Blog Universo Sertanejo

Gustavo Mioto e a força de um sobrenome

André Piunti

O principal contratante do meio sertanejo, Marcos Mioto, decidiu no ano passado lançar um artista. Tratava-se de seu filho, Gustavo Mioto, de 16 anos.

Logo que a informação se espalhou, muito se comentou sobre o que o empresário estaria disposto a fazer – e até a que ponto seria capaz de ir -, para tornar o filho sucesso.

No início da semana, Gustavo lançou música nova de trabalho acompanhada de um clipe, ''Fora de Moda'', que pode ser visto ao final do texto.

Como a grande curiosidade ainda reside em como o cantor será colocado no mercado, já que é filho de quem é, resolvi conversar com o próprio Marcos Mioto.

A conversa, que traz também algumas impressões dele sobre a realidade atual da música sertaneja, pode ser conferida abaixo.

___

Você tem total conhecimento do mercado, vê tudo o que acontece por trás e sabe como é difícil bancar e lançar um artista. Por quê você acha que o Gustavo tem condições de ganhar espaço em um meio tão complicado?

Realmente, bancar uma carreira hoje é para poucos e é difícil principalmente quem é iniciante no meio da música. É por isso que muitos investidores (empresários bem sucedidos de outros ramos), iludidos com o glamour que o show business oferece, entram de cabeça no negócio e na maioria das vezes se decepcionam. Na realidade, são tão bem sucedidos em seus negócios que esperam do show business a mesma rapidez ou eficácia que encontram no dia-a-dia de suas empresas, mas na prática não é assim. Ainda bem que devido a essas decepções, o cenário tende a mudar pelo menos em parte.

No caso do Gustavo Mioto, estamos falando de um filho de músico (família de músicos) que já vem sendo preparado profissionalmente e psicologicamente, com uma estratégia de quem já vive o meio há mais de 20 anos. Sempre deixando bem claro que diante de tudo isto não quer dizer que vai ser sucesso, mas vamos tentar pelos meios certos.

Você é contratante e amigo de muitos artistas. Se você pedir uma força pra vários deles, sabe que a resposta vai ser positiva. Como você pretende administrar essa relação e aproveitar o seu nome pra abrir espaço pro Gustavo?

Eu estou neste ramo há 20 anos, e minha amizade com os artistas não se baseou simplesmente em comprar muitos shows, afinal, no meu início eu nem comprava tanto show assim e a maioria dos artistas daquela época (anos 1990) ainda são grandes amigos. Outro fator importante é que nunca usei da amizade com os artistas para aproveitar de nada, a não ser o que fosse algo bom para ambos, tipo pedir pro Bruno (Marrone) ligar no dia do aniversário de prefeito em meu nome ou colocar o Daniel falando na minha caixa postal do celular (eu deixava cair na caixa, os prefeitos ligavam e ouviam, aumentava minha moral e eu vendia mais show do Daniel).

Não acho uma postura correta sair pedindo ajuda para os artistas, acredito que tudo vai ter sua hora. Mesmo assim, muitos amigos já nos brindaram com o presente de se colocar a disposição para ajudar. Fiquei muito feliz com isso e na hora certa vamos fazer. Quero que o Gustavo conquiste seu respeito por ele mesmo, leve o tempo que for, afinal ninguém aqui está desesperado por nada.

O Gustavo tocou em bandas durante dois anos e meio, profissão que você também seguiu antes de começar a vender shows. Você acha que apesar de ser novo ainda, a base musical que ele conseguiu é suficiente?

Eu toquei em banda de baile durante 10 anos, trabalhei em rádios, toquei em lanchonetes e muito mais pra sobreviver. O Gustavo começou a tocar violão com 7 anos, logo coloquei ele em conservatório musical. Aos 12 anos pus em uma banda de baile viajando o Brasil todo, tocando bailes do Havaí, formatura, entre outros. Eram 8 bailes por mês, 5 horas por noite.

Tenho certeza que os dois anos e meio foram de extrema importância pra sua carreira, digo pela experiência, dificuldades, alegrias e decepções que viveu, afinal eu nunca fui viajar com ele, deixei ele se virar nos 30 mesmo, sentir na pele todas as dificuldades.

Musicalmente o sertanejo está em um momento de muita discussão, há muitas opiniões divergentes sobre o que é bom ou ruim. Qual é o estilo do Gustavo? Quem vai ser o público dele?

Eu acredito que o sertanejo continua sertanejo, somente foram adaptados novos formatos de arranjos, novas formas de falar de amor, ou de falar de corno, ou de ser machão ou durona, como dançar ou até como chegar pra namorar ou pra pegar. Não existe uma dupla ou cantor ou cantora deste movimento que não ouviu, chorou, sorriu, sonhou ouvindo os grandes ícones de nossa musica sertaneja.

Quando você pergunta pra ele qual é o estilo dele, ele te responde ''fazer música boa''. Na verdade, o Gustavo Mioto tem seu estilo próprio com base sertaneja, ele cresceu no meio dos ídolos viajando comigo em shows nestes anos todos, e acabou conhecendo além dos sertanejos, bandas pop, axé, samba e pagode.

___

Abaixo, o clipe de ''Fora de Moda'', dirigido pelo Jacques Jr.

  1. Fabio Nizza

    07/02/2013 10:40:14

    Conheci o menino pessoalmente, pelo menos uma coisa garanto que ele tem de sobra, humildade, isso hoje em dia já o torna diferente de muitos, os anos darão a experiência necessário, boa sorte garoto!

  2. comentarista

    07/02/2013 07:37:19

    Mais lixo musical, só isso...

  3. Anderson Lima

    07/02/2013 02:17:51

    Não gostei... e o Mioto com certeza vai se aproveitar e muito da situação que ele tem em mãos, e enfiar o filho em tudo qt é lugar , inclusive rádios e prostituir ainda mais a música sertaneja... tá f...... esse meio

  4. Lucas

    06/02/2013 19:22:49

    Música ruim, arranjo ruim, cantor ruim. como já disseram, produto fabricado ai fica dificil, porem sejamos sinceros, na materia ai com o pai ele disse que colocou o filho pra aprender violão PONTO. cantar é outros 500

  5. kelly

    06/02/2013 15:57:39

    Não consigo entender a critica pelo simples fato de não ser o sertanejo classico..Entao musica boa é só sertanejo? Musica é musica, não precisa de rotulo, ou vc gosta ou não...Importante num artista é ter estilo proprio, independente do tipo de musica que ele resolva tocar!

  6. Marcio Ferraz

    06/02/2013 13:53:47

    Tarefa nada fácil pra todos hoje.Sucesso esta difícil pois todos tentam a mesma coisa.O publico teen sempre foi bom consumidor de eventos e acho um grande lance isso.Se todos gravassem a sua verdade talvez seria mais fácil novos sucessos.Se este estilo é o do Gustavo , não deve mudar e sim sempre lutar... Parabéns aqui no Paraná toca muito suas musicas e te esperamos aqui no show da Maringá FM

  7. Robson Lopes

    06/02/2013 13:25:44

    Restart demais. Sertanejo de menos!

  8. RSP

    06/02/2013 12:35:04

    Mais um produto fabricado.E alguém ainda tem duvidas sobre a qualidade dele?Dupla sertaneja a gente conhece só no olhar (só de vê).Mais um em busca de dinheiro e fama, a pessoa só vai ser sertanejo, quando entender da cultura do mesmo, vivenciar, entender o caipira ou o sertanejo, saber que o sertanejo de verdade gosta de seriedade, de boas atitudes, gosta de ouvir aquelas lições de moral, aquele amor sofrido.....E não destratar a mulher, falar só de balada e bebedeira, é aí que essa duplas de momento, nunca vão passar disso, para entrar na história longa, é preciso tudo isso já citado por mim, está faltando gente pra peitar esse mercado, (basta lançar no youtube).OBS: O SERTANEJO NÃO MUDOU, ELE SIMPLESMENTE ESTÁ ADORMECIDO, TUDO ISSO CITADO POR ESSE EMPRESARIO, ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS GENEROS MUSICAIS, ENTÃO TEM QUE SE SEPARAR O JOIO DO TRIGO, OS ASSUNTOS E INSTRUMENTOS, SÃO QUASE TODOS IGUAIS EM TODOS OS GENEROS, NÃO É DIFICIL DIFERENCIAR O POP DO SERTANEJO, É SÓ PRESTAR ATENÇÃO NA CULTURA E NA SONORIDADE.

  9. Ioio

    06/02/2013 11:57:00

    Letra fraca... estilinho... muito ruim para ser comparado a um sertanejo de verdade... de sertão, não tem nada... pior que também não puxa nada pro estilo pop...

  10. Paulo

    06/02/2013 11:44:20

    Teen demais

  11. Pedro Henrique

    06/02/2013 11:10:55

    Boa sorte, Mioto. Sempre foi bem sucedido nos negócios, que seja em mais um.

  12. Renan Lima

    06/02/2013 11:07:12

    As vezes tenho que rir de suas matérias.

  13. Mauro

    06/02/2013 11:01:44

    Tá muito novo ainda, a voz tá amadurecendo, dá pra perceber. Mas imagino que o pai vai coloca lo nas festas mesmo... tem poder... fazer shows e mostrar a cara é o que o artista precisa... vitrine... isso ele vai ter

  14. Almir

    06/02/2013 10:59:31

    Lembrando que o fato dele vender shows não quer dizer que ele vai ser um bom empresário de artista. Bom lembrar!

  15. Bruninho

    06/02/2013 10:45:20

    Falta música. O clipe é ótimo, a música é fraca, tem que apostar em outra.

  16. George Roriz

    06/02/2013 10:03:20

    Estando dentro do mercado, ou dentro da 'máfia', a história é outra. É preciso fazer parte do jogo, ter muito dinheiro não te garante nada. No caso aí do menino, só acho que ele podia fazer música pra gente mais velha, não criança/adolescente, não tem mais espaço pra isso.

  17. Eduardo

    06/02/2013 09:30:42

    É muito importante se construir um nome forte e conhecido antes de sair se associando á nomes fortes. Nessas parcerias, elas sempre precisam parecer ter um resultado menor do que o artista consegue por si só. Ele tem 16 anos e já consegue uma baita exposição, vai ser sucesso. Sucesso!!!

  18. Renato Borba

    06/02/2013 09:23:48

    Belo caso a acompanhar. Tem dinheiro, contatos, acesso, tudo. Vamos ver se isso basta.

  19. Fábio Roque

    06/02/2013 09:19:53

    Trilha de Malhação!

  20. Maurinho

    06/02/2013 08:55:28

    gostei nao

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso