Blog Universo Sertanejo

Dança das cadeiras

André Piunti

Foi distribuído ontem, para a imprensa, um texto informando que a dupla Guilherme e Santiago não faz mais parte do escritório HRP, de Hamilton Poliscastro, que até o final de 2009 também foi empresário do cantor Daniel.

A notícia já rolava nos bastidores desde o final do ano passado, quando houve a separação, mas só foi oficializada ontem.

A dupla fazia parte do escritório desde 2002.

Esse assunto por si só, na verdade, talvez nem tenha tanta relevância para o público, a não ser pelo fato de que um empresário pode ajudar muito ou atrapalhar na mesma intensidade a carreira de um artista.

Nesse final de semana, foi fechado um acordo que será divulgado nos próximos dias, que traz a união de uma das promessas para 2011 com um dos escritórios mais fortes da atualidade.

Esse tipo de informação serve um pouco para explicar aos que não entenderam, que a lista publicada aqui sobre artistas que se destacarão esse ano, foi só baseada no que acontece nos bastidores, e não por gosto ou aposta.

Assim como em todo o tipo de negócio, na música sertaneja há os que têm mais poder no mercado, e esse poder obviamente é usado, como era nos anos 1990.

Interessante mesmo, seria se uma dupla, fazendo uma música fora dos padrões atuais, conseguisse se destacar sozinha e formasse público próprio, o que é muito difícil. Quem sabe, será assim o início da próxima grande mudança na música sertaneja, como aconteceu com Bruno e Marrone pouco mais de dez anos atrás.

  1. Luiz Roque

    20/01/2011 17:18:44

    Divulgação:gostosa cheia de cerveja mostra a aranha no bar e a galera fica de butuca( video forró)copie o link e cole no seu navegador, ou acesse no youtube teia de aranha luiz roque, http://www.youtube.com/watch?v=ePmkBi4AdK8

  2. Bruno

    19/01/2011 18:20:36

    Munhoz e Mariano fechou mesmo com a dut"s! André de oportunidade para duplas sem empresários cara! Uma vez na semana vc divulga uma e deixa o povo opinar se é bom ou ruim! Sem jabá claro! rsrs

  3. Boré

    19/01/2011 14:37:30

    Acho que o Munhoz e Mariano fechou parceria com Dut´s!

  4. Hermes

    19/01/2011 08:55:06

    Acertou de novo Felipe... Era mais ou menos isso que eu fiquei pensando depois que escrevi... Outro dia mesmo o André fez um belo texto sobre "acerto de repertório" eu continuo acreditando que essa é a grande falta dessa moçada de hoje... Eu fiz a menção ao Zé Henrique e Gabriel, mas tenho que concordar com você, parece realmente que faltou fôlego... Um abraço!

  5. Lilian Graciela

    18/01/2011 22:37:36

    Mudar as vezes é necessário mais para isso não é necessário que haja escândalo, sensionalismo de uma pessoal tão profissional, batalhador como Hamilton Regis Policastro!Sou uma fã não apenas dos artistas mais também de seus trabalhos que seguiram e o grande marco quem não conhece HRP Produções por onde passa é sucesso!

  6. Nayara Swarowski

    18/01/2011 22:01:26

    O Hamilton é um dos maiores empresários artísticos do país.Me orgulho em fazer parte (como fã) da família HRP.Sempre tive muita atenção e senti muita dedicação por parte de toda a empresa e do próprio Hamilton.Quem falar mal dos métodos que Hamilton usava com seus contratados, deveria ser processado. Me provocou repulsa o que estou lendo nos mais diversos sites de música sertaneja. Pena é que estão fazendo sensacionalismo em cima disso, jogando o empresário contra o público.Sabemos que não é bem assim.http://www.fasguilhermeesantiago.blogspot.com

  7. Felipe

    18/01/2011 16:36:25

    Ai, Hermes. Acho q os que você citou, sem querer ser meio cri cri, perderam o fôlego. Aquela coisa de momento é difícil acertar, e quando passa, me parece que a tendência é ficar tentando acertar alguma coisa, mesmo que saia totalmente da tua proposta inicial como artista.Se a gente foi lembrar do Bruno e Marrone, eles foram crescendo aos poucos até explodirem mesmo. O Zezé, que apanhou bastante, teve que mudar de estilo pra acertar a mão no romântico dos anos 90. O grande problema é que a música atual é de uma qualidade inferior e está mais dominante do que nunca. Acho que dessas duplas que a gente conhece hoje, não tem nenhuma que possa surgir balançando tudo. Mas espero que haja mesmo alguma escondida.

  8. Hermes

    18/01/2011 16:12:45

    Falou André... Sabe, eu acredito que essa dupla fazendo "musica diferente" ja esta ai, ou "estava..." Mas estão tomando o mesmo rumo dessa nova maioria... Zé Henrique e Gabriel, tinham tudo pra ter um papel diferente e destacado no cenario sertanejo... E muita gente boa e importante do proprio meio, afirma isso tambem... Porem...! ? ! ? Mas continuo acreditando que daqui a pouco surge alguem do nivel parecido com o de Bruno e Marrone, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago de uns tempos atrás... Uma dupla que eu aposto que ainda "chega la" é Hugo e Tiago... O dupla "paxonada demais" hein...!!!

  9. Leonardo

    18/01/2011 16:10:38

    Na história da humanidade, toda vez que o dinheiro fala mais alto que a arte própriamente dita, as consequências aparecem...é fato!O público também sofrerá estas consequências...infelizmente.

  10. Josué

    18/01/2011 15:59:27

    Também creio que não seja relevante, a não ser mesmo pelo ponto que você citou. Na verdade, ninguém se importa como anda os bastidores, o pessoal quer é ouvir música mesmo.Isso posto a parte, bem realista seus comentários, e não acusatórios a esse ou aquele profissional. Seu crescimento impressionante se deve a isso. Abs.

  11. Carlos A.

    18/01/2011 15:37:13

    Acho que a separação do Hamilton é uma questão cíclica, poucos empresários hoje são da safra antiga. A estrtutura toda mudou, então existe gente melhor adaptada, não a toa o principal veículo de informação sertaneja hoje é este blog, e não mais jornais de rodeios ou rádios. É cíclico mesmo.Quanto aos poderosos do meio, isso acontece em qualquer trabalho pautado por concorrência. Não é digno de aplausos, mas é mais inteligente tentar contorna-lo que combate-lo, caso sua ideia seja a de ser sucesso.

  12. Carlos A.

    18/01/2011 15:34:40

    Só pra lembrar que o Marcos e Belutti agora também é produzido pelo Dudu Borges.

  13. Denis

    18/01/2011 14:51:36

    Bom isso explica algumas apostas no seu texo, pois a parceria com uma Produtora forte abrevia, e muito, a estrada do sucesso. Mais: hoje é de suma importância o papel do Produtor, que virou griffe. Os trabalhos musicais, mormente para os mais novos, que é o caso em foco, são um "Pinochio", um " Dudu Borges", um "Ivan" ou "Baron", para citar os mais badalados. Paradoxalmente, algumas vezes tem mais valor que o nome da dupla e valida o potencial dos mesmo para o mercado. Já que estamos apostando, com relação a lista, sobraram Munhoz e Mariano, Marcos e Belutti e JC & Capataz.(correndo por fora), como "agenciáveis". Para mim, ou é M&M ou M&B.

  14. Pedro

    18/01/2011 11:59:58

    Oi, Luciana. Não sei se vc falou por saber, mas tem várias pessoas que trabalham na música e que já estão meio que esperando uma cara nova. Se vc for analisar, não apareceu ainda nesses últimos anos aquele artista que domina tudo, como foi Bruno e Marrone. Com certeza tem algum escondido por aí pronto pra dar as caras. Do meu lado, estou torcendo. Seria mais um estímulo para as duplas novas se preocuparem cada vez mais com qualidade, como fizeram Jorge e Mateus esse ano, independentemente de gostar ou não do estilo novo.

  15. Luciana Dias

    18/01/2011 11:49:00

    Estes "acordos" troca de empresário pode tanto alavancar a carreira de uma dupla como levar ao esquecimento. Mas desejo sucesso a todos os envolvidos. E como gostaria de ver surgir entre tantas duplas um novo sucesso uma nova dupla. mais hj sem um bom investidor isso e uma missão quase impossível.

  16. tania Fernandes

    18/01/2011 11:47:19

    eu só tenho a desejar sucesso aos queridos Guilherme e Santiago nesse novo caminho, lembrando que o Hamilton os ajudou muito quando precisavam , e agora e torcer pra que tudo dê certo , a gente tem que buscar coisas novas pras nossas vidas e acreditarmos no nosso trabalho sempre. Sucesso a vcs Guilherme e Santiago e ao Hamilton tambem que sepre é muito educado e atencioso comigo.

  17. Mauro Andrade

    18/01/2011 11:41:16

    Xi... será qual foi o problema? Primeiro o Daniel, agora eles. Foi só estourar que a dupla sai, estranho. Talvez eles estejam atrás de empresários da safra nova, esses "poderosos" que você mesmo disse. Tomara que não deixem passar esse momento que tanto demorou pra chegar.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso