Blog Universo Sertanejo

Declarações sobre Tinoco: Dilma, Zezé di Camargo, Sérgio Reis e mais

André Piunti

Diversos artistas se manifestaram, ontem, sobre o falecimento de Tinoco. O UOL publicou uma matéria com algumas declarações, e eu reprozudo aqui no blog os depoimentos dos sertanejos.

Aproveito também para publicar a nota oficial da presidenta Dilma, que se manifestou no final do dia.

Antes das frases, só um lembrete: amanhã, domingo, vai ao ar a gravação que o Tinoco fez do Viola Minha Viola, na última quarta-feira. O programa vai ao ar às 9h.

___

Inezita Barroso: ''Eles abriram a porteira para a música de raiz. Antes era coisa de caipira, mas ele venceram, arrebentaram e continuaram cantando igual até morrer. É o que eu pretendo fazer também. Influenciaram todas as boas duplas sertanejas''.

Sérgio Reis: É um dia difícil para mim porque me tornei o que sou por causa deles. Meu pai me deu uma viola quando eu era criança porque eu ficava ouvindo a dupla no rádio. Consegui ficar amigo deles e hoje a viola está autografada pelos dois e guardada a sete chaves''.

César Menotti: Ele era da geração da criação, ele respaldava aquela época de Cornélio Pires, Raul Torres, Florêncio, essa turma, lá por volta dos anos 40, 50, época em que o sertanejo saiu da porta do rancho e virou radiofônica. Essa história viva se encerrou hoje, o último que a representava já não está mais. Tonico e Tinoco explodiram um movimento que era restrito.

Zezé di Camargo: A viola do sertanejo hoje chora de saudade, hoje chora por alguém que vai deixar marca em cada acorde que a gente ouvir, em cada nota que tocar, em cada voz de um sertanejo, em cada frase, em cada história de quem ama este gênero… Ah! Vai ter, sim, sempre, o tom de um mestre, de dois ícones, Tonico e Tinoco. Os dois, agora, se encontram no céu, com as bênçãos de Deus.

Luciano: Ao lado de Tonico, Tinoco foi símbolo de um Brasil chamado de caipira. E, no fundo, a gente é caipira. Caipira é quem gosta de mato, a natureza, quem ama o simples, quem fala de amor sem rodeios, quem conhece a força de uma viola. Eles nos ensinaram a ter amor e orgulho por ser caipira. Brasil, verde e amarelo, mistura de cores, união de raças, hoje chora por quem tão bem representou a alma desta pátria. Nosso país é sertanejo e Tonico e Tinoco os símbolos desta bandeira.

Bruno e Marrone: Nossos mestres estão partindo para outro plano. Tinoco, vá em paz e obrigado por sua existência. A música brasileira, e principalmente a sertaneja, é eternamente grata a você.

Milionário: Tonico e Tinoco foram como professores para muitos músicos. Foram heróis em uma época em que não tinha internet, televisão. Os dois fizeram um baita nome na música. A perda é muito grande. Tinoco era muito humilde, não tinha quem falasse mal deles.

Luan Santana: Acabei de acordar e vi uma notícia que me deixou muito triste .Tinoco, a razão de a música sertaneja ser tão popular, faleceu hoje. Todos nós sertanejos, ao lado do Brasil todo, estamos orando por você, Tinoco! Descanse em paz.

___

Presidenta Dilma:

''Ao lado do irmão Tonico, José Perez –o Tinoco– foi símbolo de um país que muitos chamam de caipira, e que, por muito tempo, representou a alma do Brasil rural. Nos 60 anos de carreira da dupla Tonico e Tinoco, o Brasil se viu refletido em músicas como ''Tristeza do Jeca'', ''Moreninha Linda'' e ''Chico Mineiro'', entre outras, que somadas venderam mais de 150 milhões de discos. A carreira da dupla abriu o espaço para a música sertaneja nas rádios e, assim, levou a todo o país uma expressão cultura muito particular do Brasil.

Com a morte hoje de José Perez, o Tinoco, a viola brasileira fica mais triste.

Dilma Rousseff

Presidenta da República''

  1. quibids software

    12/04/2013 00:06:54

    Bid-Ninja...[...]we like to honor other sites on the web, even if they aren't related to us, by linking to them. Below are some sites worth checking out[...]...

  2. Eduardo

    15/05/2012 10:39:42

    Que nos sertanejos cara palida?????Vc nao sabe cantar Cana Verde e vem falar do Tinoco, sua produção que escreveu e ele postou ahhhhhhhhhh cala a sua boca Luan si manda

  3. marcio

    08/05/2012 10:28:12

    PresidentE Dilma

  4. Geraldo maia

    05/05/2012 15:25:14

    O Brasil perdeu um dos únicos sertanejos de verdade entre tantos outros.Vamos torcer para que outros cantores de seguimento ao que eles fizeram,verdadeiros artista que Deus mandou para o Brasil.Temos aqui em Itu uma dupla que para mim é uma sequencia deles,sao eles Mayk e Lian verdadeiros artista,sem montagem de som e acustica,parabéns a eles e que prossigam a sua trajetória de sucesso com certeza,um abraço.

  5. Sgt Calais - EB

    05/05/2012 11:57:30

    Estamos todos em luto, a tristeza é enorme, vamos sentir muito essa perca, aos cantores mais jovéns e tb os veteranos, peço que nao deixe a nossa grandiosa musica sertaneja (raiz) morrer. Em 17 Jun de 2007, tive o imenso prazer de conhecer o Tinoco, uma pessoa muito simples, tiramos fotos, ele me autografou alguns CDs e tive o prazer de conversar com esse grande sertanejo por muitos minutos, agora resta muita saudade. Descanse em paz. Meus sentimentos a familia Perez.

  6. ´Mário Sérgio Pinto

    05/05/2012 09:26:57

    Vou aguardar uma bela reportagem no Fantastico, pois Tonico esta para a Musica Caipira como Cartola está para o Samba. deve ser reverenciado.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso