Blog Universo Sertanejo

Os problemas de voz de Zezé di Camargo e Galvão Bueno

André Piunti

Sempre tive muita curiosidade em entender sobre a perda aparente de voz que diversos sertanejos têm ao longo da carreira, e resolvi ir atrás do médico que operou o Zezé di Camargo.

Além do Zezé, o Dr. Luiz Cantoni é médico do Galvão Bueno, e foi responsável pela cirurgia nas cordas vocais do Frejat, oito anos atrás.

Tive uma extensa conversa com o Dr. Cantoni, e a entrevista foi divida em duas partes. Uma matéria no UOL e um bate-papo aqui no blog.

A matéria do UOL, que fala de Zezé, Galvão e de Bob Dylan, pode ser lida AQUI.

Abaixo, uma outra parte da conversa, que esclarece algumas dúvidas de quem aspira cantar profissionalmente e até mesmo dos cantores de chuveiro.

___

Doutor Luiz Cantoni é médico otorrinolaringologista, foniatra, e músico. Formou-se na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e se especializou em 'voz' justamente pela paixão por cantar. Suas cirurgias, na maior parte dos casos, são acompanhadas por terapias e aulas de canto desenvolvidas e ministradas por ele mesmo.

-Os sertanejos não têm mais problemas do que deveriam?

Pode ser, há uma incidência grande, muito por conta da falta de conhecimento do instrumento. Há também um paralelo interessante de se fazer. Imagine um jogador de futebol, que faz parte de um meio que gera tanto dinheiro quanto o meio da música. Durante um jogo, ele tem ali do lado um médico, um fisioterapeuta, um massagista, um técnico e toda estrutura para que ele esteja seguro o máximo possível. Agora pegue um cantor. Durante um show, quem está com ele? Isso já responde algumas coisas.

___

-Qual a primeira dica que você daria a um cantor que toca na noite, muitas vezes por horas, e que não tem acompanhamento de uma fono ou de um médico?

As pessoas falam muito em exercício, mas o mais básico pra um cantor, seja ele iniciante ou consagrado, é a regulagem do som. Não há exercício algum que vai te salvar se você estiver com um som mal regulado. Quando você for comprar seu equipamento de som, dê atenção primeiro a uma caixinha pra você usar como retorno, só pra você ouvir sua voz. Se você ouve sua voz perfeitamente, você não vai fazer nenhum esforço pra cantar, e sua voz vai acabar o show com a mesma qualidade que começou. Então minha primeira dica, antes de se preocupar com qualquer exercício, é ficar atento a como você ouve sua voz no palco. Já ouviu o Roberto Carlos forçar em algum momento a voz dele? Ele é um dos que mais se preocupa com a regulagem, termina um show sem esforço algum.

___

-Quais são os erros mais comuns que você nota ao ver um show ou ao conversar com um cantor?

Há algo que as pessoas devem prestar muita atenção. Se você termina o show rouco, nem que seja um pouquinho rouco, há algo de errado acontecendo. Ao contrário do que muita gente pensa, acabar um show com a voz rouca é um problema. Pode ser tanto apenas uso errado quanto um problema mais grave, mas normal não é de forma alguma. Eu mesmo já conversei com cantores que me disseram: ''nossa, doutor, cantei demais que saí até rouco''. Isso é um erro, a pessoa preparada pra cantar não pode ficar rouca ao fim da apresentação.

Outro problema complicado é que quando o cantor tem um problema, ele não procura um médico. A primeira pessoa que você tem de procurar é um médico. A fonoterapia quem vai te indicar é um médico, e isso não é uma defesa por eu ser médico, mas porque um determinado exercício pra uma corda doente pode significar o agravamento da doença. Eu opero de 50% a 60% das pessoas que passam pelo consultório, e grande parte delas tiveram seus problemas agravados ao buscar terapias alternativas e não um médico.

___

Como nasce um problema nas cordas?

Imagine um cantor, sem técnica, fazendo muita força pra cantar. A primeira coisa que acontece são as lesões traumáticas, quer dizer, aqueles vasos pequenos estouram, e então você tem um súbito sumiço de voz. Você termina o final de semana rouco, descansa durante a semana, e no outro final de semana já está recuperado. Mas com a repetição das lesões, o período de recuperação passa a ser maior, e você nota que a rouquidão já não some como antes. Tem gente que vai nesse ritmo por anos e anos, sem imaginar o que está causando na corda vocal. Na tentativa de melhorar, a pessoa muda o repertório do show, muda o tom das músicas, procura alguma alimentação que ajude, tenta mudar de hábito, tudo pra evitar ir ao médico. Quando ele decide ir ao médico, na maioria das vezes, o estado da corda vocal já é grave.

___

-O cigarro e a bebida prejudicam?

É complicado você dizer que o cigarro vai causar algo diretamente, se há diversos artistas que têm esse hábito e nunca apresentaram problemas nas cordas. Os males causados pelo cigarro e pela bebida ao organismo são de conhecimento de todos, então não é recomendável, seja você cantor ou não.

___

-O que é exatamente a técnica? Quanto tempo uma pessoa leva pra aprender a cantar corretamente?

A técnica só serve pra ajudar a pessoa que quer cantar. Saber usar a técnica entender o quanto de ar é necessário pra emitir o som, é saber utilizar o diafragma em vez da garganta. Em uma aula, a pessoa já percebe que ali há algo diferente, a reação é imediata. Mas pra aprender e por em pratica, como em qualquer comportamento humano, é necessário que o ensinamento seja repetido por 3 meses pra entrar no automático. Posso te dizer que em 6 meses, qualquer pessoa aprende a cantar da forma correta.

  1. feet porn

    08/04/2013 10:17:50

    I witnessed that post awesome post

  2. elias

    20/10/2012 20:39:30

    meu amigo sobre, a questao de regular o som ok. mais nada ve sobre o roberto carlos, cara o roberto carlos nao canta ele fala afinado. meu amigo tens que intender de tons musicais, autura de voz diafraguima. pradepois postar alguma coisa, o problema do zeze e simples ele tem de aceitar a sua situação atual e baixar os tons das musicas e ensaiar em tons novos te aposto que vai ter uma qualidade perfeita porem, mais menos forçada. simplesmente ele tem um problema mais ainda nao caiu a ficha que ja ta ficando ridiculo quere canta igual a um jovem de 20 anos. abraços e bom estudos de voz hahaha

  3. João Paulo Quiacuba

    23/08/2012 07:45:18

    Eu acho também que ele deveria diminuir o número de shows; além desse problema, tendo em conta também a sua idade.Faça como Leonardo: tem uma voz muito rouca, sozinho em palco, mas consegue gerir a sua voz.

  4. João Paulo Quiacuba

    23/08/2012 07:36:19

    Eu acho que acerca disso, muita gente não compreende; a verdade é que oZezé nunca deixará de ser Zezé, porém, o problema que ele tem, poderia muito bem ter evitado há muito tempo. Eu sou fã dele, pra mim, Leonardo e Zezé, são os melhores cantores do planeta terra. Mas que ele tem problema, aí tem, Até eu que sou angolano, notei isso!

  5. João Paulo Quiqcuba

    04/08/2012 10:41:55

    Eu acho que o Zezé, desde sempre forçou muito a sua voz. Eu já previa que isto daria problemas algum dia. Ele precisava cantar num tom mais baixo, porque se continuar assim, não chegará cantando por mais dez anos. Isso é uma coisa que até nós, os fãs, devemos aceitar e admitir

  6. GUERREIRO MÚSICO

    12/05/2012 03:05:10

    É inegável que o ZEZÉ DI CAMARGO não é o mesmo de 1992 a 2001. Comparem o DVD 10 anos de carreira com o de 20 anos. Olhem com atenção e escutem bem quando ele canta ao vivo. A voz falha, não se atreve a fazer os agudos que antes abusava. Outro dia no programa altas horas passou vergonha ao lado do iniciante Luan Santana e da dupla Vitor e Léo na música Tarde demais. No programa amigos ele era muito bom, mas dava pra ver a insistencia em alcançar o Xororó nos agudos e passar o Leonardo. Uma bobagem essa vaidade. Aquele horrível Eduardo Costa o imita descaradamente e até o plagio dele está começando a falhar. Zezé era ótimo, agora recomendo cantar É O AMOR em LA maior. ESQUEÇA o DÓ MAIOR Zezé. Isso é loucura.

  7. Tulio

    20/04/2012 21:12:30

    Boa matéria. Com certeza a voz do Zezé nunca será igual, devido a esse grave problema. Mesmo assim, é indiscutível que ele é um grande artista, cantor, ele tem um enorme talento, uma presença de palco enorme, sabe encantar, emocionar o público. Mesmo com a rouquidão, para quem é fã e realmente gosta, não faz diferença. Sempre será o grande Zezé Di Camargo.

  8. emerson

    18/04/2012 10:43:56

    Na entrevista de JeM para Maria Gabriela ele disse que se o artista nao cuidar da voz ele nao guenta muito tempo, ele mesmo disse que depois de 6 meses como disse doutor vc aprende a trabalhar a voz e consegue fazer ate dois shows por noites sem fazer tanto esforco na voz.

  9. emerson

    18/04/2012 10:40:02

    Como se pode falar negocio do voz canarinho do sertanejo? Zeze e a melhor voz que sertanejo ja teve...

  10. leandro

    17/04/2012 21:54:38

    logo quando o zeze fez a cirurgia em 2008 ci nao me engano, ele voltou a cantar muito,voz limpa,agudos e tudo mais...com certeza deve haver algum descuido por parte dele por que de la pra ca so vem piorando,so canta bem em estudio mesmo...a voz dele no double face nao tava tao rouca igual nas ultimas gravaçoes,umas 3 musicas ai qui vazaram na net ai ta muito rouco

  11. Wesley

    17/04/2012 21:04:42

    Existem alguns fatos que não foram colocados e devem ser considerados. Todo mundo sofre também um envelhecimento da voz. Não é possível que um cantor permaneça no mesmo tom a vida inteira, principalmente no caso do Zezé que exagera nos agudos. Acontece que ele não aceita abaixar o tom das músicas, insistindo em canta-las em tom original. Aí vem o vexame com os constantes "desafinos" , ou deixando o agudo das músicas pra galera com o famoso "só vocês agora". O Zezé não tem mais voz pra cantar um "coração está em pedaços" do jeito que cantava em 1992. Tá certo que teve o problema nas cordas que o recuperou de uma lesão que não o deixava cantar absolutamente nada, mas não esperem um zezé com a mesma performance dos anos 90.

  12. Carlinhos

    17/04/2012 13:30:57

    Não sei a galera entendeu direito o que o médico disse em relação ao Zezé. Me parece que o problema gravíssimo que ele tinha nas cordas vocais foi curado através da cirurgia. Mas eu senti algo no modo dele falar, que dá a entender um certo desapontamento com a conduta do Zezé. Não sei como se dá o tratamento e essa coisa toda, mas me parece que o Zezé não anda fazendo algo que deveria. Talvez por isso a oscilação da voz e piora da mesma nos últimos tempos, vide BBB, Ídolos, entre outros.

  13. leandro

    17/04/2012 13:00:43

    ok qui seja em si o tom original(o que nao muda quase nada,meio tom de diferença nessa musica)o que quero dizer é que o zeze atual nunca ira conseguir ser o zeze dos anos 90...isso é o que nao entra na cabeça do sr coronel di camargo..teimoso dimais,so acho qui deveria baixar tom e fazer menos feio ao vivo...

  14. Tays Miyazato

    17/04/2012 07:54:14

    Que ótima matéria, Piunti. Faço votos que todos os que cantam busquem o melhor para sua carreira, começando por aprender algumas técnicas para não desgastarem rapidament esse instrumento tão lindo que é a voz.

  15. Andre Jasper

    16/04/2012 20:44:11

    primeiro: o tom original da música é o amor é si maiorsegundo: zezé já cantou essa música em várias versões diferentes e vários tons diferentes também, é só pegar o dvd de 2001 e o de 2004 para constatar.

  16. luis antonio rossetto

    16/04/2012 20:08:18

    Mas como nos simples mortais queremos que uma pessoa que tenha mais de 70 anos tenha uma voz do perfeita do Caruso em seu auge???? Convenhamos, e pedir demais mesmo para um eterno como um Dylan!!!O tempo passa para todos! abcs

  17. Gery

    16/04/2012 19:21:57

    Vc tá Louco? o Zezé di Camargo é um dos Melhores Cantores do Brasil, respeitado por todos os artista do meio (os que não respeitam é porquê tem inveja), a voz dele realmente já não é a mesma, mais mesmo assim ele coloca a maioria desses cantores de sertanejo universitário no bolso, agora vc não entende nada de música e vem criticar um músico da importância do Zezé di Camargo, Se liga Zé Mané...

  18. Marcio Eiras

    16/04/2012 19:19:40

    hahaha olha os fãs do Dylan bravos na matéria... fã é um problema... legal uma palavra de quem entende, falou-se muita abobrinha sobre a voz do Dylan e a do Zezé, que são casos diferentes... há muitos grandes artistas que não souberam cuidar da voz, e isso não tem mal nenhum... mas fã lê, mas não entende...

  19. Carol

    16/04/2012 19:16:17

    Muito boa matéria! Parabéns!

  20. Angel

    16/04/2012 18:58:10

    O Zezé já nasceu com problema na voz,pois o homem não canta nada.Quanto ao Bob Dylan,ele pode ter problema na voz,mas ele pelo menos sabe cantar.

  21. Marina Sanches

    16/04/2012 18:25:11

    Um anjo que curou nosso Zezé. Muito obrigado.

  22. rafa benas

    16/04/2012 18:13:41

    A matéria que cita o Dylan e o Zezé é curiosa. Você percebe que os dois têm problemas, mas o fãs não aceitam que se fale Zezé e Dylan na mesma matéria. O Dylan é uma das grandes vozes do século XX e tem problemas sim. O que o médico disse já foi abordado na imprensa inglesa com médicos de lá, que analisaram de forma semelhante a voz do Dylan.

  23. João Nero

    16/04/2012 18:00:38

    Piunti, vc poderia depois falar sobre o custo de tratamentos nas cordas. Pelo que eu sei, são coisas um pouco caras. Abraço.

  24. Fabio Lima

    16/04/2012 17:55:03

    Ótima prestação de serviço. Lembrando que hoje é Dia Mundial da Voz, bom ver uma pessoa com conhecimento dando ensinamentos. O que o doutor fala sobre o Dylan é ótimo, pois expõe que mesmo um grande artista pode ter problemas e precisar de bons cuidados. A "fadiga" do Dylan é visto é vários sertanejos não tão idosos, algo a se ver com atenção.

  25. Mazinho

    16/04/2012 16:56:18

    Ótima entrevista, as duas. Parabéns.

  26. Pedro Lima

    16/04/2012 16:10:41

    Fala, Piunti. Foi no ponto, hein? O melhor das duas matérias foi ver que problemas na voz não são coisas de outro mundo, todo mundo pode ter e não significa o fim da vida. Acho que por haver poucos médicos especialistas é que há uma impressão tão absurda. Que bom saber que o Zezé está bem, que o Galvão pode ficar curado e que o Dylan tem um problema que qualquer mortal pode ter. Valeu.

  27. Rafael

    16/04/2012 15:42:00

    Um dos caras que mais vejo cantar direito é o Michel Teló, talvez pelo tempo de estrada. Cantou "Nuvem de Lágrimas" com Chitão e Xororó sem fazer esforço, em tom alto e sem desafinar.

  28. leandro

    16/04/2012 14:28:02

    o problema do zeze tbm é a teimosia ....christian e ralf .leonardo,todo mundo baixa ate 2 tons em musica alta...o zeze ensiste em cantar é o amor em dó maior ate hoje...chega a ser ridiculo algumas vezes!!!

  29. leandro

    16/04/2012 14:23:52

    Outro caso qui pareceu ser grave tbm é do ZE HENRIQUE(DO GABRIEL).em shows e pg de tv quem ta segurando a primeira nas notas altas é o gabriel.os sintomas sao os mesmos do zeze,roquidao e dificuldade nos agudos...

  30. Celino

    16/04/2012 14:10:14

    Puta relato o que o médico fez do Zezé!!! Depois disso ele gravou aquela fala do "passarinho", na abertura do CD... imagino que só quem conviveu com ele, sabe da dor que ele deve ter sentido... Zezé é Zezé!!!

  31. adriano

    16/04/2012 12:43:23

    Não é somente o zeze que sofre com a ronquidão no mundo sertanejo, temos tambem o cantor leonardo que é visivel a ronquidão que as vezes chega a quase sumir a voz pricipalmente nas musicas antigas de tom mais altos, outro cantor é o Ralf da dupla chrystian e ralf, apesar de na minha opinião ser ainda os mais afinados, se for comparar nas regravações que foram feitas poe eles proprios no acustico 2 das musicas este amor que me mata, dez minutos, e saudade, vc vai notar que é notavel a tonalidade mais baixa das notas e uma ceerta ronquidão por parte do ralf.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso