Blog Universo Sertanejo

O que “Ai, Se Eu Te Pego” ensina à música sertaneja

André Piunti

Como sei que há os que não gostam de textos mais longos, fiz uma marcação simples nos tópicos, são apenas quatro, só pra ficar mais fácil se situar.

O sucesso de ''Ai, Se Eu Te Pego'' trouxe uma oportunidade boa pra gente parar e pensar sobre algumas práticas do mercado sertanejo. Nesse período mais devagar de férias, dá pra refletir sobre algumas coisas.

-A música sertaneja hoje é comercial. Há quem faça o não-comercial, mas a base do que se faz hoje é comecial. Logo, quem faz um CD com o intuito de fazer sucesso e não faz sucesso, não completou o ciclo. Pode até ter um CD bem produzido, com músicas boas, mas não atingiu o objetivo.

Esse lance de ''vida real'' é cruel. Pegue ''Sonhando'', CD da dupla Bruno e Marrone, como exemplo. No ímpeto de se adequar, fugiram de seu estilo e foram criticados. Não fecharam o ciclo. No disco seguinte, voltaram atrás e lançaram um trabalho mais do que elogiado. O problema é que, infelizmente, não nasce Bruno e Marrone em árvore, então a maioria não tem pra onde correr.

Essa tentativa deles de 'atualizar' a música foi consequência direta do funcionamento do mercado atual. O próprio Bruno, em uma entrevista aqui o blog no ano passado, disse que chegou um momento em que não sabia muito bem o que gravar.

-Assim como muitos que aqui frequentam, também acho que o ''Ai, Se Eu Te Pego'' se tornou uma obsessão por parte de novos artistas, só que não pela busca sem controle de um bordão novo, mas sim pelo mecanismo de se pegar qualquer música do Nordeste com a esperança de que ela faça sucesso. Algumas são legais, acabam tendo destaque, mas é claramente um caminho frágil.

Defendo a busca pelo bordão pelo simples fato de que ele funciona demais, e o bordão simples, popular, fácil, é o melhor caminho pra atingir muita, muita gente.

O publicitário Antonio Tabet, responsável pelo site de humor KibeLoco, é roteirista de humor da Globo. Tabet contou em um texto que, quando começou a trabalhar na emissora, ouviu a seguinte frase: ''fazemos televisão para a mãe do Romário''. Dona Lita, mãe do jogador, seria o exemplo do que é popular. É a pessoa que vai ao mercado e repete o bordão sem medo de ser feliz (quem quiser ler esse texto que conta essa história do Tabet, pode clicar aqui).

-A busca por composições nordestinas mostra que o distanciamento do mercado sertanejo e das classes mais populares continua problemático. Aproveitar das classes altas nos grandes centros é uma ótima sacada, já que essas classes gastam bem e pautam a mídia em geral, mas o sucesso arrebatador, como todo mundo sonha, necessariamente precisa passar pela aprovação popular.

É aí que o Nordeste leva vantagem. Os dois hits mais comentados do ano passado (do Michel e do Gusttavo) vieram de cima. Tem dado a impressão de que há um medo em soar brega em uma composição própria. Como no Nordeste não há essa preocupação, as composições parecem falar de forma mais direta com o público. Desde quando simplificar é ruim? O sertanejo teve origem com uma viola e duas vozes.

-Michel é um bom exemplo pra se usar na discussão sobre o fim do formato ''CD''. Ele tem três hits em menos de três anos de carreira, fato difícil de alguém repetir. Michel gravou cerca de 40 músicas diferentes durante sua empreitada solo (divididas em 3 CD's), no entanto, ''Ei, Psiu…'', ''Fugidinha'' e ''Ai, Se Eu Te Pego'' não deixaram as outras aparecer, nem mesmo as que se tornaram música de trabalho.

Até os anos 1950, não existia sequer LP, havia os 78RPM com uma música de cada lado. Após 1950 é que a ideia do LP foi formatada pra ser um produto interessante na visão das gravadoras. Ou seja, não se trata de um produto eterno.

Então eu pergunto pra você, que é artista novo e tenta entrar no mercado: pra que gastar 20 músicas e alguns milhares de reais se você vai, no máximo, trabalhar três ou quatro músicas? As duplas grandes ainda podem ter justificativas, já que têm fãs e o trabalho delas é uma realidade (sinceramente, acho que nem as duplas grandes precisam disso), mas qual o sentido de um artista pequeno investir em um CD cheio?

Hoje, dia 1 de fevereiro, faz 17 meses que Jorge e Mateus lançaram o último disco, quase um ano e meio. Por acaso sumiram? Pararam de fazer shows? Durante o ano passado, lançaram ''Pra que entender?'' e ''Eu quero só você'', mudaram o repertório do show e continuou tudo bem. Sei que a ideia era a de lançar um disco, o atraso não foi exatamente proposital, mas serve como um bom exemplo.

Ter prazo ou limite pra se lançar um CD é mostrar que o mercado mudou, mas que a maioria dos artistas continua trabalhando como se houvesse uma grande gravadora bancando tudo por trás, inclusive artistas que nem gravadora tem.

Em outras palavras, veem um mundo novo e aberto a frente, mas tem medo de sair do passado, que já está velho e não funciona mais.

  1. Keenan Segee

    19/04/2013 12:24:10

    The New Tweetattacks

  2. anunturi auto

    21/10/2012 18:34:43

    Introducere http://www.ghidonline.name : Termenul de pastel nu este unul originar literar, ci a fost imprumutat din arta plastica, unde denumeste un tablou realizat in tonuri palide, delicate, de obicei descriind natura . Creatorul speciei literare intitulate pastel in literatura romana este Vasile Alecsandri .Sobieski si anunturi auto de la http://anunturi.parteneriauto.ro/ romanii este o nuvela deoarece nuvela este o creatie ce apartine genului epic, in

  3. cleber galdino

    27/08/2012 05:04:48

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  4. Felipe

    07/02/2012 13:29:34

    Pelo que entendi, Henrique, o autor do texto estava falando mais sobre fazer sucesso gastando menos do que ter uma carreira. Eu, como músico em início de carreira, sonho em gravar meu primeiro CD completo, com 11, 12 músicas, um conceito forte por trás e tudo mais. Mas não tenho a ilusão de conseguir transformar todas as músicas em músicas de trabalho. Realmente são poucas as músicas que a massa presta atenção, e um artista querendo fazer sucesso talvez se dê melhor lançando poucas, porém certeiras, canções.

  5. DY PRODUCTS

    07/02/2012 04:32:45

    O ARRANJO DA MUSICA DO TELO E MUITO BEM FEITO, DE OTIMA EXECUCAO, ALEM DISSO NAO HA UMA OUTRA GRANDE MUSICA NESTE MOMENTO, A NAO SER O POP ENLATADO DOS EUA (ALIAS, LA NOS EUA TAMBEM ACONTECE ALGO PARECIDO: CANTORAS DE QUALIDADE COMO MARIAH CAREY FORAM ESQUECIDAS PRA DAR LUGAR A PORCARIAS COMO ESSA LADY GAGA !

  6. Mariana

    03/02/2012 14:56:44

    Julgam o Michel por uma música sem qualidade que ele gravou porque o povo gosta, mas escutar o cd inteiro dele cheio de músicas boas ninguém quer. Ai se eu te pego tem esse sucesso todo porque o Cristiano Ronaldo gostou, só, se ele tivesse feito uma coreografia com Humilde Residência seria a mesma coisa. Quanto ao fato da letra da música ser ruim, isso é relativo, gosto é de cada um e cada um escuta o que sua mente consegue entender.

  7. Jeverson

    03/02/2012 14:28:03

    Existe uma inversão de valores...como disse o Fabio Lima acima: "money talks".Sertanejo? Brega? Para ser um destes dois gêneros da MPB é preciso sentimento.Me recuso a chamar isso de música.

  8. celio r s silva

    03/02/2012 11:09:23

    O QUE ESSAS DUAS FRASES TEM EM COMUM?"Tabet contou em um texto que, quando começou a trabalhar na emissora, ouviu a seguinte frase: “fazemos televisão para a mãe do Romário”(CITAÇÃO DO COLUNISTA).“Na maioria das vezes, as pessoas não sabem o que desejam até você mostrar a elas.” (Steve Jobs)RESPONDO: Na antiguidade Reis eram Reis porque a Igreja impunha ser a vontade de DEUS. Hoje são REIS aqueles que a GLOBO ou grandes formadores de opinião impõe... Se questionar já viu! NADA MUDOU NÉH? Reis são Reis porque a massa não questiona , não forma opinião, apenas segue,e quem tenta opinar diferente é massacrado, é como ser homossexual numa sociedade machista!!!Porque Roberto Carlos é REI?Um dia assistindo a Globo questionei em casa.. Rei de quê? Minha mãe veio com quatro pedras ... “quem é vc pra falar isso? Se todo mundo diz é, é porque é... “ Fiquei abismado, ela parou para ouvir o 'REI' Como acontece todo ano.. láh vem a globo... Roberto carlos "O REI" com seu especial de fim de ano e novo CD, DVD... "Quando eu estou aqui.." ME POUPEM sou obrigado a desligar a TV'Muito se disse da música lixo de Teló (tbm não estou defendendo), mas quem quiser procurar no dicionário encontrará entre as definições: ‘refugo de toda espécie’, logo penso que a música de Roberto Carlos é lixo?? Será? Realmente não sei... Ninguém está absolutamente certo ou errado. Certo está a Globo e Steve Jobs, perceberam e souberam ganhar muito dinheiro com isso. Desculpem-me os verdadeiros fãs de Roberto Carlos , só achei pertinente a colocação, eu também tenho gostos e muitos deles bem questionáveis, Como ex: não gostar do ‘REI’. Realmete há músicas que expressam algo de ‘eterno’ e outras q apenas colam no ouvido, por um momento são difíceis desgrudarafinal o tópico e sobre o REI da atualidade MICHEL TELÓ.. pq a música pegou? Um dos motivos: Cristiano Ronaldo (formador de opinião) gostou, então vai todo mundo na onda.As duas frases citadas no início resumem bem tudo isso, e quem consegue manipular essa realidade ganha muito, mas muito dinheiro.

  9. Edu Camargo

    03/02/2012 02:52:47

    "qual o sentido de um artista pequeno investir em um CD cheio?"Pra mim, é o mesmo sentido de um autor pequeno ou grande que investe o que tem, dentro e fora, na publicação de um livro.Se o vislumbre de alguém é investir em uma coisa comercial, comprar espaço em emissoras de rádio e tv para que suas ideias descartáveis sejam propagadas como supostas verdades absolutas, certamente o cidadão está no caminho certo. E é importante que se saiba que mesmo o CD acabando, o álbum persiste. Óbvio que com essas coisas de download, em certos casos nem todos precisam ter o bolo inteiro por causa de uma música, mas todo aquele que admira o trabalho de um artista vai permanecer indo aos shows e comprar seus álbuns. O que quebra alguns artistas hoje é que eles não têm identidade e vão aonde o tal mercado está, quando o certo seria ditar o caminho de um mercado. Aí o ilustre tem prazo de validade, passa 10, 20 anos, ninguém mais sabe o que aconteceu, mas também, dane-se. O ilustre e todas as pessoas com ele envolvidas estarão de alguma forma estabilizados ou quem sabe voltarão para seus anonimatos... Já quem olha para música (e para a vida em seu todo) como arte, certamente tem muito mais o que fazer do que ficar prestando atenção no que o mercado "tem a dizer". Se a fórmula desse certo sempre, todos precisariam apenas de uma fórmula. Nessas horas prefiro seguir Steve Jobs, o Apple, quando ele proferiu:"Eu não faço pesquisa de mercado"."Na maioria das vezes, as pessoas não sabem o que desejam até você mostrar a elas."Seja mais vocês, amados artistas!

  10. Eunice

    02/02/2012 18:58:21

    Pode ser que a música tenha mudado, mas que é muito bom ouvir várias músicas inéditas dos nossos preferidos, é.

  11. DenPeter

    02/02/2012 13:31:49

    Esse povo podia lançar duas ou três músicas por milênio.

  12. Herculano Filho

    02/02/2012 09:52:09

    É uma realidade que vivemos hoje no nosso país... Estamos vivendo um apagão (inverso ao "iluminismo). Músicas de má qualidade, desvalorização da mulher e o pior disso tudo, pregado por uma emissora nacional. Há quem diga que o sucesso foi por esforço próprio. Mas crie uma música com duas frases e três notas coloque na abertura de uma novela global e aguarde. Algumas semanas após a exibição da novela você será mais uma grande estrela. O sucesso repentino dele não foi por causa de boa música, foi por causa da Globo, por causa das grandes estrelas de futebol. eu particularmente não conhecia essa música, pois não estou inserido nessa massa alienada. Mas ontem liguei pra uma moça e tocou esta música. Pesquisei e vi o grande sucesso que faz.... Mas enfim, como disse o jornalista Carlos Nascimento... "Um dia já fomos mais inteligentes".

  13. borges

    02/02/2012 09:16:41

    A pobreza musical não dá pra discutir. Quando ouvi "ai se eu te pego" me veio uma lamentável reflexão. Garota de Ipanema de Tom Jobim "olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina que vem e que passa...." tem ternura, poesia, bom gosto, leveza, beleza e encantamento. É claro que ela era objeto de desejo do compositor. Hoje as músicas fazem uma ode ao mau gosto, ao escracho, ao deboche, à falta de gentileza, de galanteio e o que é pior: o público feminino se "desmancha"! Sinal de que satisfazem com qualquer porcaria mesmo. Garota de Ipanema ficou para a eternidade junto com Tom Jobim. Já o hit e Michel Teló certamente não ficará. Não importa se questão envolve as canções nordestinas ou se não há necessidade de encher um CD com músicas para sucesso. As músicas são ruins e quem toca sabe que para os hits sertanejo do momento não precisam mais do que 4 notas. Agora, tentem tocar Garota de Ipanema e outras músicas do Chico Buarque, Caetano, Gil, Vinicius e Toquinho, Milton Nascimento entre outras coisas de qualidade e vejam se conseguem encaixar aquelas 4 notas. Nem falo só de coisas velhas. Ouçam o grupo Teatro Mágico, é de ótima qualidade e faz sucesso. Na verdde, falta trabalho bom. Sucesso não pode ser apenas momentâneo. Sucesso é para a vida toda! E pra vocês garotas, não se contentem com pouco ouçam e cantem coisa boa. Vocês são obras lindas do Criador!

  14. Ismael

    02/02/2012 09:02:02

    Ocorre, caro colunista, que você deixou de citar o fator principal: HOUVE UMA INVERSÃO DE VALORES. Eles (marqueteiros) viram que o povo gosta de lixo e, de quebra, deram lixo para todo mundo. Só esqueceram que ainda existe vida inteligente na Terra, QUE NÃO GOSTA DESSE LIXO... O que o colunista viu para defender um lixo (ai, se eu te pego) eu não sei... Mas tenho certeza de que não foi QUALIDADE.

  15. Alessandro

    02/02/2012 08:14:49

    Concordo com o autor do texto. Investisse muito dinheiro para produzir um cd com muitas músicas sendo que na verdade somente duas ou três no máximo faz sucesso... No momento atual, com a rapidez que acontecem as coisas, terá muito mais resultado se os artistas lançarem uma ou duas músicas novas por trimestre....

  16. Gabriel Santos

    02/02/2012 05:48:01

    Como tem gente invejosa comentando aqui. Chamam de "artista do momento" um cara que luta e trabalha com música desde criança, que é o Michel Teló. Dizer que ele só fez sucesso por causa da mídia repetitiva não cola. Se fosse assim, todos que podem pagar pra colocar a música no rádio fariam sucesso. Faz sucesso quem tem talento e quem trabalha com música há muito tempo. Se "Ai se eu te pego" é boa ou ruim vai do gosto de cada um. Gosto não é uma ciência exata. Agora todo mundo tem que respeitar uma música que estourou no Brasil e no exterior. Não é qualquer um que consegue isso.

  17. Mino Rasta

    02/02/2012 03:45:35

    Aí se eu te pego é criada por um bando de meninas. Que inventaram numa brincadeira. Seriam as nossas adolescente penetrando no universo sertanejo . Sandy estã perdendo uma grande chance de chocar o mundo, com um grupo de back vocals.

  18. jo

    02/02/2012 02:40:35

    O autor do texto escreveu que "os hits" que Michel e Gustavo gravaram são do nordeste pq as musicas são de autoria de artistas nordestinos . Sua interpretação do teto foi equivocada.

  19. jo

    02/02/2012 02:35:57

    Aleluia, ainda existe esperança, uma pessoa que entendeu o texto...

  20. DenPeter

    02/02/2012 01:33:31

    Acontece que, pra quem fomenta cultura de má qualidade como essas músicas que estão sendo produzidas hoje, fazendo o ouvinte de idiota e visando somente fins lucrativos e a alienação da massa, pra que essa massa consuma mais e mais sem parar pra pensar, pra esses, todo chicote do mundo é pouco, digo isso voltando um pouco ao caso Rafinha Bastos, que é um exemplo dos valores invertidos de hoje. Esse é culto. Wanessa Camargo, Michel Teló, Gustavo Lima, sertanejos universotários (viu seus trouxas fãs de therethethê, isso nem é sertanejo), funkeiros e etc. não são cultos. Fazem vocês de idiotas,capachos pra botas. O último absurdo é essa música "Tceretchetchê Gusttavo Lima e você" (aliás, gustavo com dois "T", putta que o pariu). Pois é, isso caiu na boca do povão. Já parou pra pensar que cantando isso, se vc é homem e tem uma mulher do seu lado, está fazendo propaganda do cara que nem te conhece pra mina? Você esta dizendo assim pra ela: "Olha, EU e VOCÊ NÃO, é Gustavo Lima e você". Se é uma mina falando pra outra, tá entregando o cara pra amiga... se é um cara cantando pra outro, é viadagem da grossa... Interessante seria cantar essa música pra uma garota insuportável, ou pro seu inimigo, aí faria sentido. Ou seja, burrice da grossa em voga dos fãs de hoje em dia, digo isso porque foi o que percebi ao ouvir uma garota cantarolando... pensei: “Gustavo Lima e eu? O que essa menina tá falando???” Uma música de péssima qualidade, com um caboclo se auto-promovendo e o povão cantando sem pensar... nem preciso perguntar se você já parou pra pensar nisso, né tiete (não me refiro ao rio não, viu ignorante, embora também seja vítima do lixo).

  21. sergio

    02/02/2012 00:47:49

    Verdade Leandro. Esse tipo de material não ensina nada. Só ensina como gravadora ganha dinheiro com porcarias e afins.

  22. Ricardo

    02/02/2012 00:10:46

    Quanta bobagem se escreve e se escuta hoje em dia. E o pior são os "ärgumentos" dos que se sentem ofendidos quando falamos que uma música ruim é ruim. Michel Teló é horrível não porque canta músicas nordestinas, mas porque é horrível. Aliás, nos anos 60 e 70, quando o nordeste nos brindou com Caetano, Gal, Gil, Baby Consuelo, Moraes Moreira, Alceu Valença, os Novos Baianos e outros, não se falava em música baiana ou música nordestina, o que havia era apenas música (e boa música!). Hoje, a mídia comprada e golpista "cria" o sucesso pois capitaliza. "Ai, se eu te pego" é tão ruim que o próprio grupo que a criou a não fez sucesso. Aí vem a Globo (ou Som Livre), pega um cara loiro, cara de bom rapaz e transforma essa droga num sucesso internacional. Simplesmente à custa de repetir de forma massacrante a música na tv e nas rádios (que são compradas, ou será que nunca se ouviu falar em jabá pra música tocar na rádio?). Isso somado a um povo que não lê, não estuda e tem pouquíssimo acesso à cultura tranforma um bun.dão como Teló no "ärtista do momento". É apenas isso. Antigamente, o artista era julgado pela qualidade musical. Tínhamos Clara Nunes, Tim Maia, Rita Lee, Elis Regina e dezenas de outros que faziam um sucesso estrondoso e eram maravilhosos. Hoje não. Dá pena dessa geração igno.rante que engole Rebolation, Cláudia Leite, Michel Teló e outras porcarias e se dizem satisfeitas. Mas calar a voz dos que têm bom gosto e argumentos, não!

  23. Leandro Chaves

    01/02/2012 23:56:29

    O povo gosta de lixo então da lixo pra eles...

  24. Henrique

    01/02/2012 23:51:53

    Ai se eu te pego não pode ensinar nada a ninguem. Não considero Michel Teló digno de nenhum sucesso como inteprete, fraco na vóz, pior ainda é o seu repertorio, so musicas de lixo. Discordo totalmente do autor do texto. Não vejo nenhum mérito em emplacar 3 hits em 3 anos. Vejo mérito mto maior em um Bruno e Marrone, tbm citados, que emplacaram 3 cds inteiros praticamente por mais de 3 anos seguidos ( não sei no Brasil, mas aaqui na mnha cidade, o cd acústico, Acustico ao vivo, inevitável não parava de tocar ). Lembro que essa e a minha opiniao e peço desculpas por erros ortográficos e gramáticos

  25. Claudete Trovador!!!!!!!!!!

    01/02/2012 23:39:44

    O melhor de tudo é que se eu te pego,pegou mesmo,em todos os lugares.Delicia dançar.adogo!Vamos lá...delicia...assim vc me amta!Delicia!

  26. Sucesso

    01/02/2012 23:35:43

    Somos meros mortais para querer dar lição de moral... o Teló ta ganhando seus milhões...o publico tá gostando, e dai??? Pra que tentar identificar o estilo, se é, se não é? Outros artistas já gravaram a mesma música e não colou... se ele fosse ruim como falam... não teria colado também!!! Ele é esperto, inteligente, carismático, etc....Desejo ainda mais sucesso pra ele...e pra nós, trabalho!!!

  27. Manoel Leite

    01/02/2012 23:28:51

    Concordo com você, Rose, mas na realiadade o que vivenciamos é uma grande parcela de preconceito com os artistas nordestinos, pois vários artistas do sul já fizeram e gravaram músicas pop, sem letra ou conteúdo algum, porém não criticam. Mas, se até Cristiano Ronaldo gostou, quem não gostar que não ouça.Manoel, Maceió-AL.

  28. Manoel Leite.

    01/02/2012 23:22:31

    Acho o que realmente interessa e se a música cai no gosto da maioria dos ouvintes, independentemente da região. Ao final, querendo ou não, somos todos brasileiros, e só um lembrete: Já que a musica nordestina ai, se eu ti pego, não se encaixa nos bordões, o que dizer da musica regravada pelo Latino KUDURO, que não é da região nordeste e também está fazendo o maior sucesso. Não é critica as demais regiões apenas um comparativo, até porque gosto de todas as músicas independentemente da região do país.

  29. Rose Viégas

    01/02/2012 23:14:22

    Ufa! Enfim alguém que leu o texto com atenção e dentro do contexto. Ainda há esperança.

  30. Asael

    01/02/2012 23:10:32

    Profundo... Como se a indústria da música estivesse nascendo com esse Michel e seus hits. Os Beatles já lançavam álbuns programados há mais de 40 anos. Deve ser coincidência o Roberto Carlos lançar suas chapas batidas (pelo menos a partir do início dos 80) às vésperas do Natal. Parece que apenas hoje descobrimos que as gravadoras somente lançam o que vende, ainda que a qualidade musical seja mais que sofrível, para um público que só quer (ou só sabe) "balançar a bundinha".

  31. Rose Viégas

    01/02/2012 23:08:07

    Quando eu era criança, a musica sertaneja era a música da parcela ignorante da sociedade. Eu só ouvia nas rádios quando viajava pra passar férias no interior. Hoje, passados 30 anos, a música sertaneja se tranformou, toca nas rádios, dá Ibope nos programas de televisão e vira hit internacional. Mas, ironicamente, continua sendo música de ignorantes. Vai entender porquê esse povo reclama tantos quando podia se divertir ouvindo o que gosta, sem criticar os outros.

  32. Marzo

    01/02/2012 22:53:29

    Que se esta musica eh ruim a deles sao piores ???

  33. Aristóteles

    01/02/2012 22:47:14

    Putzquase ninguém entendeu o que o cara escreveu. Não se está analisando, qualidade musical, e nem mesmo mercado. É a primeira vez que leio esse cara, pois nunca me interessei, por isso que chamam de música sertaneja - o que também não é.Mas voltando ao ponto, o que me chamou a atenção foi o título que promete um ensinamento.E o que ele tenta mostrar, e o faz muito bem, COM FATOS, é que o modelo necessário para o sucesso, nesse mundo "andywharrol-iano" não é mais o mesmo. O mundo mudou muuuuuito, o mercado mudou muuuuuito, e o modelo ainda é o mesmo de 60 anos atrás. E as pessoas insistem no modelo velho. Mas o sucesso do Teló é um exemplo muito bem apontado - e poderiam ser dezenas de exemplos nos últimos anos - de que há algo mais que aviões de carreira no ar.

  34. Rose

    01/02/2012 22:36:42

    Boa!!! rs

  35. Marzo

    01/02/2012 21:58:20

    Musica ???? Onde vc viu isto ???Poderia primeiro ser musica ....

  36. Antonio

    01/02/2012 21:41:44

    Viajou na maionese, opinião sem profundidade e com pouco embasamento, além de ser preconceituosa

  37. talla

    01/02/2012 21:27:15

    O "hit" ensina que a música sertaneja está em DECADÊNCIA ! Puro lixo !

  38. Paulo

    01/02/2012 21:22:35

    Acho engraçado a maneira que se trata a música do Nordeste. Não só o Teló gravou música daqui, só um exemplo um pouco mais recente é a música "Pode Chorar" é de Dorgival Dantas e é nordestina, foi das músicas que impulsionaram a carreira de Jorge e Mateus, que por sinal acho dos melhores sertanejos da atualidade. Na verdade é muito mais difícil as músicas que fazem sucesso no Nordeste conseguir visão nacional, poucos são os que conseguem e boa parte das vezes precisa ser regravada por artistas sulistas para conseguir tal feito. Discutir o bom gosto ou não da música já outra história, cada música tem o momento de ser ouvida, eu não vou numa festa me divertir e ouvir uma música clássica, ou alguém aqui vai. Em geral, quem não gosta desse tipo de música ou dizem que axé e forró não prestam, não devem gostar de diversão também. E colocando um pouco mais de meu orgulho NORDESTINO, apenas o NORDESTE consegue ter tantos artistas independente do estilo musical.

  39. Denis

    01/02/2012 21:09:12

    Arthur, gostei do seu comentário. Penso como você: a regra vale para os artistas já em evidência e ter base é muito importante para novos artistas, que posicione o produto no mercado e mostre que você não está seguindo uma ondinha, fazendo musica tipo "resposta do Ai, se eu te pego". E quando você entregar um CD só com 4 músicas tem um efeito psicológico perverso; alguns não dão nem ao trabalho de ouvir. Nas rádios então, vão achar que você não tem dinheiro para investir, que não terá uma continuidade. Isso quando não te perguntam se tem griffe, ou seja, se não foi produzido por Dudu Borges, Maestro Pinoccchio, etc. E tem ainda contratante pedindo DVD, pois imagem é importante, precisa saber como é o show, por aí vai...Ou seja, artista novo sofre...

  40. Cid Castello

    01/02/2012 20:51:28

    Com este texto, aprendi uma coisa de que jamais suspeitei: Mato Grosso do Sul fica no Nordeste. Impressionante, como ninguém jamais se deu conta disto antes, nem mesmo o Michel Teló... Michel: fala sério, você sabia que éramos nordestinos?

  41. Ricardo

    01/02/2012 20:48:39

    O que acontece é que "felizmente" para o sertanejo, funk e congêneres a imbecilidade impera e não é exclusividade das classes populares como gosta de enfatizar a grande parte da mídia.

  42. Maurice Ravel

    01/02/2012 20:29:42

    Nunca li tanta bobagem escrita. rsrsr

  43. Alessandro Dogman

    01/02/2012 20:00:47

    Meu amigo, tu és tão simplório e sem conteúdo quanto a música que ouves. O que acabaste de dizer é que, aos artistas (se é que cantor sertanejo é artista), não importa ter uma carrerira coerente e realizadora, mas, sim, ganhar muito dinheiro gravando uma música feita por gente ignorante para agradar a um público igualmente ignorante. Não é à toa que, já no início, precisaste pedir desculpas pelo texto longo. Esse meio não é propriamente um proliferador de mentes brilhantes, não é mesmo?

  44. Luiz Fernando de Oliveira

    01/02/2012 18:30:29

    F* é que os caras gravam um puta DVD e dois meses depois lançam um single. Trabalho jogado fora, concordo. Mas olha aqui cara, a música não aparecer na mídia não quer dizer que ninguém vai ouvir. O que tem de músicas "desconhecidas" que a gente adora por aí...

  45. Aelton

    01/02/2012 17:03:39

    andre.. queria que voce falasse um pouco justamente da dupla Jorge e Mateus, q nao lançaram um disco ano passado e nao tiveram muita musica d trabalho do ultimo cd nas radios, so lancaram essas musicas que voce citou e muitas participaçoes, mesmo assim estao sempre no topo das paradas.

  46. Gutemberg Alves

    01/02/2012 15:24:26

    Falou com propriedade...parabens, mas esse exemplo não é novo, na música eletronica, que por um tempo foi marginalizada e/ou difundida para poucos, é comum selos pequenos e produtores lançarem ao longo de ano(s) músicas e remixes para, aí sim, lancarem coletaneas desses trabalhos...os "singles", como dizem, são importantes para demonstrar o que o público deseja, difere no sentido de trabalho, pois para gravar bases são bem mais faceis do que instrumentos, só que nos próprios shows, com a tecnologia de hoje, pode ser gravado uma música para esse grande pública saber se é boa ou ruim. Abraços

  47. jura

    01/02/2012 15:18:22

    Calma gente, Michel Teló tem história, passado, é bom músico e cantor, acredito que ele fez o mesmo que outros já fizeram, Vinny-mexe-a-cadeira, Calcinha Preta-vc-não-vale-nada... mas não tiveram repercussão internacional.A música é vulgar e apelativa, mas o que dizer do axé, pagode,tudo q vem de homens é apelativo e vulgar, ainda bem q aparece uma Paula Fernandes de vez em qdo.

  48. Renan

    01/02/2012 14:35:24

    Concordo com o seu comentário Hermes, eu não consigo entender pessoas que só compram um cd por causa de uma ou duas músicas, sendo que as melhores nunca são trabalhadas, desculpe-me mas a pessoa que gosta só de uma música em cada cd, não entende nada de música, alias quantos ainda ficam em casa ouvindo um cd, e não em shows ou carros fazendo barulhos e festas, apreciar um cd, cada cd é uma história, agora com musicas avulsas, eu não gosto.Hermes, Também sou fã do Leonardo, mas gostava mais quando era em dupla, pois a cada cd do Leandro e Leonardo era uma história diferente, tinha os cds mais romanticos, mais sertanejos, e os arranjos particulares de cada canção.

  49. adriano

    01/02/2012 12:56:58

    Amigo, quando o Ronaldo dançou, a musica já tunha mais de 20 milhoes de views, já era uma febre e o caminho dela com Ronaldo ou sem Ronaldo seria esse, quando o sucesso é expontâneo e vem do povo ninguém segura, Michel teló é músico desde o dia que nasceu, já gravou belas canções e no seu novo cd tem uma música maravilhosa chamada Vida bela vida, mas o brasileiro é muito invejoso e não suporta ver o sucesso de outro brasileiro, a verdade é essa. #Mais trabalho e menos inveja em 2012.

  50. @Ana_Moitinho

    01/02/2012 12:19:12

    O que aconteceu com "Ai se eu te pego" é o que podemos chamar de sorte, é isso mesmo pois hj o mercado é imprevisivel, não adianta agora vários artistas irem no estilo do Michel que pode não funcionar pra eles, hj não podemos afirmar que o sucesso de um artista está ligado a marketing ou até mesmo pelo talento do mesmo, é algo imprevisivel como vc bem disse um disco bem produzido com musicas boas pode simplesmente não fazer aquele grande sucesso de midia, mas vou dar um exemplo que nem sempre midia quer dizer sucesso. A banda Chiclete com Banana é a maior banda de axé do Brasil é a que faz mais shows, carrega o maior público em seus blocos e shows, e em absolutamente todas as micaretas pelo país a presneça deles é indispensável ai pergunto qual a midia que eles tem? Nunca foram no faustão, mal apaercem na tv brasileira, toca bastante em programas de axé pelo brasil, mas nada que possamos chamar de jogada de marketing. Por isso que na minha opinião fazer sucesso hj é algo imprevisivel, e outra quem conquistou o público pode até perder a midia, mas não deixa de lotar seus shows e nem de suas musicas sairem da cabeça destes fãs. O sucesso internacional e hj pode virar o hit esquecido de amanhã,e vice-versa também funciona, como diz a musica dos Titãs "A melhor banda de todos os tempos da ultima semana" é esse o resumo que faço do cenário musical atual!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso