Blog Universo Sertanejo

Fernando e Sorocaba sofrendo?

André Piunti

Quem disse que a música sofrida está fora dos planos da atual geração?

Não sei se a canção vai ser aproveitada como de trabalho, se ganhará repercussão, ou se terá força pra ser copiada. O fato é que ''Vingança'', canção que Fernando e Sorocaba colocarão em seu novo CD, traz o personagem principal sofrendo.

Sem gracinhas, piadinhas, só sofrimento puro do cara que está sendo trocado. É como se estivéssemos assistindo, inclusive nos arranjos, a ''música de corno'' dos tempos modernos.

Exageros a parte, disponibilizo abaixo um trechinho, que dá uma ideia do que vai ser a música. A produção é do Dudu Borges. Mais abaixo, volto com uma ideia.

 

___

Escrevi diversas vezes sobre Fernando e Sorocaba por aqui, e em boa parte das postagens ressaltei, de forma elogiosa, a rapidez que a dupla tem para se adaptar, para interpretar o que está acontecendo ao redor, sem perder sua cara. Não por acaso, Sorocaba chegou ao primeiro lugar na lista de direitos autorais e a dupla virou um dos principais pilares desse atual mercado sertanejo.

Acontece é que, invariavelmente, surgem fãs criticando os novos rumos da dupla. Minha grande questão é entender quais rumos são esses, já que não se trata de uma carreira tão extensa assim para que se consiga fazer mudanças drásticas a ponto de receber o tipo de crítica que alguns fãs fazem.

Sem querer defender, mas acaba sendo uma defesa. É como se houvesse alguma diferença brutal e monstruosa entre ''É Tenso'' e ''Paga Pau'', ou ''Férias em Salvador'' e ''Madri''. Falam como se a dupla, 4 anos atrás, fosse o bastião da revolução musical do século 21, e hoje, só mais uma duplinha.

Acho que as pessoas andam exagerando um pouco.

  1. Silvana lima

    13/04/2013 09:07:10

    Adoroooo músicas sertanejas, e admiro muito quem a interpreta , fora que as raízes de onde tudo começou , a história é linda......Então se alguém ñ conhece ñ critique antes de conhecer, tente entender pesquise pra depois falar,, e tudo que se faz e gosta, está no sangue!!!!!! Ninguém é obrigada a gostar do que ñ curte, mas curta o que gosta na sua...... Jesus Cristo ñ agradou a todos, ñ pediu pra gostar dele e até hoje cada um segue a religião que se identifica. então pense antes de comentar...

  2. Tamires Rosa

    12/04/2013 21:53:36

    Tenho orgulho de dizer que sou muito muito fã dessa dupla maravilhosa e Humildes Fernando e Sorocaba, eles conquistam corações de cada fã que ama eles de verdade. Sou fã deles desde começo de sua carreira, e posso dizer com toda a certeza que eles merecem todo esse sucesso e por serem conhecidos no mundo inteiro. Para quem criticou e criticam essa dupla é pq não conhecem ou não conheçou a vida deles eles ralaram muito, levaram muitas portas na caras, mas isso não abalou-os e nem fez desistirem de seu maior sonho persitiram até conseguir. Ainda mais para quem fala mal deles é pq morram de inveja só pq eles são os tops de hj melhores cantores Sertanejos Universitários, F&S arrasam, surpreendem com suas canções, criam novas melodias e arranjos é isso que faz as pessoas se interessarem conhecer uma música de valor e que surpreenda. Não sendo essa músicas ridiculas que só tem melodia, não fazem sentido. F&S eles sim são diferentes e conquista corações de fãs pela sua simplicidade, carinho, sem passar por cima de ninguém.Eu amo Fernando e Sorocaba. Parabéns queridos e muito sucesso vcs merecem.

  3. Márcio

    12/04/2013 01:57:38

    A mudança é inevitável, afinal o mercado também mudou..A "reclamação" dos Fãs se refere a saudades do tempo em que F&S traduziam-se em Vendaval, Bala de Prata, Hoje tem Festa na Cidade, Juliana.. época boa essa, estourados no Paraná!

  4. Karem Cristina Paschoal

    10/04/2013 17:47:30

    Simplismente sou suspeita a falar,Amo muito eles são show de bola.,As mina pira nele,e esta musica vai ser um sucesso,ja é..bjs

  5. deise

    09/04/2013 14:18:05

    as pessoas criticam tudo. Se não muda crítica se diversifica também crítica. Adoro a dupla e tenho certeza que será mais um sucesso. Afinal só quem Já foi a um show deles sabe do que eu to falando.

  6. naointeess

    09/04/2013 11:58:01

    cara se ta aqui ouve en ão critica povai ouvir rock po cara chato

  7. J. Nóbrega

    09/04/2013 10:20:40

    Depois da versão Rock Conutry da música "Livre", tirei meu chapéu para eles!

  8. Cristina Rivero

    09/04/2013 09:23:32

    SOY UNA DE LAS FANS AQUI DEL PARAGUAY... ES UNA LASTIMA QUE MUCHA GENTE NO SEPA VALORAR LO QUE ESTOS MUCHACHOS ESTAN HACIENDO.... PARA MI FERNANDO E SOROCABA SON LOS MEJORES Y NO HAY NADA MALO QUE DECIR POR ELLOS Y SI... AGRADECER PORQUE NOS ALEGRA... Y PORFAVOR NO ENTIENDO QUE CLASE DE BRASILERO SON QUE NO VALORAN A SUS ARTISTAS....AMO FERNANDO E SOROCABA... PRA CIMA!!!

  9. Daniel Braga Santana

    09/04/2013 07:03:35

    Que duplinha mais fraca, sofrendo está quem ouve as músicas desses caras.

  10. Lizandra

    08/04/2013 23:02:09

    Essa moda vai fazer gente chorar hein rs... Sou muito fã da dupla, sem querer bajular, mas tudo na voz do Sorocaba me encanta... Porém sinto falta do tão famoso violino ♥

  11. Bruno

    08/04/2013 22:44:02

    A GRANDE VERDADE É QUE SERTANEJO VERDADEIRO É CHITÃOZINHO E XORORÓ, MILIONÁRIO E JOSÉ RICO, JOÃO PAULO DE DANIEL, CHICO REY E PARANÁ, CEZAR E PAULINHO, BRUNO E MARONE E TANTOS OUTROS. ESSES UNIVERSITÁRIOS NÃO AMARRAM NEM O CADARÇO DESSES CITADOS ACIMA E OLHA QUE TEM ALGUNS BONS NO MEIO, COMO OS PRÓPRIOS FERNANDO E SOROCABA, JORGE E MATEUS, VICTOR E LEO, JOÃO BOSCO E VINICÍUS, CEZAR MENOTTI E FABIANO (ESSES SIM CANTAM SERTANEJO UIVERSITÁRIO). O QUE ESTÃO FAZENDO COM O SERTANEJO ULTIMAMAMENTE É BANALIZÁ-LO, SIMPLESMENTE ISSO, "COMPONDO" MÚSICAS APENAS BOAS PARA BALADA E PARA DANÇAR, SEM NENHUMA QUALIDADE PARA OUVIR, OU ENTÃO DAQUI A 40 ANOS ALGUÉM ESTARÁ ESCUTANDO "TE VIVO" DO LUAN SANTANA OU ENTÃO "EU QUERO TCHU EU QUERO TCHÁ"??? HOJE OUVIMOS CH & x E OS CARAS AINDA FAZEM SUCESSO DEPOIS DE 40 ANOS NO TOP DOS TOP DO SERTANEJO. NÃO TEM COMO COMPARAR, ESSA É A GRANDE REALIDADE. OS UNIVERSITÁRIOS TÊM QUE ESTUDAR MUITO PARA FORMAR NESSA FACULDADE.

  12. Diego

    08/04/2013 21:49:37

    Alguem ja percebeu que quanto mais liberdade deram pro fernando "pior" os cds foram ficando? Acho o Fernando um puta músico, e um dos melhores segundas do Brasil, só que ele andou se perdendo nas musicas. Acredito que agora com a produção do Dudu Borges, vai vir o melhor cd deles. Não tem como comparar F&S em relação a empresa, uma das melhores se não a melhor estrutura e administração do Brasil (Falando deles, não do escritorio).

  13. Nicolle

    08/04/2013 20:58:23

    Sou fã da dupla desde 2008 e amo todas as músicas que lançam e acho que cada uma delas tem um jeito diferente de conquistar quem está ouvindo!

  14. tairo

    08/04/2013 20:47:58

    Realmente escrevi muito errado maltratei o português msm , desculpa ai pessoal

  15. clairene

    08/04/2013 20:42:25

    amei essa musica com certeza mais um sucesso deles

  16. Luci

    08/04/2013 20:37:30

    Pois é, Piunti... moda sofrida é tudo de bom! Qto á mudança citada por vc em realção aos cds de F&S, tenho algo á acrescentar, até pq eu tbm fui uma que cheguei á "criticá-los": No meu ponto de vista, minha crítica se deu ao fato de eles se atentarem somente ás modinhas, ás gírias e etc, que é só o que se ouve (infelizmente) no sertanejo hoje em dia. Tá certo, eles tem que 'se adaptar' ao mercado atual, mas tudo isso, no fundo, é passageiro! Para uma música ser lembrada daqui 10 anos, falta aquele romantismo, aquele "tocar no coração das fãs" que o próprio Sorocaba valoriza tanto. Qto aos arranjos musicais, e qualidade, não há o que dizer. Os caras são Top dos Tops! A mudança que eu (e certeza que outras fãs tbm sentiram) está na comparação das letras que nos primeiros cds diziam: "A vida é muito mais difícil, se você não está aqui; Amor, pra sempre, não deixe de existir" (Rei e Rainha) ou " E nessa noite com você eu quero estar. Do seu lado até o dia clarear..." (Noite enluarada), com as letras de hoje que dizem "As mina pira, pira, entra no clima, TÁ FÁCIL DE PEGAR..." ou (pior) " Vem aqui novinha, pega a minha mão. Old par, desce ai, sei que você amaVem pro camarote que eu te lavo pra minha cama..." Entende?! Talvez seja realmente um exagero, mas eu, que os acompanho desde o início da carreira, acho que nesse aspecto, eles "perderam a mão". Mas, mesmo assim, sempre fui fã e continuarei sendo para sempre! Prá mim, não há dupla melhor que eles. Amo demais!

  17. Victor

    08/04/2013 20:30:41

    Eu acho que tem uma certa diferença sim entre paga pau e é tenso. A paga pau é comercial mas tem uma pegada diferente, com arranjo de violino, e a é tenso é um vanerão que destaca muito a sanfona. Ás vezes os fãs não conseguem se expressar da maneira que queriam, há grandes diferenças entre os trabalhos da dupla, não as músicas em si. Comparem os acústicos: As diferenças vão desde o cenário até o processo de masterização das músicas, que foi muito mal feito no Acústico 2. F & S abandonaram parte de sua essência, que vêm desde a época do outro fernando (o santiago). Só pra exemplificar, olhem a quantidade de vaneiras Que há no mais recente dvd e comparem com o 1 dvd da dupla. Não que F & S gravarem vaneiras em ecesso seja ruim, mas não eram vaneiras indispensáveis, só a é tenso pode ser chamada assim. O problema foi que encheram aquele disco com vaneira, o que fez com que o mesmo ficasse enjoativo

  18. Daniele

    08/04/2013 20:28:28

    Mas como pode uma só pessoa cometer tantos erros de português em uma só publicação. Vai estudar rapaz.

  19. Nicole

    08/04/2013 20:21:54

    Sou muito fã da dupla, há anos e percebi sim uma mudança na letra e melodia. Claro que não podemos comparar "Madri" com "As mina pira", são músicas diferentes, mas eles não precisam fazer músicas monossílabas, com palavrões e outras coisas para se destacar. Eles são incríveis! Fazem um sertanejo diferente e encantador. Estou ansiosa para ouvir o novo CD! :D

  20. Luanna Souza

    08/04/2013 20:21:13

    A dupla Fernando e Sorocaba é a melhor dupla... E isso tudo que falaram que era uma duplinha achei ridiculo isso tudo é inveja do sucesso... Amo a dupla o Sorocaba é lindo e é o melhor compositor e o fernandinho toca e canta como ninguem a dupla é perfeita....

  21. Emilly Amaral

    08/04/2013 20:15:30

    Acho ridiculo as pessoas que criticam a linda dupla Fernando e Sorocaba, isso é inveja... Quem fala isso é incapaz de fazer melhor.... O Sorocaba é o melhor compositor atual... E o Fernandinho canta e toca como ninguem... E quem escreveu que é apenas uma duplinha ah querido ta muito enganado, eles estão cada dia melhores e com musicas mais criativas e legais...

  22. Gustavo Ferreira

    08/04/2013 19:16:12

    Esse tal de sorocaba é muito bom compositor, tem ideias frescas e sinceras, animadas e apaixonantes, essa musica ficou legal demias, diferente de qualquer ideia. PARABENS

  23. Renan Alves

    08/04/2013 19:02:33

    Piunti... gusttavo lima em poços de caldas... depois do show dessa sexta(05/04) junto com o humberto e ronaldo... o gusttavo lima saiu por pocós de caldas pra visitar barzinhos... parou nesse aqui e deu uma palhinha com os artistas locais... cara humilde demais... ve o video ae.. https://www.youtube.com/watch?v=iTP_loiqLjU&noredirect=1

  24. Juca

    08/04/2013 18:35:11

    Piunti, olha o Leo da dupla Victor e Leo desceu do palco e cantou no meio do público.

  25. Ruan

    08/04/2013 17:15:09

    kkkkkkkkkkkkkkkkk Vamos parar de hipocrisia, essa galera que mais critica é pq n faz mais tanto sucesso,ou á anos n geram o msm em suas composiçoes F & S são sim a segunda maior dupla da atualidade, dpois d jorge e mateus, chiem, esperneiem, mas essa é a realidade, tm qm nao goste, mas tm mto mais gnt q gosta, os numeros comprovam isso, numero atuais, n d trocentos anos atrásPS.: Nem sempre o q toca na Crowley, é o q toca n Itunes, nas festas, casamentos, celurares, carros, you tube.. por isso n se baseie apenas por isso p julgar seu cantor ótimo e brilhante, se ele n alcança mais a massa em geral

  26. mbiffara

    08/04/2013 16:47:32

    Fernando e Sorocaba é um produto maravilhoso, é digno de ser estudado, eu sou da Argentina, e sou fã deles há 2 anos. admiro como eles fazem boa música, investem e re investem em seu produto,em seus shows,em seu som. sempre inovando, tratando não de se adaptar ao mercado, mas de marcar tambem o rumo dele. Abraço desde argentina, e disculpas pelo meu portugues

  27. glauber

    08/04/2013 16:41:47

    A dupla sempre esteve em alta, tem o melhor show do Brasil em questão de tecnologia e aproximação com o publico, os caras fazem sucesso por que merecem, quem vem falar mal é invejoso.

  28. Felippe Said

    08/04/2013 16:38:37

    Eu particularmente acho mais prazeroso escutar os 2 primeiros CDs do Fernando e Sorocaba, pela pegada diferente, as baladinhas mais gostosas. Nos últimos 2 anos, Fernando e Sorocaba pegaram músicas mais comerciais, mas continuei curtindo o trabalho, mas sempre sentindo uma saudade dos primeiros trabalhos..... mas agora, SENSACIONAL..... que pegada pesada, em poucos segundos de música consegui sentir o drama da música, o sentimento.... aguardo ansioso pelo trabalho total... Ah! e o Dudu ta do caraleo, cada trabalho com uma cara própria mas ainda deixando sua marca....

  29. tairo

    08/04/2013 16:31:03

    bem na minha opiniao fernando e sorocaba nao e asim umas das melhores coisas que aconteceram na atualidade , tem musicas bonitas mais em compesaçao outras ouriveis , na minha opiniâo hoje jorge e mateus , gusttavo lima(msm tento algumas musicas de balada tb) e luan santana estao na frende deles , no mais meu estilo sempre foi o mais romantigo

  30. Lis.

    08/04/2013 16:28:49

    Parece que é uma música muito boa. Eu ainda sinto falta do violino e gaita de boca, mas todo artista precisa se renovar para se manter em alta, aposto que se eles continuassem fazendo músicas parecidas com bala de prata, todos diriam que só produzem músicas iguais.

  31. Renato Borba

    08/04/2013 16:24:59

    Papo furado desses fãs comentando aqui. É exatamente o que o Piunti falou. Os CD's da dupla continuam iguais, tem uma mudança aqui ou ali, mas nem deu tempo de mudar tanto quanto dizem. Aí o cara me cita "Juliana" tá de brincadeira, é tipo fã que quer que o artista passe fome

  32. Cá.

    08/04/2013 16:24:54

    Adoreei! Que vontade de ouvir a música inteira para sofrer junto! Aê, Fernando & Sorocaba, de duplinha não tem nada, são grandes, sabem muito bem o que estão fazendo sempre, e apesar das críticas em momento algum estiveram em baixa. Ansiosa para ouvir esse novo cd, vai ser dos bons!

  33. Caique Gusmão

    08/04/2013 16:23:18

    andre, no fds que passou depois do show do humberto e ronaldo e gustavo limma! o gustavo ainda foi pra um bar em Poços de Caldas e cantou 4 musicas com os artistas locais, cara mostro muita humildade e foi gente boa demais, aqui no sul de minas esta tendo uma grande repercussão! queria ti manda a foto pra vc posta aqui e mostra que o cara eh humilde! abraco

  34. Caique Gusmão

    08/04/2013 16:18:36

    Fala andre tudo bem? acompanho seu blog a muito tempo e sempre estou atento a seus posts, cara esse fds teve um show em poços de caldas, e logo dpois do show umas 4 da manha o gustavo lima ainda foi para um barzinhu em frente ao hotel e tocou 4 musicas com os artistas locais, foi super humilde e gente boa demais, ta tendo uma repercussao legal disso aqui no sul de minas, se voce tiver interesse eu passo a foto pra voce por email pra vc posta ai pra todo mundo ve que o cara eh gente boa demais ! abraco

  35. Su

    08/04/2013 16:17:03

    Não e exagero Piunti, realmente nao tem uma diferença brutal entre paga pau e e tenso. Mas ha uma diferença brutal entre bala de prata, ah como eu amo vc, juliana, madri, ate o final e outras musicas românticas q os Fas amavam e E tenso, veneno e essa ultima q gravaram com Marcos . As Fas de FeS gostam de musica modinha sim, tanto q uma das musicas de mais sucesso foi paga pau, mas eles extrapolaram na ultimas.

  36. Camila

    08/04/2013 16:15:29

    Exagerando muito, sem dúvida Fernando e Sorocaba é uma das melhores duplas da atualidade. Sempre se superando, a única música que creio que eles fugiram demais e tanto que não foi uma das músicas de maior sucesso é Livre.Sucesso que eles merecem!

  37. Pedro

    08/04/2013 16:03:45

    Talvez na sua visao, nao exista uma grande diferença nos HITS da dupla. Sugiro que pegue o CD Bala de Prata, CD Vendaval e ouça músicas como 100% Voce, O Amor, O Quadro, dentre tantas outras... A diferença está aí, e nao nos hits como voce escreveu. Abraçaao

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso