Blog Universo Sertanejo

Ratinho ensina a piratear CD

André Piunti

Em 2001, ao vivo, Ratinho ensinou em seu programa como se copiar um CD no computador de casa, ou a fazer uma cópia ''pirata'', como ele mesmo diz.

Na época, os gravadores de CD para computador começavam a ter um preço acessível, o golpe que faltava para decretar a derrocada do mercado fonográfico.

Com o estilão conhecido do Ratinho, o vídeo é cheio de boas cutucadas. Ele chega até a reclamar da dupla Chitãozinho e Xororó, que não ia ao programa dele e da qual ele estava copiando o CD, e das gravadoras, claro, que teimavam em não baixar o valor do produto (ainda teimam).

Vale a pena assistir ao vídeo todo. Inacreditável constatar que o preço do CD ainda continua lá no alto.

  1. chistes malcriados

    08/03/2013 21:06:10

    Muy buen artículo, debería de haber más información así por internet.

  2. krébi

    26/01/2013 13:19:37

    Ratinho sempre revolucionando

  3. joao pedrofd

    23/01/2013 23:19:11

    Preco nao é o problema pela vendagem baixa de CD's no Brasil.... Hoje em dia voce levanta do sofa,pega o notbook,entra no 4shared e baixa a musica que voce quiser...Quem vai levantar do sofa,entrar no carro,e ir no shopping pagar 5,00 num CD?

  4. André Piunti

    23/01/2013 20:00:29

    Eu não sou contra as gravadoras, mas o que eu defendo bate de frente com o trabalho dela. O formato "LP/CD" foi só mais uma criação comercial, feito pra eles ganharem dinheiro. Isso não precisa ser eterno, é tudo uma questão de negócio. Tanto é verdade que o iTunes vende música avulsa. E só existe venda de música ainda pq isso ainda dá dinheiro pras gravadoras, se não isso já teria acabado e o músico teria criado outra forma de sobreviver. Ou seja, as gravadoras, nesse momento, estão atrasando um processo que seria ótimo que já tivesse sido concluído. Se o artista quer vender sua música, OK. Mas tenho certeza que a maioria deles prefere ser ouvido a ser comprado. Como eles vão ganhar dinheiro não é um problema meu ou seu, entende? Toda profissão precisa se adaptar (você comprava um jornal pra ler notícia, hoje vc lê de graça na internet, os jornais que se virem pra arrumar outro jeito). Tirando quem faz música por amor e arte, todos os cantores estão sujeitos a mudanças e vão precisar encarar transformações como qualquer outro profissinal.

  5. Raphael B.

    23/01/2013 15:07:08

    Concordo com você Piunti! Bem que a dupla Chrystian e Ralf lançaram o SMD, em que o produto saía a R$5,00, mas na minha opiniao nao tem como mais combater a pirataria, nao tem justificativa o consumidor comprar um CD só pra enfeitar a estante, sendo que o mesmo está disponível na internet de graça. Hoje com um simples pen drive dá pra armazenar a discografia inteira de um artista, sem contar que ele nao descasca, nem arranha heheAbraço Piunti!

  6. Bruno

    23/01/2013 09:37:06

    Justamente por eu ser um amante da música que eu vejo e acompanho a indústria por trás disso tudo. Pelo que eu vejo Piunti, você é um dos que levantam a bandeira contra as gravadoras. Não trabalho no meio, não trabalho em nenhuma gravadora e falo como um consumidor de 23 anos que acompanha tudo o que pode. Piunti, como você acha que os artistas sobreviveriam sem as gravadoras? Fazendo incontáveis shows por ano? De 2 a 3 shows por dia em estados diferentes? É por isso que não há mais qualidade musical, é daí que se origina a pressa em lotar shows e ganhar dinheiro rápido e a curto prazo, é daí que se origina a cultura completamente errada de lançar 2, 3 DVDs ao vivo por ano. Por sinal, quem grava os DVDs? Quem faz a divulgação e coloca o artista lá em cima? Se você da imprensa, posta no seu blog um link pra download ilegal e defende a extinção do mercado fonográfico por considerá-lo contra o consumidor, automaticamente você está indo contra o seu próprio meio (sertanejo). Nunca fui rico e trabalho pra comprar meus álbuns. E nós brasileiros não estamos mais desenvolvidos que os estrangeiros por não comprar mais Cds. Infelizmente, o brasileiro sempre foi atrasado nesse ponto. A diferença é que fora daqui existe apoio aos artistas e valorização da música e da qualidade. I-tunes está aí, porque não postar links pra download no i-tunes? Novamente, detesto sertanejo, mas já pensou se os mais populares sertanejos, como Luan Santana , priorizar a qualidade e bater na tecla da compra de produtos originais (ou download legal) com seus jovens fãs que praticamente não sabem o que é isso, a avalanche de artistas que seguiriam no mesmo caminho? É o eterno ciclo vicioso: o consumidor não compra porque considera caro, e as gravadoras não baixam o preço porque não há compra. Quem precisa ceder? Lógico que as gravadoras, mas também, precisam conscientizar através dos seus artistas o consumidor da vantagem de ter o produto com toda a sua arte nas mãos.

  7. Marine

    23/01/2013 08:50:23

    Quer saber de uma coisa.. Tem mais é que piratear mesmo, é um absurdo o preço de um CD só baixo na internet, até os de artistas que gosto.É um absurdo pagar quase 30,00 Reais em um CD, sendo que esse valor eu gasto em uma semana com mistura dentro de casa.Então imagina quem tem menos condições do que eu...

  8. telbaldo

    22/01/2013 23:39:59

    Bruno, é ridículo o que você escreveu defendendo uma indústria que explorou o bolso dos consumidores durante anos...eu acredito que a pirataria é errada mas é muito melhor do que tudo oque a indústria fonográfica monopolizou por tanto tempo...pensar vai te fazer bem...aliás muito bem...porque uma pessoa vir comentar em um blog sertanejo se ela nem mesmo gosta de sertanejo... daí já se percebe o quão inteligente você é né...Parabéns você valoriza mesmo seu tempo, mas acho que seria mais valorizado trabalhando para juntar grana e comprar cds originais porque num país em desenvolvimento como é o nosso é absurdo o preço dos mesmos... não acha??

  9. telbaldo

    22/01/2013 23:26:38

    quem defende indústria fonográfica ou é burro demais ou faz parte dela e está perdendo grana com a pirataria.... porque o povo só tem a ganhar com o fácil acesso às músicas... a indústria já abusou demais dos consumidores, então agora mesmo perdendo ela não abaixa o preço dos produtos...que se dane essa indústria e viva a democracia e liberdade musical...

  10. JessyLu

    22/01/2013 20:24:41

    Nossa qta acusação ... Piunti vai abandonar o blog kk

  11. Marinho

    22/01/2013 19:57:45

    Não é possível que ainda entre gente aqui pra discutir a lenga-lenga da pirataria. "MERCADO FONOGRAFICO" hahahahaha coitados... tem comentarista aqui que deveria procurar serviço ou ao menos gastar o tempo ocioso lendo algum livro, algo assim...

  12. Eleno

    22/01/2013 19:56:53

    Matou a pau!

  13. André Piunti

    22/01/2013 19:55:06

    Ela se avacalhou sozinha.

  14. André Piunti

    22/01/2013 19:54:33

    Você gosta de música ou você gosta de indústria fonográfica? Pra mim só importa a música, com ou sem indústria por trás. De preferência sem, já que ela esteve aí tantos anos só tirando dinheiro dos consumidores. Não incentivo a pirataria, mesmo pq os piratas já acabaram no sertanejo, a internet se encarregou de sumir com eles. E se no mundo afora continua a cultura de comprar CD's, que bom que pelo menos neste quesito estamos mais desenvolvidos que eles.

  15. Bruno

    22/01/2013 19:34:00

    Quem é você Piunti pra fazer qualquer exclamação sobre o assunto pirataria? Você posta links para Download gratuito no seu blog meu caro, esqueceu disso? São pessoas como você, que tem o poder da ''imprensa'' nas mãos que fazem a música nacional estar no lixo que está. Odeio sertanejo, odeio o caos que a música nacional está vivendo por causa dessas músicas sertanejas inaceitáveis (todas, sem excessões), porém visito quando lembro esse blog, por que eu ''gosto'' de ver até que ponto está chegando esse sertanejo. E o que eu vejo quando entro? O dono do blog incentivando a pirataria como se fosse um absurdo comprar Cds originais! Quem gosta de um artista não baixa na internet, compra o álbum original. Quem é artista de verdade faz algo caprixado para os fãs, incentivando-os á comprarem o álbum original. Simples assim. Não existe isso de que os cds são caros, quem é fã paga o preço que for. É só no Brasil que não existe mais a cultura de comprar cds. Pelo mundo afora a venda de albuns continua, não no mesmo patamar de outros tempos, mas as pessoas ainda compram cds!

  16. Rafinha Moreira

    22/01/2013 18:40:55

    Não só o Ratinho, mas o Faustão também deu muitas cutucadas nas gravadoras durante muitos anos. Se eles, que vivem o mercado, se revoltam, imagina a gente.

  17. @Felipesilvaevc

    22/01/2013 18:31:54

    Até Que Enfim, Servi pra Alguma Coisa !! kkkk

  18. Diego Amaro

    22/01/2013 18:22:49

    TOP ! kkkk

  19. Alexandre CPS

    22/01/2013 18:19:34

    hahahaha isso é quase uma apologia que o Ratinho faz... mas ele entende de bastidores, sabia muito bem do que rolava... a banana que ele dá pras gravadoras é incrível

  20. Eleno

    22/01/2013 18:10:32

    Esse Ratinho tirador de sarro faz falta

  21. Pedro Henrique

    22/01/2013 18:05:44

    Gravadoras nunca tiveram vergonha na cara... até hoje estão aí tentando atrapalhar... um dia a gente assiste o final delas

  22. Binho

    22/01/2013 17:59:53

    hahahahahahahahaha

  23. Carlos

    22/01/2013 17:56:16

    Piunti, você está louco realmente pra avacalhar com a industria fonográfica. Acho que você sabe mais do que seus leitores foram informados aqui. Porque essa guerra contra as gravadoras?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso