Blog Universo Sertanejo

20 anos de João Bosco e Vinícius

André Piunti

Ontem, dia 10, João Bosco e Vinícius comemoraram 20 anos de carreira.

A dupla, formada por dois caras novos e que está na base da criação do dito sertanejo ''universitário'', já tem 20 anos de formação.

Gostando ou não, sendo fã ou não, a marca é muito significativa. João Bosco e Vinícius são exemplos de amigos que passaram a cantar juntos por sonho, não por oportunidade, algo que já não é tão comum como anos atrás.

Cresceram nos anos 1990, viram uma mudança acontecer no início dos anos 2000, e se tornaram protagonistas de uma nova fase que teve início alguns anos depois na música sertaneja. Tudo isso sempre juntos, tocando em qualquer lugar, fazendo shows para os mais variados públicos, esperançosos de que o sonho (e não a mera oportunidade) virasse realidade, como virou.

Como tudo em relação ao sertanejo chega atrasado a São Paulo (principalmente na minha região, Campinas), conheci a dupla em 2006 pela internet, mais exatamente pelo Orkut, já que as músicas da dupla não tocavam por aqui.

Uma das grandes lembranças que tenho deles é de janeiro de 2009, quando foram apresentar ''Chora, me liga'' no Faustão, música recém-lançada. Lembro que eram poucos os que desacreditavam de que dali sairia um hit, como saiu, um dos maiores da geração. A música era, de fato, muito forte.

Que eles mantenham sempre o sonho aceso, e que tenham sempre sucesso. Vencedores, já mostraram que são.

Aproveitando que a postagem é mais uma homenagem a eles do que qualquer coisa, posto abaixo minha música preferida, ''Insegurança''. Talvez nem seja a melhor, não tenho definitivamente um relacionamento muito bom com esse teclado da música, mas é a que mais me marcou e que eu ouço até hoje.