Blog Universo Sertanejo

Os “CD’s promocionais”

André Piunti

Na última quarta-feira (27), saiu no UOL uma matéria que escrevi sobre os ''CD's Promo'', esse material de divulgação tão utilizado pelos sertanejos, que apesar de ser realidade há anos, ainda enfrenta muitas críticas.

No texto, há o lado a favor, o lado contra, e a visão legal do assunto, analisada por um advogado, que alertou que muitas vezes a prática pode configurar, sim, uma violação.

Na matéria, conversei com Pedro Mota, ex-empresário do Calypso e atualmente empresário de César Menotti e Fabiano, e com Márcio Straface, dono da Triplica do Brasil, fábrica de São Paulo que trabalha fazendo cópias. Ambos a favor.

Da parte contrária, Victor e Leo e Paula Fernandes também falaram do assunto.

A matéria pode ser lida clicando aqui.

  1. DTMIDIA

    03/07/2012 10:14:43

    O que seriam dessas duplas se nós industrias fonográficas fechássemos as portas? Hoje não existe no Brasil nenhuma dupla ou artista solo que não faça material promocional, isso afirmo e garanto. As poucas empresas sérias que existem nesse ramo, trabalham com todos os recolhimentos de direitos autorais e especificadamente como material PROMOCIONAL de VENDA PROIBIDA, na qual não se caracteriza pirataria. Hoje tanto o CD quanto o DVD são o cartão de visitas do artista. Se soubessem como é feito um material desse, o trabalho, o carinho, quantas pessoas envolvem pra poder de um certo modo ajudar o artista chegar ao sucesso, talvez eles pensariam de outra forma. NÃO EXISTE ARTISTA NESSE PAÍS QUE NÃO FAÇA CD OU DVD PROMOCIONAL. NEM PEQUENO, MÉDIO, GRANDE, de gravadora ou não, TODOS. Vamos valorizar mais quem trabalha pra vocês com muito respeito, admiração e carinho.

  2. Danny Oliveira

    01/07/2012 21:11:49

    Eu concordo com a distribuição do CD promocional.Infelizmente a pirataria ainda existe e continua com força total,enriquecendo os falsificadores e fazendo a venda dos CD's caírem muito.Há mais ou menos 6 meses atrás recebi alguns CD's e um DVD promocional da dupla Marlon e Maicon,e olha que o produto final só foi lançado dois meses mais tarde...Acho que é melhor o próprio artista divulgar algo promocional aos seus fãs do que os próprios fãs,por não poderem pagar mais caro em um produto original,acabarem recorrendo ao produto pirateado...

  3. Luiz Fernando

    30/06/2012 22:02:20

    CD hoje é isso mesmo, um panfleto. Ninguém depende mais de CDs. A utilidade dele é distribuição de forma barata. Coisa mais idiota é um cantor achar que pro trabalho ser valorizado precisa ser pago."Sou contra a pirataria. Cada vez que eu ouvir uma música na rádio e gostar vou correndo comprar o CD, que tem 15 músicas. Vou ouvir só uma e pagar 20 reais. Na minha casa tenho uma sala com todos os discos, sempre que to afim de ouvir determinada música vou la e reviro os CDs".É isso que eles querem? Parem de ser otários! "Mas os direitos autorais bla bla bla". Vou comprar um material físico só pra pagar os direitos autorais? Ta bom né. Atualizem-se! E outra, pra que tanto desespero pra arrecadar direitos autorais. O que ganham será que já não é o suficiente?

  4. @Ana_Moitinho

    30/06/2012 11:43:08

    Piunt parabéns pela matéria, na minha opinião como tudo ou quase tudo nesta vida tem seu lado positivo e negativo, o CD para a grande maioria hj é algo descartável, algo para colecionador, com os novos formatos de midia tem pessoas que preferem colocar tudo num pen drive, ou qualquer outra ferramenta do gênero que cabe até mil musicas do que ficar acumulando aquele monte de cds, por outro lado esses "Cds Promocionais" ajuda e muito a divulgar um artista, ainda mais no Brasil que a quantidade de artistas é grande se não fosse a internet e este tipo de CD talvez continuassem no anonimato por muito mais tempo.Eu só compro CD original dos artistas que eu sei que vale a pena ou seja já tem um público consumidor dos seus cds e sempre capricham como por exemplo Zezé Di Camargo e Luciano, Victor e Leo, Leonardo, entre outros

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