Blog Universo Sertanejo

Dupla lança música criticando o mercado sertanejo

André Piunti

Que há muita gente insastisfeita com o mercado sertanejo, não é novidade pra ninguém. O que não é tão comum assim é o fato de artistas, sempre muito reservados em relação a assuntos mais espinhosos, estarem mais propícios a dizer verdades por aí, mesmo que não se cite nomes.

Duas semanas após a entrevista do Jorge, que criticou abertamente o mercado, ficou pronta uma canção chamada ''Tá na hora'', da dupla Marco Aurélio e Paulo Sérgio, que alfineta todos os lados.

É interessante, e até certo ponto, incômoda. A produção é do Marcelo Cigerza.

A música pode ser conferida abaixo. Quem não conseguir ouvir e quiser baixar, pode clicar aqui.

___

Tá na hora
(Marco Aurélio/Élcio di Carvalho)

Tá faltando alma sertaneja
Tá faltando som da viola
Tá faltando alguém levantar a bandeira
Que esse som de hoje não rola

Tá virando tudo comércio
Paga que eu toco na hora
Já botaram preço até no sucesso
Quem não tá no esquema, tá fora

Que que é isso, cantador?
Que que é isso, cantador?
Ter que arrumar a voz
No computador

Que que é isso, produtor?
Que que é isso, produtor?
Sua estrela tá mais alta
Que a do próprio cantor

Isso sem falar do comprador de canção
Que sai falando que é compositor
E dos ''bão''

Tá na hora, tá na hora
De escutar modão de verdade
Uma guarânia, um chamamé
Xote, bolero, e um arrasta-pé
E um batidão daqueles
Da gente suar dançando com a mulher

  1. suellem

    08/12/2012 18:10:02

    nada haver ,cvada quem tem, um ritmo de musica a gosta n precisa ser igual.quem criticou e pq ñ sabe o que e uma boa musica ,e nunka descobriu o signifikado de "BOM GOSTO"FUISuellem

  2. Rafaela

    29/10/2012 18:03:54

    Eu acho os sertanejos universitarios muito bom, so acho que eles podia faser novas musicas romanticas ja ta hora ne, todos os cantores podiam pensar mais nas pessoas que esculta as musicas deles, faser musicas novas e colocar em todas as radios do brasil para todos nos ficar sabendo do sucesso deles e comprar o cds. Eu dice pra coloca nas radios e por que muitas pessoas nao tem computador para acessar a internet, e algumas ate tendo computador gosta de escultar radios assim como eu

  3. Bárbara Lima

    08/10/2012 11:32:44

    Concordo com voçe plenamente, esse tipo de gente fica falando mal de Jorge & Mateus mais é só inveja não sabe nada sobre a humildade deles. A MELHOR DUPLA SERTANEJA #Jorge&MateusSempre.

  4. cleber galdino

    26/08/2012 23:09:52

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  5. DOUGLAS DINIZ

    02/08/2012 13:15:44

    hoje a gente não ouve mais a música que agente quer ouvir, tem que ouvir a que os cara toca , tem música boa mais a maioria é um besterol danado, valeu Marco Aurélio.

  6. Luciano

    02/08/2012 10:53:59

    Sr. Ottocompositor, concordo plenamente com você e digo mais, não me considero um fã de musica sertaneja porem cresci escutando, pois os meus pais e avos gostavam muito, e escutavam artistas citados por você poís faziam muito sucesso mais infelizmente tenho sentido que a pouca culta que resta neste pais esta se perdendo e sem seu lugar vem entrando a vulgaridade, que troca mediocre que o povo faz, o pior e que esses novos artistas tem coragem de se rotularem como (sertanejo universitario) na minha epoca universidade era lugar de cultura e conhecimento será que ate isso esta mudando?

  7. Luciano

    02/08/2012 10:36:36

    Sr. Bruno se percebe que so seu gosto musical deve ser de muito boa qualidade, (Camaro Amarelo) e vem de encontro com a grande demanda de lixo que vem sendo introduzino no meio musical, so lamento que do modo que as coisas caminhão o sertanejo nao esta loge de ficar igual ao funck e axe pregar somente ao apelo sexual, mais a culpa e da falta de cultura da população que me parece ter gostos parecidos com os seus.

  8. Daniel

    20/07/2012 13:43:20

    Ah gente, fazer o que né, se tem gente que curte esse tipo de som, e dá retorno pras gravadoras, paciência.....se estivéssemos falando aqui de fornecemento de alimentos, água, energia, efim , algo essencial em nossas vidas, até caberia a revolta, mas não, estamos falando de algo totalmente desnecessário, igual ficar revoltado com futebol..

  9. Rodrigo

    20/07/2012 13:20:56

    TA NA HORA!!! TA NA HORAA!! Valeu Marco Aurélio e Paulo Sergio! CONCORDO!! esse mercado sertanejo está muito sujo e podre tbm!

  10. João Lucas

    19/07/2012 18:19:29

    e vc deve ser um mau amado... que morre de inveja da voz de Marco Aurelio e Paulo sergio e não consegui compor igual eles,cuida da sua vida rapaz!!!

  11. Renato

    19/07/2012 02:20:28

    A grande verdade é que o publico que consome o sertanejo de hoje, que lota festas e baladas desse estilo tem entre 18 e vinte poucos anos, a juventude atual está destruida, os valores da familia estão cada vez mais perdidos. Essa mulecada só quer saber de encher a cara de cachaça e sair pegando o maximo de pessoas possivel....vc acha que eles vão querer saber de raiz, musica de qualidade? quanto mais a musica que eles ouvem instigar a sacanagem, melhor será. Com isso toda a sociedade fica refém dos interesses financeiros de alguns que ganham milhões... o publico jovem é o maior consumidor de qualquer produto vendável no mundo. Então velhinhos vamos comçar dando educação e cultura aos nossos filhos desde pequenos.

  12. bruno

    18/07/2012 22:47:00

    pra mim Marco Aurelio e Paulo Sergio , nao passam de 2 Frustrados, por nunca terem conseguido alcançar o sucesso cantando , claro q sao otimos compositores, mas agora ja estão apelando , pois quem COMPOE CAMARO AMARELO, nao tem que criticar os outros Hits.Se liga, se voces nao deram certo ate agora, desistam, va compor que vcs ganham mais, ou pelo menos de um trato no visual , quem sabe assim melhora um pouco !

  13. Orlando Garcia

    18/07/2012 20:18:32

    Concordo com você e assino embaixo.

  14. Orlando Garcia

    18/07/2012 20:16:02

    Tá ha hora mesmo de acordar, povo brasileiro, e acabar com esse incentivo a esse estilo musical atual, que não está com nada. Aliás, pra mim, já passou da hora. Vamos incentivar a música sertaneja de verdade, interpretada por cantores de verdade; não de mentirinha como escuto nas portas de lojas por aí. Não tenho ânimo mais para andar nas ruas da minha cidade ouvindo na marra essas musiquinhas equivocadamente chamadas de sertanejas, na verdade, "setanejo universitário", interpretadas por cantorzinhos e duplinhas ruins que só a peste. Virou praga neste País. O pior de tudo são as rádios comerciais que divulgam isso porque recebem dinheiro pra tocar músicas desses pseudos cantores. Pagou, tocou! Não pagou, nem pernsar! Não adianta deixar CD na rádio para divulgação, nem tampouco enviar músicas pela internet. É perda de tempo. Nossa cultura musical foi pro ralo. Parei de ouvir rádios comerciais, por causa dessas porcarias em evidência; meu ouvis não é pinico. Quando quero ouvir coisa que presta, sintonizo os programas específicos na internet.

  15. adriano

    18/07/2012 20:13:48

    CONCORDO E ASSINO EM BAIXO

  16. bará bará bere rs

    18/07/2012 14:14:10

    GENTE, NA BOA, ADOREI A MODA, NA MINHA OPINIAO A DUPLA TAH DANDO UM PUXAO DE ORELHA NO MUNDO SERTANEJO, ISSO PRA MIM EH UMA CRITICA CONSTRUTIVA, PRA TDOS ACORDAREM... DE RADIO NEM DE TVS, TEMOS A INTERNET AI E GRACA, DIVULGANDO OS ARTISTAS, NA MINHA OPINIAO, O DIA QUE OS EMPRESARIOS BOICOTAREM AS RADIOS E TVS E NAO PAGAR NEM MAS UM CENTAVO, ISSO ACABA, ACABA OS ARTISTAS RUINS, ACABA OS JABAS, E REINARÁ APENAS A BOA MUSICA SERTANEJA, SEJA ELA RAIZ OU UNIVERSITARIA, SENDO BOA... A GENTE ACEITA!!

  17. wall

    18/07/2012 11:35:08

    É isso aí.....eu apoio os Dinos...Tá na hora mesmo de acabar com salada sertaneja. Já não se sabe mais o que é Sertanejo nos dias de hj e em alguns casos acho que os créditos das musicas deveriam ser dado aos softwers e aos PCs, pois eles andam fazendo milagres. PAU NELES....kkkkk

  18. Rarilton Damasceno

    18/07/2012 09:29:35

    Essa música veio acalhar e também avacalhar com esse monte de dupla ruim que tem por aí.

  19. Otávio

    18/07/2012 06:53:59

    Achei a letra meio fraca, mas a idéia foi sensacional !Hoje em dia tem muito "hit" pra pouco povo...

  20. Luiz Henrique

    18/07/2012 02:04:15

    Nota-se que você não sabe nada de Jorge & Mateus, que não é com th. Procure se informar melhor antes de criticar. Está dupla que você defende cospe no prato que come. A qualidade do trabalho de J&M é incontestável.

  21. lucas (maringá-pr)

    18/07/2012 01:18:48

    pq será que o Paulo Sergio não compoe???acho que é pq ele já canta de mais né,afinal quem carrega a dupla é a afinadissima voz do Paulo Sergio,ai sobra as composições pro Marco Aurelio e é nisso que dá... kkkk

  22. Carolina

    17/07/2012 17:43:54

    é meu querido acho que vc não entendi nada mesmo,pois a dupla MArco Aurelio & Paulo Sergio já lotou e lotam varias arenas por esse brasil a fora,isso significa que vc não entendi e nem conhece nada sobre a dupla...mas pra vc ficar por dentro vamos-láno lançamento de um dos CD´S deles tinha na avenida mais de 40 mil pessoas,sendo que foram os primeiros a fechar uma avenida pra show em CG... e foram os primeiros a alugar um park de exposição pra show e colocaram mais de 25 mil pagantes,e por ai a fora... e enquanto vc fica ai criticando se achando o bom,eles tão na boa com mais de 10 shows só nesse mês..

  23. jesiel

    17/07/2012 17:02:44

    o duro e ir num show de cesar menotti e fabiano e ouvir ilarie ..ilarie ..balao magico ..seguindo no trem azul ..meu nao da nao ..fora estas porcarias

  24. sammy artista

    17/07/2012 16:19:28

    Sou prdutor ,compositor ,guitarrista e tocamos cover.Tudo bem.Tem de tocr ne?Mas que ta ficando um estilo muito generico.Sei que tudo ai e pago.Vc paga ou eles nao toacam suas musicas.Sou de Goiania e fiz radio la nos anos 70 e ja tinha isto.Agora e muito mais na cara hhahhaha hoje vc compete com quem pode dar 2 milhoes de cds gratis.Nao gosto de nostalgia.Acho que tem de se ter uma ponte do passdo pro futuro.Os vileiros estao tao atrassados quanto muitos sanfoneiros do nordeste que ficam naquel;a de so tocar Gonzagao.So pe de serrra.Estao perdendo a oportunidade de transcender tudo e criar algo poderoso.E os pra vcs ficarem sabendo.Pelo que vejo os grupos de forro vao dominar,pois etao misturando o sertanejo com o forro.E sao melhores musicos.Assim que els melhorarem seu vocais e criarem letras masi abranjentes,vao dominar o mercado.Pois os meninos filhso de papai da turma do universitario nao vao poder competir com eles heheh

  25. CHARA

    17/07/2012 15:32:12

    a melhor musica sertaneja de todos os tempos, adorei agora quero ver

  26. André Batalha

    17/07/2012 14:44:15

    A mesma porcaria de sempre; no final é auto promoção mesmo, pois conteúdo mesmo nada...o estilo e tudo mais é a mesma coisa que eles acham que estão criticando...oh viola minha viola...será que nunca mais?

  27. nei souza

    17/07/2012 13:46:55

    muita coisa boa vai pro lixo, e colocam essas musicas monosilabicas ai a verdade eh que so precisa ter dinheiro, ninguem faz mais oque gosta, mais sim o que o mercado pede sera que nos temos tao mau gosto assim. parabens marco aurelio e paulo sergio! grandes musicos e compositores!!!!

  28. gilson elixece da rosa

    17/07/2012 13:42:55

    não entendi o Marco Aurelio, as musicas que ele compos para as duplas no sertanejo universitario é que tirou ele do anonimato, porque até então era um cara desconhescido, e comprar musica e falar que é compositor dos bons o mesmo já fez e ele sabe muito doque eu estou falando,então não vem não.

  29. Doda

    17/07/2012 13:40:34

    A crítica é interessante, mas a dupla é ruim demais! E a música também é muito ruim! João Carreiro e Capataz já deram o recado e estão aí!!!

  30. Cassiano Castro

    17/07/2012 13:38:11

    Boa !!! rs

  31. Caroline

    17/07/2012 13:02:47

    Ei nada a ver falaram a verdade quer ficar famoso e ter sucesso hoje não é cantar bem e sim ter dinheiro :/ triste realidade !

  32. J.C CABRAL

    17/07/2012 12:45:04

    PQP ! PISA NO FREIO ZÉ ! OS EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES NESSE SEGUIMENTO INJETARAM UMA DINHEIRAMA NO JABÁ, E AÍ ESTÁ O RESULTADO, ALGUMAS MÚSICAS COM UM CONTEÚDO RAZOÁVEL NÃO FAZEM SUCESSO OUTRAS SE QUER SÃO GRAVADAS, O QUE SOBRA, SÃO AS CHICLETE , MÚSICAS DESCARTÁVEIS . ISSO SÓ ACONTECE POR CONTA DOS CARTEIS FORMADOS PELAS RÁDIOS E TV S QUE SÓ EXECUTAM MEDIANTE O JABÁ QUE ANTES ERA DISCRETO, HOJE ELES FAZEM ATÉ CONTRATOS ABERTAMENTE, ATÉ AS RÁDIOS PIRATAS, SÓ EXECUTAM MEDIANTE PAGAMENTO DO JABÁ, QUE ELES COSTUMAM CHAMAR DE PARCERIA. E QUEM PERDE COM ISSO ? A SOCIEDADE COMO UM TODO POIS NEM SEMPRE O QUE ESTÁ NAS PARADAS DE SUCESSO, REFLETE A VONTADE DO OUVINTE E SIM DAQUELES QUE ESTÃO INVESTINDO E PAGANDO AS O FAMIGERADO JABÁ. E QUE O GOVERNO TE HAVER COM ISSO? AS RÁDIOS E TV S SÃO CONCESSÕES PÚBLICAS, OU SEJA É DO POVO, CABE AO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EM CONJUNTO COM O MINISTÉRIO DA CULTURA COIBIR ESSE TIPO DE COISA. NO MOMENTO A COISA ESTÁ ASSIM: O POVO VAI OUVIR O QUE NÓS QUEREMOS QUE OUÇAM ! AS OBRAS COM UM COM QUALIDADES A MAIORIA ESTÃO NA GAVETA E QUE NOS RESTA É ISSO QUE ESTAMOS VENDO. EU COMO COMPOSITOR TENHO A MEIA CULPA. Ass. JC

  33. Everton

    17/07/2012 12:38:59

    Marco Aurélio e Paulo Sergio tem poder de falar do "lixo" musical de hoje, pois são ótimos compositores e ótimos cantores! Concordo plenamente com a letra da música que fizeram, estão acabando com as raizes, aquele com que era bom de escutar, aquela letra que tinha algum sentido, agora só sabem falar mal das mulheres, só falam de cachaça, de putaria, por isso temos um transito tão violento, pois essas "musiquinhas" dão incentivo para o povo beber!

  34. ceres correia

    17/07/2012 12:32:35

    pra mim música e a alegria pra alma seja qual for todos cantam com carinho se é sucesso e porque gostam!!! fica a dica.!!!

  35. Lincoln Cortez

    17/07/2012 12:22:12

    SERTA N O J O UNIVERSITÁRIO É O NOME QUE COLOCARAM NESSA PORCARIA QUE CHAMAM DE MÚSICA. ONDE JÁ SE VIU FALAREM APENAS DE ENCHER A CARA, DE CERVEJA, DE BALADA, DE QUE TÁ PEGANDO EX-MULHER, PAGA PAU, E OUTRAS M??? O QUE É ISSO?? MÚSICA É QUE NÃO É ! ! MAS TEM, BURRO PRA TUDO...E MUITOS ! ! !

  36. Allan Brusnicki

    17/07/2012 11:47:50

    ta sabendo legal o salamanca

  37. Otoniel Da Silveira ( Ottocompositor )

    17/07/2012 11:32:24

    Lamentavelmente o que acontece nos dias de hoje com a nossa música é um imenso desrespeito com a cultura e com a verdadeira música de nossa gente , já percorri o Brasil e somente encontrei a verdadeira música Sertaneja nos Festivais que ainda resistem ao apelo equivocado da mídia , quando componho tenho a impressão de que minha música não seve mais para nada , pois componho pensando em verdadeiros sertanejos como : Milionário & Zé Rico , João Mineiro & Marciano , Di Paulo & Paulino , Trio Parada Dura , João Paulo & Daniel , Cezar & Paulinho , Chico Rei & Parana , Xitão & Chororó , Tião Careiro , Almir Sater , Renato Texeira , Sergio Reis , Rolando Boldrim , João Carreiro & Capataz .... e tantos outros que teem sim muito a mostrar e ensinar a essa moçada que nem cantar sabe e que a mídia todos os dias lança neste mercado ridículo , aonde o dinheiro fala mais alto !! Porem esta é a minha sina , componho exatamente o que estes moços Marco Aurélio & Paulo Sérgio estão cantando , e que tambem os inclúo neste ról de cantadores da boa e verdadeira música sertaneja do Brasil !! Tenho Dito .... Abraço

  38. valdir gaborim

    17/07/2012 11:27:46

    Eu concordo plenamente com a dupla, só que a música deles também é muito ruim! No mínimo deveriam fazer a letra com raízes sertanejas.Ta parecendo música de festa de rodeio.

  39. Marques

    17/07/2012 11:26:26

    Gostem ou não, eles estão certos. Sertanejo = As coisa referentes ao sertão, a vida, o estilo e os amores lá da roça, o luar, as saudades, o carreiro, a poeira vermelha, o berrante, em fim... o jeito gostoso e simples do sertão; que saaaauuuuudddddaaaadddddeeee !

  40. Edson Araujo

    17/07/2012 11:26:14

    Tá na hora msm viu de o sertanejo voltar à suas origens, tá virando bagunça isso já...tá loko!!Prá quem gosta de porcaria o mercado tá um prato cheio...

  41. antonio inacio da costa

    17/07/2012 11:24:53

    Pessoal,todo tipo de trabalho, precisa ser,regulamentado,precisa ter QUALIDADE,se nao cai no descredito,com a musica nao e diferente.E uma enxurrada muito grande de musicas ruins,qualquer cara esta gravando, nao e assim.Musicas com palavras duplo sentido, tem aos montes,tal como,"arruela do eno"," puta que pariu"HA! faca meu favor,para com isso,Os que nao sao ligado ao estilo sertanejo criticam, e ai acabam tendo rasao.Outro dia estive lendo um blog,onde o cara estava metendo o pau na nossa musica, e ele generalisou,foi muito forte, me deu ate revolta.(BLOG DO POLETO) da bela cidade de Jales.clicam e vejam. Sem contar com a sacanagem que as gravadoras e as radios fazem.

  42. Caio

    17/07/2012 11:24:30

    Sabe qual o nome disso: Hipocrisia....sabe quem está entre os compositores de Camaro Amarelo?...O próprio Marco Aurélio...Aaaah ooooh Marco Aurélio vai te cata!!!

  43. Adao Gabriel Teixeira

    17/07/2012 11:23:44

    EI galera si ligam.Vc acha quem ta ganhando dinheiro com essas musicas comerciais vai mudar tudo.Quem não quiser ouvir que ache outra alternativa aina tem por músicas de raizes cantada até por gente nova por ex aqueles dois garotos Maycan e Lyan os caras são bons.

  44. Júlio

    17/07/2012 11:20:13

    Parabéns a dupla que não compartilha desse NOVO ESTILO de música, que não é sertanejo, em busca de mais sucesso!Esse Sertanejo de hoje, infelizmente misturado com o SERTANEJO UNIVERSITÁRIO cantado por duplas como Jorge e Matheus, Guilherme e Santiago e outros, não passa de batucadas!

  45. Cassiano Castro

    17/07/2012 11:14:20

    Nós falamos dos outros aquilo que esta dentro de nós mesmos.. Pura hipocrisia !!!

  46. carlos alberto sousa

    17/07/2012 11:13:36

    olha como e fim do mundo e tudo a mesma m

  47. zezito almeida

    17/07/2012 11:11:41

    Meus amigos essa m que eles chamam de sertanejo é uma vergonha pra quem aprendeu a cantar, e ter que ouvir essas duplas de merdas se achando!!!

  48. abilio m.lima

    17/07/2012 11:10:52

    Parabens a UOL e ao editor desta coluna pela excelente matéria. Pois bem, ha muito tempo estamos ouvindo musica lixo, culpa dos Fernando e Sorocaba, Jorge e Matheus, Maria Cecila e Rodolfo, e outros tantos, super desafinados, os esquemas das radios, paga que toco. Que saudade de uma boa musica, cantores afinados, duetos perfeito..Onde andam e onde tocam Liu e Leo, Milionario e Ze Rico, antigo Mato Grosso e Mathias,e muitos por ai esquecidos. Parabens ao autores da letra, é isso ai, mandaram bem, Talento nasce com poucos, o que as rádios tocam e diz que é sertanejo, é lixo, musica pra rebolar, sem mensagem, nasce e morre em um mes.O sertanojo está ai, mas por pouco tempo, abaixo a mediocridade do sertanejo universitário. lixo, lixo, lixo, Nada é duradouro, vai acabar logo.fe

  49. jefferson galvão

    17/07/2012 11:06:38

    ninguem liga se eles cantam com a propria voz ou deixa de canta....esses tipo de musica nem faz sucesso ..]chega em um estrangeiro e pergunta se ele sabe alguma musica brasileira é claro que ele vai fala( thu tha tha) ou (ai se eu te pego).

  50. Cassio

    17/07/2012 11:06:15

    Esta mesma dupla Marco Aurélio e Paulo Sérgio gravou uma música que o refrão é o seguinte: ...cerveja, cerveja, cerveja, quero beber, cerveja, cerveja, cerveja, quero beber, cerveja, cerveja, cerveja, quero beber, cerveja cerveja, cerveja...e por aí vai. Como uma dupla que grava isso pode criticar algum tipo de música?????

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso