Blog Universo Sertanejo

O quanto vale um CD?

André Piunti

Voltando a um assunto já discutido por aqui.

Não sei se algum de vocês já tem em mãos, mas a versão promocional do novo CD de Fernando e Sorocaba, ''Bola de Cristal'', vem com algumas faixas bônus (se não estou enganado, não é a primeira vez que eles fazem isso).

Um desses bônus é a música ''Barraco'', da Thaeme Marioto, cantora que venceu uma das edições do ''Ídolos'', e hoje é empresariada pelo Sorocaba (quem quiser ouvir, a música está no final dessa postagem).

Como o CD em loja não vende mais mesmo, grande parte do público vai conhecer o trabalho novo junto com esses ''extras''.

É exatamente o que alguns sites de download fazem, colocando duas ou três músicas de uma dupla nova dentro do arquivo de outros CD's, com o intuito de divulgar esses novos artistas.

Por essa prática adotada pela dupla, fica visível que o CD não é nada mais que um simples meio de divulgação, apenas mais um, longe de ser o objetivo final. E o exemplo vem de uma dupla que está no auge.

Trata-se de só mais um exemplo de que a busca por uma fórmula genial, um acerto nunca feito antes, ou uma padronização quase sempre inancalçável, não se justifica.

Se um CD trouxer metade de música de estúdio, metade ao vivo, provavelmente vão surgir críticas de quem trabalha no meio.

Para o público, que se preocupa exclusivamente com música, não faz mais a menor diferença. Isso é só um exemplo.

O que conta negativamente para o trabalho uniforme é que se ele não agradar, não há o que o salve. Se já não há mais a necessidade de um padrão (e não há), insistir nele pode ser um equívoco que venha a prejudicar muito uma carreira.

O primeiro CD de Jorge e Mateus, aquele gravado na garagem, tinha de regravação do Fágner até Gian e Giovani, passando por lado B de João Paulo e Daniel.

O projeto ''Palavras de Amor'', de César Menotti e Fabiano, tinha Erasmo Carlos, Padre Marcelo Rossi e Cogumelo Plutão.

As misturas não eram muito lógicas, mas os repertórios tiveram apelo suficiente para mudar a vida de ambas as duplas, apelo que poucos discos tiveram nesses últimos anos.

Se apenas 3 ou 4 músicas serão trabalhadas nas rádios e tocadas na televisão, por que não usar todo o espaço restante do disco para fazer algo diferente?

___

  1. cleber galdino

    27/08/2012 04:07:26

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  2. Luiz

    23/01/2011 00:15:30

    Que se foda os artistas, eles não estão morrendo de fome

  3. Carlos

    22/01/2011 11:05:08

    Fiquei impressionado com tamanha ignorância...Meu DeusTodos sabem que o Sorocaba é country, não se se vc sabe mas o cantores country usam chapéu

  4. ANGELA

    22/01/2011 09:32:17

    EU SOU DAQUELAS QUE AINDA COMPRAM CD, SÓ DOS MEUS ARTISTAS FAVORITOS É CLARO, ACHO QUE É UMA FORMA DE RESPEITO AO TRABALHO QUE FOI FEITO, NÃO SÓ PELOS ARTISTAS, MAS TAMBÉM PELAS MILHARES DE PESSOAS QUE TRABALHAM, COLOCAM SEU ESFORÇO, PARA O PRODUTO FINAL.

  5. Luiz

    22/01/2011 01:12:49

    É isso mesmo cara, você pensa exatamento como eu. O pessoal reclama tanto de regravações, mas pra que encher um CD de inéditas se a maioria vai ser jogada no lixo?

  6. Leandro chaves

    22/01/2011 00:45:07

    Sertanejo de verdade é chico rey e paraná cantos e cordas. show de bola esse cd. ai sim é sertanejo.

  7. Leandro chaves

    22/01/2011 00:40:05

    Luan santana e fernando e sorocaba não é sertanejo. e tudo pop. o fernando e sorocaba nunca gravaram uma moda de viola. nao sei pra q o sorocaba usa chapeu de cowboy se ele nao é. e o luan ta mais pra emo. ta faltando musica sertaneja de verdade como jorge e mateus ao vivo em goiânia, cezar menotti e fabiano palavras de amor entre outros. falta musica romântica e com letra.

  8. Lurana Glória Guimarães

    21/01/2011 21:25:53

    Na contramão das estatísticas estou entre as que ainda compra CD e DVD(só dos meus ídolos mesmo) e quando sou fã, sou fã mesmo, conheço todo o repertório e não só o q tocam nas rádios e nos shows isso é visível. Agora se TODAS as músicas de um cantor/dupla/banda tocar em rádio será difícil saber quem eh realmente fã e quem não é....esta eh minha opinião...

  9. Mayara Garcia

    21/01/2011 12:30:57

    Uma das sacadas mais bacanas que percebi dentre o mundo sertanejo foi a distribuição gratuita de CDs de diversas bandas e duplas na entrada do show de outras duplas de mesmo gênero. Essa divulgação maciça promove o descobrimento de muitos trabalhos bons e que valem a pena serem prestigiados.Pago caro (e muito mais de uma vez) pra ir aos shows, depois de escutar e gostar do trabalho dos artistas dos CDs que ganhei.Inteligente quem pensou nisso, muito melhor que conseguir vender CDs é trazer o público pra perto e aumentar o número de shows.:)

  10. Pedro

    21/01/2011 11:58:31

    Wanessa, a resposta é que não vai parar em lugar nenhum. Acabou esse lance de CD, só que o pessoal faz questão de não ver ou defende contra a própria vontade, pq ainda são ligados a gravadoras que, assim como todo o formato antigo de música, vai sumir.Um CD por R$ 30? O imposto não é culpa nossa e ninguém nunca conseguiu resolver. Público não tem a ver com problemas do governo, ele só quer ouvir. Paciência, o trem passou.

  11. Wanessa Silva

    21/01/2011 10:40:55

    É André, concordo com você, enão sei para que gravar um cd com 15, 20 músicas, se vão tocar apenas uma ou duas nas rádios.Eu também acho que os artistas podiam fazer seus cds só com as músicas que vão tocar nas rádios ou então fazer cds com uma parte das músicas que tocarão nas rádios e outra com músicas diferentes do que estão acostumados a fazer.Uma coisa que eu detesto é essa chamada 'música de trabalho'. As rádios deveriam tocar as músicas que o povo gosta e não aquelas que a gravadora paga para tocar.Eu sempre comprei cds, e todos originais. Nenhum deles saiu por menos de 30 reais.Comprar cd hoje em dia, é só para quem gosta mesmo de colecionar cds, porque a maioria das pessoas compram músicas pela internet ou apenas baixam gratuitamente. Faz é tempo que eu não sei o que é comprar um cd. Quando as músicas são lançadas, eu ouço na internet.Mas vamos ver onde vai parar isso..

  12. ED

    21/01/2011 10:13:53

    MAIS UMA PORCARIA!!!!!!

  13. mileciano batista

    21/01/2011 08:47:50

    A música sertaneja anda pobre, eu to ouvindo as modas antigas e música internacional, que antes não ouvia, ate as radios sertanejas de goiânia estão tocando outros ritmos diferente de 10 anos atraz q era so sertanejo, já não tem duplas como leandro e leonardo e zezé di camargo e luciano no auje do passado, onde moro nos butecos as pessoas gosta de modões e ouvem as músicas mais antigas, joao mineiro e marciano, milionario e jose rico, chitãzinho e xororo, este sertanejo novo ouve menos.

  14. Rafael

    21/01/2011 06:21:24

    Pra ser sincero, Piunti, eu não compro mais CD, só baixo. Tenho todos os CD's de vários artistas que consegui na internet. Pô quando era mais novo comprava um CD inteiro por causa de UMA música. Pagava caro em um CD, só por causa de UMA música.Sem contar que é muito mais prático levar um MP3 com trocentas músicas à levar vários CD's por causa de uma música ou outra e ter que ficar trocando toda hora. Com a internet se tornando acessível a muita gente, acho que tem que mudar a forma de divulgação e venda dos 'CD' ou músicas. Alguns cantores/duplas, já fazem isso: disponibilizam as músicas no site para compra. Muito mais fácil, vou lá e compro só a música que quero. Se souberem, usar a internet como meu de divulgação, podem lucrar mais com os shows.

  15. Miguel

    21/01/2011 05:20:15

    Esse sufoco a que o Bruno se refere tem as próprias duplas como responsáveis. O Bruno e Marrone, logo depois daquele CDzinho acústico, em vez de fazer besteria, fez um AO VIVO E ACUSTICO, e depois veio administrando a carreira. Pouca gente hoje conseguiu um sucesso daquele tamanho e já tá pulando de galho em galho. O Luan e o Sorocaba parecem ser os trabalhos mais acertados, mas não são tão sertanejos.Ao que tudo indica a discussão aqui vai ser legal pq ninguém tá querendo dizer que o que é novo é uma porcaria, mas sim afirmando que o pessoal tá tomando uns caminhos errados. Vi o César Menotti no twitter falando de trabalho novo e etc. Se eles fizerem o feijão com arroz, a música com a cara DELES, eles tem tudo pra voltar com tudo, passando por todo mundo. Quem gosta é arte é crítico. Povo gosta é de moda boa.Curioso é que mesmo entre as duplas pouco conhecidas, mas que fazem parte do circuito de shows, ninguém tem nada de novo. Tem uma brecha enorme aí, vamos ver no que vai dar.

  16. Bruno

    21/01/2011 04:39:48

    É piunti, o sertanejo ta sufocado... acho que 2011 será a reviravolta do sertanejo, quem irá prevalecer são os que lançar diferencial, músicas completamente diferente do que sempre lançaram, a ex de: ai, já era J&M, fugidinha MICHEL TELÓ, MADRI F&S, esses investiram em um lado até então não trabalhado, com ctz esses já se tocaram que pra continuar entre as novidades, precisam sempre ser as novidades, pois hoje jorge e mateus por ex não é mais novidade, o q é novidade é a música AI, JÁ ERA totalmente fugindo do jorge e mateus até antão...É isso, sinto que o sertanejo está sufocado, precisando de um tempo pra se restabelecer.Muita dupla estourando é ótimo, mais esse mundarel de dupla ruim fez com que o sertanejo que já era chamado de música pobre, se tornar música miserável, tdo sempre feito em cima de 3,4,5 notinhas musicais.

  17. MelinaJeM

    21/01/2011 04:25:03

    Acho q mta gte deixa de lado esse CD garagem do JEM. Ele foi MUITO copiado e muitas duplas tiraram regravações dali. Acho difícil que algum CD deles consiga superar o Ao Vivo em Goiânia, pq aquilo ali foi um dos únicos momentos em que a música sertaneja se orgulhou da nova safra. To ansiosissima pelo novo DVD. Não gosto das inserções rockeiras no meio do show. Entendo o estilo e a preferência, mas acho que é algo legal pra se fazer com os amigos em casa, no palco as pessoas esperam outra coisa. Sei que é difícil criticar ídolo e criticar quem está no auge, mas são palavras sinceras.

  18. Felipe

    21/01/2011 04:20:15

    Como eu sei que os cantores leem esses textos, vou mandar três recados:JOAO BOSCO E VINICIUS, CESAR MENOTTI E FABIANO E JORGE E MATEUS: AS VEZES UM PASSO ATRAS EH A MELHOR OPCAO.Como os 3 vao fazer trabalho novo logo logo, poderiam dar o pontapé inicial pra recomeçar. Não fosse o estrondo do Luan ano passado, o gênero teria passado muito defasado 2010 na mídia, e não é pq a mídia é preconceituosa, é pq a música não agrada mais tanto.Se for verdade que os Menotti voltaram pro Pinocchio, já começamos bem. Faltam agora as outras duplas reencontrarem o estilo que os fez sucesso. Como diria o Ratinho em uma entrevista histórica no Jô, não batam palma pra louco dançar. Em resumo, preocupem-se com o público. Só ele importa.

  19. Mozer

    21/01/2011 04:09:25

    Depois daquele texto que atormentou o povo, esse aqui vai atormentar ainda mais rs.Faltou dizer que no ano passado, por mais que houve alguns discos bons, nenhum vai ficar marcado, o que é preocupante, já que essa turma de 5 anos pra cá trouxe muita coisa marcante, como Borboletas, o Ao Vivo do Victor e Leo, esse aí dos Menotti, o Ao vivo em Goiânia e o Mundo é tão pequeno, do Jorge e Mateus, e obviamente o Curtição, do João Bosco e Vinícius.Sinceramente atribuo essa visível queda a uma tentativa de elitizar o trabalho, não na questão de público, mas sim na questão de produção. Parece que se criou certa vergonha dos arranjos de sanfona pura do Pinocchio e foram buscar moradia em outras casas, de qualidade inegável, mas de teor popular reduzido.Esse primeiro CD do Jorge e Mateus é épico. Um CD de qualidade de som muito baixa, mas com uma força tão grande que consegue disputar em importância com os outros.Que esse ano as fichas caiam.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso