiau rs...

  18. Elias

    26/04/2011 12:19:38

    Se o cara for pensar só no dinheiro e na fama fica louco mesmo. Mas acho que quem não se importa com o que o público gosta de ouvir é quem já está com a vida arrumada financeiramente.

  19. Marcia

    26/04/2011 08:46:22

    Tenta ir la gravar um cd com o Dudu Borges, tenta!! ele é mais artista que os artistas que ele grava!!! É um falsario plagiador!!! Claro que tem seus meritos mas esta longe de ser o melhor. Todos querem gravar com ele pois a mafia de radios e imprensa e aqui se enquadra o Andre Piunti só irao olhar para o trabalho se tiver assinado pelo pseudo produtor Dudu Borges, essa imprensa é muito puxa saco, basta ver os twits do piunt se ele dá bola para quem nao esta na midia..............

  20. MArcos

    26/04/2011 08:40:19

    Aí temos uma fa de JB&V, aposto que ela tem algo em torno de 20 anos. Vamos ver o que ela ira acha daqui 5anos. Esse publico nao é fiel!!! e essa modinha passara. O publico do Luan Santana é mais fiel do que de todas essas novas duplas juntas.

  21. MArcos

    26/04/2011 08:37:17

    Aí sim vi alguem dizer a 'verdadeira verdade' parabens fernando no post acima que disse o que é essa imprensa imparcial a qual se junta com as radios e sao um bando de puxa sacos e o piunti logicamente que tem seus meritos mas que ja foi contaminado e agora nao tem mais volta........

  22. Degmar

    26/04/2011 08:23:20

    Exelente Texto:A matéria aborda um tema muito importante nos dias de hoje, as pessoas por Ns motivos:falta de tempo ou por não ter o hábito de ler mesmo, ou ão conseguir entender certas metáforas, acabam preferindo algo mais resumido, direto mesmo, bem editado do tipo uma estrofe e o refrão já tá bom! na verdade música sem conteúdo, só no larilarai. Daí então surgiu o título público-preguiça, prá dar destaque ao texto.Sendo assim, os grandes artistas com suas músicas elaboradas passam a dar vez a êssas novas duplas com músicas mais simples, sem nenhum conteúdo, só que nem todos acertam e acabam ficando com carreira morna. Aí um destaque para um determinado artista que entendeu o que mexe com êsse público e está acertando em todas que escreve, por exemplo, tá, ta, tá, ta. Mostra que hoje as pessoas não estão preocupadas nenhum pouco com o conteúdo da música, vão se divertir e pronto! daí a comparação Sertanejo e Exaltasamba tanto faz. Sem críticas à artistas, empresários, ou público, é abordando a realidade prá quem gosta de boa leitura.Como adoro música sertaneja, êsse texto me fez refletir, pensando no seguinte: Se está assim mesmo, que está aí prá todos verem a tendência, a cada dia que passa a música está mais instântanea, dissolve num segundo! vai restar o que prá história!Hoje temos na historia passada das mais belas música que é OLHOS DE LUAR, e no futuro..... Paga-Pau, Chora me liga, Meteoro ou Tá, Tá, Tá, Tá!!!!!Parabéns Piunti, pelo seu trabalho.

  23. Maria de Fatima

    26/04/2011 07:30:46

    Xiiiiiiii, êsse MArcos deve ter sido atingido pelo disco voador.... rsrsrs, sabe nem avaliar uma boa crítica, já vem com pedra na mão, se pretende ser cantor a longo prazo, reflita! só isso. É o que deu pra entender.Quem é você ô Zé Mané, prá criticar Jornalista aqui? grão de areia no Oceano? ou você deve ser algum projeto de cantor querendo ser o tal . Se você realmente lê e entende criticas pq não aproveita prá se viabilizar ao invez de atacar quem você imagina que conhece. Antes de censurar o trabalho sério das pessoas deveria ir pro banco da escola aprender pelo menos o que significa respeito. Alguém te convidou à ler aqui, não né. Então volta prá sua insignificância .Desculpa Piunti, eu tinha que escrever pq eu também tento trabalhar e tem sempre êsses analfabetos tentando distorcer as mensagens.

  24. MArcos

    26/04/2011 00:57:05

    Andre Piunti voce como jornalista deveria ser mais imparcial, deve ser dificil pois muitos artistas tambem puxam o seu saco e o seu sucesso subiu a cabeca, mas pare de puxar os saco das novas grandes duplas e dos empresarios destes. Fica muito chato para alguem que pensa em uma carreira a longo prazo.

  25. Ubirajara Tadeu Costa

    26/04/2011 00:44:59

    Vale lembrar que o publico sertanejo é fiel, quem nao é fiel é o publico dessas novas duplas, acontece que essas novas duplas vivem do marketing e milhoes investidos para se manterem na midia. JB&V é uma dessas que fizeram sucesso com Chora me liga e há dois anos vivem da midia que conseguiram e dos puxa sacos de radios e imprensa. O problema é que os artistas, empresarios e produtores perdem a referencia pois os puxa sacos elogiam qualquer coisa que eles fazem. Quantos anos mais terao de carreira JB&V?? Triste ver Bruno e Marrone gravando coisas como o ultimo CD, um dos maiores cantores e compositores (Bruno) se rebaixando à essas duplas sem conteudo, cade sua inspiracao das maravilhosas letras e musicas que sempre fez?? Parabens Eduardo Costa pelo ultimo trabalho, acima da media! Se no brasil nao tivesse pirataria e o ECAD fosse serio com certeza teriamos melhores artistas que poderiam viver dos cds e direitos arrecadados, acontece que hoje o artista vive de shows e quem frequenta os shows sao publicos entre 15 e 25 anos, publico este que nao venera mais uma dupla como Bruno e Marrone.

  26. Guilherme

    26/04/2011 00:24:26

    Parabéns André. na minha opnião uns dos seus melhores textos até hoje aqui no blog, se não o melhor , e retrata perfeitamente o que muitas pessoas pensam, inclusive eu, o sertenejo está caminhando para um lugar onde talvez não tenha volta, cade aquelas canções marcantes, cantandas com ódio como o Bruno e Marrone faziam antigamente, isso esta entrando em processo de extinção, não que eu não goste do atual mais é bom ter de tudo um pouco se não vira uma coisa monotona e sem graça, sempre com as mesmas rimas , mesmos ritmos ...

  27. Adelson

    25/04/2011 23:41:23

    Acabei d perder 5 min lendo o txt e mais 10 min lendo os comentarios... Td mundo brincando d profeta... Lamentavel? Sim, muiito!!!

  28. carolina

    25/04/2011 22:54:55

    Tudo uma droga essas duplas sertanejas, o cantor Eduardo Costa canta musica boa de verdade ,suas musicas faz agente ate chorar,tem emoção e ritimo.Sem contar seu show um verdadeiro espetaculo.Tem vez q a gente ouve uma dupla cantando e acha q é outra, tudo a mesma merda

  29. @MarceLLoMarcos

    25/04/2011 22:47:55

    Exato. Tem muito conteúdo excelente que nunca vai sair do desconhecido. Hoje os artistas recebem um variado e farto material para escolha de repertório. Cada artista/produtor/equipe utilizam critérios independentes para adição em um novo trabalho. E acertam a mão as vezes que inesperadamente, como dito pelo Euler Coelho qdo escreveu a música Chora me liga no box do banheiro.

  30. Tiago Alves

    25/04/2011 22:46:47

    André, percebi um certo tom de desabafo no seu texto. Confesso que a um certo tempo esperava um post desse. O que penso é o seguinte: hoje a música sertaneja literalmente virou bagunça. A mídia caiu matando em cima, a coisa virou mesmo uma fonte de dinheiro. Não querem nem saber se estão fugindo dos padrões. Tenho uma irmã que vive falando mal de sertanejo, sempre fala mal do Zezé Di Camargo (que aliás sou grande fã) e outro dia veio me dizer que a Paula Fernandes é a melhor cantora sertaneja que existe. Eu, como amante da música sertaneja abri o jogo: Paula Fernandes não é sertaneja, canta muito, compõe maravilhosamente bem, mas é artista da MPB. Minha irmã quase me bate! Agora me digam, estou errado?Voltemos ao passado, a tempos de Tião Carreiro ou Tonico e Tinoco, depois avancemos ate a década de 80 com Trio Parada Dura e Milionário e José Rico e eu pergunto, Paula Fernandes é sertaneja!? Sou grande e fiel fã da música sertaneja, nasci e cresci ouvindo sertanejo e só sertanejo. Conheço do caipira da década de 50 até o universitário dos dias atuais e sinceramente estou preocupado pra onde as coisas estão indo. Quem não se lembra do cd pista sertaneja da SOM LIVRE. Quando vi o comercial pela primeira vez me senti ofendido. Onde ficaram as raízes?! Onde está a simplicidade, o romantismo e até mesmo a melodia sofrida do nosso sertanejo. Não foi o público que passou de uma hora pra outra a gostar exageradamente de sertanejo, foi o sertanejo que passou a agradar exageradamente um público infiel que como Zezé Di Camargo disse um dia, enquanto o artista está cantando la no palco o cara ta beijando a boca da menina e num ta nem ai pro show (aliás o cara ta certo). Não sou contra inovações, aliás boa parte das mudanças que o sertanejo atual trouxe me agradaram, boa parte , mas não todas. Sou contra exageros e bagunças. A coisa virou um comércio descarado, exagerado e bagunçado ao ponto de gente que nunca gostou de sertanejo querer discutir comigo (comigo!!), gente que nunca cantou sertanejo cantar pra entrar na onda e quem era bom se rebaixar pra fazer sucesso. Vamo prestar mais atenção gente, nossa tão amada música sertaneja não merece o que estão fazendo com ela.Abraço a todos.

  31. Leticia

    25/04/2011 22:42:59

    Mto boa mesmo Jéssica, a LENDAS & MISTÉRIOS. na terceira vez que ouvi já cantava ela todinha!

  32. @MarceLLoMarcos

    25/04/2011 22:41:40

    O termo "esta música vazou" também é usado de forma comercial para divulgação, mascaradamente.

  33. @MarceLLoMarcos

    25/04/2011 22:38:27

    balela

  34. Luiz

    25/04/2011 22:33:02

    Dependendo do momento, tem que ser uma música simples mesmo...quando o artista ta consolidado pode lançar músicas mais elaboradas que o público vai receber com um olhar de surpresa, mas vai gostar.

  35. Jeniffer Bittencourt

    25/04/2011 22:26:58

    Piunti está de parabéns!Levantou uma questão que muitos nunca pararam pra pensar.Na verdade o que eu penso sobre essa história toda é que, quem faz música sertaneja de verdade e por amor à música e sua história, não vai modificar sua maneira de compor ou de cantar só com a intenção de se adequar ao mercado.O fato é que, se alguém nesse meio musical, fizer algo somente visando o dinheiro e a fama, isso pode até vir, mas será superficial e passageiro.Sucesso, dinheiro e reconhecimento devem ser consequências e não objetivos.Tudo que vem fácil demais vai embora da mesma maneira.O chamado 'novo sertanejo' ainda está engatinhando, e tem muito a aprender com aqueles que construíram e constroem a história da musica sertaneja. Mas eu sou otimista!O 'novo sertanejo' ainda tem futuro! (Creio eu!)Mas cá entre nós, nada melhor que uma boa e velha moda de viola pra rebentar e remendar o coração!! :PBejão Piunti!Parabéns!

  36. Pedro Capetti

    25/04/2011 22:18:38

    Eu reparei aqui e li quase todos os comentário e o do Nandinho Oliveira me deixou bastante pensativo em uma questão que talvez não seria bem assim... Podemos reparar muitas duplas da era antiga ainda são lembrados e principalmente escutados por aqueles que preferem muito mais uma moda de viola do que ficar ouvindo o atual ''Sertanejo Universitário'' e tenho que concordar que muitas musicas do Universitário fogem muito do ''padrão'' Sertanejo como é o caso de Fugidinha (Michel Teló). Existem aqueles que são da nova geração do sertanejo, que são aqueles que gostam de um batidão nas músicas e com refrões curtos para fácil memorização que é o assunto principal do texto e que é o que o publico gosta e que é o caso de To Passando Mal (Fernando e Sorocaba) e E Daí! (Guilherme e Santiago) e que estão na boca do povo, tanto que a segunda foi a volta da dupla Guilherme e Santiago.Para mim, o Sertanejo virou o MPB do século XXI (podemos comprovar isso com o aumento de duplas sertanejas no Brasil) e principalmente vai continuar reinando durante muito tempo, do mesmo jeito que foi a era Bossa Nova nos anos 50 e todos nos lembraremos desta fase em que vivemos e da fase das Modas de Viola que até hoje lembramos e existem os cantores atuais que fazem as regravações e são muito interessantes pois coloca a música antiga na boca do povo atual, fazendo seus acordes um pouco mais 'evoluidos' ... O importante agora para todas as duplas que estão surgindo e principalmente, para as que já estão fazendo sucesso é continuar fazendo diferente, ter um diferencial seja ele qual for pois possa ser que o diferente que voce fez hoje faça sucesso daqui um tempo, como foi com Fugidinha do Michel Teló que considero a maior cagada que já vi no mundo do Sertanejo Universitário, e me desculpem os críticos que possam a vir me criticar nos proximos comentários mais isso sim foi uma cagada tremenda, e que acertou no gosto músical do nosso povo brasileiro (o que não é muito dificil) Sobre o Sorocaba, muito se critica sobre suas composições por serem 'sem sal' mais estão na boca do povo, prova disso é Luan Santana que estorou como um Meteoro cantando várias composições de Sorocaba, ele sabe que o povo gosta de refrões curtos e um batidão e de coisas diferentes, por isso ele é empresário e produtor e suas duplas já estão estourando... ser apadrinhados por ele é um sonho para qualquer um que está começando.Por fim, uma pergunta: Voces ainda tem duvidas que o Sertanejo Universitário veio para ficar e se tornar a MPB do Século XXI?

  37. rodrigo

    25/04/2011 22:17:38

    Bela matéria Piunti,apesar que muitos irão questionar algumas coisas,mas pela maioria dos comentários que eu vi,todos seguem a mesma linha,que o que queremos mesmo é a qualidade que se via no sertanejo da década de 90,dos "medalhões" e não o que vemos hoje com músicas que não tem conteúdo,que não contam uma história.Esperamos que os "medalhões" não se curvem pra esse lado comercial e pirotécnico até porque eles não precisam disso e se assim o fizerem ficaremos orfãos.

  38. menogueira@gmail.com

    25/04/2011 22:06:38

    Muito bom o texto!O povo 'e pregui'coso!O maior exemplo disso 'e o Sorocaba.Quem escutar um CD da dupla Fernando e Sorocaba vai ver muita musica complexa, com historia, romantismo e conteudo. Muitas Composicoes do Sorocaba sao lindas deeeemais!Mas quais musicas o povo quer ouvir? Aquelas que grudam na cabe'ca, as modas f'aceis e rapidas.

  39. Michael Andrade

    25/04/2011 21:59:01

    Será por que alguns cantores disponibiliza musicas antes de serem lançadas????eis essa duvida no mundo musical!!

  40. Marco Cesaroni da Silva

    25/04/2011 21:58:18

    Achei a definição: POP/ROCK RURAL.

  41. Thaís Borges

    25/04/2011 21:53:40

    Bela matéria!!!!!Fazia tempo q não via uma dessas!Disse tudo piunti........parabéns!

  42. Marco Cesaroni da Silva

    25/04/2011 21:50:45

    Boa matéria. Acho de verdade que esse Sertanejo novo nada mais é o Pop/Rock que saiu de cartaz anos atrás com a uma sanfona. Consigo enchergar esse sertanejo se aproximar cada vez mais de coisas do tipo Restart. Já pensou no SERTANEJO COLORIDO?

  43. Nandinho Oliveira

    25/04/2011 21:27:13

    hehehe Está acontecendo um Fenômeno Interessante... Eu li todos os 43 comentários anteriores a esse, e observei uma coisa...Nos anos 90, quando surgiram Leandro e Leonardo, Zeze Di Camargo, Jp e Daniel, etc... eu ouvi muitas críticas, dizendo que aquilo não era Sertanejo... porque nas músicas, tinha muita guitarra, bateria, e arranjos.... que o Sertanejo de Verdade, era o feito por Tião Carreiro, Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, etc... Hoje eu vejo esse mesmo fenômeno acontecendo.... só que agora, estão "reconhecendo" o que antes "NÃO" era Sertanejo, como o VERDADEIRO Sertanejo... então hoje, os contestáveis LeL, ZeL, JPeD, CeR, estão sendo reverenciados por aqueles que antes os criticavam! hehehehInteressante isso! Só que eu penso diferente quanto ao Sertanejo feito hoje, em relação ao que era feito nos anos 90 e antes... O sertanejo do "passado", fizeram história, escola, e nunca mais acabará... por mais que não venha fazer o sucesso de tempos atrás, sempre terá seus seguidores.Agora, esse Sertanejo Universitário, tem "data marcada" para se acabar, e não deixar saudades! Quem não se lembra do Forró Universitário (Falamansa, Rastapé...)? Das milhares de bandas de axé (Terra samba, bom balanco, netinho, eva, beijo, mel, harmonia....)? Da Lambada? Tudo fizeram muito sucesso, mas acabaram.... e nem são lembrados (Ihh lembrei, rs). Daqui 5 anos, perguntarão: "O que está fazendo o Jorge e Mateus, Sorocaba, Teló, JB e V...? Um ou outro, que conseguir PROVAR Talento, seguirá em frente... mas a grande maioria...! O que me entristece é ver Grandes Nomes do Sertanejo, sendo deixados de lado e até menosprezados, por causa de artistas, que como o Titãs disse: "É a melhor banda dos últimos tempos da última semana." Entendeu? Ver cantores tão bons como Guilherme e Santiago, baixando o nível, em busca de sucesso! Quem não sabe, procure escutar os 4 primeiros álbuns da carreira deles, e veja a diferença de conteúdo, para o último cd! É um absurdo! Parece 2 artistas diferentes! Mas não, são os mesmos, em busca de dinheiro e sucesso à qualquer custo, mesmo que pra isso tenham que cantar isso: "Safada, cachorra, bandidaDá o fora da minha vida, antes que eu perca a cabeça e te encha de tapa agoraSuas roupas, põe na mala, não me encoste e nem me fala, tô louco pra te pegar..."ISSO DEVERIA SER ANALISADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, pois isso é INCENTIVO a agressão às mulheres... mas as "cachorras" não estão nem ai... e depois vão chorando pra delegacia reclamar do marido que a espancou! Veja a Hipocrisia! Como eu gostaria de ser um deputado agora..... iria banir muuuuitas músicas de nosso cotidiano! Mas enfim, espero que o Daniel, e mais pessoas influentes, possam ler esse texto, principalmente a parte final!Um abraço!Fiquem com Deus!Leiam....

  44. Silas Fonseca (De Barretos / SP)

    25/04/2011 21:13:34

    Bela matéria André, meus sinceros parabéns. Não vou entrar em discussões fúteis e infantis, mas só quero dizer uma coisa. Gente, por favor, aprendam com o Sorocaba como se faz viu. O cara é o mió do Brasil hoje disparadoooooooooooooo.

  45. @MarceLLoMarcos

    25/04/2011 20:58:18

    Um bom termômetro é sugar essas opiniões. Vejo que muitas delas são descartáveis. Dentro de um mesmo público sertanejo temos opiniões controversas... falando de letras e conteúdos musicais, cada um vai se expressar de um jeito.Nos tempos atuais sucessos como "Separados" (Renê e Ronaldo) ou até mesmo "Cama Fria" (Leandro e Leonardo) pode ser um sucesso, talvez não seria um risco para os artistas enquadrar 2 ou 3 faixas para o disco com músicas deste conteúdo de letra.Mas eu acredito que assim como a massa escolhe o que quer ouvir, o artista também cria esta influência (tanto pelo talento quanto pela ousadia) por isso essas mudanças vem e emplacam (exemplo recente é o João Carreiro e Capataz).Me desculpem os que criticam letras que não podem ser ouvidas por uma criança de 4 anos, mas isso não vem de ontem. A educação de uma criança não é formada pela letra de uma música, do contrário um trechos como "Moço da mãozinha fina / na minha casa não entra / As mãozinhas delicadas / no pesado não agüenta" poderia agredir tanto nos tempos de Tião Carreiro, como as atuais ouvidas como citaram Paga-Pau (Fernando e Sorocaba). Palpites furados.Música é todo um conjunto, e se um dia alguém cantar COPO COPO COPINHO DESCARTÁVEL, ME USOU ABUSOU E JOGOU FORA, não vão deixar seus filhos serem influenciados e acreditarem que o ser humano deixou de ter valor no amor. É só uma letra divertida e que tem o conjunto do HIT/MELODIA com a Letra.

  46. Nandinho Oliveira

    25/04/2011 20:48:30

    Perfeito Gustavo... eh dificil encontrar uma musica hj em dia, que nao tenha malicia ao extremo.... infelizmente!

  47. Vanessa

    25/04/2011 20:24:57

    Gostei do texto e é inegável esta realidade... quem frequenta os shows percebe como muitos que estão lá, não estão nem aí pra quem está cantando... só cantam mesmo essas músicas de refrão mais fácil e olhe lá! As músicas mais elaboradas só quem gosta mesmo é quem é fã e compra o CD do artista! Mas, como toda onda, uma hora ela passa... e vamos ver quem ficará!

  48. Alexandre Marques Souza

    25/04/2011 19:34:52

    Concordo contigo. A maioria das duplas de hoje não tem história e nem sabe o que é música sertaneja. Só sabe que sertanejo dá dinheiro e quer montar dupla e gravar DVD.

  49. Alexandre Marques Souza

    25/04/2011 19:32:24

    "O público atual é tão infiel e volúvel"...Não o público de hoje não gosta de sertanejo. Gosta das duplas, dos cantores e estão pouco se lixando para que os mesmos estão cantando.A dupla pode cantar um monte de palavrões ou simplesmente tocar uma instrumental que o público fiel (da dupla) vai achar lindo.Voces jornalistas que escrevem e conhecem bem o meio sabem disto. Alguem aqui disse e assino em baixo.Tem dupla sertaneja que não tem fã.Tem é torcedor.

  50. Jaime

    25/04/2011 16:29:18

    Pseudofãs acabando com o sertanejo. Uma vergonha.Agora mesmo um site está promovendo uma votação dos "melhores" e como sempre a baixaria comendo solta entre "fãs" de duas duplas. Eu pergunto: as melhores duplas ? Não.São as duplas com maior "torcida" apenas.Lamentável para o sertanejo.Vai lá perguntar para algum destes "fãs" o que é sertanejo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso