Blog Universo Sertanejo

Noite do Trio Parada Dura

André Piunti

Quem acompanha o blog há mais tempo, sabe que o Trio Parada Dura é meu nome preferido da música sertaneja. Por isso mesmo fiz questão de estar em Goiânia ontem pela noite, no mesmo dia em que cheguei do Japão, pra prestigiar o DVD em homenagem aos 40 anos do Trio.

Além da homenagem em si, o encontro de diversos artistas, todos amigos, valia ser conferido.

Participaram Leonardo (organizador ao lado da Talismã), César Menotti e Fabiano, Eduardo Costa, Bruno e Marrone, Di Paullo e Paulino, Cristiano Araújo, Adair Cardoso e até o Amado Batista, que foi apenas acompanhar a gravação, mas que a acabou participando do encerramento.

Para que as coisas não saíssem do controle e o projeto se descaracterizasse, o produtor musical escolhido foi César Augusto, acostumado a lidar com artistas de todos os tamanhos, além de dominar o estilo romântico característico do Trio.

A abertura contou com um vídeo recheado de artistas consagrados que não puderam estar presentes. Zezé e Luciano, Chitão e Xororó, Daniel, Jorge e Mateus e por aí vai. O Trio, formado pelo Parrerito, Creone e Xonadão, abriu o show cantando ''Telefone Mudo''.

O repertório, claro, pode ser debatido. Daria pra colocar uma dezena a mais de músicas e tirar algumas, mas é algo muito pessoal. Além das participações (confira o repertório no final do texto), o momento mais especial da noite foi a homenagem a Barrerito, algo que não poderia de forma alguma ficar de fora. Foi feito um pot-pourri de  ''Onde estão os meus passos?'' e ''Morto por dentro'', canções tristes do repertório solo do cantor, quando já havia ficado paraplégico por conta do acidente de avião.

O show foi nostálgico e o DVD também vai ser. Passa uma sensação estranha de que, por mais que o público cante todas as músicas a todo gás, o sertanejo talvez nunca volte a ser algo perto do que o Trio produziu.

Não sei se vai ser o maior ou melhor DVD sertanejo já feito, nem há pretensões para isso isso, mas sem dúvida entrará na lista dos mais prazerosos.

No encerramento, cantando ''Blusa Vermelha'', todos os convidados estiveram no palco. Pra quem não conhece muito a história do Trio, talvez tamanha homenagem não faça muito sentido, mas pra quem sabe o que ele representou, foi uma passagem emocionante e muito significativa.

Aos que perguntam sobre o problema envolvendo a marca ''Trio Parada Dura'', a resposta é que a briga segue na justiça. O vídeo de divulgação do evento, por exemplo, que foi postado no blog anteontem, foi retirado do ar (por isso não foi possível assistí-lo aqui). A página do Facebook feita recentemente para o Trio, também.

Até mesmo o evento ficou em vias de ser embargado, mas a questão foi contornada. Tudo por problemas envolvendo a marca. Há um outro Trio, liderado pelo Mangabinha, que não pretende liberar ou compartilhar o nome.

As fotos da postagem são do Rubens Cerqueira.

___

Repertório:

Telefone mudo
Castelo de amor
Luz da minha vida/ Último adeus (com Bruno e Marrone)
Parada Dura/Passa lá
Barco de Papel/Homem de Pedra (com Di Paullo e Paulino)
Pé na bunda
Heróis da madrugada/Me mata de uma vez (com Eduardo Costa)
Doença louca (ciúmes)
Fui um bobo/As Andorinhas (com Adair Cardoso)
Onde estão os meus passos/Morto por dentro (Homenagem ao Barrerito)
Sincero Amor/Distante dela (com César Menotti e Fabiano)
Tô que tô na dela/Chá de picão
Bicho bão é mulher/O Doutor e a Empregada (com Cristiano Araújo)
Te amo
Cordão de ouro/Cruz Pesada (Leonardo)
Morreu o dia/Avião das 9
Fuscão preto/Arapuca
Blusa Vermelha (todos os convidados)

  1. Retrospectiva 2012 da música sertaneja - Música - Entretenimento

    28/12/2012 14:27:34

    [...] Sob o comando de Leonardo, o Trio Parada Dura gravou um DVD especial de 40 anos, em Goiânia, com a partipações de artistas como Eduardo Costa, César Menotti e Fabiano, Bruno e Marrone, além do próprio Leonardo (leia mais). [...]

  2. givaldo

    22/12/2012 23:43:15

    fui asistir o show em goiania, realisei un sonho ver de perto o trio, acho que sou o maior fan

  3. paula

    20/12/2012 20:49:17

    Simplesmente adorei o show! Fiquei encantada com tudo. Principalmente com o repertorio e como eles cantam! Sem duvida que será um grande sucesso!

  4. Edu

    20/12/2012 20:30:35

    Esse DVD deve ser maravilhoso! Trio Parada Dura para sempre!

  5. Carlos

    20/12/2012 19:28:30

    Alguém sabe por que o Mangabinha não faz parte deste trio? Poxa, ia ser perfeito ver Creone, Parrerito e Mangabinha. Praticamente veríamos o verdadeiro trio nos dias de hoje, não acham?Agradeço se alguém responder.

  6. DIEGO MELO

    20/12/2012 18:44:01

    estourado melhor dvd de2013 eduardo costa melhor part especial paraben s a tds

  7. JessyLU

    20/12/2012 16:17:28

    Piunti quando sai o resultado do melhor CD do ano? Olha que o mundo vai acabar... rsrsrs

  8. Daniel Lopes

    20/12/2012 16:09:23

    Não podemos esquecer que essa formação original já lançou DVD recentemente....com umas 25 musicas no repertório !! Praticamente as mesmas contidas nessa ultima gravação !! Porém, é claro que este trabalho terá mais destaque e visibilidade na mídia tendo em vista as participações especiais "de peso".

  9. Pedro Fabri

    20/12/2012 15:30:50

    O nome que mais gosto no sertanejo.Sao insuperaveis!Barrerito eterno!

  10. marta sousa

    20/12/2012 14:02:40

    Será um grande sucesso! Muito lindo e maravilhoso repertório, excelente trabalho... espero que chegue logo nas lojas...parabéns a todos os organizadores e participantes. Bjs

  11. Daniel Braga Santana

    20/12/2012 13:18:30

    O difícil é aguentar a ansiedade para que esse DVD chegue logo às lojas.É uma ótima opção pra quem não aguenta mais ouvir nas rádios Munhoz e Mariano, Luan Santana, Michel Teló e companhia ltda.

  12. Renan

    20/12/2012 13:00:09

    Mangabina era só o sanfoneiro ...ele era o mais fraco do Trio ....fui no show ontem tbm...e foi demaaaaais...qnd B e M entrou no palco foi de arrepiar , igualmente Eduardo costa e o Di paulo e Paulino ....foi lindo demaais o DVD....o repertório foi demais , mas o que me surpreendeu foi o tanto que o trio canta ....vozes bonitas , altas ...ahhhh foi nota 10....melhor show da minha vida:!

  13. Leandro Cavalcante

    20/12/2012 10:48:30

    Estive presente ontem no DVD e eu me arrepio só de lembrar, simplesmente foi maravilhoso!Nunca fui num show com tanto modão 'sufrido' igual o de ontem...Parabéns para o Trio pelo repertório, foi realmente um espetáculo!@leandrocgyn

  14. emerson

    20/12/2012 10:22:36

    E claro que nunca lgo chegue perto, falta ele o divino, a maior voz de toda historia da musica sertaneja, Barreito, o grandei rei do romantismo....Depois que ele saiu acabou o trio, e agora essa briga inutil pelo nome, se ainda mangabinha tivesse no trio.

  15. Tiago

    20/12/2012 10:00:08

    Maravilha, com crtz vai ser um dos melhores dvd já lançado no mercado sertanejo. E o lançamento do dvd esta programado pra quando?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso