Blog Universo Sertanejo

Música sertaneja, essa coisa estranha

André Piunti

A Folha de S.Paulo completou 90 anos essa semana, e disponibilizou na internet todo o seu conteúdo, desde 1921. Tudo o que foi publicado pelo jornal em 90 anos, pode ser conferido no http://acervo.folha.com.br.

Se você é fã de determinado artista, é só digitar o nome dele na ''busca'' e ler todos os textos nos quais ele foi citado. É um site a ser visitado com tempo, uma fonte legal para pesquisas, assim como o da Veja também é.

Só que assim como o acervo da Veja, o da Folha mostra como o jornalismo sempre tratou a música sertaneja: algo de outro planeta.

É como se ela fosse estranha aos humanos, e gostar dela fosse algo bizarro.

Em uma pesquisa rápida, li uma matéria chamada ''Classe média solta o Jeca em noite sertaneja'', publicada em 12 de julho de 1992. Ela relatava o evento ''Bradesco in Concert'', realizado no Ibirapuera, em São Paulo, que teve Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e Zezé di Camargo e Luciano.

Selecionei três trechos só para dar uma noção do tom utilizado:

___

''O ambiente família lembrava o Dia Nacional de Ação de Graças do Bradesco, o patrocinador do megashow. Só que se pagava ingresso e, em vez de um padre, um pastor e um líder espírita, estavam no palco três duplas sertanejas''

''As letras falam de um mundo primitivo, sem arestas ou neuroses. A moral é pré-rock'n'roll (um fio de cabelo denuncia o adultério na música homônima de Chitãozinho e Xororó!)''

''É um mundo carente esse. Tanto que o comedimento padrão vira histeria quando Leandro e Leonardo cantam ''Pense em Mim''. Liga pra mim, vai?''

___

Curioso é que sempre que o espírito da cachota fala alto, uma derrapada como na interpretação da simples ''Fio de Cabelo'' acaba saltando aos olhos.

Não é uma questão de época, hoje continua tudo muito parecido.

Esse foi só um exemplo. Vale a pena a consulta. Para quem gosta de olhar a história por uma visão diferente, é uma boa pedida.

  1. Gilmore33Jodie

    01/05/2011 20:26:07

    Various people all over the world take the business loans in different creditors, because it's fast and easy.

  2. ANGELA

    25/02/2011 11:05:48

    Realmente revoltante, o duro é que esse pessoal se considera acima do bem e do mal, as músicas deles é que são boas, referir ao CH&X, como uma dessas duplas, é no mínimo falta de respeito com a historia deles, mas é o tal negocio, ignorância não é só coisa de pessoa sem cultura, é muito mais de pessoa preconceituosa.

  3. Fábio Roque

    24/02/2011 12:05:19

    Falou pouco, mas falou bonito. Tô contigo e não abro.Tú és o ex-batera do tradição?!?!

  4. Fábio Roque

    24/02/2011 12:03:30

    Não leve a mal não, mas num dá nem pra ler tamanha ignorância e desconhecimento.Como diz a música de Fernando e Sorocaba: "Que raiva que dá!!!"

  5. Marjorie

    24/02/2011 08:19:02

    Anderson.....falou TUDO --> INTELIGENTE E O POVO QUE GOSTA DO QUE E BOM..

  6. Wanessa Silva

    24/02/2011 06:33:21

    Eu nem vou dizer tudo que eu penso sobre esse jornaleco... só algumas coisinhas...Cambada de hipócritas, preconceituosos, inbecis, pseudointelectuais...Música é gosto, e gosto cada um tem o seu e há de se respeitar o gosto musical dos outros, mas o que esse jornaleco faz é puro preconceito com a música sertaneja e com todos que a admiram.Existe música boa em todos os estilos, isso é uma questão de gostar ou não.E MPB significa música popular brasileira não é?Pois bem, música mais popular que a música sertaneja não existe.Existem outros rítmos que são populares também como o pagode, o aché, o pop/rock... mas acho que nenhum como o sertanejo.Os e.ts aí são esses pseudojornalistas desse jornaleco. Em que mundo que eles vivem?Olha, vou dizer uma coisa pra vocês, eu detesto esses "intelectuais", eles se acham as criaturas mais inteligentes da face da terra. Detesto gente que se acha melhor que os outros e ficam criticando sem saber.É como o Zezé Di Camargo vive dizendo nas entrevistas dele... "música popular é aquela que o povo gosta e canta".E eu já disse e repito... esse jornaleco, para mim, não serve nem para limpar a bunda.E VIVA O SERTANEJO E TODOS QUE OS ADMIRAM!!!

  7. ANDERSON NOGUEIRA

    23/02/2011 22:32:47

    A MAIORIA DOS INTELECTUAIS VIVEM NUM MUNDO FECHADO,,E PRA SER BEM SINCERO TIRANDO POUCOS QUE REALMENTE SAO PESSOAS INTELIGENTES ABREM A MENTE PARA O NOVO E RENDEM-SE AO QUE REALMENTE IMPORTA (A QUALIDADE )RESUMINDO EXISTE BOSSA NOVA BOA,PAGODE BOM,MUSICA SERTANEJA DE PRIMEIRA QUALIDADE ISSO E O QUE IMPORTA(INTELIGENTE E O POVO QUE GOSTA DO QUE E BOM)

  8. Vicente Alicio Machado

    23/02/2011 19:31:24

    Tem pessoas dizem detestar sertanejo e pagode e que gostam de Música Popular Brasileira, deve ser porque o nome é bonito MPB que apenas uma minoria elitista ouve, tanto que pra conseguir chegar a casa de 1 milhão de cd´s vendidos o Caetano Veloso teve que gravar Sozinho que é do Peninha.

  9. waldir silva

    23/02/2011 18:57:15

    se a Rede Globo que é considerada elite da televisão brasileira toca musica sertaneja ,geralmente nas suas novelas das seis, o que é uma "folha de S. Paulo" para ignorar este estilo tão marcante da musica brasileira, será que se publicarem algo a favor dos sertanejos, deixa de vender ? será que os "intelecutuais" leitores partirão para o concorrente?

  10. Manoel Proença

    23/02/2011 15:24:40

    Os "jornalistas" não souberam interpretar a música "Fio de cabelo". É de envergonhar.

  11. Isabel Cristina

    23/02/2011 11:47:22

    Entra e sai década, e o pensamento é o mesmo... Me lembrei de Ana Carolina falando de Chitãozinho e Xororó ("uma dessas duplas aí") Assistam http://www.youtube.com/watch?v=Cx9DiB8dxpw é no MÍNIMO revoltante.

  12. ANGELA

    23/02/2011 10:59:49

    Esses pseudo intelectuais da folha, são de morrer de rir, nem se dão o trabalho de saber mais a respeito, já vem com aquele papo "é brega " é o tal do preconceito, eu acho que o que importa é a musica ser de qualidade, se sertaneja, mpb, rock, samba, todas elas tem sua historia e precisa ser respeitada.

  13. Lucas Oliveira

    23/02/2011 08:53:07

    Jornal totalmente hipócrita.Gente culta, pra eles, deve ser quem ouve Chico Buarque, Caetano Veloso ou algum outro cantor mal educado, insuportável e estúpido com tudo e com todos. Ou então, quem fica pagando pau pra música internacional só pra ser "cool". Até o "Rei" Roberto Carlos se rendeu aos encantos da música sertaneja. E se fez isso, sinal de que o sertanejo tem seus (muitos) méritos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso