Blog Universo Sertanejo

Conversa com João Bosco, da dupla João Bosco e Vinícius

André Piunti

Duas semanas atrás, entrevistei o cantor João Bosco, parceiro do Vinícius, por conta do lançamento do CD/DVD ''A Festa''. A matéria foi publicada no UOL.

Na entrevista, João Bosco falou abertamente sobre a série de críticas que a dupla recebeu por conta do álbum anterior, falou da dificuldade de manter o sucesso após chegar ao topo, e comentou detalhes do recém-lançado CD/DVD.

Quem quiser conferir a matéria completa, pode clicar aqui.

Um trecho da conversa pode ser conferido abaixo.

 ___

UOL – O mercado sertanejo lança hit atrás de hit, e a qualidade musical tem sido cada vez mais questionada. Como uma dupla já consolidada consegue se manter em meio a correria atrás do sucesso?

João Bosco – O principal de tudo é o artista cuidar do seu próprio umbigo, do seu próprio trabalho. Quando você começa a cuidar mais do trabalho dos outros que do seu, você se perde. A gente vê acontecer muito isso, muito artista mais preocupado com o sucesso do outro do que com a própria carreira. É difícil escapar, a gente também já passou por isso. Tem que ter muito foco, se não a chance de você ficar pra trás é enorme. Além disso, é ter a consciência de que não se pode perder a identidade, mas sem se esquecer que há um mercado que pede por músicas mais populares. É uma questão de achar o equilíbrio. É difícil, nem todo repertório fica 100% bom, mas a busca é sempre pelo melhor, por isso as coisas têm funcionado pelo menos pra gente.

Vocês foram muito criticados por conta do último CD, mas mesmo assim os shows e o faturamento continuaram no alto. Como foi lidar com essa série de críticas?

Quando você acerta uma música como a gente acertou ''Chora, Me Liga'', você percebe que tem um ditado que é muito real: chegar no sucesso é difícil, mas se manter no sucesso é mais difícil ainda. Quando você está com a música lá no topo, naturalmente as pessoas querem te passar, você vira automaticamente o alvo a ser superado.

As pessoas criticaram o CD por conta dos arranjos, das guitarras, de uma tentativa de inovar. Não foi nada por acaso, foi tudo pensado, fizemos naquele momento o que deveríamos ter feito, tanto é que no final do ano a gente ganhou o Grammy. Não vou te dizer que não houve incômodo, pois claro que houve. É ruim ser criticado. Quem gosta que critiquem seu trabalho? Só que o ser humano se mostra grande justamente na crítica, o poder de superação mostra quem é grande. Depois do sucesso, essa foi a parte mais difícil que a gente passou, não só pelo que diziam do CD, mas pela descrença por parte de algumas pessoas que nós não esperávamos.

E essa sensação ruim passou como?

Passou com trabalho, determinação, foco. Trabalhamos muito no novo projeto, nos dedicamos muito. Cada vez mais a gente percebe que essas são as chaves para a gente prosseguir da melhor forma. (continue lendo)…