Blog Universo Sertanejo

Pelo entretenimento

André Piunti

Nas últimas semanas, duas notícias do mesmo gênero saíram do meio sertanejo e foram publicadas nos mais diversos veículos: a bolha de plástico em que Fernando e Sorocaba entraram durante o show, e a chuva cenográfica provocada por João Bosco e Vinícius no palco, com o intuito de chamar a atenção para a nova música de trabalho, ''Chuva''.

Apesar da repercussão positiva dos experimentos, não faltou gente para criticar, principalmente com alegação de que essas ideias só são necessárias quando o artista não se garante musicalmente.

Tentar coisas novas em apresentações é costume das duplas já faz um bom tempo. Em 1980, os shows sertanejos assistiram a uma mudança provocada por Chitãozinho e Xororó. Durante 3 anos, ele bancaram uma estrutura nova, grandiosa, de palco e de som, apostando que isso se tornaria tendência mais cedo ou mais tarde.

Após esse investimento, seus shows completos passaram a ser contratados por todo o país, e as outras duplas começaram a dar mais atenção para a questão visual das apresentações.

Nesses últimos 30 anos, o que se viu foi investimento atrás de investimento, e os ''painéis de LED'' virando a coqueluche dos artistas, que fazem questão de cita-los em praticamente todas as entrevistas, mesmo com o público se importante muito pouco com eles.

Desde o ano passado, a maioria dos shows de Fernando e Sorocaba conta com um guindaste, que alça os cantores e os leva até bem perto do público. Em 2010, Luan Santana apareceu ''voando'' em um show, e a perfomance passou a ser repetida em outras apresentações. Já foi anunciado que o próximo DVD do Luan, marcado para dezembro, terá um elevador no palco, ideia trazida da última turnê de Michael Jackson, que acabou nem sendo realizada.

Nas duas últimas semanas, Fernando e Sorocaba investiram na bolha de plástico, que já pôde ser vista em shows da banda Flaming Lips (clique aqui para ver), e João Bosco e Vinícius apostaram na chuva cenográfica, que também foi utilizada por Britney Spears em um de seus DVD's (clique aqui para assistir), e por outros artistas.

Se essas práticas criarem uma concorrência saudável e as duplas tentarem se superar dessa forma, não há nada de negativo. Se lá fora essas ideias são elogiadas, não faz sentido criticar justamente os sertanejos. Tudo entra na conta do entretenimento.

Apenas como curiosidade, nesse afã de fazer apresentações ''chiques'' e ''modernas'', os até então desconhecidos e com poucos recursos João Paulo e Daniel resolveram soltar pombas durante suas apresentações, no momento em que a música ''La Paloma'' era cantada.

Como a estrutura dos palcos não era nada avançada, a ventilação era ruim, e uma das pombas morreu. Sem perceber, Daniel pegou a pomba morta e jogou para cima.

A pomba caiu na cabeça de uma fã.

Fatos inusitados e bom humor à parte,  que venham outras novidades.

  1. Dirceu ( Marilia )

    20/11/2010 12:23:47

    A música sertaneja é música de macho. Teria que selecionar mais os artistas pra não ter tanta viadagem. To começando achar isso péssimo...e esquisito!!!

  2. Wesley Frank Brizola

    19/11/2010 10:22:09

    Isso ae galera!!! Toda idéia nova nos shows é sensacional!!!Aprovo... :D^^Abraço!!!

  3. Kátia

    18/11/2010 01:36:14

    Pra quem falou aí da voz do Zezé... quem foi nos shows do Credicard Hall pô de perceber que Zezé não cantou de playback , tanto que ele errou letras de várias mpusicas e o cara tá mandando muuuito bem viu povo... se informe, vão aos shows e aí vcs falem...

  4. Debora Mantovani de Moura

    17/11/2010 22:51:25

    KKKKKK com tanta tecnologia, criatividade e investimentos... a chuva de JB&V e a bolha do F&S perdeu feio para a pomba do Daniel...autenticidade é o que há de mais verdadeiro na vida!!! O Daniel é um patrimônio da história do Sertanejo ;)

  5. leandro

    17/11/2010 21:57:49

    boooaa jandir!!!!!playback ninguem merece!!!a mim o zeze nao engana!!!

  6. ANGELA

    17/11/2010 19:50:52

    De verdade a historia da pomba foi muito engraçada, o Daniel é um fofo, não merecia o mico.

  7. JANDIR

    17/11/2010 18:25:14

    PODIAM PELO MENOS FAZER COM ZEZÉ CANTAR UM POUQUINHO.

  8. César Resende

    17/11/2010 17:58:55

    A história da pomba realmente é muito boa! tô imaginando a cara do Daniel! kkkToda ideia que soma, é válida para a nossa música sertaneja! Chitão & Xororó sempre inovaram e sempre acertaram! seja em arranjos, músicas ou shows! Nos anos 90, Zezé & Luciano tbm sempre andaram na frente, com megas shows e produções futuristas, como caminhão no palco e até mesmo um helicóptero...Os shows sertanejos sempre foram "ricos" em tecnologia, hoje em dia, basta assistir um show de Victor & Leo ou Eduardo Costa para se confirmar isso! e nenhum dos artistas citados por mim, ai em cima, na minha opnião, deixam a desejar na parte vocal e ou musical! Todos cantam muitos e são completamente diferentes! Vamos inovar sim! Vale fazer algo diferente pra surpreender a galera!Sucesso faz quem é diferente! Não vejo essa inovação como uma disputa não, e sim, como uma maneira de ser diferente!Se essas ideias fossem de qualquer outro estilo, todo mundo bateria palma! só pq os artistas são sertanejos, a galera fica criticando...Desejo sucesso a todas as ideias diferentes realizadas em shows, indepedentemente do estilo musical! mas se for sertanejo, mais sucesso ainda!

  9. Ricardo

    17/11/2010 17:24:19

    hahahahahahahahaha a história da pomba é a melhor... desde muito tempo que os sertanejos tem essa coisa de querer ser chique... e sempre pagaram mico... esse lance da pomba é demais hahaha

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso