Blog Universo Sertanejo

Daniel narra sua história de vida em DVD teatral

André Piunti

Conversando recentemente com um amigo sobre o Daniel, ouvi a seguinte frase: ''O Daniel deve ser um cara que tá sempre ralando, porque é complicado apresentar alguma novidade depois de tanto tempo de carreira''.

Voltei pra casa pensando nisso um tempo e vi que o raciocínio fazia muito sentido. Daniel já fez dupla, cantou solo, lançou CD, DVD, estrelou filme, novela, apresentou programa de TV (Xuxa) e será jurado de uma atração Global pelo segundo ano seguido. Como é que um cara desses vai fazer, com um currículo dessa extensão, algo novo que consiga chamar a atenção?

Como ele faz eu não sei, mas ontem ele conseguiu dar início a mais uma página na sua história pessoal. Quando se anunciou que o novo DVD dele seria um ''musical'' pra comemorar 30 anos de carreira, a maioria imaginou que seria um show com alguns números de dança e etc, algo que lembraria bastante o DVD anterior, ''Raízes''.

O que ninguém esperava é que ele fosse fazer de fato um musical nos padrões do teatro, com atores, dançarinos, cantores e toda uma estrutura nunca utilizada por um sertanejo em toda a história.

Daniel

Daniel

Daniel ficou acompanhado, quase que o show todo, por um ator mirim (Matheus Braga) que o interpretou durante sua infância.

O enredo é baseado na vida do cantor, começando menininho em Brotas, passando pela formação da dupla João Paulo e Daniel, pelo sucesso da parceria, pelo falecimento do João Paulo, até a consagração do Daniel artista-solo-romântico.

Poucas músicas foram cantadas inteiras. Como a ideia era ir contando a história a partir dos seus sucessos, apresentar trechos das canções deixou tudo bem mais dinâmico e interessante. O repertório completo pode ser conferido ao final da postagem.

O ponto que mais rendeu comentários e discussão foi quando a morte do João Paulo foi lembrada. Daniel poderia ter feito aquelas homenagens cheias de foto, com uma música triste no fundo e com aquele ar de dramalhão mexicano. Percebi que havia muita gente esperando por isso.

A escolha foi outra. As luzes ficaram baixas e os telões mostraram uma tempestade. Daniel parou por alguns segundos na frente do palco e, em vez de emendar a previsível e já manjada ''Canção da América'', preferiu uma canção em inglês: ''Bridge over troubled water'', do Simon e Garfunkel, que traz uma mensagem de superação pra quem está enfrentando uma grande tristeza (a tempestade no telão tem relação com a letra). Quem não se lembra da música, há uma versão famosa gravada por Chitão e Xororó chamada ''Corpo e Alma''.

Não quero me estender muito para o texto não ficar cansativo, então aproveito a ajuda do programa divulgado antes da apresentação. Como pode ser visto nas duas imagens abaixo, o espetáculo foi dividido em 2 atos. Voltei de madrugada do show e tirei duas fotos com o celular. Amanhã cedo eu escaneio certinho pra ficar mais fácil de ler.

Hoje, dia 25, acontece a segunda noite de gravações. Para hoje, há venda de ingressos. Ontem foi apenas para convidados.

Três notinhas:

-No início, um dos momentos mais legais foi do menino que interpretou o Daniel (Matheus Braga) aprendendo a fazer segunda voz com o pai (o menino é muito bom, atualmente está no musical do ''Rei Leão'').

-Dentre os 16 atores, um deles ficou responsável por fazer o papel do João Paulo (Rafael Machado).

-Durante o show, eu não havia entendido muito bem a colocação da música ''Fricote'' no capítulo ''Solo''. Olhando aqui a discografia dele, vi que ele regravou a música em um DVD ao vivo já na carreira solo. Suponho que esse seja o gancho.

Repertório, lembrando que boa parte das músicas tiveram apenas alguns trechos apresentados.

Romaria – Poeira da Estrada – Saudade da Minha Terra – Solidão de Amigos – Desejo de Amar – Rosto Molhado – Só dá você na minha vida – Hoje eu Sei – Eu me amarei – Que Dure Para Sempre – Estou Apaixonado – Te amo cada vez mais – Bridge over troubled water – Ela tem o dom de me fazer chorar – Tocando em frente – Adoro amar você – Um dia de domingo – Eu amo amar você – Quando o coração se apaixona – Fricote – Dengo – A Jiripoca – Meu mundo e nada mais – Pra ser feliz – Esperança – Os amantes – O menino da porteira – Disparada – Nos bailes da vida – Tantinho

 

  1. CarmemAndr

    27/04/2013 00:42:32

    Sou fã do Daniel, acho que ele deveria lançar um DVD com musicas novas

  2. Audrea Marques

    25/04/2013 20:02:56

    O Daniel consegue sempre se superar, é impressionante! esse show musical ficou muito bonito mesmo, merecia ser gravado um DVD, fiquei muito feliz quando soube que ele gravaria, vai ser sucesso!

  3. JéMartins

    25/04/2013 19:32:07

    Adorei a resenha, acompanho sempre a carreira do Daniel e seu blog também, por isso, gostaria de saber de fato o que você achou? A receita, a ideia, a inovação funcionou? O DVD promete, ou foi um tiro no pé?

  4. Jaqueline Almeida

    25/04/2013 17:38:19

    Pinto, vc poderia começar a ser mais imparcial nos seus textos e começar a dar créditos a outros diretores de DVD que vem desempenhando ótimos papeis por ai, ao invés de ficar divulgando só amiguinhos como Fernando Hiro, Jacques Jr e outros. Por favor, reveja seus conceitos e seus textos também!

  5. vinicius

    25/04/2013 15:26:35

    Pois não George, eu posso passar a receita pra você. Anote aí:Pegue uma pitada da sua irmã, misture bem na cueca de seu pai e em seguida, jogue no forno da sua mãe. Misture bem, que você terá um delicioso miojo.

  6. remy alexandru weszzenaar

    25/04/2013 14:22:01

    estive com o meu querido amigo daniel,na estreia da pesa o rei leao, em sao paulo.foi uma surpresa super agradavel poder revelo e tambem saber que ele esta trabalhando nesse projeto, que e super importante para o publico brazileiro. estamos trabalhando para poder trazer o Daniel para se apresentar aqui no ericcson globe arenas, pois sera parte da noite brazileira.ao amigo daniel, muito sucesso com esse projeto maravilhoso e nos veremos muito breve novamnete.um grande abraso a voce e tambem para toda equipe. remy alexandru weszzenaar

  7. RSP

    25/04/2013 12:12:22

    Piunti, só quero registrar uma coisa:Parabéns Guilherme Arantes pela entrevista no UOL, é por aí mesmo, cadê a profundidade?Cadê a execução de uma música sem ter costas quentes?Fora a quadrilha de gravata.

  8. Leandro Chaves

    25/04/2013 11:23:21

    Sou muito fã do Daniel e acho legal esse tipo de DVD, mas tbm acho que ele deveria lançar um DVD com músicas novas ou então um DVD só com moda raiz...

  9. George Roriz

    25/04/2013 10:13:25

    Quando você citou "Não quero me estender muito para o texto não ficar cansativo", pensei que viria a receita de um delicioso miojo. rss

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso