Blog Universo Sertanejo

Primeiro DVD do projeto “Sertanejo Play” é gravado em Vinhedo-SP

André Piunti

Faz mais de quatro anos que o blog está no ar, e nenhuma postagem foi feita a respeito da região em que eu nasci e moro até hoje, a de Campinas.

De mais relevante que existe aqui na cidade, é que Chitãozinho e Xororó são moradores ilustres. Musicalmente, a cidade não tem força no meio sertanejo.

Lembro-me do dia me que conheci Edson e Hudson, em Indaiatuba, 2003. Eles já eram sucesso, mas o Edson me disse: ''cara, a gente toca em todo canto, mas parece que em Campinas não vai''.

A região é dominada por rodeios bem sucedidos, mas a cidade, de 1,2 milhão de habitantes, não anda.

Por saber disso há tanto tempo é que me surpreendi com a escolha da região para a gravação do ''Sertanejo Play'', projeto que busca dar visibilidade a artistas que ainda não fazem parte, de fato, do grande mercado sertanejo.

A gravação aconteceu ontem (15), em Vinhedo-SP (Campinas, Valinhos e Vinhedo são cidades emendadas), com sete nomes, quatro aqui da região: Betho e Menon, Rodrigo Marin, Karyn Garcia e o trio Villa Baggage. Ainda há a dupla Junior e Marconi, de Brasília.

Os outros dois foram Marco Aurélio e Paulo Sérgio, dupla que volta aos palcos após um período parada, e Munhoz Mariano, que participaram como convidados.

Como já expliquei no blog, o projeto é encabeçado pelo produtor Ivan Miyazato (foto abaixo), e conta com toda sua equipe renomada, com Eduardo Pepato e Fernando Trevisan (Catatau). O empresário Alexandre Souto também faz parte da equipe.

Quem pôde acompanhar ou já teve contato com o trabalho dos artistas participantes, que é o meu caso por morar aqui, sabe que qualidade musical não é problema. Difícil mesmo é ''existir'' para o mercado.

E o grande êxito que o ''Sertanejo Play'' pode conseguir, é justamente colocar esses nomes no circuito. Ninguém vai sair fazendo cachê milionário, mas vai passar a existir além dessa região. Com as portas abertas, vai do trabalho e do destino de cada um.

A ideia do projeto, como o Ivan disse ao blog, é que ele se estenda para outras regiões, com o intuito de descobrir gente boa, com trabalho sério, e que precise apenas de uma ajuda de um grande nome do meio.

___

*Fotos – Fabio Nunes

  1. Ricardo

    22/12/2011 17:38:56

    Esse projeto é tão bom que vai acabar com aqueles empresários que só pensam no próprio lucro... Quando estavam começando eram "humildes"... ou "parceiros"... mas basta comprar um carrão importado que já se sentem donos do mundo... Devendo na praça e jurando que são sérios... pouco se importam com os próprios artistas e contratantes... Parabéns a todos do projeto!

  2. Luis

    22/12/2011 17:33:53

    Imagine a dupla Junior e Marconi... começando a carreira... compondo com Marco Aurélio (Marco Aurélio & Paulo Sérgio)... arranjos de Eduardo Pepato... Catatau no vídeo...tudo isso sob a batuta do Mestre Ivan... É sucesso!!!

  3. Nane Costa

    19/12/2011 16:53:08

    Eu fui na gravação... foi sensacional... sem palavras =) Todos muito talentosos. E não preciso falar que o grande destaque foi o trio do Villa Baggage, né? Eles mandam muito!

  4. Eduardo

    17/12/2011 19:22:23

    Eu olho tudo isso aí. Olho sempre, talves eu olhe mais do que devia, na verdade eu sou um extremo torcedor da música sertaneja. Eu acredito que a música sertaneja mais do que entretenimento possa ser um fator de união entre as regiões de sua origem. Acho que eu vi alguma coisa sobre essa lista aí, em algum lugar. Eu vi por cima. Acho que foi num blog de rock, rssss... Acho que foi isso mesmo, o cara reclamava que só tinha uma música nacional de rock entre as 50 mais tocadas. Nada contra rock, eu tambem gosto de rock, de erick clapton, the band, roling stones(acho que é de contre\rock), Mark Knopfler, Bruce Springstin(gosto muito)... Vc já viu como essa galera da MPB e do Rock e do Axé tem pegado dinheiro público? Pow os caras estão metendo a mão nas arcas com ajuda da irmã do chico buarque. Será que se os Sertanejos fossem lá pegar esse dinheiro eles vão liberar? Os sertanejos deviam ir pegar esse dinheiro também meu, que isso. Eu sou torcedor ferrenho da música sertaneja, e dentro da música sertaneja tenho meus preferidos, mas defendo todos porque é a defesa da minha cultura, da minha região e porque tenho muito orgulho das minhas origens.

  5. André Piunti

    17/12/2011 12:24:13

    Espera pra vc ver o ranking de mais tocadas de 2011. Eu li esses dias, logo vai ser divulgada. Entra no letras, no vagalume, no cifraclub, na rádio uol, em qualquer site que tenha relação com música... não existe nenhum em que o sertanejo não domine quase inteiro o Top10... nem a lista de letras mais procuradas do Google escapou. Não tem nem como pensar em competir com a situação do sertanejo hoje. Esse projeto mesmo do Sertanejo Play, que outro estilo conseguiria fazer algo assim? Não tem...

  6. Eduardo

    17/12/2011 11:18:17

    Acho que quanto mais popular ficar o iTunes mais os sertanejos vão dominar. Vai ficar para os sertanejos disputarem com os gringos, que possuem os albuns mais baratos(acho uma sacanagem isso). Agora é sacanagem colocarem os albuns da MPB em destaque e o dos sertanejos ficarem escondidos. Uma sacanagem isso. Outra sacanagem que acho é o video-clip da Paula com o Almir sater não ter a popularidade que merecia ter.( tanto no iTunes quanto no youtube) A música é linda e a parceria idem. Aquele video-clip na minha opnião é a melhor coisa do DVD da Paula. Queria ver a MTV noticiar o ranking do iTunes. rsss No ano que vem pelo menos a metade dos mais vendidos do iTunes serão sertanejos. Por isso que digo, os sertanjos são o que são, por serem a expressão cultural da região mais rica e importante do país, e alguns grupos como a MTV(que é do grupo abril ligadíssimo ao setor do agronegócio) não desrespeitam a música sertaneja mas sim essas regiões de onde ela se origina. Temos que fazer com que nos deem o devido respeito.

  7. André Piunti

    17/12/2011 10:23:07

    quero nem ver quando sair o novo da Paula... em janeiro/fevereiro tem o do Sorocaba, em março tem o do Zezé... acho q vc imagina como vai ficar o ranking, né haha

  8. Eduardo

    17/12/2011 08:51:36

    Piunti, to dando risada aqui. No iTunes os artistas do Country americano estão na mesma seção que os Sertanejos. rsss Inclusive a Taylor Swift. Eu fico aqui imaginando o tanto que aquele pessoal da MTV deve estar puto com isso. rsssss Se a Taylor fosse brasileira duvido que a música dela iria passar na MTV. E uma sacanagem muito grande é o pouco destaque que os Sertanejos estão tendo na página inicial do iTunes. Só o Vcitor & Leo estão com o album visivel para quem acessa a loja. Até a Paula Fernandes que está em sexto lugar e está disputando posições com a Marisa Monte (tem o iTunes apitando à favor da Marisa Monte), que tem um baita duma propaganda logo na página inicial. To achando que os Sertanejos vão ser escanteados nessa coisa aí. Quanto mais for se popularizando o iTunes mais os Sertanejos vão domir os TOPs. Mas a Paula Fernandes ainda assim impressiona pois com todas as vendas que ela já fez em mídia física, eu imaginava que ela não iria ter tanto sucesso com esse album no iTunes. É legal ver a disputa dela com a Marisa Monte. rssss Já vi um crítico aí comparando as duas, chamando a Paula representante do bruto e a Marisa do singelo. rssss Eu torço pela Paula, mas também gosto da Marisa. Tenho certeza que ela deve estar curiosa com relação ao album da Paula.Será que a Marisa Monte comprou o Album da Paula por curiosidade? rsssss É legal isso. Acho que já se começa a criar uma rivalidade entre Marisa Monte e Paula Fernandes no iTunes. Vai virar um clássico essa disputa. Na venda de discos desde que o Cd da Marisa Monte foi lançado ela vem disputando com a Paula pelo segundo lugar. rssss Dá até pra fazer piada com essa disputa. rssss

  9. Rafael

    16/12/2011 22:01:00

    Boa sorte a todos. Muita gente talentosa, o que falta é espaço. Parabéns, Ivan. Parabéns, Piunti, por usar seu espaço no UOL pra mostrar que tem gente boa que só precisa de espaço.

  10. Marcio Antunes

    16/12/2011 21:58:48

    Piunti, sugere que antes que ele faça outro, ele anuncie pros interessados procurarem. Tem muita gente buscando espaço, ele pode descobrir muita gente boa dessa forma. Absssssss

  11. Marlos

    16/12/2011 21:56:26

    Queria mesmo saber como anda o repertório do Marco Aurelio e Paulo Sergio. O meio torce demais por eles, merecem!!!

  12. Le Calisto

    16/12/2011 21:23:22

    Parabéns, Ivan! Direto de Campo Grande.

  13. Antonio almeida

    16/12/2011 18:48:28

    O problema n eh a regiao, geograficamente falando. Com excessao do MAPS, "eh muito produto ruim juntos". Nem a Som Livre e o Luan estourariam estas duplas... IVAN, ACORDA, vc e o Souto sao muito talentosos p esss m*, CHAMADAS de SERTANEJO PRAY.... #VilMetal

  14. Marina Sanches

    16/12/2011 18:05:27

    Avisa a gente quando tiver em outras praças!

  15. Renatinho

    16/12/2011 16:49:56

    Sempre na frente, Piunti. Eu estive no evento e acho que é por aí. Tem que por a cara desse povo pro Brasil ver. Se vai virar, aí é com eles, mas a chance é essa. Ivan mandou bem.

  16. Eduardo

    16/12/2011 16:47:21

    E outra coisa, precisamos de um grande festival de música country e sertanejo anual. Precisamos de um festival gigantesco, do porte de um Rock in Rio. São Paulo tem condições absolutas de fazer isso. Precisamos unir urgentemente o Country americano ao Sertanejo. Isso só irá fortalecer nossa música sertaneja. E que seja um festival totalmente livre da Rede Globo. Essa emissora não quer o bem do Sertanejo. Temos que promover logo esse encontro antes que a globo e seus parceiros tratem de afastar o country do sertanejo. O country e o sertanejo teem tudo à ver. Não vamos deixar que imponham barreiras para a união desses estilos. Já que o Brasil vai virar rota de artistas internacionais, que os artistas country venham pelas mãos dos sertanejos e que com isso firme uma marca de união. Não podemos por exemplo deixar que um Rock in Rio que despreza a cultura caipira e interiorana seja brasileira ou americana passe a ter artistas country para evitar uma união com os sertanejos. Temos que firmar imediatamente essa ponte. Isso é questão de política. É de política que estou falando. Precisamos unir o mundo caipira e sertanejo. Precisamos criar uma identificação forte entre os caipiras dos diversos estados.

  17. Eduardo

    16/12/2011 16:40:27

    É issso aí. Temos que fortalecer o Sertanejo. Principalmente em Campinas que vai ter o Ponto Final do 'Trem Bala'. Não podemos dar bobeira e esperar que forasteiros tentem desvirtuar nossa cultura do campo, portanto campineira. Campinas ser a cidade mais forte do sertanejo a porta de entrada para São Paulo. Vamos trabalhar essa cidade aí.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso