Blog Universo Sertanejo

Eduardo Costa fala sobre o novo CD, “Pecado de Amor”

André Piunti

No mês passado, foi lançado ''Pecado de Amor'', o novo CD do Eduardo Costa.

São 16 canções, muitas delas já cantadas em alguma época por outros sertanejos. O estilão continua o mesmo. Romântico, com suas intepretações bastante peculiares, e com espaço crescente para batidas de samba, algo que o cantor sempre admitiu gostar.

O CD, produzido por César Augusto, conta com a participação de Alexandre Pires na faixa ''Presente de Aniversário''.

Eduardo, ao que parece e pelo que ele responde na entrevista, já não se importa muito com crítica. Passa a impressão de ter compreendido que ser artista popular é bem melhor que ser ''o'' artista da mídia, mesmo tendo feito, intencionalmente, mais televisão nos últimos meses.

Sobre a nova fase da carreira, e principalmente sobre o novo trabalho, conversei com ele. Segue abaixo a entrevista.

___

O que esperar do novo CD do Eduardo Costa?

A gente tá num momento bom da música sertaneja, público crescendo, muita gente aparecendo. O meu CD é a cara do meu público, eu fiz e sempre faço pensando na pessoa que vai no meu show, que canta junto comigo. O artista tem que agradar aquela pessoa que gosta dele, que compra o CD, que vai no show, o resto não importa. Eu acho que consegui escolher um repertório muito legal não só pra quem gosta de música sertaneja, mas pra quem gosta de música no geral. É um trabalho muito bem produzido, pensado, nada feito na correria. Acho que tá bem a cara do Eduardo Costa de hoje.

Você sempre gostou muito de regravar o ''lado B'' de artistas conhecidos, tanto que o projeto ''No Boteco'' era basicamente isso. No novo CD, também há algumas canções que pouca gente vai se lembrar que já foram gravadas antigamente. De onde vem esse gosto?

Tem muita música que fica perdida na carreira dos artistas. Todos eles têm, Chitão, Rionegro, Leonardo, sempre alguma música muito boa passa batido nos CD's. Como eu ouvi música demais nos anos 1990, eu sempre guardei muitas dessas músicas na cabeça. Tenho um monte ainda que eu vou usar em outros discos, mas nesse agora especialmente eu resolvi puxar umas lá de trás. Eu acho muito legal isso. O povo ouve, tem aquela impressão de que já ouviu antes, mas não consegue lembrar de onde é. Gosto bastante de fazer isso.

Mas você tem essas música anotadas em algum lugar?

Não, nada. É na cabeça mesmo. Quando eu paro pra lembrar de música, pra pensar em repertório, são essas músicas que aparecem. De tanto que eu ouvi e gostei, nunca esqueço delas.

Há uma participação especial no seu CD, que é do Alexandre Pires. Como surgiu a ideia de ele participar?

O Alexandre é meu amigo pessoal, mesmo. Eu já gravei com o Chitão, Zezé, Belo, Amado, Chico Rey, e tenho a intenção de conseguir gravar com todo mundo que eu admiro. Já fazia tempo que eu pensava no Alexandre, e aí quando eu compus o ''Presente de Aniversário'', que é um samba, tive certeza que era a música que a gente tinha que gravar junto.

O fato de você ser um artista popular faz com que seus CD's sempre tenham destaque entre os produtos piratas…

Cara, você sabe da minha história, sabe que a pirataria acabou me divulgando muito, mas eu ainda tenho uma relação antiga com o CD. Eu dou muito valor no meu músico, na fase de produção, por isso eu ainda acho legal quando uma pessoa vai na loja e compra o produto. Claro que eu sei da realidade, eu vivo esse mercado todo, mas é uma coisa mais pessoal mesmo gostar do ato de comprar o CD. Sei que o que importa no final das contas é que a pessoa ouça minha música.

Em meio ao 'novo' sertanejo, você segue fazendo a linha romântica que acabou ficando em segundo plano no mercado, tanto que igual a você, não há quase ninguém investindo no estilo…

Eu acho que tem espaço pra quem queira investir na música romântica, mas é uma questão também de apostar e se dedicar, é um estilo como outro qualquer. Tem algo que o universitário influenciou bastante que é reduzir os tons mais agudos. O pessoal dessa nova geração não tem o costume de cantar com aqueles agudos lá em cima, e isso acaba influenciando a turma que vai surgindo, e o interesse pela música romântica, cheia de interpretação, acaba diminuindo. Pra cantar o tipo de música que eu canto, o agudo é fundamental. Acho que tem espaço pra tudo sim, o sertanejo tá muito aberto hoje pra todo mundo.

Você tem algum artistaa pra citar desse estilo que você gosta?

Se tivesse que citar um, eu citaria o Léo Magalhães. Ele também não tá nem aí se chamam de brega, se dizem que é muito simples. Ele é muito bom, canta muito bem. Gosto muito do trabalho que ele vem fazendo. Se ele continuar nessa linha, misturando aquele arrochinha simples do Nordeste com as letras populares, eu acho imbatível.

Compararam muito o Léo a você no começo da carreira…

Isso é bobagem. O povo compara, fica arrumando intriga em tudo. Tem mais é que aparecer cada vez mais gente apostando em música pro povo.

Você parece ter mudado um pouco em relação a críticas, não fica mais dando respostas, não parece arredio. Você resolveu se controlar ou realmente deixou de se importar?

Passei dessa fase, sinceramente. Eu sou antenado com o que falam, presto atenção quando vejo que a crítica é construtiva. Posso até nem gostar, mas paro pra pensar depois se aquilo que alguém disse faz sentido. O que eu deixei de dar importância mesmo é pra quem fala mal só por falar. Tô nem aí mesmo. Eu tô preocupado com quem gosta de música sertaneja, com quem vai pegar meu CD com a intenção de curtir minhas músicas novas. Hoje, se o cara falar algo que não me acrescenta em nada, eu realmente não tô nem ligando.

Você é figura mais presente hoje nos programas de televisão do que antigamente. É alguma estratégia nova?

Eu tinha a cabeça um pouco fechada, não achava que a televisão poderia me ajudar muito. Mas esse lance de ser popular faz com que você tenha que aparecer em um programa aqui, outro ali, trabalhar um pouco sua imagem pra te divulgar mais pro povo. Eu dei uma maneirada no jeito de falar em público, tem muita criança que me ouve, muita senhora que é minha fã, então passei sim a me preocupar mais com essa coisa de imagem e de televisão. Sinto que isso tá sendo positivo pra minha carreira. O público gosta.

O que tem chamado muita é sua mudança física, visível por conta das fotos que você publica no Twitter…

Eu quero ser um cara melhor sempre, e nessa coisa de aparência eu precisava mexer. Eu sou um cara muito agitado, você sabe disso, quem me conhece sabe disso. A academia foi um jeito de descontar um pouco essa hiperatividade, comecei a viciar mesmo, me ajudou muito. Como eu gostei do resultado, virou vaidade também. Eu gosto, as fãs gostam, as mulheres gostam, tem que cuidar da aparência mesmo.

  1. rubens

    22/12/2012 17:51:15

    Eu gosto do Eduardo por isso ele não muda o stilo continua fazendo o sertanejo que é a cara do brasil, em meio a tanta dificuldade ele fala de amor de paixão, as pessoas precisa valorizar o pais da muisca sertaneja dos anos 90 e ele ta ai pra mostrar que essa musica ainda faz sucesso eu sou fã desse cara.

  2. gardenia

    03/12/2012 17:26:43

    gostei muito da entrevista e amo as musicas de eduardo costa.beijos

  3. Irene

    30/07/2012 14:37:01

    Eduardo Costa,lamento certos comentarios negativos a teu respeito.As pessoas tem que entender que você é uma pessoa e Zezé é outrae que cada um tem seu valor no meio musical. Parabéns pelo teu trabalho.Aqui em Santa Catarina temos o Zezé de Souza ,se alguém que entende de música ouvir ele cantando com certeza vai reconhecer esse talento.

  4. dayane maya

    26/07/2012 15:10:37

    PARABÉNS EDUARDO COSTA. CURTO MUITO AS SUAS MUSICAS, E ACREDITO QUE O SEU SUCESSO SE DEU POR CONTA DO SEU TALENTO

  5. Guilherme

    22/07/2012 22:10:13

    Ei Eduardo Costa eu ainda não ouvi o seu novo cd, mas eu quero muito ouvir o seu novo trabalho.. eu toco nas noites, e tou começando como vc... nos butecos e casas de show's... canto, componho, e toco alguns estrumentos...cara eu queria que vc me compriendesse... mas as suas muiscas são bacana de mais...eu toco todas. sou seu fã...e fique com Deus....Ass: Gui Albuquerque

  6. Joao de Deus

    20/07/2012 19:08:19

    Eu sempre vou nos shous de Eduardo Costa, assim que posso.Sou fã desse artista que é um inviado por Deus e que Deus ô abençoa!!!!!!!!!!!

  7. divina andreia

    19/07/2012 22:03:05

    eduardo amei seu novo cd.como sempre vc continua mt romantico e fazendo muitas trilhas sonoras da vida de cada um.gosto mt de vc.bjAndreia de Jequeri mg

  8. geisiane cristina

    19/07/2012 14:08:44

    eu adoro todas as suas musicas principalmente a musica SOU SEU FÃ Nº1,eu fui ao um show seu,adorei ver você cantando uma das suas musicas que eu mais amo,espero ver você cantando de novo!!! bjos

  9. iraci mattos

    19/07/2012 08:30:35

    eduardo e maravilhoso gosto das musicas dele desde quando ele nem era famoso,e esta cada vez melhor.

  10. neca mattos

    19/07/2012 08:26:15

    eduardo e maravilhoso adoro as musicas dele,ele esta cada vez melhor.

  11. katia alves

    18/07/2012 15:59:36

    eduardo eu amei seu novo cd pecado de amor ta lindo espero que bata o record de vendas voce merece tudo de bom oro muito por voce gosto muito do seu trabalho parabens te amo muito

  12. resposta

    18/07/2012 13:28:02

    Ele não tem copiar nada, o Zezé não tão meiguinho assim, ele tem que ser ele mesmo e muitas vezes eh melhor solteiro do que ter um casamento de aparências....se liga

  13. marry

    18/07/2012 07:43:13

    EU SO TENHO UMA COISA A DIZER A VC DUDU COSTA: VC É O CARAAA..........EU AMO VC E SEU TRABALHO....PARABENS POR TUDO POIS VC MERECE.........

  14. edson albino

    17/07/2012 07:48:59

    concordo contigo odilon.inclusive o meu parceiro aki de vargem grande paulista grita igual o eduardo e bebe tbm.tem força na voz mas nao tem sensibilidade.

  15. Carlas

    16/07/2012 22:08:11

    Adorei a reportagem quem dera se todos os artistas tivessem essa cabeça evoluída...mídia né?

  16. Geovane texeira

    15/07/2012 01:52:57

    Ainda bem q ele nao quér agradar pessoas como vcs, q tem inveja e devem gostar d maria gadu,continue assim eduardo agradando os seus fas q gostam daa gritaria msm e dos agudos,por isso vc é sucesso pq tem um publico própio q vc sabe agradar com esse jeito d cantar,a e a historia da filha n faz nem uma semana q ele postou uma foto com ela no colo na ksa dele,eee povooo véio

  17. Tamires

    14/07/2012 17:34:54

    Pra quem disse que o eduardo costa não liga pra sua filha não sabe o que esta falando. Ele liga sim e muito pra sua filha duda . Vocês deveriam prestar mais atenção no que fala

  18. MALU

    14/07/2012 17:08:04

    com tanta mudança...pena que no cerebro não tem como fazer uma mudança, devia copiar o zeze tambem nas atitudes.

  19. caca

    14/07/2012 17:05:32

    eduardo costa fez uma transformação em seu corpo , fez plastica demais,toma muita bomba pra ficar forte ,pena que não tem remedio pra ele aumentar uns 30 centimetros na altura....então dinheiro não compra tudo, mas eu prefiro ele antes de fazer isso tudo, ficou muito feio...páre de gritar um pouco eduardo e seja mais humilde..

  20. Regina

    12/07/2012 23:01:42

    PECADO DE AMOR!!!!!! Este novo trabalho está simplesmente maravilhoso!!!!!! Adoro o trabalho do Eduardo Costa, sou uma fã apaixonada, fui ve-lo na minha cidade quando esteve lá!!!!!! JANUARIA!!! bjos!!!!!!!!!!!

  21. mari sps

    11/07/2012 20:15:51

    tem que imitar o zeze tambem nas responsabilidades com a mulher e filhos.

  22. mari sps

    11/07/2012 20:10:36

    eu gostava muito do eduardo costa mais depois que eu vi a situaçao que vive a fiha dele perdeu o encanto nao tem carater e lixo .

  23. JANNE

    11/07/2012 19:09:23

    DISCORDO PLENAMENTE DE VC COLEGA... INVEJA É MUITO FEIO E PODE ATE MATAR VIU ..

  24. jane cassia

    11/07/2012 19:07:35

    AMO DE PAIXÃO EDUARDO COSTA E ODEIO ESSE POVINHO DE QUINTA Q FALA MAL DELE PQ NAO CONHECE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA E NÃO ASUME Q ELE É O CARA IGUAL A ELE SÓ SE NASCER DINOVOOOOO...TE AMOOOOO EDUARDO COSTAAAAA

  25. Paula

    11/07/2012 17:12:47

    Concordo com vc, adoro as músicas dele só que no show tive uma péssima impressão, gritou muito e cantou pouco!!!!!!

  26. Paulo Ricardo

    11/07/2012 12:01:01

    Em que país vc vive?

  27. lourival de araújo

    11/07/2012 11:11:40

    "Parabens" Vc. como todos cantores do Brasil cada um no seu estilo e com seus fâs (público admiradores), o espaço e pra todos e muito mais - temos que respeitar o gosto do proximo. seremos todos felizes. Quanto esta palavra -criticos-são o mesmo k desorientados. não d atenção. samos agraciados por houvir cantar.

  28. Emerson

    11/07/2012 10:51:23

    esse negocio que ele imita zeze e tudo conversa e inveja, se fosse assim nao se manteria no topo por tant o tempo, ate zeze ja gravou com cara...

  29. walter

    11/07/2012 10:50:14

    Saí um pouco do sofá, conheça pessoas de verdade , que alguem deve conhecer, mal informada, não devia nem ter comentado.

  30. mari

    11/07/2012 10:40:56

    gostava muito de eduardo costa so que fiquei sabendo que ele nem liga para a filha .pra mim nao tem carater e lixo

  31. marilene vieira

    11/07/2012 09:35:47

    amei adoro vc e suas musicas tamben bebo muito te curtindo te adoroooooo sei tambem q vc vai longe tudo de bom e mais um pouco

  32. Jose Pedrosa de Lima

    11/07/2012 09:23:34

    PARABÉNS AO EDUARDO COSTA. CURTO MUITO AS SUAS MUSICAS, E ACREDITO QUE O SEU SUCESSO SE DEU POR CONTA DO SEU TALENTO E POR TOCAR O QUE O POVO GOSTA.

  33. Luciana Rosa

    11/07/2012 08:53:14

    Adoro, Eduardo Costa, ele faz músicas muito românticas, e tem um talento maravilhoso. Muitos beijos a você. Felicidades

  34. Maher3

    11/07/2012 08:48:21

    Estou presente em todos rodeios e festivais possiveis. Nunca ouvi uma música dele. Soube que ele cantou junto com a Paula em Barretos 2011. E?OK, eu não ouço rádio, mas, e o tal de Leo Magalhães? Lota shows, mas nunca vi também.Ambos me parecem a origem do Fabian da novela, rs.Só tem fãs por serem "bonitos".

  35. Julio Cesar

    11/07/2012 07:55:01

    Muitas pessoas curtem o estilo e as musicas do Eduardo Costa, porem tem vergonha de assumir isso, em churrascos entre amigos e garotas quando todos ja estão meio altos, e toca musica do Eduardo, todos começam a cantarolar juntos.Como diz é realmente popular.

  36. ADRIANA LIMEIRA SOARES

    11/07/2012 07:31:19

    Eduardo Costa poderá mudar de visual quantas vezes quizer que não mudará sua característica de ser um cantor sem estilo!O que ele conseguiu de sucesso até hoje foi encima da dupla "ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO", o cara além de copiar a vóz, o estilo das músicas ele também copia o visual kkkkkkkkkkkkkSeria uma espécie de playback do ZEZÉ rsrsrsrsrs Eduardo, acorda pra vida!!!!

  37. Renata Simone de Souza

    11/07/2012 06:50:36

    Eduardo costa é muito bom,o show é uma diversão do começo ao fim.Vale a pena viver essa emoção.Tem que juntar varios cantores para dar um Eduardo costa.

  38. antonio celso souza branco

    11/07/2012 06:34:44

    o eduardo costa é um excelente cantor porém precisa mudar urgente a maneira como conduz seus shows, tem que começar a cantar mais e gritar menos, alterar a maneira de cantar suas musicas,sinceramente o show é horrivel comparado com as musicas que se juntar todas ele não canta uma só grita

  39. Adriano Porto

    11/07/2012 03:23:47

    Apesar de músicas já consagradas, a interpretação do Eduardo Costa da outra roupagem, levando muito mais romantismo, em um estilo diferenciado. Com certeza será um grande sucesso! Que Deus o abençoe.Canto música sertaneja. Convido a todos os visitantes do Universo Sertanejo, para acompanharem meu twitter:@AdrianoPortoevc.Um forte abraço.

  40. JOSE RIBEIRO NEVES

    11/07/2012 00:18:06

    PARABÉNS AO EDUARDO COSTA. CURTO MUITO AS SUAS MUSICAS, E ACREDITO QUE O SEU SUCESSO SE DEU POR CONTA DO SEU TALENTO E POR TOCAR O QUE O POVO GOSTA.

  41. Iara Figueiredo

    10/07/2012 23:49:50

    O Eduardo Costa é simplesmente o melhor, amooo todas as suas músicas, tenho todas tbm. rsrsr fã nº1 .. Esse novo cd esta maravilhosooo. Todas as músicas são de se emocionar. Ele sabe qual é o gosto do seu público e por isso que é esse fenômeno no Brasil inteiro. Com certeza já é um sucesso. Meu sonho é conhece-lo pessoalmente, mas enquanto esse dia não chega fico só curtindo suas belas e maravilhosas músicas. Amoooo vc de Pele, Alma e Coração. Vc Eduardo Costa, é o meu verdadeiro Pecado de Amor.

  42. Eu

    10/07/2012 23:12:35

    Verdade ele imita o cara D+,o jeito no Palco,as roupas,voz,que isso vai fazer um estilo,e não imitar,afinal o Zeze´ja tava na estrada quando ele começou!

  43. jose castorino

    10/07/2012 23:02:22

    tenho 56 anos, mora na bahia, e curto muito as musicas do Eduardo, adoro mito o sertanejo e Ele é meu idolo,,,PARABÉNS CARA, VC CANTA DE MAIS.

  44. castorino

    10/07/2012 22:59:31

    Cara vc sabia que a inveja é uma m?Porra deixa o cara cantar, ele é o máximo e sabe conversar muitissimo bem...agora vc sim é muitissimo ingnorante e invejoso

  45. Franco de Paula

    10/07/2012 22:31:52

    Gosto muito do Eduardo Costa e sempre compro os CDs dele. Sempre autêntico. Muito artista!

  46. Franco e Paula

    10/07/2012 22:28:30

    Gosto muito das músicas do Eduardo Costa e sempre compro os CDs dele. Sempre autêntico. Muito artista!

  47. Mateus

    10/07/2012 21:54:24

    André Piunti voce não tem respeito algum pelo leitor. Voce removeu o meu comentário por eu fazer uma crítica a você. Cresça garoto e aprenda que critica é feita para crescermos e não para nos mostrarmos imaturos.

  48. nilson moreira

    10/07/2012 21:38:52

    Eduardo Costa vc realmente e o CARA,continue assim vc e jovem tem muito futoropea frente,e tem que ajudar muitos bares,boytes,rodeios e etc, PARABENS pelo novo CD

  49. jannys carlos bertini

    10/07/2012 21:18:11

    É...pena que no cerebro e na falta de talento não dá para mexer.

  50. PEDRO SANTOS

    10/07/2012 21:09:19

    Gostaria que o EDUARDO COSTA gravasse uma música minha chamada "TRINCA NO PEITO"

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso