Blog Universo Sertanejo

Dupla João Carreiro e Capataz é acusada de homofobia

André Piunti

Deu no Mix Brasil, ontem: ''A militância LGBT não tem gostado nem um pouco da letra do sucesso sertanejo 'Bruto, Rústico e Sistemático', da dupla João Carreiro e Capataz.''

O assunto foi levantado ontem (2), pela ONG ABCDS*, de Santo André.

O trecho que vem incomodando a militância é, como todos aqui devem imaginar, o seguinte:

''Sistema que fui criado, ver dois homem abraçado, pra mim era confusão/Mulher com mulher beijando/Dois homens se acariciando, meu Deus que decepção/Mas nesse mundo moderno, não tem errado e nem certo, achar ruim é preconceito/Mas não fujo à minha essência, pra mim isso é indecência/Ninguém vai mudar meu jeito”.

Além do trecho acima, ainda haveria um trecho machista, que diz:

“Por me faltar o respeito, na muié eu dei um jeito, corretivo do meu modo/No quarto deixei trancada, quinze dia aprisionada, e com ela não me incomodo”.

Conversei com João Carreiro, que além de intérprete, é um dos compositores da música. O cantor preferiu não dar nenhuma declaração, pois já tratou sobre o assunto dois anos atrás, inclusive em uma entrevista ao blog, quando a música estava em evidência.

Na época, João Carreiro afirmou: ''a música é só uma história, e o personagem principal é um sujeito antigo, caipira, como se fosse um avô nosso. A letra só reflete o pensamento do sujeito rústico dessa época, é só uma história, não é uma opinião minha.''

Em 2009, ''Bruto, Rústico e Sistemático'' foi trilha da novela ''Paraíso'', da Rede Globo.

___

Na tarde desta sexta-feira, a assessoria da dupla emitiu um comunicado em que nega que os cantores sejam homofóbicos, e lamenta que haja ''tanta vontade de causar polêmica com algo que é tão claramente inocente e óbvio''.

A íntegra da nota pode ser conferida abaixo:

''Saiu no Mix Brasil que a militância LGBT considera homofóbica a letra da música da dupla João Carreiro e Capataz, ''Bruto, Rústico e Sistemático''. O assunto foi levantado ontem (2), pela ONG ABCDS*, de Santo André.

Quanto à questão só podemos lamentar tanta vontade de causar polêmica com algo que é tão claramente inocente e óbvio. A música retrata um personagem, um ''caboclo'' simples, como diria João Carreiro que é autor da canção assim como da maioria das músicas que canta, que não aceita e não entende as coisas que questiona na letra.

João Carreiro e Capataz não são homofóbicos, não querem ofender ninguem com suas canções. São só dois apaixonados por música sertaneja, suas histórias, seu palavriado e seus personagens e prova disso é que acabam de lançar um dos trabalhos mais magníficos do segmento, uma verdadeira obra de arte em homenagem à cultura caipira, o Lado A Lado B que deveria ser ouvido por todo aquele que admira as tradições da música sertaneja.''

*ABCDS = Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual.

  1. the flex belt

    28/04/2013 17:44:05

    Try doing exercises that can be performed while managing other tasks

  2. munira brant berranteira

    30/07/2012 19:47:50

    inveja mata

  3. munira brant berranteira

    30/07/2012 19:46:50

    oia aqui gente eu acho qui eles nao falaram nada de mais nao sei se opiniao é preconceito uè como diz eles:quem nao gosta de muie deve te fogo no rabo é parentes duns bixinho qui abita o cerrado tem uns qui axa certo tem outros qui axa errado sendo certo eu errado pra mim é tudo VIADO.....bao d++++

  4. Coração apaixonado

    11/07/2012 13:26:21

    Como o João Carreiro mesmo disse, a letra é apenas uma história. Engraçado é que ninguém se manifesta contra as letras de funk que fazem apologia ao sexo, vulgariza a mulher e sem falar das músicas que falam de drogas. Pelo amor de Deus, frescura tem limite. E quem tem descendência mineira/goiana entende essa música perfeitamente e sabe que não tem nada de ofensivo nela.

  5. Cléo maycon

    10/07/2012 21:46:49

    Vc tem absoluta certeza esse bando de v_ _ _ o não têm mais o que faze mesmo né...

  6. apoliana

    19/06/2012 14:28:20

    cara.eu amo demais esses canto, eles sao lindos, eu acho que a musica bruto rustico e sistematico ñ tem nada aver, e so uma musica

  7. Emerson

    24/05/2012 18:13:27

    Assassino e Homossexual, brilhante comparação --º

  8. Luiz

    21/05/2012 17:04:15

    Sou a favor da música de JC&C afinal de contas eles cantam uma opinião deles e já que o Brasil é um pais "Democratico" eles tem direito de Expressão. A ""Lei"" brasileira quer enfiar goela abaixo a aceitação disso ou daquilo e a liberdade do "Ir e Vir" fica onde? Deus Criou o Homem e a Mulher e mandou que se multiplicacem. Viva a música sertaneja de raiz!

  9. wilson

    12/05/2012 08:52:05

    Pelo amor de DEUS nao sabia que gostar de musica sertaneja agora e homofobia da um tempo ne bicharada

  10. Lucas Leandro

    06/05/2012 19:11:10

    Achei essa musica o maximo...gostei da letra e tudo mais, arrebentando mesmo. Assim que em que ser, aberto e descarado,...falar o que pensa, nao ficar se escondendo atraz de siglas e tentanto enfiar nas pessoas aquilo que as pessoas nao aceitam....ser homosexual é problema particular de cada um, como ser vegetariano, etc...cada um na sua...criar ONG's para ficar querendo impor algo na sociedade é o que esta errado...vamos lutar pela melhora da educacao, saude, etc...parem com essas coisas de querer ver homofobia em tudo....logo vao achar que todos tem que usar roupa com varias cores, pois azul é muito macho e rosa muito maricas...sai fora!

  11. vanessa

    06/05/2012 18:34:46

    temos o direito de opiniao ou vivemos em ditadura ,nao temos que aceitar tudo com medo de repressões , nao jugo, nem mautrato ,mas tenho o diretio de ensinar aos meus o que acho, considero e fui ensinada .

  12. Francisca Flauzina da Trindade

    03/05/2012 21:53:35

    Bom sou apaixonada por sertanejo raiz e ter o prazer de ouvir João Carreiro e Capataz me trás otimas lembranças do meu Pai que nos deixou em 02/02/2012 está muito dificíl a vida sem ele por que ele me educou com seu suor e uma boiada vejo no barração os carros de boi e choro porque ser bruto rustico e sistematico era o meu velho saudades ele era sim não com preconceito e sim na lida desbravando o chão para o cultivo de cereais e cafe amansando boi de carro, cavalo no pasto que nunca viu laço ele ensinava os os bichos na lida sem espancar está musica de João Careiro e Capataz nos mostra a vida daqueles como o meu paizinho que foi educado na deficiencia da educação antiga que homem foi criado para não derramar lagrimas e muito menos a assumir suas vontades de ser livre para amar fazer o que quiser por que o ser humano e livre pra acertar e errar não há jamais preconceito nesta musica linda maravilhosa curto demais vocês ate porque a essencia de João Carreiro e Capataz e natuallllllllllll. Beijos

  13. Wanderson

    17/04/2012 21:10:51

    Se todos nós somos iguais, como você quer dizer como as pessoas devem viver?A letra é discriminatória sim, talvez não tenha sido a intenção dos autores, mas isso fermenta a mente de gente burra com uma mensagem de ódio.

  14. Wanderson

    17/04/2012 21:08:58

    E uma mulher falando isso é uma vergonha. Dar um corretivo e deixar a mulher trancada deve ser fazer carrinho.Quando se nasce para Amélia não tem jeito.

  15. Bruno

    16/04/2012 22:03:36

    Vcs nao tem oque fazer nem quem encomodar vai procurar outro rumo nao fica criticando uma musica dessa vai cuidar da sua vida e nao mexen com os cara qui fazem o que sabem e oque gostam de fazer !

  16. Zé do Mato

    16/04/2012 14:03:02

    Fui criado no sistema bruto rústico e sistematico, convivo com todas essas situaçoes que a mode de viola aborda, e posso afirmar que é meramente ilustrativo a canção. Vamos nos ocupar com coisas mais produtivas, deixem os rapazes ganharem seu dinheiro honestamente e divulgando a cultura sertaneja. Se fose o créu, bonde do tigrão, danca do ku duro ninguém se importava.

  17. BRUNO, PRES.EPITACIO.

    14/04/2012 17:50:04

    HÁ,MANDA ESSA VIADADA QUETA U FAXO...

  18. Negão

    05/04/2012 16:47:23

    Sou a favor dessa musica, e tem mais:SE HOMOSEXUALISMO FOSSE NORMAL, DEUS TERIA CRIADO ADÃO E IVO. !!!

  19. Eliana

    24/03/2012 19:46:00

    Acho um absurdo, com tantos problemas para resolverem, ficarem de marcação com a música sertaneja.Onde expressa uma possível opinião do "sujeito caipira de antigamente", até porque vivemos em um país que somos livres para ter nossos ideais, por isso vivemos um país, onde o voto é livre.Vivamos o música sertaneja, a música raiz que aos poucos esta deixando de existir.

  20. pedro

    20/03/2012 23:10:11

    eles nao gostaram? kk nao escutem! aqui é liberdade, podemos falar oque quiser, ou eles sao santos agora?

  21. willey

    13/03/2012 21:57:01

    A musica é boa, faz sucesso e vcs tem que engulir!! Cada um com seus problemas!!

  22. Claudio Brito

    17/02/2012 11:18:20

    Vi na internet um vídeo daquele projeto de programa que a BAND deu pra Adraiane Galisteu à tarde cahamado MUITO +, e tinha lá uns boiolinhas metidos a jornalista criticando a dupla e a música em si. Vão cassar o que fazer, seus baitola!!!

  23. Bruto, Rústico e Sistemático

    12/02/2012 12:37:31

    Estão tirando nosso direito de ter opinião própria e de expressá-la. Querem que nos percamos a liberdade de achar o que é certo e errado pra nós mesmos. É o fim, quem diz buscar a liberdade, tentando tirar a liberdade de outros e impor a "força" um pensamento do qual nem todos compartilham. Acho que até posso dizer, se é que não me vão PREJUGAR de preconceituoso também por dizer estas coisas, pois os que diziam ser perseguido, estão perseguindo aqueles que tem opinião própria, deram tanta liberdade a eles que eles se acham no direito de tachar qualquer um como preconceituoso apenas por não concordar ou ter uma opinião diferente da deles. Nos "taxando" como preconceituosos apenas por nos termos nossa própria maneira de ver algo. A liberdade que eles sempre lutaram estão tentando nos tirar, a liberdade de expressão e livre conceito. Acho que do mesmo jeito que eles tem o direito de se expressar livremente, todos nos também temos. Obvio que não apoio os excessos, mas tirar o meu direito ter minha opinião sobre o tema é um absurdo, é totalmente contraditório, vai contra tudo do qual a categoria já lutou. Sendo assim, sejam vocês preconceituosos agora, por eu ter minha opinião própria e com tudo me tache de Homofônico e digam como é que vocês se sentem sendo os preconceituosos agora?

  24. Gelson

    12/02/2012 05:34:59

    Galera acho um grande preconceito do publico com relaçao a música pois muitas bandas cantam modas de diversas maneira contar uma estoria não que dizer que o grupo ou banda seja machista ou preconceituoso, e quer ver coisa ouçam axe que embora eu respeite o gosto dos outros músicas que nao fazem sentido algum fazem o maior sucesso isso sim, gente acordem preconceito sim é o que vcs estão fazendo isso sim é uma droga...

  25. Karina

    11/02/2012 01:00:46

    aa eu odeeeio preconceito se um dia eu pudesse ser lembrada no mundo por algo seria como a pessoa que venceu o prenconceito !E tbm eu amo mt mt mt mt João Carreiro e Capataz não acho que eles tiveram a intenção de ofender ninguém,talvez estão dizendo isso pelo jeito rústico deles acho eles lindos e acho que não são homofóbicos talvez estejam interpretando eles mt mt mal ;/

  26. Pe

    10/02/2012 20:45:42

    O sucesso incomoda muita gente!!!!!!! e quando é em dose dupla incomoda muito mais......será que esse POVO, como comentou a Janaina não veem que existe algo mais preocupante pra eles se ocuparem, é só abrir os olhos e eles não vão ter tempo nem mesmo para uma sonequinha!!!!! sou SERTANEJA e adoro musica raiz como as que eles cantam....

  27. MARCOS RIBEIRO

    10/02/2012 20:12:26

    MAS ESTA DUPLA CANTA A MUSICA ----GOSTO E DEGOSTO----- TAO HOMOFOBICA CONTRA A QUE FEZ MUITO SUCESSO.

  28. MARCOS RIBEIRO

    10/02/2012 20:07:59

    MAS ESTA DUPLA CANTA UMA PIOR AINDA COM RELAÇAO A ESTE ASSUNTO

  29. lucas frighetto

    10/02/2012 13:19:12

    eu concordo com eles porque ninguem é obrigado a aceitar os bichas que futuro é esse.

  30. Aline

    09/02/2012 19:45:19

    Falar de homofobia é moda, assim como o sertanejo. Aí vem os antis e querem derrubar tudo de uma vez. Chamar uma mulher de cachorra pode.

  31. lucinéia

    09/02/2012 00:11:47

    corrigindo, em nenhum momento a música do JC&C diz para discrimar, bater e etc...*

  32. Lucinéia

    08/02/2012 22:04:14

    Hoje em dia tudo é preconceito, tudo é Bullyng¬¬E se eles fossem contra a homossexualidade e daí??Perante a lei todos nós somos iguais, temos o direito de expressar nossa opiniãoa letra da música não vejo ofensa nenhuma, antes as coisas eram desse jeito mesmo, não sou homofobica, não acho certo, mas respeito...mas 'ninguém vai mudar o meu jeito"...do que penso ser certo ou não, pq eles não vão "causar" esse funk q faz apologia ao sexo?? q é um tal de enfia não sei onde... a música do JC&C em nenhum momento não diz que é para descriminar, bater e etc... nos homossexuais...mas como msm diz a música bem dita..."ACHAR RUIM É PRECONCEITO"... daqui a pouco eu achar ruim alguém ser assassino...vai ser preconceito tbm¬¬

  33. Netto

    08/02/2012 21:47:46

    PELO AMOR NÉÉ ESSA MÚSICA FAZ 3/4 ANOS DE SUCESSO JA E QUEREM PROIBIR AGORA?!?! NÃO GOSTA DE SERTANEJO NÃO ESCUTA,NINGUÉM É OBRIGADO A OUVIR QUE NÃO GOSTA,E NADA CONTRA OS GLBT! SERTANEJO É O MELHOR E MAIS ESCUTADO ESTILO DE MÚSICA !!!

  34. otavio

    08/02/2012 17:46:08

    Olha todos temos direito de espor nossas opiniões e concerteza o funk ja foi um ritmo muito bom para se dançar agora esta sendo usado para sedusir adolescentes para o nuso de drogas e ao sexo muito sedo enquanto essa musica alem deles naum ofederem ninguem naum estaum fazendo nenhum tipo de apologia apenas contando como se fosse sua opinião SOU A FAVOR DA MUSICA

  35. Maria

    08/02/2012 16:00:50

    Bom eu axo que td mundo tem direito de axar o que quiser.... Seeles nao axam certos e opiniao deles ......Aff

  36. ana

    08/02/2012 11:40:30

    tantas coisas pra se preucupar logo com essa letra deveriam olhar pela letra da saude que é uma vergonha !!!!!!!!!!!

  37. Leon

    08/02/2012 09:28:31

    Já se vê que de sertanejo mesmo você não entende. MC&R??? Isso é pop e de muita má qualidade!

  38. Luis

    08/02/2012 09:20:21

    Engraçado que não aparece uma merda de ong pra criticar o funk, que prega promiscuidade a rodo, onde as mulheres dizem que traem os maridos e fazem o que querem, feito verdadeiras piranhas. Aí tá tudo certo. Ridicularizar homens é uma graça e tá na moda. Agora a música do João Carreiro e Capataz é "machista" e "homofóbica". Vão à puta que pariu com essa merda politicamente correta!Ah e pesquisem a origem do termo "homofobia". Ele foi "encomendado" por uma organização gay a um psiquiatra no fim dos anos 60 justamente para intimidar quem não for "simpatizante" da "causa homossexual", pois ninguém gosta de receber rótulos.

  39. janaina

    08/02/2012 00:50:17

    Esse povo não gosta de sertanejo, aceita td menos o sertanejo, quem gosta do sertanejo tem que defender, pois não eh justo, as criancas estao indo pros bailes funk bem cedo, ficam se incinuando, usando roupas mais curtas possivel pra chamar atencao, usando droga, ninguem fal;a nada, agora falou de musica sertaneja pronto cai na midia. e sempre teve musicas assim, nunca que eu me lembro, ninguem falou nada. Sou a favor da musica!!!!

  40. ivan

    07/02/2012 17:18:35

    a dupla cantam bem pra caramba, e tem uns idiotas que nao entendem de musicas sertanejas ficam querendo processar a dupla, vao catar coquinho ,rsrsrs

  41. maísa

    07/02/2012 14:45:43

    Não tem nada a ver, vamos olhar outras coisas q mereciam um pouco mais de atenção, por exemplo o funk, gente o funk difama a mulher, principalmente, e vão dizer que uma dupla apaixonada por sertanejo iria fazer algo com tal intenção. Poxa... :(

  42. Raphaela

    07/02/2012 12:12:32

    Isso é coisa de gente que não tem o que fazer. Falta de muito serviço pra fazer

  43. Raphaela

    07/02/2012 12:11:34

    Fora da mídia? Como assim?

  44. Mari

    07/02/2012 11:47:06

    Dupla fora da mídia? Só se for onde você vive!!

  45. Mariana

    07/02/2012 11:45:18

    Concordo com vc, Mary.... As letras de Funk transformam as pessoas em meros objetos, destróem os valores, principalmente das mulheres. Por conta disso, as meninas andam quase nuas pelas ruas, e cada vez mais cedo, com 12 anos, estao nos bailes, bebendo, fumando, se envolvendo com homens bem mais velhos que curtem as "novinhas"... Tudo agora é homofobia, esse assunto já tá dando no saco, fala sério!!

  46. Sergio

    07/02/2012 11:39:58

    Não sabe ler não? É apenas uma história. Não se trata de opinião. Esse povo não tem o que fazer e fica criando confusão e vc pelo jeito pensa que nem eles!

  47. carlosandreat@yahoo.com.br

    07/02/2012 11:12:36

    se meus pais fossem gays como que ia chamar minhas maes ou meu paes imagine quem pega droga e gosta ai quer vc pegue tambem imaginem o presidente drogado a bancada dos deputados drogado os professores todos drogados os alunos na igrejas o papa, osama todo mundo drogado so poprque alguem experimentou e gostou o mundo seria ou e uma droga mesmo

  48. mary

    07/02/2012 10:47:22

    Ah tudo é homofobia agora?Pelo amor gente, os funks acabam com a imagem da mulher, (apesar que muita mulher apoia e gosta do funk), e ninguém diz nada.Há tantas coisas pra se ver, pelo amor do amor!

  49. Sou gay e acho isso ridiculo pois a moda é boa demais estao de parabens joao carreiro e capataz

    07/02/2012 00:22:51

    ACho isso uma injustiça pq eu sou gay e curto muito essa musica nao tem nada a ver o povo só fala isso pq os cara tao começano a fazer o suceso vai casar bandidos criminosos deixa os cara tocar suas modas em pas seus bando de idiotas

  50. Letícia

    06/02/2012 19:15:00

    Saudade da época que as duplas sertanejas (cantores solos tbm) eram seletivos quanto as suas gravações, pelo menos naquela época (nem tão distante assim Jorge e Mateus, JBeV, MceR entre outros ainda não se contaminaram, isso é uma prova) o sucesso de tais fazia SENTIDO. Pregar o preconceito, a homofobia, o machismo isso sim é repulsivo. Cada ser humano tem o direito de gostar ou não, mas RESPEITO é obrigação entre nós, semelhantes.    Me indigna ouvir esses lixos sonoros como esses, ainda mais tratando-se de um dupla até então consideravelmente admirável, talentosa.   Mas o que mais me deixa irada é esse machismo ridículo, 'pegar mulher', ''ser foda'' é o escambau ! Necessitamos de HOMENS autenticos, SIMPLES e que saibam nos respeitar, aliás que saibam o significado desse verbo e o faça útil em todas as questões, para todas as pessoas. Muita ladainha, muita idiotice pra pouca, mas pra quase nenhuma hombridade real ¬¬''

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso