Blog Universo Sertanejo

A música sertaneja no iTunes

André Piunti

Nos últimos dias, diversos veículos noticiaram o ranking de músicas compradas no iTunes do Brasil, mostrando Michel Teló no Top 10.

No entanto, vendo a lista das 100 músicas mais baixadas, percebe-se que ela é completamente dominada por artistas estrangeiros.

Poucas músicas sertanejas são novas, já que foram poucos os lançamentos neste final de ano, o que pode justificar algo.

Logo em janeiro, quando chega o novo CD de Fernando e Sorocaba (ele já pode ser ouvido aqui, e imagino que vá entrar no iTunes), e principalmente a parceria de Paula Fernandes com a Taylor Swift, será possível ter uma noção se os internautas utilizarão o iTunes pra consumir produtos sertanejos ou se a utilização ficará restrita apenas ao download de  hits.

Das 100 mais, há 15 canções só sertanejas, e 14 somando todos os outros artistas nacionais. Abaixo, a lista das sertanejas.

___

03 – Ai, Se Eu Te Pego – Michel Teló
06 – Balada Boa – Gusttavo Lima
11 – Ai, Se Eu Te Pego (versão do DVD) – Michel Teló
20 – Não Precisa – Paula Fernandes com Victor e Leo
24 – Fugidinha – Michel Teló
31 – Sou Fod* – Carlos e Jader
33 – Pra Você – Paula Fernandes
45 – Pássaro de Fogo (Versão do DVD) – Paula Fernandes
53 – Ei, Psiu, Beijo, Me Liga – Michel Teló
54 – Chora, Me Liga – João Bosco e Vinícius
56 – Nega – Luan Santana
57 – Cor de Ouro – Gusttavo Lima
61 – Amo Noite e Dia (acústico) – Jorge e Mateus
62 – Amar Não é Pecado – Luan Santana
100 – Meteoro – Luan Santana

  1. cleber galdino

    26/08/2012 19:29:48

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  2. Eduardo

    24/12/2011 21:31:49

    E falando sobre o texto. Temos que levar em conta também que por enquanto só é efetuada compra através de cartão internacional. Não esta sendo aceito cartão nacional ainda. Por esse motivo dá pra imaginar que os atuais consumidores do iTunes tem algum poder aquisitivo elevado, já que ninguem pede cartão de crédito internacional só pra comprar no iTunes. Isso derruba por terra o velho mito de que os consumidores de música sertaneja sejam do povão(como preconceituosamente nossa música é relacionada). A verdade é que esse iTunes irá promover mais os artistas americanos e ingleses. Acho que é isso o que irá acontecer. Uma coisa que tambem não entendo é o motivo dos albuns da Paula e da Marisa Monte estarem duplicados na loja. isso é ruim para as duas, uma vez que as compras sendo divididas entre os dois albuns impede, que se fosse apenas um ele estaria mais bem colocado no ranking. O que eu queria saber é se esses rankigs são coisa do momento, tipo: os albuns mais vendidos das últimas 24 horas, ou se é um ranking de todo o tempo em que o album entrou na loja. Isso que eu queria saber mas não encontro respeto em lugar nenhum. Abraços Piunti.

  3. André Piunti

    24/12/2011 14:40:32

    só no ano que vem msm... e com dvd

  4. Elisa

    24/12/2011 13:58:10

    Quem é o cara que está fazendo algo contra a Paula Fernandes??? Conta pra nóis aí, vai! Fala do milagre e não entrega o santo??? Fala aí, Eduardo, pra gente 'malhar' o safado que está fazendo isso!!

  5. Elisa

    24/12/2011 13:47:51

    Bom...não sei qual é o assunto, só imagino!! Não querendo me intrometer, mas já intromentendo, quero dizer que o Michel Teló é a pessoa mais simples e humilde que já vi. Ele trabalha, trabalha e muito, sem se preocupar com o jardim do vizinho, pois é uma pessoa boa de coração, e não é a toa o Sucesso que vem fazendo, e crescendo a cada dia!! E aproveitando a oportunidade Piunti, desejo um Feliz Natal, pra vc e toda a família, e muito sucesso para o blog em 2012!!Bjinhos

  6. Eduardo

    24/12/2011 13:30:42

    Quer saber aquilo ali é coisa de gente que quer impedir que os dois façam parceria em 2012. Os dois conversam sobre uma parceria para o ano que vem e alguem não quer que isso ocorra pois acha que isso pode ser bom para um ou para outro ou como eu para os dois. Aquilo ali é uma arapuca. Saquei logo. Aquilo ali é pra colocar um contra o outro, pode estar certo disso.

  7. Eduardo

    24/12/2011 12:21:37

    Não tenho a menor dúvida de que os Teló não teem nada à ver com isso. Tenho a mais absoluta certeza de que não. Tenha mais certeza que aquele texto tanto é ruim para a Paula quanto é para o Michel Teló, pois cria uma rivalidade entre os fãs dos dois. E é essa intenção daquele texto, criar atritos, dividir e desagregar. Pra que aquilo??? Só pra criar atritos. Só pra isso.

  8. Marcos

    24/12/2011 11:56:00

    Fala Andre,Cara , e o novo CD do Jorge e Matheus, noticias???

  9. André Piunti

    24/12/2011 11:45:00

    pode ter certeza que não há nada por parte dos Teló, aqueles ali não falam mal do trabalho de ninguém

  10. Eduardo

    24/12/2011 10:43:40

    Piunti, estou assustado com o texto do estadão sobre o Michel Teló de hoje. Você viu o ataque feito à Paula Fernandes? O que é aquilo? Será que aquilo foi gratuito ou pago? To arrepiado. Foi um ataque velado. Você está sabendo de algo que tenha acontecido para aquele texto ser publicado? Não acho que seja algo do empresário do Teló, acho até que seja coisa de outra pessoa querendo criar um atrito entre o Teló e a Paula Fernandes. Esse ano eu ví várias tentativas de jogar as pessoas contra a Paula Fernandes colocando ela em atrito com outros artistas e contra os fãs dela própria. Vi isso o ano inteiro, mas não vou dizer os nomes, e esse texto pra mim é só pra criar uma rivalidade que não existe e não tem porque existir. Seu próprio texto sobre os caches dos artistas mostra muito bem que existe muito espaço para todos e que até falta artistas para fazerem as festas. Porque será que os jornalistas querem tanto criar atritos e rivalidades entre os sertanejos? Será que é uma estratégia para enfraquecer a força dos sertanejos que unidos poderiam fazer ainda mais coisas pela nossa cultura? Duvido que o Michel tenha ficado feliz de ver um texto onde ele é enaltecido outro artista esteja sendo pisado. Será que é preciso para enaltecer o feito de alguem passar por cima de outro artista? Eu sei muito bem quem é que está por traz desses ataques contra a Paula Fernandes. Uma hora a casa cai e todo mundo vai saber do quanto esse cara é sujo e joga sujo nos bastidores da música sertaneja.

  11. Eduardo

    24/12/2011 10:18:13

    Pra mim o ranking mais importante é o de album, pois envolve todo o trabalho do artista e não somente uma música. Nesse caso todos sabem quem está em primeiro entre os brasileiros.

  12. Sandro

    23/12/2011 17:29:34

    André!Passando por aqui para desejar a vc um ótimo natal e um feliz ano novo...Suas matérias são essenciais para o universo sertanejo e de grande valia para todos que estão iniciando sua carreira (pois são referências quanto a informações) e para os fãs que gostam de nossa boa música sertaneja....Sucessos e que continue assim em 2012...ah! espero que neste ano vindouro, vc e o Brasil, possam conhecer o nosso trabalho também....abçs...

  13. Emília Lima

    23/12/2011 15:01:35

    André Piunti, eu queria saber quando vai ser lançado o dvd do Guilherme e Santiago, que foi gravado no final de agosto deste ano? Desde já obrigado.

  14. Nayara Swarowski

    23/12/2011 14:39:51

    Acho ótimo quando fazem este tipo de "balanço" das mais baixadas sertanejas... Porém, como amante do sertanejo tradicional, fico entristecida, pois só vejo sertanejo universitário no ranking. Valeu pela matéria, Piunti!Bjo.@NayaraSwarowski

  15. Gustavo Ferreira

    23/12/2011 14:10:41

    Gustavo Lima, Michel Teló (apesar dosucesso ai se eu te pego), victor e léo, todos deicharam a desejar nos seus novos cds, esperava bem mais do que algumas musicas legais, o não lançamento de um cd de jorge e mateus ( só se dão bem com o pinochio). Estou muito ancioso para ouvir o F&S acustico 2, tenho certeza que vai ficar muito bacana.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso