Blog Universo Sertanejo

Mateus e Cristiano: agora na FS e de música nova

André Piunti

São 17 anos de carreira. Muitos podem os considerar artistas novos, mas a história dos gêmeos Mateus e Cristiano tem bons capítulos.

Surgiram no Faustão e venceram o quadro ''Pistolão do Faustão'', indicados pela atriz Angelita Feijó. Foram apresentados no programa como ''Lucas e Cristiano'', mas problemas de registro os obrigaram a mudar de nome já na época.

A dupla, que chegou a ter a canção ''Se é pra falar de amor'' na novela ''A Favorita'', assinou no início do ano com o escritório FS, da dupla Fernando e Sorocaba. O assunto começou a ser divulgado agora por conta do novo CD deles, produzido pelo Fernando.

Atualmente, eles trabalham na divulgação da nova música de trabalho, ''Na busca por seu coração'', que pode ser ouvida abaixo. Logo em seguida, uma conversa que tive com a dupla.

O novo CD e a música de trabalho podem ser baixados aqui.

___

Como surgiu a oportunidade de participar do quadro do Faustão? Qual a reação de vocês ao saber que ia rolar?

Já tinhamos gravado 3 ou 4 cds e faziamos shows por toda região de Avaré, interior de São Paulo, tivemos até algumas músicas bem executadas nas rádios do interior, ainda na época em que éramos ''Os Gemeos Lucas e Mateus''. Após esses anos percorrendo as cidades do interior paulista passamos por momentos de muita incerteza na carreira, chegamos até a tirar o pé do acelerador e quando estávamos quase parando tivemos um convite para um jantar na casa de um amigo em São Paulo no ano de 2006 e acabamos dando umas palinhas para os convidados e lá estava a Atriz Angelita Feijó, que na época havia sido solicitada para levar uma atração no quadro ''Pistolão do Faustão''. Tivemos a sorte de cantar a música preferida dela ''Você não me Ensinou a Te Esquecer'' do Fernando Mendes, ai no fim das palinhas ela nos fez o convite e mesmo depois de alguns dias de volta ao interior ainda não acreditavamos naquela historia. Passados mais alguns dias, recebemos a esperada ligação da produção marcando nossas passagens para o Rio, foi ai que realmente caimos na real que seria nossa grande oportunidade na carreira.

Como foi a mudança de nome?

Resumindo, ganhamos o quadro e a partir dai foi que os problemas com a patente do nome da dupla surgiram. Descobrimos que não podiamos usar o nosso próprio nome por já existir uma patente do nosso próprio nome de batismo. Foi aí que a produção do Faustão na época optou em criar uma enquete com 3 opções de nomes para o Brasil votar. Ficamos 40 minutos no ar cantando vários sucessos da época enquanto o Brasil votava na melhor opção. Depois de mais de 10 milhões de votos foi decidido que Mateus e Cristiano seria o nome da dupla.

Muita gente pode considerar vocês uma dupla ainda nova, mas só CD's já são dez. Vocês até tiveram, inclusive, um bom destaque com ''Se é pra falar de amor''. Como vocês analisam a carreira de vocês até hoje?

Podemos dizer que passamos por vários momentos, bons e ruins, inclusive toda essa mudança do sertanejo tradicional para o universitário nos causou um pouco de problemas no meio do caminho, pois crescemos ouvindo as grandes duplas da época, e ainda não acreditávamos nessa mudança radical que se tornou o sertanejo de hoje. Vivenciamos o glamour dos grandes estudios, das gravadoras, tudo era muito mais difícil do que hoje para se tornar uma dupla de sucesso e divulgar o próprio trabalho, ou você fazia parte do casting de uma gravadora ou você estava fora do mercado. Nosso foco de trabalho hoje é com certeza o mesmo de antes, porém hoje temos profissionais experientes para nos orientam qual caminho seguir, que tipo de música gravar, qual arranjo e tal. Tudo o que passamos no passado hoje encaramos como uma experiência positiva e colocamos muito em prática, mas cada dia nessa carreira aprendemos mais e temos sempre que nos preparar para as surpresas desse meio musical que vivemos.

Como surgiu o contato de vocês com Fernando e Sorocaba? Qual é a relação de vocês com o escritório?

Fizemos a escolha de ficar sem empresários no fim do ano de 2010 e tomamos frente do negócio correndo atrás das oportunidades. Já tinhamos um contato com o Sorocaba em vários shows que faziamos em São Paulo nas casas noturnas, e sempre quisemos  contar um pouco da nossa carreira a fundo para ele, mas nunca dava certo. Foi através de um sócio dele da Woods, Rafael Setrak, que a nossa oportunidade na carreira surgiu. Fomos apresentados ao Fabão, primo e sócio do Sorocaba, e fomos estreitando as coisas, até que no fim do ano passado assinamos contrato com a FS Produções Artísticas, e hoje toda a nossa carreira é gerenciada pelo escritório. Ficamos muito felizes com o planejamento apresentado pela FS e temos um respeito muito grande a história de vida do Sorocaba por tudo o que ele passou na carreira pra chegar onde está. O Fernandinho então nem se fala, estamos aprendendo muito musicalmente e com a pessoa batalhadora que ele é, nunca desistiu dos seus sonhos, somos assim também e tenho certeza que essa pareceria vai durar por muito tempo.

O que tem de novidade no CD que vocês estão lançando?

O novo trabalho está sendo tratado com muito carinho, desde o repertório até a divulgação, o que difere dos nossos antigos projetos. A escolha do repertório foi pensada em agradar o público em geral, com músicas dançantes e com bastante humor nas letras, mas sem deixar de lado o romantismo. A pegada do CD está bem diferenciada e podemos dizer que o CD todo pode ser ouvido sem pular uma sequer faixa. Fizemos questão de ouvir a opinião do Sorocaba, que faz parte do CD em várias canções como compositor. O Fernando mudou até a nossa maneira antiga de cantar. Sem medo podemos dizer que esse novo CD tem a nossa cara, com muita irreverência e dedicação.