Blog Universo Sertanejo

Notas sobre Michel Teló na Europa

André Piunti

No último final de semana, contando com a quinta-feira, Michel Teló fez quatro shows na Europa: Luxemburgo, Madri, Barcelona e Valencia.

Do qual mais se esperava, foi de onde veio realmente o grande ''boom''. O show em Madri foi o que mais marcou, seja pelos quase 7 mil pagantes, ou pela animação de um público quase que 100% espanhol.

Em vez de escrever um texto corrido e correr o risco de ficar monótono, resolvi fazer tópicos.

___

-Luxemburgo (foto abaixo), com uma comunidade portuguesa significativa, foi o show no qual mais se viu pessoas que não entendiam nada do que Michel dizia. Eram nativos, que falavam francês ou luxemburguês, e que estavam ali pra entender quem é o cantor que se tornou o mais baixado do país nos último meses. A grande presença de crianças também marcou.

-Ainda em Luxemburgo, houve uma passagem curiosa: uma rádio entrevistou Michel por telefone, e na hora de colocar ''Ai, Se Eu Te Pego'', tocou a música com a versão de outro cantor. A versão de Michel é a mais tocada da rádio, mas provavelmente alguém acreditou em um arquivo baixado da internet e comeu bola. A rádio se desculpou e tocou a canção correta logo depois.

-Madri, assim como Lisboa e Guimarães, serviu pra mostrar que Michel pode acreditar em uma carreira aqui fora. Ele foi reconhecido em vários lugares, e a animação do público superou muitos shows realizados no Brasil. Diferentemente do que existe no Brasil, a ausência de preconceito musical fez com que gente de todo o tipo comparecesse ao show. Depois do show Lisboa, que abriu a turnê, o de Madri foi o mais marcante.

-Os pedidos por shows no ext rior são diários, inclusive com propostas acima do cachê padrão. O problema é que não há datas vagas, e como o próprio cantor já disse, a prioridade são os shows no Brasil. Nos últimos dias, houve uma proposta do Cazaquistão, por exemplo.

-Michel tem recebido muitas placas como as da foto abaixo, como prêmio por vendagens. O cantor tem a música mais tocada nas rádios espanholas há 15 semanas, nas alemãs, há 7 semanas, e seu CD é o 3º mais vendido da França atualmente. A Alemanha tem se mostrado um dos mercados mais interessados pelo cantor, seja pelo assédio da gravadora ou pelos pedidos de show e participações em programas de TV.

-Barcelona teve um público de quase três mil pessoas, em dia de jogo do Barcelona. Para os padrões baladeiros da cidade, a apresentação começou cedo: 21h. O destaque foi a grande presença do público espanhol, e não de brasileiros que moram por lá.

-Além dos shows, Michel tem faturado com o ''after party'', as festas que acontecem depois dos shows. Em vez de sair pra balada após suas apresentações, o cantor tem aproveitado pra ganhar dinheiro. As boates pagam quase metade do cachê de um show pra que ele apareça, cante uma música no playback e pronto.

-Em Murcia, ontem (4), a apresentação teve início às 20h, ou seja, praticamente uma matinê. A presença de centenas de crianças deu um ar diferente ao show, tanto que a ordem das músicas e as falas do cantor, algumas vezes maliciosas, foram substituídas. Antes da passagem de som, por volta das 16h, já havia adolescentes esperando a abertura dos portões. Abaixo, um vídeo que dá mais ou menos a ideia.

-Toda a turnê está sendo gravada por profissionais que fizeram o último DVD do cantor, ''Michel na Balada''. Ainda não está totalmente decidido como serão divulgadas essas filmagens, mas o mais provável é que saia um novo DVD. Há também uma equipe do Faustão acompanhando a turnê.

-Michel não escapou do que tem sido rotina entre os sertanejos que viajam no frio para a Europa: garganta inflamada. O cantor não precisou cancelar nenhum compromisso, mas tem reclamado de fortes dores desde a semana passada.

-A sanfona parece ser o principal 'segredo' do sucesso de ''Ai, Se Eu Te Pego''. A reação da plateia quando ele se apresenta com o instrumento é muito diferente de quando ele canta canções de estilo mais ''pop'', como ''Me Odeie'' ou  ''Larga de Bobeira''. A canção ''Eu Te Amo e Open Bar'', que mistura batida eletrônica e sanfona, tem sido a principal surpresa dos shows, mesmo com a plateia não a conhecendo.

  1. boda madrid

    07/09/2012 08:15:56

    Muchas gracias por compartirlo. Un saludo.

  2. cleber galdino

    27/08/2012 04:39:57

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  3. catry

    12/03/2012 17:35:43

    Eu curto muito o trabalho dele, só fiquei um pouco chateada, por ele nao ter feito show na Alemanha, e por eu nao me informar a respeito do show em Luxemburgo antes, moro pertinho de Luxemburgo, mas da próxima vez quem sabe eu vou , desejo todo o sucesso para o nosso branquinho tao lindinho que é o "Michi" .....bjs

  4. Ana Lúcia Pereira

    10/03/2012 12:35:29

    Se é show de gringo por aqui, que a maioria, só musica ruim, vai ver alguma traduçaõ das músicas de artista como a tal d Britney,Rihana, entre outros...são horriveis,ai ficam até passando fome,sede,fedidos... nos shows esperando os bonitos...ai quando artista daqui faz sucesso lá fora, ficam criticando... Deixem de ser hipócritas...

  5. emerson

    10/03/2012 11:36:46

    Essa desculpa que mtos usam que e passageiro, cara ja emendou tres sucessoe esta na misia auns 3 anos com sucesso atras do outro, agora febre na europa ahahahahaha e ainda e passageiro ne? reconhece talaneto dos outros nao e uma virtude para todos

  6. emerson

    10/03/2012 11:34:06

    Cara, ele merece todo sucesso , e um cara humilde demais, por isto deus esta prestigiando ele com todo este sucesso, acho uma pena ele deveria desmarcar alguns shows aqui ate pq a imagem dele desgatou com musica que virou febre, claro qnd digou degastou no bom sentido, e deveria aproveitar este Boom e explorar a europa o maximo possive pra ganhar dinheiro e fama, pois quando lancar outra musica sera sucesso novamente, esta e chance e deve ser mto bem aproveitada..Sucesso Telo apesar de nao estar cantando sertanejo puro, esta levando as nossas origens do outro lado do mundo

  7. ron cass

    06/03/2012 17:11:56

    deixem o cara em paz. no brasil é assim; se alguem sobe na vida: jogam pedras. se alguem sobe na vida pela malandragem, sacanagem, roubalheira e piucaretagem: aí resdpeitam. nunca ví país mais chewio de otários quanto o brasil...

  8. ronaldo s.

    06/03/2012 17:08:58

    e vc nao vai a lugar nehum...

  9. Laura

    06/03/2012 11:57:39

    Ariane, estou contigo.Cada um tem o direito de gostar e não gostar do que quiser. Acontece que aqui no Brasil as pessoas tem preconceito com a música sertaneja e ainda existe os "cultos" de plantão que de tão "cultos" sabem apenas criticar. Eu, particularmente, não procuro acessar blogs, noticias de algo que não me causa interesse. Desta forma, não consigo entender o que essas pessoas fazem aqui, e perdendo tempo comentando de forma até agressiva as vezes. Eu gosto de música sertaneja e adoro o trabalho do André. Vejo aqui um espaço pra nós que gostamos do estilo, com novidades, noticias do nosso interesse. Quem não gosta, procure coisas do interesse mas não fique criticando. Para os cultos, saibam que uma pessoa verdadeiramente culta, tem cabeça aberta, livre de preconceitos.

  10. Ira

    06/03/2012 09:15:56

    O preconceito musical dos brasileiros chega a ser nojento.

  11. cristiano

    06/03/2012 08:57:18

    igraçado tem brasileiros achando que o michel telo nao e diguino de fazer careira iternacional mais esquese que tem muitas air que adoro musica iternacional que nem sabe que tao dizendo kkkkkkkk agumas della dizen sempre coisa sem sentidos ou as mesma coisas nossa a sim voces mi mata de rirriririrri eu morrro na europa e costumanos dizer que o maior defeito do brasil sao os brasileiross por acha que as coisas dos outro sao melhor .....

  12. Lia

    05/03/2012 23:24:39

    Não sou fã, mas acho que o cara é gente boa. Sorte pra ele! Música não faz mal a ninguém. Tudo que trouxer alegria tá valendo. Esses Europeus são carentes de swinge. Deixa eles remexerem com o Ai se eu te pego.

  13. RADIO ATIVIDADE

    05/03/2012 23:24:23

    CERTÍSSIMO LEANDRO!

  14. Ariane Bontempo

    05/03/2012 22:18:42

    Piunti, acho que vou tirar seu nome la de cima e colocar o meu!!Invadi seu blog e respondi a quase todos que comentaram aqui por pura idolatria "branca" ao Michel Telo e ate que foi bem divertido. Branca pq nao quero agarrar nem casar nem vou espera-lo na minha humilde residencia. So admiro o trabalho e o talento dele!E antes que os cultos me critiquem, aviso que meu laptop esta em ingles e nao tem acentos.Boa sorte a todos...Voa, alemãozinho!!!!!!!!!

  15. Ariane Bontempo

    05/03/2012 21:39:09

    Marcelo, obrigada por me apoiar. Sabe o que eu acho? Que esses que ficam criticando gostam muito mais do Michel do que todos nós juntos. Eles sabem tudo do cara. Entram ate nos sites pra ler sobre ele...e site sertanejo!! E outra coisa, quem desdenha, quer comprar!!Dá-lhe Michel Teló !

  16. Ariane Bontempo

    05/03/2012 21:26:02

    Quando passar ele te contrata pra contar o dinheiro dele, ta?

  17. Ariane Bontempo

    05/03/2012 21:20:16

    Meu amigo, da uma olhadinha no que escrevi la em cima sobre essa tao falada "cultura". Quem dera vc estivesse certo sobre as drogas e quem dera nossos jovens tbm soubessem disso.

  18. Ariane Bontempo

    05/03/2012 21:12:29

    Mas, afinal, o que é cultura? É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.

  19. Ariane Bontempo

    05/03/2012 20:50:54

    Assino embaixo e acrescento um ingrediente a essa mistura: carisma! Os invejosos piram no carisma do menino!!!

  20. Ariane Bontempo

    05/03/2012 20:45:44

    Tirou as palavras da minha boca!!

  21. Ariane Bontempo

    05/03/2012 20:44:44

    Pior que ele tbm deve estar, por isso mesmo tem mostrado nos shows que canta muitas outras e muito bem.

  22. Ariane Bontempo

    05/03/2012 20:42:56

    Nao joga para os touros nao. Estaciona os dois na minha garagem!!

  23. Ariane Bontempo

    05/03/2012 20:40:49

    Eita, quanto odio, heim!! Muda de canal, de site, de Estado, de país de planeta...

  24. Ariane Bontempo

    05/03/2012 20:29:14

    Respeito sua apiniao mas essa apologia ao sexo que vc citou, virou uma grande brincadeira. Vai da maldade de cada um. A mulecada bem pequena, que nem sabe ainda o que eh sexo, canta e faz a dancinha sem problemas. O proprio Michel Telo, nao da tanta enfase a coreografia, ele eh ate bem discreto. Por outro lado, sabemos que ta cheio de apreciadores de musica erudita com carater duvidoso. Agora, se somos um país sem cultura, nao estamos sozinhos nessa. A grande maioria das musicas americanas nao dizem nada. Melodias lindas mas as letras, verdadeiros desastres!

  25. Karine

    05/03/2012 19:46:38

    Voces criticando ele ou nao ,ele vai continuar fazendo sucesso,porque voces nao passam de merdas que tem inveja !! Michel esta nesse sucesso todo porque ele merece,ele ralou muito pra isso ! se nao gostam o problema é de voces,agora ter respeito é bom,vai escutar as musicas que voce gosta e deixa o loiro fazer sucesso em paz,ele nao ta nem ai pro que voces falam. Sou fã dele a 6 anos e sei o quanto ele merece isso ! Se critica tanto,tentam fazer melhor,voces sabem que nao vao conseguir e ficam falando merda ! INVEJOSOOOS.

  26. Ariane Bontempo

    05/03/2012 19:38:33

    Perfeito, Laura.Acho que certos comentarios so mostra a inveja descontrolada dessas pessoas. "tarja preta" neles.

  27. Ariane Bontempo

    05/03/2012 19:32:09

    Gostei, Erica. Comentou mas nao ofendeu!

  28. Ariane Bontempo

    05/03/2012 19:28:40

    Não vale balançar o pé ! Adorei, Milton!!!!

  29. Ariane Bontempo

    05/03/2012 19:26:21

    LucianaNa verdade, nao foi nem a musica que fez sucesso, foi a coreografia. Viram o Cristiano Ronaldo fazendo e foram tentar descobrir o que era aquilo. Ou seja, letra pra que? O que valeu foi a brincadeira. Mas os "cultos" queriam que o cantor declinasse do sucesso, e nem foi ele quem fez a letra. Ele deveria dizer: Nao, obrigada, nao vou cantar mais nao pq essa letra nao tem conteudo!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  30. Ariane Bontempo

    05/03/2012 19:15:59

    Entao...se o mundo vai acabar mesmo em 2012, fazemos o que? Sentamos e choramos, sentamos e criticamos? Nao eh melhor nos divertir??? Nossa, assim vc nos mata, heim!!!

  31. Laura

    05/03/2012 17:37:28

    Caro, me responda uma curiosidade. Se vc não gosta de música sertaneja, o que faz acessando um site chamado Universo Sertanejo? Meio duvidoso este seu gosto.

  32. Antônio

    05/03/2012 15:27:45

    Ainda bem que você explicou, pois a palavra correta é "penico". Procure prover-se de cultura com maior frequência.

  33. yuri tanaka

    05/03/2012 15:25:34

    o que dizer daquilo que ouvimos vindo da Bahia? brevemente MichelTelo sera hit tambem na Asia e Oceania! se depender dos brasileiros orgulhosos...

  34. yuri tanaka

    05/03/2012 15:10:52

    gostei muito do seu comentario! qq brasileiro sentiria orgulho,principalmente por ele cantar em portugues, sem a necessidade de ser entendido, tive que ensinar a letra EM PORTUGUES para 2 amigas alemas, e elas nao quiseram saber a traducao; porisso, gente, sintam-se orgulhosos do nosso maior produto de exportacao, embora nao seja o estilo musical que admiro, sinto-me muito orgulhosa do MichelTelo, algo que um certo jogador de futebol nunca tera CARISMA!

  35. Edson

    05/03/2012 15:03:23

    Cuidado Fernando. inveja mata. Este Teló não é obrigado a agradar a todos, mas apenas ao seu público e mais à aqueles que vem conquistando.

  36. Sarmento

    05/03/2012 14:47:39

    Pensamento do Dia: Ainda bem que o mundo vai terminar em dezembro de 2012...pois, realmente, não existe nada mais apocaliptico que Michel Teló fazendo carreira internacional.

  37. Ricardo

    05/03/2012 14:29:11

    Melhor ele do que Luan Santana

  38. luciana veliz

    05/03/2012 14:25:16

    olha sinceramente nao entendo as pessoas que ak criticam as musicas de telo,tudo bem que a musica nao tenha muito conteudo ate concordo, mais pergunto que musica tem hoje em dia, as musicas bahianas,tambem nao tem,muitas sertanejas tembem nao,mais o importante disso tudo que todos eles levam alegria as pessoas que ja sofrem tanto...deixem ele cantar e melhor do que sair matando por ai nao e...e alem do mais todos ele estao cagando e andando pra quem falam dele e ele esta certo...

  39. Milton/SP

    05/03/2012 14:10:37

    Estamos mostrando ao mundo, que isso é apenas um pedacinho do Brasil. Imperialismo e colonias a parte, gosto não se discute...e se você diz que não gosta, não vale balançar o pé !

  40. Jorge

    05/03/2012 13:41:27

    Na verdade nunca ouvi se quer falar neste cantor sertanejo , justamento porque nao consumo este tipo de musica. obvio!! porem , ouve-se daqui dali , um certo baiximm , que se deu bem com um musica , de refrão curto grosso .. achei , gozadissimo, e divertido, nada que irei consumir , mas o povinho la fora tambem gostou e não o conhece com cantor sertanejo , onde aqui nos ultimos 18 anos , algumas duplas com vozes de taquara rachada e musiquinhas faceis e CD vendido a R$ 2,00 -fizeram muita historia e dinheiro ,um desses conseguiu até gramy e filme. verdadeiras cagadas nacionais, esse pelo menos e divertido .vamos ver até onde esse vai chegar.

  41. Guilherme

    05/03/2012 13:37:56

    "A voz do povo é a voz de Deus"Se a Europa inteira que DITA a moda pro resto do mundo, gostou. Talvez não seja bem o "povo" que esteja sem cultura.

  42. Erica

    05/03/2012 13:34:58

    Falta pouco para 21/12/2012, deve ser por isso...

  43. Pedro

    05/03/2012 13:20:28

    Fernando Barreto? te conheço....

  44. Pedro

    05/03/2012 13:19:37

    Quem é você? Voce tem alguma musica famosa sua?

  45. Laura

    05/03/2012 13:11:51

    A primeira consideração: não sei o que leva uma pessoa que diz não gostar da musica nem do cantor, abrir uma nota a respeito para ler e ainda gastar seu precioso tempo comentando.... Segunda consideração: eita povinho!!! Qualquer lixo que vem de fora é bom. Não sou fã do Michel, mas o admiro. Tem uma boa carreira, que conheço há anos, desde o tempo do tradição. Tem uma vida pessoal sem escandalos e envolvimentos com coisas ilicitas. Me satisfaz ver um brasileiro assim fazendo sucesso lá fora ao invés de outros tipinhos. Quanto a música, aos cheios de "cultura", os cultos aqui de plantão, pode não ser lá grandes coisas, mas é o que os países de primeiro mundo (vcs cultos sabem bem quais são) estão curtindo e muito.

  46. fatima

    05/03/2012 13:02:22

    ola deise sera q vc no lugar dele tivesse fazendo esse sucesso tdo vc diria q o povo tava sem cultura acho q nao. eu moro na alemanha e aqui nas radios o q mas tocar é a musica dele, sera q um pais de primeiro mundo nao tem cultura? tem sim.como é bom agente ver uma pessoa do nosso pais fazendo sucesso.deixe a invejar de lado e vai curti Ai se eu te pego:BJS

  47. Leandro Chaves

    05/03/2012 12:43:49

    Deixa o cara fazer o sucesso dele... Eu particularmente não curto Michel Teló e se me darem um DVD dele de graça eu não quero.. Mas a cultura dos brasileiros é isso mesmo, fazer apologia ao sexo. Somos um país que perdeu a cultura e qualquer coisa faz sucesso, basta ter dinheiro pra investir..

  48. zaca

    05/03/2012 12:40:15

    meu deus!!!ainda bem que sou do ROCK.SALVEM O PLANETA TERRA!!!!

  49. Leandro Chaves

    05/03/2012 12:32:01

    Infelicidade do nosso amigo André comparar Michel Teló com Jesus Cristo..Nada se compara a Jesus Cristo.

  50. marcelo

    05/03/2012 12:17:18

    Ariane,o grande problema que as pessoas não entendem que cada um gosta do que quer.. a música pode não ser boa para esta pessoa, mas agrada a milhões de pessoas, como vemos na reportagem acima ! Sucesso ao Michel.. o cara está trabalhando e colhendo frutos. e vou dizer quem nem curto a música dele.. Agora muita gente aqui fala mal, mas ouve música importada, nem sabem que os caras cantam e aplaudem ! e se acham providos de cultura.. aliás nem sabem a definição de cultura.. Estou com vc Ariane ! Dá-lhe Michel Teló !

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso