Blog Universo Sertanejo

A Veja acertou na matéria sobre música sertaneja?

André Piunti

Nesta semana, como comentei dias atrás, chegou às bancas a revista Veja que tem a música sertaneja como principal destaque, matéria de capa, dez páginas falando do mercado.

Antes de a revista sair, já havia quem se adiantasse nas críticas. O que é que a Veja, que nos chama de ''breganejos'' sempre que pode, entre várias outras coisas, pretende com uma capa sobre o sertanejo?

Não condeno quem tenha pensado assim. Falar mal da Veja é esporte também praticado por mim toda vez que leio coisas do tipo. Mas a matéria da semana, como devem ter reparado os que se dispuseram a ler, não tem nenhuma cutucada, nenhuma tiração de sarro, nenhum adjetivo utilizado com a intenção de desprezar os artistas ou a música em si.

A matéria acertou em um ponto fundamental que eu já havia citado no blog em outras ocasiões: não dá pra falar do nosso meio tendo como ponto de partida um artista. Tantas foram as vezes que se pegou o Luan e, a partir dele, tentou-se explicar o mercado. Não dá. Não existe um padrão, não dá pra explicar um Eduardo Costa, por exemplo, a partir de um Luan Santana. O resultado vai ser sempre uma matéria cheia de buracos, como vimos várias vezes nos últimos anos.

Escolhendo Michel Teló, Fernando e Sorocaba, Zezé di Camargo e Luciano e Bruno e Marrone para explicar a música sertaneja de hoje, o autor da matéria, Sérgio Martins, fez duas coisas interessantes: ignorou por completo o arrocha-funk-axé-moderno que se tenta enfiar na música sertaneja, e decidiu apostar na ideia, defendida pela maioria aqui, de que todo o sucesso atual faz parte de uma história antiga, que teve seu boom nos anos 1990, e que segue crescendo (mesmo alguns não concordando em chamar a música atual de ''sertaneja'').

Creio que nem todos estejam de acordo com os artistas escolhidos, no blog mesmo já veio gente comentar inconformada com a ausência de determinado nome, mas o resultado final me pareceu positivo. Quando soube que haveria uma matéria assim, meu principal receio foi o de que as coisas ficassem mal explicadas, e todos os leitores da revista ''conhecessem'' a música sertaneja de uma forma equivocada. Aí seria algo realmente complicado. Mas a realidade é bem aquilo que está escrito na matéria.

Sobre ''comemorar'' a matéria, discussão que surgiu nos comentários também, acho que não há problema algum. De certa forma, é mais uma conquista.

___

Queria só citar aqui alguns dados publicados na matéria. De acordo com levantamento feito pela ''Target Group Index'', 47% dos ouvintes de rádio no Brasil, ouvem música sertaneja. Em São Paulo e no interior, o número sobe para 60%.

Muito interessante também é o caso de Salvador: 45%.

  1. Alison

    03/02/2013 04:35:39

    Cadê Jorge e Mateus? a MELHOR dupla da Atualidade ... aff essa matéria não merece minima atenção!!

  2. Rarilton Damasceno

    02/02/2013 22:03:12

    Apesar de alguns acertos, a matéria tratou a música sertaneja de maneira jocosa, admitindo que a música conquistou o Brasil, apesar da revista ser contra.

  3. paula

    02/02/2013 15:12:28

    zeze di camargo e luciano só na aba dos que estão em destaque. esses não perdem a oportunidade de fazer parceria com quem está na midia...vide paula fernandes, vitor e leo, gustavo lima......a midia que mantem esses dois que pra mim já estão mais que passados...agora só tem musica de sucesso com parcerias..pq se fossem com musica cantadas sozinhos já não fariam tanto sucesso..medo que esses dois vire um roberto carlos da vida...

  4. Luiz Henrique

    01/02/2013 16:53:42

    Entendo que a matéria optou por abordar o período mais recente da música sertaneja, fazendo com que nomes da velha guarda não entrassem. Só achei estranho que a reportagem nem sequer citou o mome de Jorge & Mateus, de longe a melhor dupla do momento, campeã de acessos na internet em sites de música e que possui o show mais "arrasta quarteirão" das festas. Acho que rolou algum boicote da revista. Embora concorde que eles não precisam da Veja para fazer sucesso.

  5. Agenor Braga

    01/02/2013 14:38:15

    Piunti, sem postar sobre quem é melhor ou maior, pois a própria música sertaneja se encarrega disso, e eu mesmo tenho minhas preferências. Porém, vale destacar que no início da década de 70, Tonico e Tinoco, Belmonte e Amaraí, Tião Carreiro, Sérgio Reis, Milionário e José Rico, dentre outros, foram os precursores em colocar o sertanejo em evidência nas rádios. Posteriormente, destaca-se a fase da segunda década de 80, onde Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano, e Matogrosso e Mathias colocam o sertanejo na TV, com programas como Sabadão Sertanejo, o próprio programa do João mineiro e Marciano, etc. Nisso, no final da década de 80, inicio da década de 90, surgem como sucesso Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, Chrystian e Ralf, Gian e Giovani, dentre outros, da chamada nova geração (apesar de já ter mais tempo de estrada, C&R e JP&D aparecem com sucesso mesmo nessa época). O ápice, se podemos dizer assim, foi com o musical AMIGOS, por volta de 95, com Ch&X, ZdC&L, e L&L, onde realmente estouram na Globo, e vários programas que antes não abriam tanto espaço, começam a abrir, como Domingo legal, Faustão, programas da record, etc. A partir disso, o sertanejo realmente fica em evidência na TV, como está até hoje. Porém, nas rádios, o sucesso vem desde o início dos anos 70, como citei acima. Agora, sertanejo, caipira, catira, cateretê, guarânia, vanerão, dentre os derivados, são mais antigos que muitos gêneros. Portanto, sertanejo não é novidade. Abraços a todos os apreciadores do sertanejão!!

  6. Lucas

    01/02/2013 13:58:21

    Uma matéria falando de sertanejo, com o pior cantor da história (sorocaba) na capa, que não cita Jorge & Mateus, Victor & Leo e Paula Fernandes, não merece o mínimo de credibilidade. "Dependendo do desespero do contratante a gente vende show por 500.000". Que propaganda mentirosa!!! Mostra aí um contrato assinado pra gente ver. Parabéns! A Receita Federal te ama.

  7. Lucas

    01/02/2013 13:06:11

    O problema que existe em outros gêneros mas no sertanejo tenho visto com mais frequência é na verdade a tal "guerra dos fãs" que tem virado uma doença na verdade. A pessoa não gosta de sertanejo. Ela gosta de determinada dupla/cantor/cantora e para ela não existe mais nada que preste a não ser os que ela gosta. Twitter tem diariamente fãs de vários artistas brigando entre si e até de um único artista brigando com outro do mesmo por conta de uma idolatria desenfreada. Paula Fernandes e Luan Santana mesmo são postos como "deuses" ou "anjos" perfeitos e o que vale se por acaso ocorrer algo que contradiz isso é denegrir ao máximo possíveis concorrentes ou o próprio sertanejo. Ao mesmo tempo que o gênero cresce, explode vai por outro lado se dilacerando com esta "concorrência " imatura. Citei Luan e Paula mas isso é visto com outros artistas e esta "quebra" acaba contribuindo com ataques ao próprio sertanejo. Um exemplo disso foi outro dia fãs de determinada dupla atacando outra dupla em uma matéria postada em outro blog sobre música pop. Nada haver com o sertanejo mas tudo é válido para atacar a dupla que eu não gosto. Inclusive o próprio gênero. Em resumo o que disse: tem gente que gosta da dupla tal e tal. Não do sertanejo em si.

  8. Rafael C.

    01/02/2013 12:18:24

    Isso a nível comercial o Mirosmar é o maior, tratando-se de historia os maiores são: Tonico e Tinoco; Tião Carreiro e Pardinho, Sergio Reis, Milionário e José Rico e Chitãozinho e Xororó. (Minha opinião)

  9. Taty C.

    01/02/2013 11:53:56

    Concordo.Não acho que seja NECESSÁRIO fazer "merda", como vc disse, mas é óbvio que todo estilo vai criando suas vertentes.Já pensou se continuássemos exatamente do mesmo jeito dos primeiros sertanejos?Zezé di Camargo e Luciano são referência de boa música, mas quanto eles já não se modernizaram em toda sua carreira?Tem pra todos os gostos e, se faz sucesso, é porque tem quem consome.

  10. Plinio

    01/02/2013 10:19:12

    Amigo, será que você consegue publicar a pesquisa completa sobre as preferencias muscais de quem ouve rádio? É óbvio que em São Paula seria 60% dos paulistas à ouvirem música sertaneja, pois sabemos que a música sertaneja é a música de origem paulista/paulistana. Nós paulistanos temos muito orgulho da nossa cultura e música sertaneja. Amo música sertanejo, amo minha origem.

  11. Plinio

    01/02/2013 10:12:13

    Pois é... pra mim é só uma revista. A gente fica dando muita importância, como se a música sertaneja precisasse. Não precisa. É só mais uma matéria. Nós somos mais de 200 anos de história, desde os primeiros curus com os jesuítas. É muita história para comemoram 10 páginas de revista. Amanhã eles já vão estar detonando a música sertaneja, e nós vamos dar a mesma importância que estamos dando á essa edição?

  12. Plinio

    01/02/2013 10:07:31

    Mais de 80% dos contratantes das cantora claudia leite e ivete sangalo são prefeituras.

  13. alan

    01/02/2013 09:39:47

    ele disse ser potente no tem dele..mas nao faz o agudo que zeze faz....eu fui no show deles, e os agudos que ele faz nos show só poucos fazem... como ex: xororó e edson.

  14. Jackelline Stefane

    01/02/2013 08:45:02

    A matéria foi muito boa sim, o problema é que tem muito fim que não voiu seu artista na matéria e ficou estrassadinho!

  15. Jackelline Stefane

    01/02/2013 08:38:47

    Como assim vc não pode estar falando mal do Sorocaba, "convidado" pra compor uma musica que dá nome ao novo trabalho de Chitãozinho e Xororó, sem falar do seu parceiro Fernando que produziu o trabalho e CHeX! Eu devo ter entendido errado, vc não deve estar falando mal do Sorocaba que vem trazido o estilo Country à música sertaneja!

  16. Renan

    01/02/2013 08:01:59

    Para quem não prestou atenção no meu comentario abaixo quero que saibam que não comentei a matéria,pois sobre tudo que foi escrito eu vivi pessoalmente,e intensamente ,pois vivo da musica fazem 30 anos,eu comentei sobre a estes varios comentarios que fazem aqui como se a musica "sertaneja" tivesse começado a existir a partir do primeiro estouro nacional que foi 'ENTRE TAPAS E BEIJOS" em 1989,ali na verdade foi apenas aponta do iceberg,pois se a musica "sertaneja" não nescessitasse de mudança não teria mudado,isto não é óbvio??

  17. Miguel

    01/02/2013 01:44:12

    As músicas mais populares do Brasil são:1-Sertanejo2-Forró3-POP4-Rock5-Samba/Pagode6-Funk7-Jazz8-Axé

  18. Miguel

    01/02/2013 01:40:56

    Só completando, nosso querido irmão do nosso Sertanejo, o Forró, é mais de 1000 vezes mais popular que o axé, mas por incrível e inexplicável que pareça, não construíram nenhum grande nome nacional( já o axé...). Artistas como 'Garota Safada', Aviões do Forró', 'Calcinha Preta', 'Calypso' são por exemplo muito mais populares que Claudia Leite, arrastam muito mais gente(bilheteria muito maior)mas não é o que parece para o imaginário do brasileiro de fora do nordeste. Isso é óbvio que acontece quando grupos de mídia como a Abril e a revista Veja, por algum motivo, decidem esconder ou ignorar o que realmente acontece no Brasil. Hoje o Brasil conhece os grandes e reais ídolos da música sertaneja, a música mais popular do Brasil, agora falta reconhecer a grandeza e importância do Forró, a segunda música mais popular do Brasil. Sonho com o dia que o Forró, o Sertanejo e Música Nativista Gaúcha, irão dividir os mesmos palcos, as mesmas festas, as mesmas alegrias e as MESMAS LUTAS.

  19. Miguel

    01/02/2013 01:28:27

    O Sertanejo é mais popular em Salvador do que o Axé, tem vários pesquisas nesse sentido. O que falta ali em Salvador é os contratantes e casas de show permitirem que os Sertanejos se apresentem por lá. Existe enorme resistência nesse sentido. Axé já acabou à mais de 15 anos, os que sobraram vivem de explorar prefeituras do interior do nordeste, a única que leva público em todo o país é a Ivete Sangalo, mas mesmo assim não chega nem aos pés do TOP10 Sertanejo.

  20. JessyLu

    01/02/2013 01:20:36

    Também não concordo com esse negócio de pegar o Arrocha que o proprio nome diz: é Arrocha e tentar enfiar tudo como sertanejo. Oh confusão ! Não entendi seu comentario sobre o Luan... o que você quis dizer?

  21. Marinalva

    01/02/2013 01:03:53

    Deu para perceber que alguns comentaram sem conhecimento de causa. Sem ler a matéria, pois citaram cantores que nem entraram na matéria. Lamentável!Querem exigir tanto da música... para que se nem ler um texto são capazes???

  22. Marinalva

    01/02/2013 00:58:53

    Desculpe-me Renan, mas Rótulo??? acho que você errou de matéria para comentar.

  23. Renan

    31/01/2013 21:50:05

    A musica sertaneja é apenas um rótulo,pois de sertaneja ela nunca teve nada,ela sempre foi musica do campo,das cidades rurais e faz parte da cultura interiorana,que surgiu lá trás com Tonico e Tinoco e veio se modernizando através do repique da viola de Tião Carreiro,passando pelos artistas dos anos 80 e 90 até chegar no que temos hoje,desmerecer o que esta acontecendo hoje seria pura burrice,pois você não consegue separar o joio do trigo,a pedra do feijão se eles não estiverem ali para serem separados, para assim podermos comer um pãozinho quentinho e um bom feijão com caldo grosso,esta seleção é preciso,as loucuras nescessarias,temos que arriscar,fazer merda mesmo,para que assim possamos progredir e melhorarmos cada vez mais numa determinada coisa,neste caso a musica "sertaneja", vamos deixar a modernidade entrar em nossas casas,ouvir novas letras,novas melodias,para que assim possamos dar sequencia ao que muitos começaram lá trás,pois se não fosse assim,o Zezé,Bruno e Chitãozinho estariam fazendo musica com voz e violão,pois foi assim que tudo começou!!!

  24. Rafael C.

    31/01/2013 21:01:46

    Com certeza vendo os numeros e repercussão na mídia até hoje, o zezé é disparado o artista sertanejo mais bem sucedido da historia, com mais músicas nas paradas de sucesso que qlq outra dupla, desde o primeiro Cd até hoje, como o proprio piunti coloco a um tempo atras, na decada de 2000 a dupla deles todo ano tem uma musica entre as 10 mais tocadas ( Isso q o forte deles mesmo é na decada de 90), e tendo em vista também que sua música com a Paula Fernandes e a participação na música do Victor e Léo, esta entre as 10 mais tocadas deste ano até agora, algo q outros artistas q fizeram sucesso na mesma epoca, como chitãozinho e xororó e Leandro e Leonardo não conseguiram fazer. Resumindo Zezé di Camargo e Luciano dominaram a decada de 90 (junto com os amigos), dominaram de 2000 a 2010 (junto com o Bruno e Marrone) e vão se encaminhando para dominar também de 2010 a 2020 (junto com Jorge e Mateus e os outros "universitarios").

  25. George Roriz

    31/01/2013 20:08:09

    Creio que tenha chegado um momento em que a própria revista viu que precisava falar disso, afinal, o sertanejo tomou proporções absurdas. Como uma revista respeitada, não faria sentido ignorar algo assim. Só senti falta mesmo de alguma referência aos antigos mesmo, lá de trás, povo que começou com tudo isso. Sei que jornalismo não é lugar de homenagem, mas esse bando de viadinho de calça apertada e cabelo espetado tá ganhando dinheiro pq um dia existiu um gênio chamado Tião Carreiro.

  26. MARCINHO CAMARGO

    31/01/2013 19:43:38

    coitado desse sorocaba, nao engraxa a bota do zeze

  27. Gabriel

    31/01/2013 19:25:24

    Vai negar que é uma coisa só? Qualquer estilo vai ter músicos sem qualidade, mas não é por isso que eles vão deixar de fazer parte do estilo.

  28. Marinho

    31/01/2013 19:24:07

    Mirosmar viu o Sorocaba na capa e nem abriu a revista, fi kkkkk

  29. RSP

    31/01/2013 19:07:28

    Piunti, respondendo sua pergunta, não.Pois jogou Tião Carreiro e Luan Santana tudo no mesmo balaio, misturaram o sertanejo com o pop aproveitador de mercado, e isso é uma incoerencia.E esses 45% de Salvador é a prova de que o "sertanejo" universitario está mais para o axé, que o diga Maria Cecilia e Rodolfo, Gustavo Lima e Munhoz e Mariano.

  30. leandro

    31/01/2013 19:03:13

    o cara disse qui o voz do bruno é mais potente qui a do zeze,rsrscomo deve ta pensando o mirosmar hein??mesmo sendo uma verdade mexe com o ego dele...

  31. Bernardo

    31/01/2013 18:51:13

    A matéria é boa sim, quem reclama é fã que não viu o artista ali.

  32. Marcilio

    31/01/2013 18:49:35

    Sem Jorge e Mateus e Paula Fernandes... pfff, melhor continuar falando mal da Dilma

  33. Peri

    31/01/2013 18:45:17

    Não disse nada demais na matéria. Citou a Laís como início de carreira, mas sequer uma foto da Paula. Talvez faltou pesquisa.

  34. Rodrigo

    31/01/2013 18:42:53

    Gostei, tirou meu trauma do Profissão Repórter, aquela coisa HORROROSA sobre sertanejo.

  35. Paulinho Andrade

    31/01/2013 18:39:20

    Concordo com sua visão, mas deixo um comentário: nada como precisar vender revista, né?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso