Blog Universo Sertanejo

“Camaro Amarelo” na prova da UnB

André Piunti

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou ontem uma lista atualizada de ''Obras de Conhecimento'', de cinema, música, teatro e etc, que servirão de base para a formulação das provas da primeira etapa do PAS  (Programa de Avaliação Seriada*).

A atualização, discutida no segundo semestre do ano passado, traz a inclusão da canção ''Cuitelinho'', na versão do Pena Branca e Xavantinho, e uma surpresa, que é o ''Camaro Amarelo'', da dupla Munhoz e Mariano.

É claro que haveria algumas manifestações contrárias na internet, mas em coletiva realizada ontem, Rogério Basali, consultor de Gerência e Interação Educacional do Cespe/UnB, defendeu que as obras têm a ver com a ''identidade dos grupos de jovens'', independentemente do gosto pessoal de quem discutiu a lista.

Ou seja, o mínimo conhecimento sobre uma canção antiga sertaneja e uma da nova geração, provavelmente ajudará no desempenho do aluno.

O assunto me lembra um concurso público no Paraná, no ano passado, no qual caiu uma pergunta sobre ''Ai Se Eu Te Pego'', o que também gerou um série de críticas.

*O PAS é um sistema no qual o aluno faz uma prova por ano, durante os 3 anos do ensino médio, e que dá acesso à universidade. É uma das alternativas atuais ao vestibular tradicional.

  1. Daniel

    26/01/2013 02:14:02

    É isso que se espera dos funcionários públicos no Parana?

  2. Prof° José Ricardo

    26/01/2013 02:05:01

    Como educador me sinto INDIGNADO ao ver a falta de seriedade com que se tratam as atividades educacionais no Brasil, pois incluir numa seleção para universidade um barulho (aquilo não merece ser chamado de música) chamado "camarro amarelo" cujo conteúdo carece de qualidades ou adjetivos intelectuais é realmente o fim do túnel para a educação brasileira. Nunca, jamais, num país sério uma aberração desse nível seria aceita ou praticada. Realmente, o finado Tião Carreiro tinha razão: "a vaca já foi pro brejo"... mesmo!

  3. Carlos dagmar

    25/01/2013 16:22:42

    QUEEEE BELEEEZAAA !

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso