Blog Universo Sertanejo

Um balanço de 2012

André Piunti

Em um ano em que a música sertaneja teve uma de suas maiores exposições de TV em sua história, alguns sinais amarelos foram acesos.

A crise que atingiu os shows internacionais neste segundo semestre no Brasil, como o da Lady Gaga e o da Madonna, em escala menor, também deu as caras nas festas sertanejas.

Os cachês, com algumas exceções, saíram dos números exorbitantes praticados até 2011, e a tendência é que esse enxugamento continue.

Ainda que seja o estilo musical que mais arraste público, muito distante do segundo colocado, as grandes bilheterias também diminuíram, resultado de um público que não tem encarado mais pagar tão caro para ir em eventos diferentes e acompanhar exatamente a mesma programação.

Assistimos a um crescimento de apresentações em boates, algo que muitos artistas se negavam a fazer dois anos atrás, mas que se mostrou um bom negócio, já que boa parte dessas casas fica lotada e repercute positivamente (além de ser uma alternativa para preencher as agendas, antes lotadas apenas com festas). As boates também são ótimas para os novos artistas.

O ano que se encerra hoje também não foi animador em relação a novos nomes. Tivemos apenas Munhoz e Mariano, que de fato tomaram uma fatia interessante do mercado. Há uma turma de Goiás (Israel Novaes, Zé Ricardo e Thiago, João Lucas e Marcelo, Israel e Rodolffo e etc) que trabalha de forma mais acelerada, mas que será ainda bem testada no ano que vem pra saber até onde pode chegar.

Musicalmente, sem dúvida, foi o pior ano desde que o ''universitário'' surgiu e ajudou a formar a cena atual, lá em 2005/06. Gravou-se qualquer coisa, apostou-se em qualquer bobagem, e justamente por isso apenas uma coisa ou outra vingou.

Pra finalizar, apesar de um grande número de duplas ter gravado DVD nos últimos meses, o formato perdeu força como nunca. Caro, começou a dar lugar ao videoclipe, que mostra a imagem da dupla do mesmo jeito, com a vantagem de que é muito mais interessante de assistir.

Como disse na abertura, alguns sinais amarelos foram acesos, apesar da situação privilegiada. Que os avisos recebam a atenção devida, e que 2013 seja um ano mais positivo.

  1. Ruan Henrique

    02/01/2013 15:21:29

    Piunti,eu soufã de Fernando e Sorocaba,também de Jorge e Mateus,hoje nesse novo sertanejo,não vejo duplas melhores que eles,não sei se você concorda comigo,mais acho que Munhoz e Mariano vão ter que mostrar mais,vão ter que mostrar que conseguem sim estar lá em cima porquê se continuar nessa onda de "Modinhas"(eu gosto demais das musicas da dupla digo no sentido que estão fazendo musicas com o mesmo sentido)não vão se segurar no topo não!acho que Jorge e Mateus e Fernando e Sorocaba que estão segurando o mercado hoje,logico,sem tirar meritos de nenhuma dupla!

  2. Daniel Braga Santana

    02/01/2013 11:51:16

    Sinceramente espero que a música sertaneja renasça em 2013, porquê se em 2012 o grande destaque foi Munhoz e Mariano e o Camaro amarelo significa dizer que a música sertaneja em 2012 não existiu.

  3. Amanda

    02/01/2013 11:26:43

    O mercado já está tão saturado de sertanejo universitário, que já enjoou. Todo dia surge uma dupla, com alguma musiquinha MONOSSILÁBICA e de duplo sentido, que eu começo a procurar qualidade em meio a tanto lixo e só me resta recorrer as duplas antigas, que entra ano e sai ano permanecem no topo porque não se entregam a modinhas e tem alguma coisa boa e bonita para passar para quem escuta suas músicas. Luan Santana, Nivaldo Lima, Munhoz e Mariano, Michel Teló...São só MODINHA, logo, logo ninguém lembra quem é ou então vão mudar o estilo de suas composições para não cair no ostracismo.

  4. Leonardo

    02/01/2013 10:02:46

    O problema é o Rio de Janeiro!Estão querendo "fazer um sertanejo para que o carioca possa gostar"É a mesma coisa quando alguma cultura busca aceitação nos EUA... onde o produto precisa ficar americanizado!Por isso estão deixando o sertanejo com cara de funk... para que os cariocas gostem!!Isso está matando o sertanejo (o universitário)!!Eu comecei a gostar de sertanejo (o universitário, volto a frisar)... no comecinho... nas baladas... com a mulherada e tals...mas to começando a enjoar... ta muito chato.. atingiu a classe D!!Hj em dia já escuto gente da classe A e B dizerem que sertanejo é "queimação"... coisa que se ouvia muito nos anos 90!Ta certo que o Sertanejo universitário ainda é moda... mas os sinais de desgaste são evidentes!!Se não houver uma reciclagem no meio.. esse ritmo tende a ser largado pela classe A e B!Que são as classes consumidoras das melhores baladas do país!!!

  5. Sandro Costa

    01/01/2013 19:25:40

    mais isso ai não é sertanejo nem aqui nem na China. Essas coisas medonhas que estão surgindo está longe de ser sertanejo. Se pegar o sertanejo, o Pop e outras coisas bisonhas que tocam por ai só muda a roupa que o cantor usa em cima do palco porque as letras e a música são quase todas extremamente parecidas.

  6. André Piunti

    01/01/2013 17:01:48

    basicamente isso

  7. André Piunti

    01/01/2013 17:01:26

    Exatamente.

  8. André Piunti

    01/01/2013 17:00:22

    é por aí

  9. luiza

    01/01/2013 16:12:00

    nao achei fraco o ano sertanejo universitario sertanejos 'top' como Gusttavo lima , Luan Santana , Jorge e Mateus e Cristiano araujo , conseguiram criar novos hits , e se manteram no top , todas as festas tem sertanejo , camaro , gatinha assanhda , flor , te vivo entre outras musicas estouradas .E se for falar em arrocha , eh normal artistas fazerem musica pra embalar festass , beijos , curtição , nada de errado , e os tops que criaram arrocham , tbm tem musicas romanticas , unica coisa ruim esse ano , foi o excesso de banda dupla solo de cantores que aproveitaram a moda , e lançaram musicas do nada , mas logo logo desaparecem : D

  10. luiza

    01/01/2013 01:17:29

    esqueci de falar também , praticamente todos os artistas estão tocando as musicas mais velhas , os '' modão '', entao nao sei pq tanto draminha ,

  11. luiza

    01/01/2013 01:15:35

    mano , Gusttavo lima , Luan Santana , Munhoz e Mariano , Cristiano Araujo todos tem musicas de arrocha , pra curtição , cata mulherada mas também tem as romanticas , e nao tem nada de errado , se nao curte os arrocha , escuta as romantica com letras deles ....'e realmente apareceu uns par de dupla ou solo so pq o sertanejo eh sucesso , mas eh fogo de palha , eh uma musica e tchau tchau eu acho um ano positivo pro sertanejo , pq os maiores hits foram do sertanejo universitario ; gatinha assanhada , te vivo , mente pra mim , camaro ,

  12. @Ana_Moitinho

    31/12/2012 21:49:53

    O sertanejo ganhou mais midia, no entanto a qualidade caiu um pouco, com claras e boas exceções para a alegria de quem acompanha o estilo há pelo menos 25 anos por ai, vi muitas duplas começarem e que mesmo não tendo a midia que tinham em algum momento da carreira não perderam a qualidade, o que esta nova geração seja em dupa ou solo deveriam ter como exemplo um bom repertorio vale mais do que uma unica musica de sucesso, pois quem curte o estilo não deixa de acompanhar estas duplas, podem reparar isso na quantidade de shows, de público por shows e de vendagem de cds, o que aliás vender cd é algo raro e pra muito poucos artistas, não digo comprar um cd e sim a discografia completa esperar ansiosamente por um novo trabalho, apesar de hoje praticamente ser um item de colecionador, eu ainda vejo como uma prova do que de fato eu acredito ser o sucesso, pois ninguém compra um cd pra coleção se não gosta do artista

  13. Chris

    31/12/2012 21:26:31

    A MASSIFICAÇÃO do BREGANEJO no Brasil, vai contra qualquer teoria de marketing, há uma SATURAÇÃO do mercado, até os caras do meio não suportam mais o estilo...

  14. DANY

    31/12/2012 19:58:10

    Quando se faz um DVD diferenciado como foi no caso do sinfônico de CHITÃOZINHO & XORORÓ da se vontade de comprar e assistir sempre eu fiz isso e muitos também fizeram mais quando cai na mesmice ai sim é só mais um DVD no mercado

  15. Marco Aurélio

    31/12/2012 18:21:40

    Querer ligar musicas sertaneja a algum partido político é de uma inteligência inimaginável hehehe ai, ideias novas hehehe

  16. jose rodney

    31/12/2012 17:43:24

    Será que é a inteligencia que está melhorando, ou o lixo dito sertanejo que perdeu o rumo. afinal musica mesmo não existe...sertanejo atual é lixão assim como certos partidos politicos tais como pt.

  17. Alison

    31/12/2012 17:21:37

    Eu não gosto dessas músicas que esses povo de agora está fazendo sucesso, músicas de Carros, apelativas etc...(Únicos q salvam a gente são Jorge e Mateus, Bruno e Marrone, JBeV e alguns outros) ... EU espero seriamente q essa onda dessas músicas bestas, passe logo....

  18. Fernando Fonseca

    31/12/2012 17:17:55

    Acho que o sertanejo está na hora de se reinventar, voltar às origens com estilo e qualidade, ter boas letras e parar com esse show de onomatopeias, carros e arrochas. Tanto que, em apenas 2 meses, o Rei do Ano na música nacional, foi aquele cara que voltou ao clássico e mostrou que quem é rei nunca perde a majestade. Seria bom os sertanejos se inspirarem em Roberto Carlos e voltar a fazer música de verdade.

  19. laercio jose de castro

    31/12/2012 16:34:34

    Essa bobagem chamada sertaneja, inventou uma linguagem tão pobre e chula que é preciso um novo dicionário da língua portuguesa para entender algumas imbecilidades que a maioria canta.

  20. Dinho da Loira

    31/12/2012 16:26:56

    É...motivos para a atual situação não faltam. Ausência de bons produtores, empresários gananciosos com suas máquinas de lavar gigantes, artistas meia-bocas, público retardado, blogueiros corrompidos...enfim...tudo ajudou para que o atual cenário ficasse como está. Mas para mim o maior problema é o cara que divulga, que fala do cenário, que escreve sobre o segmento num dia, vendendo o peixe e no outro mete o pau...

  21. jose

    31/12/2012 14:40:34

    Isso nunca foi musica sertaneja w sim um lixo para pessoas de mau gosto, sem cultura .

  22. Paloma Fernandes

    31/12/2012 14:31:55

    Parabéns André, foi bem isso mesmo, tomara que 2013 seje um ano bem melhor para a música sertaneja!! Que volte a qualidade das músicas e dos artistas também! Um beijo e feliz ano novo!

  23. Marcilio

    31/12/2012 14:23:14

    Concordo com a situação ridícula das músicas... mas sinceramente não tenho visto duplas fazendo nada de tão bom que possa mexer esse mercado... tá faltando gente de qualidade mesmo

  24. André Piunti

    31/12/2012 14:20:51

    Eu até escrevi algo parecido no começo do ano... mas na verdade coloquei que FeS e JeM estouraram em 2008/09... depois deles, só artista solo... e agora o MeM... só precisa ver como MeM vão dar sequência ao Camaro... mas tudo indica que eles se seguram bem sim

  25. Tuia

    31/12/2012 14:16:21

    Sinceramente acho q a música sertaneja está caminhando p a morte!! isso quem tem rolado não e nunca será sertanejo!!é rítmo c dancinhas e letras p retardado, nada tem a ver c a verdadeira música!!acho q infelizmente estamos num momento em q o público tb não consegue mais diferenciar os estilos de quem presta e não presta! a indústria está totalmente comprada pelos grandes nomes, assim forçando o sucesso a qualquer preço e a qualquer bobagem repetida...espero q surjam novos nomes e uma nova tendência q traga a verdadeira essência de volta!!

  26. Ana C.

    31/12/2012 14:11:29

    Terrível esse tal de arrocha. Não tem letra,os cantores não sabem falar corretamente, só falam de carro e mulher, e alguns ainda fazem sucesso. Isso não é sertanejo, vejam bem. Não vamos confundir as coisas, o bom sertanejo ficou no passado.

  27. Felippe Said

    31/12/2012 14:05:33

    Cenário atual da música sertaneja: muitos perderam/nem tem a essência e vivem de aparência, seguindo a tendência da boiada....

  28. Alfredo jose Oliveira

    31/12/2012 13:59:31

    Ano ruim musicalmente, muito por conta dessa peste de arrocha. Mas recebi CDS em eventos e alguns independentes né surpreenderam pela qualidade das produções, como a dupla Alexsandro e Marcelo, da estancia alto da serra, a cantora Tuta Guedes, que sempre achei brega, nas o disco me surpreendeu, e a dupla de irmãos Tiago e Rodrigo, de São Paulo.. Não sei quem produziu ou se tem alguma gravadora ja... Mas adorei os CDS e levo comigo no carro.

  29. dom

    31/12/2012 13:58:37

    Apeasr de ter quase 40 anos, sempre gostei de musica sertaneja, nomes como, milionario e jose rico, chitao e xororo, leonardo(em paceria com seu finado irmao leandro), gian e giovani, teodoro e sampaio, etc , as duplas que lutavam dia a dia por um lugar ao sol, e sem o apoio das tv's. Internet nesta epoca de 1980 a 1994 aqui no interior de MG, nem sonhava, entao era na garganta que os caras apareciam e mostravam que eram bons, hoje aparece um bando de "guela seca" que gravam um cd no fundo de casa, pagam pra aparecer nos programas de tv de rede nacional, eles mesmos e que se dao os "propios discos de ouro"pois dizem que venderam 25 mil copias, antes disco de ouro era 100 mil copias, entao tudo desta epoca perdeu o valor, depois que apareceu um desguelador com uma voz horrivel, mas que se parar de cantar hoje, ja ta mais rico do que a sertanejada tudo junto, estou dizendo jorge e matheus, e a turma nova do tal arrocha e outras de mas qualidades sonoras que nem voz de cantores tem inclusives uns dois aqui de minas, mais que tiveram tambem seus lugares comprados ao sol inovando com o tal sertanojo universitario, levando caches mirabolantes e estrondosos de R$400.000,00 por aparicao, ta mais do que na hora de acabar com essa farra, estao parecendo a turma de brasilia, so no oba oba, o povo carente de entretenimento de boa qualidade ja nao estao dando conta,em ituiutaba no dia 24/12/12, munhoz e mariano, tiveram a facanha de colocar no maximo umas 300 pessoas no show deles, onde vamos parar?

  30. Breno Giesen

    31/12/2012 13:57:03

    Piunti, concorda que Munhoz e Mariano é a primeira dupla a atingir o topo depois que Fernando e Sorocaba explodiu em 2006?

  31. Camila

    31/12/2012 13:44:48

    Ano terrível olhando por um angulo "musical"... Ano em que o se destacou foi Munhoz e Mariano, não pode ser levado a serio... Muito arrocha... Muuuuito rebolado... Pouca ou quase nenhuma musica! Triste para os fãs de sertanejo. Que 2013 nos traga boas surpresas!

  32. Marcia TVG

    31/12/2012 12:28:40

    Parabéns pelo texto. Bem no ponto.

  33. Alexandre CPS

    31/12/2012 11:34:15

    Tô falando isso desde o ano passado... a TV engana!!! Qualquer zé ruela aparece em programete de televisão e muita gente acha que o cara é sucesso... enquanto isso, as festas vão perdendo público, já que não aparece ninguém decente... não é ser alarmista, é só ver os fatos

  34. Renato Borba

    31/12/2012 11:32:54

    Grande texto, longe dos oba oba de outros blogs...

  35. Maurinho

    31/12/2012 11:00:07

    Acho q vc podia ter falado da vergonha de certos artistas no arrocha... em Goiânia apareceu um monte de candidato a artista cantando música ridícula, de dancinha, que nem na casa deles faz sucesso, mas pq toca em festinha q eles pagam, eles acham q tao estourados... 2013 marcará o fim do arrocha

  36. George Roriz

    31/12/2012 10:50:24

    Sempre no ponto! Musicalmente foi uma b***. Nada de novo... não fosse JeM e BeM pra segurar com discos legais, taríamos ferrados...

  37. Pedro Henrique

    31/12/2012 10:43:14

    Piunti... tem uma outra coisa muito ruim também... a escassez dos produtores... em 2011, parece que iria surgir uma galera nova produzindo, um monte de nome aparecendo... de repente, sobrou Dudu produzindo a maioria, Ivan já tirando o corpo e o Bigair fechado com o povo de Goiânia... ou seja... não tem produtor bom pra todo mundo, acho que isso pesa um pouco pra má qualidade do ano

  38. JessyLu

    31/12/2012 10:33:22

    Apenas uma ou outra coisa vingou? Achei que vingou bastante coisa....

  39. Carlos

    31/12/2012 09:59:53

    Nas horas de crise é que a gente sabe quem é quem. Estou falando à mais tempo, e por sorte os preços dos produtos agrícolas ainda não foram afetados pela crise, senão teríamos grandes problemas. Mas os minérios estão em franca queda, e portanto já sabem que a grana que jorra nas festas de Minas irão diminuir bastante, e Minas é o segundo mercado sertanejo, atras apenas de São Paulo. E a coisa vai piorar muito, já em 2010 a 'Fundação João Pinheiro' previa uma queda gigantesca no setor minerário de Minas, com início em 2013 e agravamento ainda maior em 2014. Vamos torcer para que o agronegócio segure mais uma vez a barra desse país. Mais uma vez o campo e o agronegócio vem provar a importância para o país e sorte da nossa música Sertaneja que se beneficia muito desse sucesso. Se eu pudesse dar um conselho á todos os Sertanejos, eu diria: é hora de trabalhar. Abram mão das férias e vão ocupar as festas, pois lá pelo meio do ano a festa pode não acontecer. O ano de 2013 é o ano do trabalho na música Sertaneja. O ano de 2013, mais do que nunca, é o ano da formiga(trabalhadeira) para a música. Parabéns à todos que fizeram a música Sertaneja brilhar nesse ano de 2012, e que 2013 possamos juntos brilhar ainda mais.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso