Blog Universo Sertanejo

E as duplas também não têm culpa?

André Piunti

Você que gosta de sertanejo, puxe na memória qual foi a última dupla a realmente 'estourar' no país.

A resposta geral deve girar em torno de Fernando e Sorocaba, entre 2009 e 2010. E depois?

Já vamos pra quase 3 anos que uma dupla não surge realmente com destaque nacional. Um hitzinho aqui, outro ali, mas nenhuma carreira foi para o topo nos últimos dois anos.

O espaço foi ocupado pelos solo, como já tratado em uma matéria aqui. Depois de Luan, vieram Gusttavo Lima, Paula Fernandes e Michel Teló.

Em meio a diversas 'acusações' de que o mercado se fechou e que só entra quem tem muito dinheiro, apontar o dedo para as duplas talvez funcione como um bom exercício de reflexão.

Sim, sem dinheiro é 99% impossível chegar ao topo, mas será que há alguma dupla desconhecida fazendo algo realmente diferente e comercial hoje?

Dezenas lembram Jorge e Mateus, outras dezenas seguem a mesma fórmula de Fernando e Sorocaba, algumas lembram João Bosco e Vinícius…

Além de ser melhor financeiramente investir em um artista solo, por conta da divisão financeira e da maior facilidade em lidar com uma pessoa do que com duas, os cantores solo estão levando vantagem no quesito 'novidade'. Dos 4 solo citados acima, nenhum lembra o outro. São produtos novos que não se confundem, mais fáceis de vender. E ainda há a boa expectativa sobre o que Cristiano Araújo fará esse ano.

Há artistas cheios de capacidade que não chegam ao nosso conhecimento, mas talento também é conseguir fazer algo diferente e com apelo. Os artistas que estão lá em cima hoje conseguiram se diferenciar entre si, independentemente de se gostar ou não da música que eles fazem.

Além de haver uma série de produtos semelhantes, ainda surgiu recentemente a corrida por músicas-chiclete e por dancinhas do Neymar. Se a lição de casa for feita antes de se gastar dinheiro com uma música, vai se notar que o investimento nesse tipo de coisa não vale a pena, já que os exemplos que deram em nada são infinitamente maiores do que a meia dúzia que deu certo.

Há mercado, sim, pra muita gente, mas duas ou mais duplas semelhantes não vão conseguir ocupar o mesmo espaço. É uma questão até simples, mas que não se resolve com dinheiro.

Talvez o pensamento crítico geral, que vem condenando os empresários como principais culpados por reduzir o mercado a poucos nomes, esteja no rumo errado.

  1. fsgb80v7cbwe

    07/01/2013 04:07:16

    Cool sites...Here are some of the sites we recommend for our visitor...

  2. rafaela

    04/06/2012 19:21:43

    o gusttavo lima canta muito bem aquele gato de botas que deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia

  3. Diego

    31/05/2012 01:09:19

    Acredito que hoje em dia não existe sertanejo mais...hoje o que se toca são músicas que de sertanejo não tem nada....te pego ali,eu quero tchu tcha...foi se o tempo em que música sertaneja era pra escutar não para dançar gestos obcenos....tempo de César Menotti e Fabiano por exemplo,que tocavam modões entre outras e animavam da mesma forma sem apelar..eles os pioneiros..que hoje infelizmente não estão nos tops..porque o Brasil foi tomado pela febre da música chiclete..sem essencia,sem inteligencia,sem conteúdo...e dificilmente irá acabar....

  4. Lucas

    28/05/2012 14:39:41

    E as mídias? Qual a culpa delas? Concordo em partes. Realmente, as duplas estão cada vez mais ficando ''iguais'', com as músicas chicletes. Mas tem muita gente que nãp está seguindo essa linha e a mídia não destaca, e nem mesmo o Universo Sertanejo. Kleo Dibah e Rafael, por exemplo, colocaram duas músicas na boca da galera seguidas e que não são chicletes, mas sim românticas. Marlon e Maicon, dupla antiga que apesar de participar da edição em vídeo aqui do programa, foram primeiro lugar no nordeste com a música nova, tem músicas românticas e MUITO bem escritas e isso não é noticiado nunca aqui pelo blog. Vem ni Mim Dodge Ram cansou de ser exaltada por aqui. E o papel da imprensa?

  5. Paulo Henrique

    23/05/2012 00:12:11

    entre tantas besteiras que existem no mercado musical og (funk, musica eletronica, esses rocks que disem pregar uma filosofia mas que na vdd nao passa de algumas teorias vagabundas que enganam muitos trochas por ai) eu prefiro fikar com meu sertanejozinho mesmo, eh fato e nao vou negar que tem cada porcaria se intitulando como musica sertaneja og que eu fico besta, u qe fikaria legal era se houvesse uma definiçao do que eh que agnt ta escultando atualment, pq muita das vezes salvamos no nosso computador uma musica na pasta de sertanejos sendo que ela nao eh. falta de criterio ta grande, sertanejo eh bom demais, mas pelo amoor de deus, tao destruindo ele, atualment a dupla que está se esforçando pra manter um leve mas importante vinculo com o verdadeiro sertanejo eh a dupla jorge e matheus e algumas muiscas do humberto e ronaldo, mas at mesmo essa ultima vem perdendo o foco na musica sertaneja. nao podemos deixar de citar tbm que, na maioria das vezes essas duplas começam como verdadeiros cantores sertanejos, mas com o envolvimento com a midia e com o sucesso acabam mudando seu estilo. torna-se cada vez mais dificil escultar uma musica que nós realmente gostamos,na maioria das vezes escultamos u que faz mais sucesso, por isso gosto sempre de ampliar meu acervo sertanejo, pra evitar que eu acabe sofrendo da alienaçao proposta pela tv. glr parabens pelo nivel da conversa, ta todo mundo de parabens, todo mundo ta sabendo u que fala e ta sabendo se expressar. vcs tao fodas, pelo jeito sao mais do que meros seguidores de um movimentozinho que está no sucesso, escultam o que gostam e sabem o que escultam.PARABENS

  6. Luiz Henrique

    21/05/2012 10:50:38

    Arthur, parabéns pela sua lucidez e comentários. Disse tudo.

  7. lucinha

    19/05/2012 21:59:15

    PARABENS PIUTI PELA OBSERVAÇÃO PERFEITA, CONCORDO PLENAMENTE COM O PALINHO, CADA REGIÃO TEM AI UMA DUPLA Q UM OU OUTRO GOSTA E O MAIS IMPORTANTE É CANTAR E FAZER UM BELO TRABALHO ESSA MODA DE NEYMAR DANÇAR AS MUSICAS VIROU UMA COMEDIA PRA QUEM GOSTA DE MUSICA, MAS É ASSIM O QUE É BOM FICA O QUE NÃO É TEM OS DIAS CONTADOS...... AI OS EMPRESARIOS PULAM PARA O OUTRO BARCO E ASSIM VAII.....RRSRSR MATERIA PERFEITA!!! PARECE ATÉ QUE VC OUVE NOSSOS PENSAMENTOS E AS NOVELAS AGORA TAMBEM CAIU NESSSE GOSTO.... ABÇ FABIO E LUCINHA

  8. Fernando

    18/05/2012 19:52:28

    Oscar, essa Dut's está gerenciando a carreira de todas essas duplas a curto prazo. Não vejo as duplas gerenciadas por ela fazendo sucesso por muito tempo.Parece que essa empresa domina a carreira dos artistas do jeito que é rentável a empresa e os artistas são os pau-mandado deles. Música sertaneja é comercial, mas o pessoal que trabalha no ramo não deveria levar isso ao pé da letra. FALTA AMOR A PROFISSÃO E AUTONOMIA AOS ARTISTAS!Uma dupla que é exemplo disso é Guilherme & Santiago. Como pode uma dupla que gravou inúmeros sucessos como "Só falta você", "Azul" e "Só de você" se associar a Dut's e gravar lixos como "Bolo doido" e "Triste e alegre"?Como os caras quer bater de frente com Luan Santana colocando músicas como "Balada" e "Gatinha assanhada" para Gusttavo Lima gravar? Luan tem uma p... de uma equipe por trás, o novo CD dele ("Quando chega a noite") é muito bom e o público vê que o garoto quer ser melhor a cada dia que passa e tem amor ao que faz e é atencioso com os fãs. Gusttavo Lima não mostra isso nem a pau e está perdendo feio essa concorrência (aliás, o nome ultimamente está significando confusão na mídia. Enquanto isso, o concorrente está crescendo).O romantismo da música sertaneja deu lugar a letras apelativas. Mesmo no início, com as duplas caipiras, o sertanejo sempre teve romantismo. Hoje em dia, isso foi reduzido a quase ZERO. Só não foi a zero pq tem artistas que tem um bom nível de romantismo como Paula Fernandes, Victor & Léo, Zezé di Camargo & Luciano, o próprio Luan Santana, Fernando & Sorocaba, entre outros.O que a gente vê hoje, entre os grandes nomes da música sertaneja, é a turminha do lado do Gusttavo Lima (Jorge & Mateus, Maria Cecília & Rodolfo, entre outros) e a turminha do lado do Luan Santana (Zezé di Camargo & Luciano, Fernando & Sorocaba, Paula Fernandes, entre outros). A primeira turminha está em decadência. Gusttavo Lima está com seu nome envolvido em algumas confusões, Jorge & Mateus lançam 3 músicas para acertar um novo sucesso e os outros desse lado estão com sucesso relâmpago (vão pro topo e caem muito rápido). O pessoal da segunda turminha tem carreiras mais sólidas e lançam músicas para fazer sucesso. São os que se mantém há anos na música sertaneja.

  9. Thays

    18/05/2012 09:06:48

    A culpa não é do sertanejo universitário, mais sim desses novos cantores que querem fazer sucesso a qualquer custo, e inventam musicas horriveis... Mais fazer o quê? Basta um famoso dançar na TV, que pronto a musica caí na boca do povo e vira um sucesso! Gosto muito da sequencia João Bosco e Vinícius, Fernando e Sorocaba e Victor e Léo, pois eles não perdem sua essência!

  10. Rosane

    17/05/2012 19:51:09

    Esperem pela dupla ISRAEL E RODOLFFO que estão estourados aqui em Goiás e logo o sucesso será nacional... dupla muito boa!!!

  11. Vilmar Pivovar

    17/05/2012 08:47:25

    Aqui no Paraná está se destacando uma dupla original, com 10 anos de carreira e tentando resgatar a alma do verdadeira sertanejo....JACK & JHONNY, é só conferir a música Peão Boiadeiro...link abaixo...é linda.....http://mais.uol.com.br/view/0x9e4hfcrvdr/jack-amp-jhonny--peao-boiadeiro-participacao-marco-brasil-04020E9A3966E4A92326?types=A

  12. Renato

    17/05/2012 04:26:23

    Ta todo mundo doido, discutir sobre o 'talento" de Henrique e Diego! ja ouviu esses caras cantando ao vivo? Amadores desafinados e outro...Gustavo Lima ao que me parece, cantando é copia do Eduardo Costa que por sua vez é copia do Zezé. Gente ta sem paremetro discutir sertanejo com vcs, ta todo mundo contaminado por essa terrivel fase do sertanejo. sem mais

  13. Edmilson Lopes da Silva

    17/05/2012 03:55:58

    E o MARCOS E BELUTTI! Pra mim são a melhor dupla da nova geração, cantam e compõe demais! NINGUÉM LEMBRA?

  14. Douglas Henrique

    17/05/2012 02:36:45

    Como diz aquela musica do Cazuza: "Eu queria ter uma bombaUm flit paralisante qualquer, para poder me livrar..'' dessa porcaria de SERTANOJO UNIVERSIOTARIO.

  15. Arthur

    16/05/2012 23:58:16

    Acredito que toda a discussão tenha um ponto inicial: O que é o estilo "Sertanejo"?Basta um parco conhecimento sobre o passado da musica sertaneja e uma lida na Wikipedia para entender: ela divide o sertanejo em 4 "ERAS", sendo a quarta "era" essa recente denominada "sertanejo universitário". Ou seja, de "era" para "era" SEMPRE houve mudança estrutural na música (produto final) e SEMPRE de uma "era" para outra houve quem questionasse se aquela música era mesmo sertaneja por achar que estava "fugindo" do "verdadeiro" sertanejo e etc, etc e mais um pouco de etc.O que acontece hoje é que com a ampla divulgação de opiniões e pensamentos TODOS tem a oportunidade de questionar e isso aumenta muito o numero de críticas com relação a essa nova musica sertaneja, fora que os admiradores da musica sertaneja hoje são muito mais em números do que ha alguns anos atrás. Resumindo: hoje o questionamento sobre se essa musica que escutamos na rádio como "sertaneja" é realmente sertanejo, alcança muita gente. Mas não é só isso, tem mais outros fatores que vou citar mais abaixo.Se observarmos quais características GENÉRICAS que sobreviveram por essas quatro "eras" da musica sertaneja veremos algumas que em todos os momentos se fizeram presentes: 1) O dueto de vozes, que é o principal identificador, pois permanece com força mesmo tendo sofrido variações no modo de cantar. 2) O instrumento de cordas é claro, mesmo a viola tendo perdido terreno para a guitarra e agora voltando com tudo o violão de aço bem batido. 3) Algumas letras de certa forma tristes, com casos de amor entre um homem e uma mulher e algumas letras que remetem à "vida no campo". 4) O uso da Sanfona/Acordeon/Gaita,que por alguns anos foram substituídos em partes pelo teclado e seus recursos, mas que voltou com força.Prova disso é a primeira musica gravada por Tonico & Tinoco (dupla de maior expressão da primeira "era" da música sertaneja. (http://www.youtube.com/watch?v=OpLS1P378CQ) que contém esses 4 pontos citados acima.Pois bem, e o que tudo isso ai tem a ver com a discussão sobre essas modinhas do "sertanejo" atual e etc? TUDO! Se a gente pegar Victor & Leo, Jorge & Mateus, Cesar Menotti & Fabiano, Joao Bosco & Vinicius, são duplas sertanejas que mantem ainda essas 4 características de um modo geral e trouxeram, cada uma no seu quadrado, coisas novas nos timbres de voz e musicalidade, sem denegrir a imagem do sertanejo na minha opinião, pois trouxeram mais uma INOVAÇÃO no estilo, assim como Leo Canhoto e Robertinho fizeram,depois o Tião Carreiro fez tb e para citar outra dupla, o Bruno e Marrone também com uma pegada pop-acústica gravada ao vivo e um timbre bem inovador, cantando como se fosse um "grito", em 2000. Só que no cenário atual, o caminho que o sertanejo esta tomando com essas músicas pejorativas, cheias de onomatopeias, com refrão chiclete, sem conteúdo algum na LETRA, que por vezes denigrem a imagem da mulher, que só falam do tripé balada-cachaça-sexo, que tem no geral uma batida de FUNK, ou ELETRÔNICA...é um caminho que destoa muito dos 4 pontos citados acima, que ainda guardam relação com a o gênero musical sertanejo. Então é questionável mesmo classificar algumas dessas músicas de "sertaneja".Essa modinha que ta rolando é um estilo inventado pela necessidade dos novos consumidores da musica sertaneja, que é galera "da balada", da pegação e etc. Essa galera vai crescer ou acordar e em breve não vai mais escutar esse tipo de música, então acredito que seja uma onda passageira.Confesso que quando to na balada e escuto alguma musica dessas eu ate danço com minha namorada, mas gostar mesmo , aí já não consigo, por que não vejo muito sentido nessas musicas e mesmo quando eu estava solteiro eu tinha a mesma postura. Mas isso pq sou um cara que ama a musica sertaneja, e não um cara que conheceu o sertanejo de "uns dias" pra cá. No fim, tudo é questão de opinião, e a minha é de que graças a Deus ainda tem artista/dupla sertaneja fazendo música boa, com qualidade e trazendo inovação ao mesmo tempo.

  16. Rafael

    16/05/2012 14:57:47

    Cantor é esse aqui:http://www.youtube.com/watch?v=KRLaGwPpKuADúvido um desses que se dizem sertanejos cantar essa música com tanta maestria, é pra aplaudir sempre.

  17. Rafael

    16/05/2012 14:54:21

    Michel Teló era melhor no Grupo Tradição, tinham um estilo e a sanfona tocando dava um toque especial.E eu acho que ele canta super bem.Tá ai um vídeo com o melhor cantor sertanejo, só conferir, Zezé foi, é e sempre será referência na música sertaneja.http://www.youtube.com/watch?v=jTUELjzsyc0&feature=related

  18. OSCAR

    16/05/2012 14:43:32

    ISRAEL E RODOLFO É DA TURMA DO JORGE E MATEUS E GUSTAVO LIMA. HENRIQUE E DIEGO AGORA FAZ PARTE DA DUTS QUE É DO EMPRESÁRIO DO GUSTAVO LIMA E JA FOI DA MARIA CECILIA E RODOLFO.... VIROU TUDO UMA PANELA DO C!!

  19. Rafael

    16/05/2012 14:43:10

    Vou colocar a mesma resposta que coloquei acima:Opa, Zé Henrique e Gabriel, bem lembrado.São daqui de Jundiaí (não nasceram mas moram aqui), cantam muito os dois.Pena que entraram em algumas modinhas e por isso não se destacam.Os caras são mesmo afinadíssimos, vi ao vivo, são excelentes mas, as modinhas enjoam rapido e a voz deles ta mais pra modão e o verdadeiro sertanejo do que essas bobagens que todos estão cantando.

  20. Rafael

    16/05/2012 14:40:20

    Opa, Zé Henrique e Gabriel, bem lembrado.São daqui de Jundiaí (não nasceram mas moram aqui), cantam muito os dois.Pena que entraram em algumas modinhas e por isso não se destacam.

  21. Osca

    16/05/2012 14:35:34

    E AGORA VEM DIZER QUE CRISTIANO ARAÚJO E DIFERENTE??? AH QUE ISSO? O CARA É A MESMA COISA DO JORGE (JORGE E MATEUS) HUMBERTO E RONALDO, ETC, ETC, ETC...

  22. Rodrigo Lisboa

    16/05/2012 13:09:13

    ESCUTA NÓIS AEWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW.. #OBRIGADOhttp://www.youtube.com/watch?v=-cxfM66OQBw&feature=youtu.be

  23. emerson

    16/05/2012 11:32:30

    Caras sao sucesso para quem realmente curte a musica sertaneja e entende, caras lancam cd de modao com maoiria de sua autoria e nao e pra qql um, ate pq os grandes como Edson e Hudson, Cesar Menotti e Fabiano, Zeze di Camargo e Luciano, entre outros sempre regravam modao das duplas antigas e os caras lancaram o deles. Mas e bom assim mesmo se nao Joao Carreiro e Capataz vai virar modinha e ai estraga demais.Os brutos e para quem é bruto e não para quem e moda!

  24. emerson

    16/05/2012 11:25:19

    Jorge e Matheus em decadencia? Nao e isso que vejo nos shows dos cara, isso pq vc e o profeto do sertanejo haahaha qnt asneiras lidas, desde qnd Henrique e diego parece com JeM? se acha que Jem vai grava uma musica chama nois e tois? falou profeta hahaahahah

  25. emerson

    16/05/2012 11:06:16

    Cristiano Araujo e Humberto Ronaldo sçao trabalhos que voce escuta sem cansar, as romanticas são de matar de tão boas, aguarde que o proximo trabalho deles vai ser estouro total

  26. emerson

    16/05/2012 10:58:00

    Existem muitas duplas boas que nao estão no "boom" do sucesso pq o mercado fica absorvendo essa modinha de tchu, tcha, le le le e por ai vai, humberto e ronaldo são muito bons, com trabalho diferente que foi gravado a pouco acho que podem estourar, temos Kleo dibah e rafael, relber e alan, ze henrique e gabriel são alguma das mto boas duplas que estão ai, temos Joao Carreiro Captaz que ja e do conhecimento de todos fazem trabalho diferente, nao pagam para tocar na radio e entra outras coisas, que são sucesso puro para verdadeiro amantes da musica sertaneja.

  27. MATHEUS

    16/05/2012 09:00:34

    Segue nome e site de uma Dupla que promete fale dela comente procure saber quem é Marcelo & Ricardo .www.marceloericardo.com.br

  28. junior

    16/05/2012 02:02:04

    depende de muitos fatorestem muita dupla boa por ai que ninguem conheçe e que nao deve nada pra nenhuma das duplas "grandes", alias, muitas vezes são ate melhores que as "grandes"Conheço uma na minha cidade, chamada Henrique e Michel, os caras são muito bons, cantam absolutamente demais, ja vi varias vezes eles cantando chitaozinho e xororo, zeze e luciano, bruno e marrone, afinadissimos no tom original , nao só no tom original, em tons mais altos inclusive.Mas é a questao do dinheiro, midia, é complicado, o cd deles é muito bom e tem um baita repertorio!quem quiser ouvirhttp://www.nethits.com.br/henriqueemichel.htmltem o cd deles aie parabens pelo texto piunti , muito bom!abraços

  29. adriano

    16/05/2012 01:10:20

    Essa ploriferação de cantores solos veio alavancar depois que a midia começou a direcionar as coisas da forma dela, não que antes a midia não atuava, atuava sim só que atuar é bem diferente de manipular o que de fato acontece hj, não é só a TV é a midia em geral radio também, contudo pela necessidade da imagem, de usar a imagem do cantor, a TV esta dando sua colaboração numa fatia mior para o sertanejo tornar essa "porcaria" que esta se tornando hj, musicas futeis descartaveis que jamais marcaram época. A questão de imagem se tornou tão forte, que faço uma pergunta a todos vcs : ALGUEM JA VIU OU CONHEÇE ALGUM CANTOR SOLO QUE AS MULHERES NÃO ACHAM BONITO, QUE NÃO SIRVA DE GAROTO PROPAGANDA POR CAUSA DA APARENCIA FAZENDO SUCESSO PELO BRASIL INTEIRO? se alguem souber me fala que eu não sei. Se tornou realmente um negocio rentavel o sertanejo universitario, tem a nova agora também para fazer sucesso, a musica pode ser ruim como for, mas se o Neymar dançou ela estourou, como ja te afirmei anteriormente aqui, SE O NEYMAR NÃO TIVESSE DANÇADO A MUSICA NÃO FARIA SUCESSO NEM NO INTERIOR AGORA IMAGINEM NO EXTERIOR? Agora em relação as duplas sertanejas, tem muita coisa boa por ai sim, contudo o modismo do sertanejo universitario com a manipulação da mida vergonhosa brasileira, está fazendo com que isso passe desapercebido, ENQUANTO TIVER BRASILEIROS DISPOSTO A ESCTAR TECHE RERE TCHE RERE, E LELE LE LE A SAUDOSA MUSICA SERTANEJA EM NOSSO PAIS VAI FICAR NESSE "AI SE EU TE PEGO"

  30. paulo sergio

    16/05/2012 01:06:54

    Acho q a preocupação maior nao deveria ser quem vai estourar mais com o que vai repertorio bom è o q ta faltando no mercado MUSICA BOA

  31. Laryssa

    15/05/2012 23:47:27

    Humberto e Ronaldo sem dúvida contam com uma proposta diferenciada! Talentosos e humildes, com certeza se destacarão cada vez mais!

  32. Angell Lima

    15/05/2012 23:37:18

    AAAAAAAAAAAAaa sei nao.... nao entendo muita coisa.... o João Carreiro e Capataz fazem um trabalho só deles, único, inédito e estão ainda na porta do sucesso. Que é q falta? Barra da Saia, banda faaaaaaaantastica... q q falta??? sei nao viu!

  33. Ana Flavia Rodrigues

    15/05/2012 21:36:49

    Meu Deus! Até quando vamos ter esse tipo de discussão, sem realmente analisar o cerne do problema. Matemos o respeito a qualquer cantor, porque artista sei que nem todos são. Mas o fato é que vivemos numa sociedade que é constatemente bestializada e alienada pela mídia. Cantar hoje virou brincadeira qualquer um canta! Meu velho pai dizia que o artista tem ser reconhecido e valorizado pela sua obra, indepedente do gosto de cada um, há quem não goste do Tom Jobim, mas não há quem questione musicalmente o que ele fez, quem se propõe a cantar tem que entender o que faz, tem cantar, compor e tocar bem, isso não existe mais, esses cantores sertanejos que surgiram com esse novo estilo se escondendo atrás da denominação "Sertanejo universitário" musicalmente falando são todos iguais, não tem diferença entre Jorge Mateus, e Fernando e Socoraba ou João Bosco e Vinicius, ou até mesmo os cantores solos, o fato é que o Sertanejo não existe mais. Se instalou uma crise geral, isso é lamentável, não falta criatividade, basta acessar o you tube pra ver que tem muita gente boa, artistas de verdade que musicalmente colocam todos esses universitários no bolso, O QUE FALTA É CRITÉRIO, o que falta é uma midia decente, que trabalhe honestamente, a verdade é que se criou uma indústria cultural de massa, que o único objetivo é ganhar dinheiro, que nos empurra goela abaixo todo e qualquer tipo de música, não é só sertanejo não, tem coisas muito pobres aí que são febre, e que nada acrescenta na vida de quem escuta, não nos remete a qualquer tipo de reflexão, enquanto políticos corruptos enriquecem, mas esse é o retrato social da nossa sociedade. ACORDA GENTE, como dizia o conceituado Milton Santos, "SÓ EXISTEM DUAS CLASSES SOCIAIS:AS DOS QUE NÃO COMEM, E AS DOS QUE NÃO DORMEM COM MEDO DA REVOLUÇÃO DOS NÃO COMEM"

  34. SAULO

    15/05/2012 21:08:22

    QUE ME DIZEM DA DUPLA ZE HENRIQUE E GABRIEL,CANTAM COMPOE E NAO ESTORA,O QUE FALTA?

  35. PAlinho

    15/05/2012 19:47:47

    Realmente, a proliferação de duplas e cantores solos tem avacalhado a música sertaneja.Não desmereço o sertanejo universitário, aliás, entendo que a sua atuação e foi fundamental para a disceminação do sertanejo.No entanto, houve uma total inversão da essência da musica sertaneja; isto é, cantores novos, preocupados com o sucesso midiático, criam estilos totalmente distorcidos do âmago sertanejo. Estão criando um estilo com a máscara de musica sertaneja.Ora, para corroborar essa afirmação temos como exemplo a música tchu tcha e duplas que transformam o funk em sertanejo. Pergunto-me: isso é sertanejo? Sem dúvida, não! Pode ser qualquer outro estilo musica, menos o sertanejo.Embora Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, João Bosco e Vinicius, e outros, sejam caracterizados como pertencentes ao "sertanejo universitário", eles mantém, em suas musicas, o verdadeiro espirito da musica sertaneja.Assim sendo, entendo que não se deve continuar banalizando um estilo tão precioso e nobre, como o sertanejo. Ademais, aos novos musicos que se dizem seguidores da musica sertaneja, penso que eles deveriam compor, cantar e tocar com o coração,com a alma e, sobretudo com a razão, com a finalidade de agradar o publico com belas musicas, deixando de fora a preocupação de "estourar " na midia, pois a musica sertaneja é singela, e somente pela música é possivel expressar a sua essencia. O sucesso é apenas consequencia logica do bom trabalho.Portanto, torço para que haja uma modificação instantanea na musica e que cessem esses "pseudos- sertanejos".Às vezes, ao ouvir as novas músicas, bate-me nostalagia...

  36. @MarceLLoMarcos

    15/05/2012 19:10:10

    A Isabel disse tudo, é o mercado, tem que vender o que o povo consome. Não adianta viver de previsões, basta comparar as épocas, por isso essa variação dentro do mesmo estilo sertanejo. O Teófilo Teló foi questionado uma certa vez, em uma conversa informal no avião, se seguir o mercado "impondo" repertórios não mataria a alma do artista. Ele respondeu que era apenas o empresário e que tem que vender o que povo gosta de ouvir, existe até um estudo pra saber o que o povo quer ouvir, o que rola nas rodas dos jovens. O resultado de um sucesso, popularmente e financeiramente falando, é o que artista e empresários querem, na maioria das vezes é imposição mesmo para gravar uma ou outra música. Balada Boa não estava nos planos de Gusttavo Lima, que queria ignorá-la em gravação. Deu no que deu, sucesso total.

  37. Danrley

    15/05/2012 18:33:52

    Pra Mim o Sertanejo De verdade mesmo , perdeu a identidade , essas "Músicas chiclete" Acabaram com o Nosso Sertanejo , Hoje em Dia você entra Num Site Sertanejo , e Só Acha essas porcarias , Não se Acha uma "Música De verdade"Agora pra Mim , Humberto & Ronaldo , vão Ser Do Nivél Das Duplas TOP , e esse Ano é Do Cristiano Araújo , o DVD Dele Que deve Ser Lançado Nessa Semana , tá Muito Fera , e o cara Tem Muito Talento !

  38. Bruno André de Lima

    15/05/2012 17:03:34

    Até pouco tempo atrás, o estilo Sertanejo era considerado brega, antigo, etc... Mas com a onda do Sertanejo Universitário, isso mudou.Cezar Menotti e Fabiano e Fernando e Sorocaba foram um dos pioneiros nesse estilo. Eles 'mudaram' a visão dos ‘ignorantes’.E graças a eles, até as mocinhas que só ouviam as famosas 'Boys Band', agora também curtem o Sertanejo!Então sinceramente, não vejo o por que das críticas a duplas de Sertanejo Universitário. Se eles não fossem bons, essa visão nunca teria mudado.

  39. Fernando

    15/05/2012 17:00:23

    Das duplas que surgiram de 2006 pra cá, Fernando & Sorocaba e Victor & Léo são as duplas que sempre se mantém no topo. Jorge & Mateus são muito bons e se mantém também no topo, mas é uma incógnita as músicas que eles lançam. Agora que conseguiram acertar com o single "Flor", mas lançaram "Eu quero só você" e "Duas metades", que são músicas abaixo da qualidade deles.Infelizmente, hoje em dia, só é possível o reconhecimento dos artistas com um grande investimento financeiro ou com um grande "QI" (quem indica). O problema é que escolhem muita gente que não merece estar lá.Um exemplo disso é João Lucas & Marcelo. "Tchu, tcha, tcha" só tornou sucesso graças ao craque do meu Santos: Neymar. A jóia dançou a música no clássico contra o Palmeiras e, de lá pra cá, a dupla cresceu. Fui dar uma olhada em outras músicas da dupla e ouvi somente uma ou duas músicas que podem ser sucesso (o resto não corresponde ao sucesso que a dupla adquiriu). Ronny & Rangel é outra que não merece o sucesso que tem. Subiram pq o Rangel participou do filme "Dois filhos de francisco" e, de lá pra cá, a dupla cresceu também. Gravaram músicas boas, mas não consigo ouvir um CD inteiro deles. As músicas não empolgam.Da mesma forma com os cantores solos. Não sei se Luan Santana merece o sucesso que tem, pois técnicamente a voz de Gusttavo Lima se sobressai. Agora que ele o Luan está conseguindo justificar o sucesso que ele tem, pois seu atual CD é o melhor da sua carreira no quesito arranjo. Se o garoto continuar se empenhando para melhorar, não vai ter páreo para Gusttavo. No caso do Michel Teló, a música "Ai se eu te pego" estraga a imagem dele, pois a música está muito abaixo da qualidade dele como cantor. "Humilde residência" está mais perto de sua qualidade e isso é perfeito para sua carreira (mas no atual CD/DVD, há músicas melhores que a atual música de trabalho).Se procurar na internet, vamos achar duplas muito boas. Das que eu já conheci, vou destacar algumas duplas da minha cidade (Americana). Daqui já saiu Ricardo & João Fernando e agora tem mais duas surgindo no cenário musical: João Paulo & André e Vivy Velosa & Raphael. A primeira lançaram DVD recentemente e com músicas muito boas. A atual música de trabalho deles chama "Tudo acabou". A outra, que é composta por um casal de namorados, vão lançar CD em breve, estão gravando um clipe daquela que tudo indica que vai ser a música de trabalho deles: Buteco da Facul. Enquanto isso, vale conferir outras músicas gravadas pelo casal como "Máscara" e "Se você vai eu também vou".Além das duplas americanenses, tem outros excelentes nomes surgindo por aí como Israel & Rodolffo, Marcos & Cláudio, Henrique & Diego (apadrinhados por Fernando & Sorocaba), Márcio & Douglas (apadrinhados por Edson & Hudson), Marcela Ferreira e outros.O que falta para as duplas é manter o sucesso adquirido. Sei que é difícil para acertar um sucesso, mas a equipe das duplas deve analisar melhor os singles a ser lançados. Só as duas duplas que eu citei no início do posto estão acertando nos novos singles.

  40. @Ana_Moitinho

    15/05/2012 15:31:21

    Com o avanço da internet e a popularização do youtube, é difícil fazer algum tipo de previsão, simples fato de videos como "Para nossa alegria" bombar se analsiarmos de forma técnica não há nda de atrativo no video, e a letra começa de uma forma e depois vem aquele grito irritante... Então duplas sertanejas tem os montes e tem muita dupla boa que ainda não atingiu o público nacional, acho arriscado fazer qualquer tipo de prognóstico a internet está ai cada vez mais acessível para desbancar ou alavancar qualquer coisa boa ou ruim, musica chiclete ou lndas melodias, dancinhas ou gracinhas enfim o emrcado esta ai amplo e obscuro para quem quiser se aventurar, mas uma coisa é certa os bons sobreviverão e se manterão entre os preferidos dos fieis ouvintes da boa musica sertaneja

  41. sandra zluhan

    15/05/2012 14:55:36

    nao concordo.acho que Jorge e Mateus estao no topo e nao vao mais sair, se continuarem seguindo o mesmo estilo.

  42. Aline Ropre

    15/05/2012 14:43:53

    Jorge e Mateus não estão estourando? como assim? Uma das maiores duplas de sucesso nos últimos anos.Tudo bem,tem muito sertanejo ruim por aí,mas o importante é valorizar os que são bons...Pra mim Cristiano Araujo ainda vai fazer mais sucesso que Luan Santana futuramente,e o Gusttavo Lima é fera.Quem nunca ficou com uma musica chiclete na cabeça? ou até gostava dela? essas musicas são feitas pra ganhar dinheiro em uma época difícil,mas não é por isso que o cantor ou a dupla é ruim! Vai dizer que numa rodinha de amigos vocês não dançam "ai se eu te pego","é tenso","pega eu" e admitam é divertido.Sem nexo o texto.

  43. Gustavo Amorim

    15/05/2012 13:52:58

    João Carreiro e Capataz é diferente de tudo que existe hoje, realmente.A diferença é que não aparecem na TV e nas grandes cidades por causa das letras, que alguns acham que é preconceituosa e blá blá blá. Falta coragem, por parte da própria Tv.Mas na minha opinião, é bem melhor assim. Não é qualquer artista que lança um Cd com 40 músicas, com estilos diferentes, e ainda a grande maioria de autoria própria. Não é qualquer artista que faz Barretos explodir como fez ano passado: Quinta feira 3 da manhã e a arena lotada.João Carreiro & Capataz é realidade, é sucesso. Um sucesso diferente. Um sucesso que eu colocaria como Sertanejo. E sem apelo.

  44. ceres gravi

    15/05/2012 13:34:05

    tem cantores maravilhosos cada um com seu estilo,não critico!! se tem tantos e porque existe espaço pra todos, se fizerem sucesso isso depende do talento de cada um....existem duplas maravilhosas novas e quem canta solo também,gosto para cada gênero!!!!

  45. Wanessa Silva

    15/05/2012 13:01:14

    Nada se cria, tudo se copia! E pior, ao invés de copiarem os bons, não, só copiam os ruins!Isso que se faz hoje em dia não é sertanejo, aliás, desde que Tião Carreiro e Pardinho acabou, não se faz mais música sertaneja de verdade.O termo sertanejo foi criado para denominar a música rural. Mas com o êxodo rural, as músicas que falavam sobre o povo e as coisas do sertão, também se urbanizaram.Hoje mesmo eu tava pensando... esse povo hoje em dia grava um arranjo pop e mete uma sanfona no meio pra dizer que é sertanejo.Pra ser sincera, eu acho essa sanfoninha que esse povo toca nessas músicas ditas "sertanejo universitário" insuportável!Por isso eu já tô tomando raiva de sanfona!Esse povo não sabe fazer letras e arranjos bonitos não. Só sabem copiar uns aos outros e fazer essas letras ridículas como tchêrêrêtchêtchê, tchu tcha, tcha tcha tcha, bararaberêrê, lêlêlê... isso é letra de música sertaneja? E as músicas também só sabem falar de cachaça,ir toda sexta-feira pra balada pra pegar mulher, como se a vida se resumisse a isso. E fazer letras vulgares que desvalorizam a mulher. Mas se tem mulher que canta esse tipo de música é porque gosta de ser desvalorizada, né? Gosto e gosto. Acho melhor eles mudarem a denominação deles de "sertanejo universitário" para "pop universitário" ou qualquer denominação que não seja sertanejo porque eles não representam a música sertaneja!E se têm duplas que fazem trabalhos diferente dessas que estão aí, não conseguem espaço porque tá tudo dominado por essas porcarias aí. E se conseguem algum sucesso fazendo um trabalho diferente, têm que se adaptar ao tal do mercado pois se não cantarem esse tal de "sertanejo universitário" não faz sucesso mesmo!

  46. Rafael Nunes

    15/05/2012 12:46:07

    Você está certo em tudo que diz. A exemplo, temos Henrique e Diego que vejo com um talento enorme, músicas bem compostas, masss talvez se prejudique pela grande semelhança com Jorge e Mateus que afinal hoje estão em decadência total.Aposto muito em Ricardo e João Fernando, acho que é uma dupla de grande talento.Humberto e Ronaldo, se bem empresariados serão o próximo grande sucesso Sertanejo, talento de sobra. Podem apostar... Claro, sem esquecer de João Neto e Frederico, que também esbanjam talento. Concordo com seus comentários referentes a Cristiano Araújo.Só pra finalizar, sertanejos como Fernando e Sorocaba, Vitor e Léo, Jorge e Matheus já renderam tudo que poderia dar...Abraços!Att. Rafael Nunes (Profeta Sertanejo)

  47. Artur

    15/05/2012 12:14:57

    Aprendi a gostar de música sertaneja ouvindo os grandes do passado. Sempre vi meu pai separar os LPs que iriam rodar enquanto ele consertava o carro, fazia o almoço ou simplesmente recebendo os amigos...Acho que o "novo" cumpre um papel fundamental na oxigenação das produções musicais destes dias. Todavia reconheço que boa parte do que é lançado busca incorporar o pop como influencia aparentemente determinante.Desse modo, cria-se uma nova estética que, para esse simples professor que vos escreve, diverge grandemente do sertanejo em si e que, por questões comerciais de mercado, é colado como fruto - e até uma 'evolucao' (?), do sertanejo de raiz.Sem enganos, reconheço que o mesmo movimento já vinha acontecendo com o samba, a título de exemplo. Daí chegarmos a casos de declarações pretensiosas de jovens cantores de talento ('influenciado do influenciado do influenciado') alegando 'revolucionar' o estilo que pensa fazer parte.Todo apoio as duplas sertanejas realmente interessadas em cultivar a música e a cultura sertaneja do nosso país.Força!

  48. Lucas Oliveira

    15/05/2012 12:01:55

    Hoje em dia essas duplas novas lançam música só pensando em estourar por algumas semanas, ganhar algum dinheiro e ponto final. Antigamente, a história era diferente, as duplas não eram compostas só por gente oportunista.Basta um artista ou jogador de futebol inventar um novo termo ou gíria, que uma dupla, do nada, transforma aquilo em "música" (sim, entre aspas...) e lança, tocando em todas as rádios e caindo na boca de todo País.Isso é tão verdade que até mesmo baladas e casas noturnas de todo Brasil que eram de outros estilos e que tinham uma noite sertaneja apenas em dias fracos, como terça, quarta e quinta feira, hoje já mudaram de ideia e levam duplas sertanejas aos sábados, unindo o dia de maior público com o estilo de mais sucesso.Mas é aquela coisa, né... nem sempre o que faz sucesso é bom!

  49. Maher3

    15/05/2012 11:52:46

    Imagina uma dupla com um grande talento que olha pro lado e vê dois rapazes que nunca viram um violão ganhando muito mais dinheiro que eles.Um site de mp3 original grátis lista que só no estado de São Paulo existem 4000 duplas registradas.Há vários niveis nessa discussão, daria até uma tese de sociologia talvez.Nunca se sabe quando uma música vai estourar e não existem exatamente formulas pra isso.A infantil "Tchu-Tcha" e a 'complexa' "Efeitos" caem no gosto do povo.Acho que se deve é definir o que é sertanejo e até separar o "universitário".Porque este está usando elementos do povão funk, samba, forró e arrocha (como dito na matéria anterior) como POP brasileiro, o que realmente é.(já que MPB é coisa pra gente culta)

  50. Patricia

    15/05/2012 11:52:08

    HUMBERTO & RONALDO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso