Blog Universo Sertanejo

6 anos de blog. Um pouco da história do Universo Sertanejo.

André Piunti

Hoje, dia 9, nosso espaço completa seis anos.

Com o tempo, novas pessoas passaram a frequentar o blog e a conhecer o trabalho, e muitos acabam não sabendo como tudo começou. Há uma explicação rápida ali na lateral, mas aproveito que a postagem é exclusivamente sobre o blog pra falar dele.

Em 2007, eu precisava fazer um Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de jornalismo. Demorei a decidir o tema, pensei em várias possibilidades, e acabei tendo o estalo de juntar uma ideia que eu tinha há anos com a necessidade de um TCC pra faculdade.

Desenhei um portal de notícias sobre música sertaneja, pensando em matérias mais extensas, reportagens mais aprofundadas, e esse ficou sendo meu projeto. No meio do ano, durante a pré-banca (pra ver se o trabalho estava caminhando de forma correta), Bia Abramo, uma das professoras que me ajudaram a discutir toda a ideia, disse: ''tá faltando nesse portal um espaço pra você dar notícias mais rápidas, menores, o hard news. Porque você não faz um blog dentro do portal?''

Com o portal já montado no computador, estreei o blog dia 9 de outubro de 2007, dois meses antes da banca. Deu tudo certo, passei e me formei. Formado, vi que manter um portal sozinho era inviável, e então resolvi investir no blog.

Do final de 2007 ao início de 2009, me mantive sozinho, sem nenhuma parceria de divulgação. No primeiro semestre de 2009, ganhei a barrinha do portal Vírgula ali em cima, mas a parceria acabou durando pouco. Ainda no primeiro semestre, o UOL buscava um jornalista que escrevesse sobre sertanejo pra cobrir Barretos (aonde vou desde criança), e foi justamente assim que eu entrei. Pouco tempo depois, o Universo Sertanejo já fazia parte da turma de blogs do UOL.

Ao longo dos seis anos, o blog se tornou o canal de música sertaneja mais lido da internet, e o crescimento dele, obviamente, foi muito importante pra mim. Eu acabei entrando em várias áreas do meio sertanejo, seja na rádio (Nativa), passando por divulgação, planejamento, palestras, eventos, e outros trabalhos que poderei compartilhar por aqui em breve.

O que geralmente causa curiosidade em quem acompanha o blog são as viagens. Foram 10 viagens acompanhando artistas no exterior, entre Europa, Estados Unidos e África. Quase ninguém sabe que logo que eu lancei o Universo Sertanejo, eu também cheguei a por no ar um blog de viagens, que não durou nem um mês por conta do trabalho que o US dava.

No fim das contas, consegui usar as ideias lá do blog de viagens aqui, quando comecei a viajar com os artistas.

É claro que, em meio a tantas coisas boas, existem as ameaças de processo, os escritórios bravos, as notícias que não poderiam ter saído, as músicas que não poderiam ter sido postadas, alguns fãs que ficam bravos, mas enfim, situações que fazem parte do trabalho.

Até o final do ano, devo por em prática algumas mudanças no US, tanto visuais quanto estruturais, mas nada que irá tirar o foco do principal, que é esse espaço pra informações e novidades.

Abaixo, posto uma singela prévia do trabalho visual que está sendo feito pelo Felipe Hernandes. É claro que ele não vai gostar de eu postar algo que está longe de acabar ainda, mas se eu vazo trabalho dos outros o tempo todo, quem sou eu pra não vazar o meu? =)