Blog Universo Sertanejo

E se você voltasse a comprar CD original?

André Piunti

Quem acompanhou os noticiários ontem, deve ter se deparado com um protesto feito por diversos gigantes da internet, como Google, Wikipedia, WordPress e etc, contra dois projetos de lei que tramitam nos EUA (um na Câmara e outro no Senado).

Os projetos miram os sites de download, e trazem propostas 'ousadas': além de tirar um site ilegal do ar, coisa que já acontece, a ideia é de que um site que simplesmente linka outro site de download também possa ser retirado do ar (além de poder sofrer várias outras sanções).

Exemplificando, se você procurar no Google uma música pra baixar, e ele te jogar pra um blog de downloads, a justiça pode tirar o Google do ar.

Como diversos grandes sites de download não ficam nos EUA (o Piratebay fica na Suécia, por exemplo), a única forma de minimizar o acesso a ele é proibindo quem o indica. A ideia é defendida pelos grandes grupos de mídia, que contém gravadoras e estúdios de cinema. Faz sentido, mas é bizarro.

O sites que protestaram alegam que alguns trechos dos projetos abrem espaço para a censura (abaixo, a imagem de protesto do Google, ontem, nos Estados Unidos).

Agora saindo um pouco dos EUA, pensemos juntos: e se os downloads deixassem de existir e você voltasse a ter acesso a música apenas ao comprar CD's originais? Seria bom negócio?

Não. Falando especificamente de música sertaneja, por mais que quem seja de fora possa estranhar, o processo seria altamente negativo ao mercado.

O acesso gratuito a conteúdo, como já dito aqui diversas vezes, está na base de formação desse recente e milionário mercado de música sertaneja. Quanto artistas, sinceramente, vocês acham que torcem pelo fim da ''pirataria digital''?

O prejudicado mesmo da história toda é o compositor, o caso mais urgente a ser resolvido. Ao menos um passo, ainda que pequeno, parece ter sido dado ultimamente: o bom senso mostrou que ficar tentando proibir downloads é dar murro em ponta de faca.

Voltando ao assunto do texto, creio que os projetos não sejam aprovados nesses moldes nos EUA, e menos ainda que se invente algo assim pra cá.

De qualquer forma, fica o exemplo de que até mesmo os poderosos Estados Unidos não fazem ideia de como lidar com a relação internet x direitos autorais.

  1. Twitter Marketing

    24/04/2013 00:12:57

    The New Tweetattacks...Auto unfollow users you followed in a specified number of days....

  2. Lawerence Casler

    19/04/2013 12:44:51

    Total Twitter

  3. Ed&Rick

    25/01/2012 13:47:35

    Nos compositores temos que entender que a musica se tornou divulgaçao de nosso produto .As pessoa reclamam pelos direitos autorais ,so que como todos nos temos acesso as musicas os shows lotam cada vez mais e as duplas ficam conhecidas nacionalmente mais rapido, no caso do Michel Telo internacionalmente !!!eu tinha uma grande coleçao de cds e vinil mais eu entendi que a musica hoje e consumida de varias formas ou formatos!!!Tudo e divulgaçao de seu cd e so isso galera!!

  4. Lucimeire Maria Rossi

    24/01/2012 15:03:06

    Eu sou colecionadora dos trabalhos de zcl tenho tudo original,apesar de achar que se fossem mais baratos venderiam muito mais e obvio lucrariam muito mais.Muitas pessoas compram produtos piratas por que gostariam de ter as obras mais não podem pagar um valor tão alto,e com isso sai perdendo os compositores, cantores,enfim todos!!!!!!Penso ainda que se a ganancia não fosse tamanha todos lucrariam bem mais.

  5. Lucimeire Maria Rossi

    24/01/2012 14:42:41

    Apesar de às vezes achar o preço muito alto e saber que muitas pesssoas deixam de comprar CDs eDVDs por ganância dos artistas(que se o lucro for menor,mais pessoas comprariam e cantores e compositores ganhariam mais com vendas.) Eu particularmente ainda COMPRO CDs e DVDs Oficiais e gosto der tê-los,Tenho COLEÇÃO,e fico triste e frustada quando saio p/comprar e não encontro.A MARGEM DE LUCRO É MUITO ALTA E ISSO FAZ COM AS PESSOAS BUSQUEM A PIRATARIA!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. cyberbass

    22/01/2012 00:43:15

    é isto que estou dizendo, é uma questão de valor, antigamente, vc tinha toda uma "Explicação" para o custo do CD, disco ou Fita cassete, pois não era fácil produzir, distribuir, agregar, marketing etc.. agora, é um uma questão de click, click, click, pronto! se meu sobrinho de 7 anos, consegue ele proprio produzir um CD, como as pessoas podem achar que o valor agregado do produto continua o mesmo ? e pior, hoje vejo CD's sendo vendido em supermercado as R$5,00, R$10, como promoção...rs.. por que não fizeram antes? agora até isto é "caro" pois as pessoas ja incluiram o tal do "valor" na cabeça, e como disse virou uma commodite barata..a estratégia de combater a GRANDE pirataria é valida, mas a industria tem que entender que eles não podem querer matar um produtor de pirataria aqui, outro ali etc.. pois o "negocio" é rentável e eles irão voltar, por que vale a pena, a industria precisa sim e entrar pesado na concorrencia deste mercado para "mata-lo" aos poucos, com lançamentos a preços pequenos para que as pessoas voltem a enxergar que o original é melhor e não vale a pena comprar o outro. isto aconteceu com o mercado de PCs, eu me lembro que antigamente nós do interior compravamos máquinas montadas, que eram abastecidas por pessoas que iam até o paraguay comprar os computadores, tudo por que os riscos valiam a pena... este mercado era chamado o mercado cinza.. hoje, o que temos, grandes fabricantes no Brasil, produzindo maquinas boas, com redução de impostos, e com preços acessiveis, logo o que aconteceu? o mercado de PCS no Brasil simplesmente explodiu.. e o mercado cinza, pelo menos eu acredito não cresceu ou até diminuiu, simplesmente por que as pessoas entenderam que os riscos envolvidos ja não valia a pena e por isso era melhor comprar uma maquina nacional, com garantia etc... é isto..uma questão pura e simples de valor...

  7. João Victor M. Muniz

    21/01/2012 22:41:40

    Que nojo!

  8. picapc

    20/01/2012 13:49:52

    É bem simples .. em vez de pagar salários milionários aos cantores , paga um salário minimo, o mesmo de um trabalhador brasileiro que tenha mãos calejadas , ai não me importo de ter que pagar o preço do Cd original, alem disso me cobram pela internet , faço o que bem entendo com ela se eu quiser baixar cd ou dvd o problema e meu!

  9. Ana Paula

    20/01/2012 13:36:34

    Nossa, parabéns, agora só falta a humildade.Pare de ser ridículo¬¬Eu conheci a maioria dos cantores que gosto, baixando suas músicas na internet, não vou numa loja comprar um CD de quem eu ainda nem conheço.A questão não é ser pobre ou rico, a questão é a divulgação de duplas novas, que depois dos dowloands cresceu bastante.

  10. André Piunti

    20/01/2012 10:18:07

    Eu também fui criado assim, inclusive comprei demais na galeria do rock. Acho que o que aconteceu com a maioria (comigo, inclusive), é que a oportunidade de ter todas as discografias possíveis na mão superou esse prazer de ter o disco ali na mão. Eu tenho a discografia inteira do Raul comprada na Galeria, nem imagino quanto custou ao todo, mas pq eu sou fã. Acho difícil que esse costume não suma, ou pelo menos, vire costume de pouca gente.

  11. André Piunti

    20/01/2012 10:14:49

    cara, só entrar em contato com a assessoria do hospital, tem que ver se ainda está disponível por lá

  12. Kali

    20/01/2012 09:26:20

    O ponto chave aqui é o desconhecimento que muitas pessoas tem acerca de como funciona uma gravadora. O artista em si não recebe um centavo sequer pelo CD vendido. Recebe sim por contrato e muitos, inclusive, pagam para que sua música seja divulgada pela gravadora. A Web veio trazer uma forma alternativa onde o músico pode livrar-se do jugo das gravadoras, produzindo sua arte e vendendo-a livremente. Muitos artistas estão fazendo isso, disponibilizando seus cds na web e pedindo que as pessoas paguem o quanto acham que valem. O resultado é que estão faturando muito mais do que o fariam se estivessem presos a uma gravadora que além de tirar o artista sua criatividade. Hoje em dia se a banda tiver um bom produtor,não carece de nenhuma gravadora, somente de uma boa produção de marketing..a não ser é claro, se for muito ruim mesmo e depender de pagar jabá para poder se manter.

  13. Caliel

    20/01/2012 09:25:29

    Baixem os preços dos cds dvds, coloquem eles de 9,90 até 19,90 ai acaba a pirataria.

  14. Arnolf

    20/01/2012 09:22:55

    Pra esse lixo que esse cidadão propaga e que por desrespeito a musica ele teima em chamar de musica, pirataria é valido, afinal o valor disso é igual a um pote de esterco... claro que defende a pirataria, pois só desse jeito consegue divulgar uma porcaria. O problema é que a musica de verdade, que tem valor sofre. Fica quietinho, não fala mais asneira, pirataria é nocivo pra quem é bom de verdade, ja para essa porcaria plastificada, realmente não faz diferença.

  15. Roberto

    20/01/2012 09:07:59

    Parceiro onde posso encontrar os resultados dos exames docantor Gian, que na minha opnião SÃO TODOS FALSOS.. E POSSO PROVAR ISSO.Tem alguns artistas que até fingem estar doentes para ter midia.

  16. Wilson

    20/01/2012 08:59:22

    Embora eu defenda o direito e o trabalho de todos os envolvidos na produção musical, concordo plenamente contigo. Se os "supervalores" fossem coerentes, uma massa monstruosa de admiradores desta arte, adquiriam originais! Me coloco como exemplo sempre gostei de comprar CDs/DVDs originais (quem não gosta) com encarte para ler as musicas, fotos de seus artistas preferidos, enfim...Acho que falta um pouco de inteligencia por parte das "grandes" gravadoras, um exemplo é o mercado gospel, sou evangélico e sempre me descolava até a Conde de Sarzedas em São Paulo (Point da musica gospel) para comprar CDs/DVDs originais, simplesmente pelo fato de poder pagar R$10,00 nos lançamentos em CD e no maximo R$20,00 nos DVDs.

  17. Aquino

    20/01/2012 07:18:35

    Olá Frederico, concordo plenamente. Estive nesta terça feira na GALERIA DO ROCK. Ali, parece que a vida "continua NORMAL.". Mas, percebe-se uma "inquietação no Ar" dos donos de lojas em relação a este assunto. Estão acabando é com um "ato cultural" com esse "baixa de graça". Não sabem quem compôs, a época, Quem toca e o q toca, a obra é baseada em q tema. E Vc, com EU, q só compramos CDs ORIGINAIS,sabe o qto aprendemos e temos muito mais prazer e orgulho de estar ouvindo um cd ou LP com todas essas informações em mãos??

  18. Aquino

    20/01/2012 07:04:59

    Se Vc escrever novamente " VIOLINAS", Eu vou apoiar piratear qqr coisa...

  19. Beth

    20/01/2012 03:46:29

    Piunti, fugindo um pouco da 'prosa'. Vc viu que no CD/DVD de Tânia Mara além da participação da Paula Fernandes tem uma música inédita chamada RODA GIGANTE composta pela Paulinha??

  20. walter

    20/01/2012 02:55:53

    Acho deveriam deixar piratear somente a porcaria dos sertanejos pois de música aquilo não tem nada e nem cantores que prestam. Portanto se comprar é caro.

  21. Edu Camargo

    20/01/2012 01:59:56

    O CD pode custar 5, 10, 15, 20, ou 30 reais. Não importa quanto custe uma obra musical, seja em CD ou por meios digitais, o fato é que a música já não gera mais tanto interesse a ponto de levar o povo a uma obrigação pessoal de comprar CD de quem quer que seja. Falo mais sobre isso depois.As pessoas devem também se lembrar de que o custo de um CD não se deve exclusivamente à fabricação do mesmo. Negociações com editoras, autores, músicos, estúdio, arte, mesmo viagens quando se precisa de alguma coisa que o Brasil não pode gerar, por exemplo, alguns discos são masterizados em outro país por não haver às vezes mão de obra e/ou ferramentas que proporsionem ao ouvinte de um disco um produto final com profissionalismo ímpar. E claro, impostos cobrados sobre o trabalho produzido, atravessadores que levam vantagem sobre o preço do CD, tudo isso torna o produto aparentemente caro, mas se o artista realmente valer a pena, as pessoas não medem preço, principalmente se for um título impossível de ser achado.Esse papo de preço acessível pode até fazer sentido, mas em muitos casos é falácia; porque existem coisas bem menos acessíveis, mas que as pessoas compram sem mais apego. E às vezes, coisas que em questão de pouco tempo perdem seu valor.O fato é que não é toda e qualquer música que o povo tem interesse de pagar, visto que a questão comercial ultimamente tomou na música muito mais proporsão do que a questão artística. Porque se fizer algo que para o povo faça muito, mas muito sentido, as coisas acontecem, o artista vende disco e tira a sua porcentagem, vende shows, o compositor ganha com os direitos autorais, o povo fica feliz porque uma cantora ou um cantor ou banda canta a minha vida e ninguém perde com isso. E infelizmente muita gente oportunista está aí no spotlight, porque existe também a compra de espaço em rádio e TV, coisa que pode ser muito bem evitada, se a música tiver de fato a apreciação do povo. Quem é, é, e assim as coisas sempre vão ser; e a vida segue o seu curso.

  22. Cyberbass

    20/01/2012 00:36:37

    sinceramente, sempre ouve "Pirataria", me lembro quando era mais jovem, ficava escutando rádio e com a fita cassete ali no deck, pronto para soltar o pause para gravar aquela musica que curtia, e fiz isto muitas vezes, por um motivo simples; economia de grana.por mais que vejo alguem "defender" a questão do direito autoral, existe uma conta no Brasil que não fecha, e sempre digo que Brasileiro gosta de trocar ouro por espelhos, como nossos indios faziam no passado. o lance é o seguinte, em um País onde o salario minimo é de menos de 300 dolares (vale lembrar que a 10 anos, nosso salario minimo era menos ainda) como pode um CD ou DVD custar 35, 40 , 50 reais ? é quase 10% do rendimento de um assalariado comum, e esta massa de gente é que faz parte o Brasil, o salario médio do brasileiro é perto de 1.200,00 (mais isto é uma média, vale lembrar que somos o campeão de desigualdade salarial). ou seja, a grande massa, nunca teve acesso de verdade as musicas, pois não tinha grana, no maximo o cara comprava uns 10 discos ao longo de sua vida, o que fale a verdade, é muita pouca música, e onde ele ouvia o restante? nas rádios, clubes, fita cassetes gravadas etc...sempre comento com meus amigos, que os culpados para a pirataria se tornar uma epidemia, são as proprias gravadoras e artistas, pois antes que isto se alastra-se, eles deveriam ter "acordado" e entendido que a musica virou uma comodite, barata, acessível, simples, e que aquele formato antigo, CD, DVD encarte etc..estava fadado a morte, a internet veio para matar qualquer tipo de logistica que era necessário entre o artista e seu publico; mas o que eles fizeram ? nada...continuaram na mesma, tentando processar um ou outro aqui...o que foi dar murro em ponta de faca...agora com o leite derramado, com a produção de CDs e uma logistica toda formada para distribuir a pirataria de forma mais barata ainda, o que eles estão tentando fazer...continuar dando murro em ponta de faca... o que o universo da musica tem que entender em minha opinião é que a internet veio para ficar, e que o artista ou gravadora que antes ganhava milhoes vendendo CDs terão que ganhar menos, que os artistas consagrados, irão continuar ganhando dinheiro, mas de outra forma, e com mais concorrencia, e digo mais, isto acontece em todas as profissões, ou vc acha que um advogado bom não ganha mais dinheiro que um ruim ? que um técnico de futebol bom não ganha mais dinheiro que outro, e assim por diante, o que não irá mais acontecer é o cara que faz uma unica musica e fica milionario como se tivesse achado um arca de ouro no fim do arco-iris, tudo por que, o mercado aumentou e a concorrência também.

  23. jaquisson

    19/01/2012 23:56:36

    "ninguém sai por aí roubando carros"Em que planeta vc vive?

  24. celso

    19/01/2012 23:25:54

    O pior prejudicado não é o autor. É o músico de estúdio.É aquele que participou do arranjo original, gravado no estúdio e que será excluído da versão "ao vivo".São os violonistas, violinas, corais e demais que muitas vezes sequer são creditados.Os compositores ainda podem faturar bem, seja nas regravações, seja nas execuções em rádio e nos set-list dos shows.

  25. Ricardo Jonhy

    19/01/2012 22:28:11

    Acredito que devemos valorizar mais os compositores , se não estamos mais ouvindo música com melodia , e só essas porcarias de duas frases . É porque compositor não ganha mais nada , devido a facilidade de baixar músicas na internet .

  26. Super XY

    19/01/2012 22:14:57

    Preço de CDs- muito caro, sobretudo lançamento, os relançamentos e coletaneas (exceto som livre) têm um preço razoável, quem ganha gravadora e cia, nada contra, porem reduzam impostos, burocracia, acabem com os diversos atravessadores. Queixam-se que o compositor não ganha, então o negócio é cobrar por músicas que artistas cantam no show um valor, e cada vez que o artista cantar, ele dessembolsa royalities ao compositor. Agora quando se tem qualidade ou quando cativa o publico as vendas disparam ( Vide Adele (qualidade) e agrado do público ( Paula Fernades e Teló), o resto é papo furado, quanto mais proibirem só facilitam o desenvolvimento de novas formas de difusão, isso é igual a tirar o sofá da sala

  27. Emerso Nunes

    19/01/2012 21:33:48

    As pessoas reclamam do preço do CD, não reclamam do preço do Iphone, da BMW, TV Led, do IPad... Pq 30,00 no preço do CD é caro?Não é o cd q é caro não... o cd tá é barato...caro é o meu carro, o meu celular, minha tv e meu Ipad...pobre tem mais de escutar música pirata mesmo...e de graça.anda de carro mil, celular sem internet e tv de 29 polegadas... tá reclamando do que?? agora quero ver chegar no meu padrão de vida e comprar cd pirata pra colocar no baita som que eu tenho em casa e no meu carrinho!!! Só compro cd original é o que eu mereço!! e download só pago!! Cada um tem o que merece........

  28. JAKSON ANTUNES MORAIS

    19/01/2012 21:23:38

    Tomara que esta onda de poder escutar as músicas antes de comprar o CD pegue tb em outros segmentos:poderíamos usar o celular antes de comprarpoderíamos testar o trabalho do advogado antes de contráta-lopoderíamos ler livros antes de compra-lostraduzindo:poderíamos testar qualquer tipo de serviço antes de comprarpoderiamos testar qualquer produto antes de comprarQue tal esta idéia, não é fabulosa???Sou totalmente a favor dos downloads gratuitos!!!E também acho que deveríamos dar a oportunidade a todos de saber a qualidade dos produtos antes de comprar.Jpa imaginou testar uma TV LED 60" 3D antes de comprar??SHOWWWWW

  29. AUGUSTO SEVERRO

    19/01/2012 21:12:18

    PARABÉNS PELA SUA EXPLANAÇÃO CONSCIENTE E RACIONAL DO ASSUNTO.EU COMPRO CDS ORIGINAIS!

  30. André Jacob

    19/01/2012 20:55:30

    É um assunto polêmico. Obviamente sou contra isso. Eu particularmente eu faço uso do download para conhecer o trabalho de algum artista e não vejo nada errado nisso, e só depois eu compro o cd físico se me interessar. Mas nem todo mundo se interessa em comprar cds se existe a possibilidade de ter de graça. Eu curto o encarte, as informações, fotos, etc. Acho errado proibir o download, já que uma das oportunidades da internet é o livre acesso de informações. Existe mercado para todos. Fã que é fã não vai deixar de gastar dinheiro para ter material de seu artista, mas obrigar alguém a comprar algo que talvez vá ser deixado de lado em pouco tempo é incitar a obsolescência do produto, aumento de lixo, poluição, etc...

  31. André

    19/01/2012 20:47:06

    oi

  32. gilberto

    19/01/2012 20:23:10

    Se as gravadoras fossem honestas, baixariam o preço dos CDs e venderiam milhões. Hoje, um lançamento não deveria custar até R$ 40,00. Diante da tecnologia de produção musical, isso é desonesto. Nos anos 70 e 80 todo mundo copiava LPs em fitas K-7 - ninguém reclamava de pirataria e nenhum artista ficou mais pobre por causa disso.

  33. Anna Luiza

    19/01/2012 20:12:02

    Todos meus CD"S são originais.O ultimo foi de Mariza Monte.Está muito bonito.Odeio pirataria.

  34. @Ana_Moitinho

    19/01/2012 16:21:41

    O que pra mim aconteceria que diminuiria bastante o em quase 90% o meu acesso a internet, pois o que mais faço é baixar cd, mas os artistas que eu mais gosto eu compro cds originais, por exemplo Zezé Di Camargo e Luciano, Victor e Leo e Leonardo eu posso até baixr o CD pra ir ouvindo, mas assim que posso compro o original!Mas sinceramente falando acho um retrocesso tirar esses sites, pq é o maior e mais eficaz meio de divulgação de um artista, as gravadoras por si só não tem mais a força que tinham antes pra manter um artista no mercado sem esse apoio, entendo de todo o processo da gravação sei da quantidade de profissionais envolvidos, mas a ajuda da internet amlia e muito os horizontes de um artista. Pensar em não baixar musica é quase que relembrar os tempos da ditadura!!!

  35. SÉRGIO REINALDO ROSMAN

    19/01/2012 15:55:09

    Depois que surgiu o CD, a pirataria também surgiu porque o CD original é muito caro. Eu sei que as gravadoras precisam pagar os músicos,os cantores, compositores, etc. Mas se os CDs originais fossem mais acessíveis ao público, primeiro, venderiam mais, as gravadoras e os artistas ganhariam mais; segundo, com preços baixos dos CDs originais,a pirataria tornar-se-ia menos lucrativa e desinteressante.Vejam, por exemplo, no caso dos LPs: As músicas eram milhõs de vezes melhores e os artistas também. Por quê? Porque, para gravar um LP, o artista tinha que ser no mínimo muito bom, caso contrário não gravava. Se alguém tentasse piratear um LP, veria que, com o alto custo, não valeria a pena. Com o CD isso não acontece, porque gravar um CD é fácil, barato e não precisa ser bom artista. Qualquer um de nós que quiser gravar um CD consegue, mesmo não tendo a mínima qualidade que um artista deve ter. Basta procurar uma gravadora de CD de "fundo de quintal", gravar, pagar e pronto! É por isso que tem tanta porcaria tocando nas rádios e somos obrigados a óuví-las, porque as rádios só tocam quantidade e não qualidade. São raros os programas que tocam músicas de qualidade e, quando o fazem, é sempre de madrugada, quando a maioria das pessoas estão dormindo! É justamente por isso que um cantor, dupla (que diz que é sertaneja, mas que de setanejo não tem nada) gravam CDs, fazem sucesso durante uma semana, ou um mês e desaparecem com a mesma velocidade com que surgiram. Querem um exemplo? Felipe Dylon, que fez um sucesso tremendo durante alguns meses, sumiu que ninguém viu para onde foi! E a cantora do "Tô nem aí"? Alguém tem notícia? E assim, muitos outros que estão fazendo sucesso hoje vão trilhar o mesmo caminho. Alíás, se vivêssemos ainda na Era do LP, 97% (ou mais) desses cantores não teriam conseguido gravar uma música sequer!É... os tempos mudam!

  36. Pedro

    19/01/2012 14:26:26

    O público final, o consumidor, não tem nada a ver com as questões internas do mercado. Se o músico, o cantor, o compositor, o produtor, a gravadora ou qualquer outra pessoa do meio enfrentam algum tipo de problema, o consumidor final não tem nada com isso. Essa é a questão que acho que ninguém entende. Não adianta fazer apelo de direitos autorais pra quem não tem nada a ver com ele. O mercado tem de se adaptar com o passar dos anos, e não querer forçar que as pessoas se adaptem a ele pq ele é de tal jeito há sei lá quantos anos.

  37. Eunice

    19/01/2012 14:10:43

    A pirataria é uma ofensa aos compositores. Quem pensa que artista ganha dinheiro em shows e o dinheiro pesado fica com os donos das gravadoras esquecem que os compositores se sustentam também com a venda de suas músicas gravadas. É muito cômodo ter um disco sem pagar por ele.

  38. Frederico

    19/01/2012 13:56:46

    Em relação ao texto, tenho algumas observações: 1. Em relação a censura: O pessoal está exagerando, afinal censura está ligada ao sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. O que não é o caso;2. O papo que seria um golpe nos donos de gravadoras, pelo preço absurdo dos cds também não vale. Afinal o preços dos carros no Brasil são os mais caros do mundo, quando comparados com a renda da população, e ninguém sai por aí roubando carros;3. Falando especificamente de música sertaneja, como bom fã de Heavy Metal, acho que seria importante para ver quais são os mercados que realmente consomem música e quais viram hits simplesmente pelo fato de serem de graça. Isso poderia contribuir também para o aquecimento e aparecimento de rádios com programação segmentada.Esses são os meus pontos de vista e apenas uma opinião.

  39. Denis

    19/01/2012 12:49:52

    Um celular custava U$ 3,000 quando foi lançado. Um computador também. Com a evolução da produção, todos os preços caíram, menos o preço de um CD ou DVD. Ninguém gosta de ficar alimentando o que está por trás da pirataria, mas também não dá para ficar gastando com algo que hoje se tornou um produto volátil (vide a rapidez dos lançamentos de músicas novas pelos artistas). Ademais, se um artista vende 30.000 cópias de um DVD, a pirataria já deve vendido 10 vezes mais do mesmo produto. A exceção a essa regra, na minha modesta opinião, é a vendagem esplendorosa do DVD Oficial da Paula. É um produto muito bom, que você pode dar de presente para mãe, pai, avós, namorada, etc. E ninguém vai dar de presente um produto pirata. Se a indústria fonográfica baixasse o preço, com certeza o público compraria mais CDS originais.Outra coisa, CD virou mídia. Em cada viagem para nossos eventos eu volto com uns 10 CDS/DVDs na bagagem. O artista dá de graça, como promoção e as gravadoras fecham os olhos, tipo “não estou vendo, não estou vendo...”, pois estão ganhando em cima dos shows dos artistas. Por isso também não estão interessadas em baixar o preço, pois o produto fim, virou meio, uma receita agregada.Mas um ponto que considero importante é o do Direito Autoral. Seja pela pirataria, seja pela prática lesiva de alguns gravarem sem autorização e depois verem o que vai dar. Daí você recebe cinco emails no dia, da mesma música, com cinco artistas diferentes, numa corrida maluca para se ter/virar um hit. Isso tem que ser respeitado e controlado, seja no meio físico, seja no meio virtual, pois compositor vive disso (nenhum compositor paga suas contas só pelo fato de fulano de tal gravou minha musica, mas sim pelo recolhimento de direitos autorais), empresários sérios investem nisso e não dá para continuar essa bagunça predatória que está se tornando o meio musical.

  40. William Owen

    19/01/2012 12:48:17

    1° Artista NUNCA, eu disse NUNCA ganhou bem com vendas de CD. Quem ganha mesmo em CD é gravadora, produtores, compositores e uma parcela mínima para o artista. 2° Proibir baixar é proibir conhecer artistas novos. Conheci taaaantos bons artistas com a Internet, acho que loja de disco nenhuma me daria tal proporção musical a mim.3° Quer dar dinheiro ao seu artista? Vá ao show dele. Simples assim.

  41. Leonardo

    19/01/2012 11:30:17

    E quem baixa desrespeita? Querer ouvir o CD é desrespeito? E outra, dos seus ídolos vc compra, e dos outros vc baixa? Então vc só respeita seus ídolos? Não tô discutindo não, Marineide, só tô jogando algumas ideias. São poucos os artistas hoje que pedem pro público comprar o CD, o pensamento é antigo. Pedir isso hoje é até falta de consciência. A fonte principal de renda dos sertanejos são os shows, pra que querer tirar a força 20 reais da mão de um fã? Acho bobeira...

  42. Alexandre

    19/01/2012 10:34:27

    Ídem. concordo plenamente e é o que faço.

  43. Marineide

    19/01/2012 09:16:17

    Compro cd original dos artistas que curto, tenho respeito com o trabalho deles.

  44. mileciano batista

    19/01/2012 09:01:02

    Bom dia piunt, eu vi o clipe do michel telo Ai se eu te Pego, em dois canais da colombia, canal 13 e City Tv, e no canal campus tv de honduras

  45. Celino

    19/01/2012 08:35:35

    A opinião é forte, vc praticamente se posiciona a favor da não compra de discos, ou da 'pirataria', mais diretamente. Não sei se todos vão entender o posicionamento, mas é uma ideia que pode ser retomada por aqui pra que ganhe corpo, por conta do teor anárquico que ele toma. Cultura deve ser livre e gratuita, é isso, né?Olhando friamente, de fato, a pressão antipirataria é das gravadoras e editoras, que simplesmente perderam a mamata. Só que nós não temos nada a ver com isso, as mudanças da sociedade não podem se importar com o lucro de empresas, ainda mais de empresas que só sabem ganhar, ganhar e ganhar.Citaram Adele, que vende muito, e vão citar Paula Fernandes. São exceções, e mesmo assim, se o trabalho fosse assumidamente gratuito, mais milhões de pessoas teriam tido acesso. O que importa é a arte ou o lucro da gravadora? Há de se pensar.

  46. DANIEL MOREIRA

    19/01/2012 07:07:49

    Piuti, muito oportuno o seu texto.Sempre comprei CDs originais, porém não para sustentar mídia e poderosos, mas sim porque deveríamos pensar nos músicos, arranjadores e afins que são pais de família que dependem de seus empregos nas gravadoras e nos shows.Sem contar que se o artista recebe mais, tem maior poder de fazer um próximo trabalho muito bem feito. Ex.: Titãs 97 acustico, Tudo por Amor (C&X) 1993, e proporcionar aos nossos ouvidos melhor qualidade, inclusive nos shows e nas composições, porque consequentemente, vendendo-se original, os compositores ganham mais também e se motivarão a compor coisas melhores. É minha opnião somente, ok?

  47. Eder Motta

    19/01/2012 03:33:35

    Com essa proporção que a internet trouxe pra downloads,etc. O único prejudicado é o cacique dono da gravadora. Artista nenhum ganha dinheiro com CD. Ganha com shows. Sou um músico e sei disso, estou no meio artístico há 15 anos. Sem contar que o CD hoje já é uma mídia grande e ultrapassada. Um pendrive com 4 GB tem. O mesmo preço de um CD com menos de 1 GB. Demoraram muitoooo pra legalizar as coisas no começo. Substimaram o poder da internet há muitos meses atrás. Na verdade, todos artistas e gravadoras deveriam por suas músicas em seus sites, cobrando 1 real por música no máximo. Se você gosta do artista e quer qualidade, você pode comprar. Já é um começo... Mesmo que isso devesse ter começado há muitos anos atrás. O problema hoje é: burocracia, impostos, e muito produto de péssima qualidade. Quer uma prova? Adele! Tem qualidade! E ela vende CDs até hoje em milhares!

  48. Lorão

    19/01/2012 02:06:16

    Na minha opinião a coisa já perdeu as rédeas nada conseguirá mais ser feito. Quem nunca baixou ou nunca recebeu músicas pela internet? Hoje é uma ferramenta que todos usam e quanto aos artistas eles ganham mesmo dinheiro com os shows e sabemos que é milhões hoje a venda de Cd´s não fazem mais "diferença" para o bolso dos artistas mas devem pensar em algo pra compensar os compositores esses sim merecem serem estudados e ajudados. Parabéns Piunti ótimas matérias como sempre.Bjus!

  49. Fabio Lima

    19/01/2012 02:02:26

    Perdoe a falta de polidez, mas quem defende a proibição do download 'ilegal' ou vive no mundo da lua ou tem ausência de inteligência.O mercado de arte/entretenimento NAO DEPENDE dos grupos de mídia. A pirataria não acaba com A ARTE/ENTRETENIMENTO, ela acaba com OS GRUPOS DE MIDIA.Entenderam? Eles que se virem e criem alternativas ou aceitem o fim.

  50. jean

    19/01/2012 01:57:02

    sou a favor da proibição de abaixar musicas na net..primeiro que os poderosos continuam dando as cartas no mercado e segundo que o artista paga para gravar ,sendo assim ele precisa se valorizar e começar a cobrar tbm.......

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso