Blog Universo Sertanejo

A vida em dupla

André Piunti

Na semana seguinte aos tão noticiados acontecimentos envolvendo a dupla Zezé di Camargo e Luciano em Curitiba (suposta separação e internação do Luciano), fiz uma matéria para o UOL abordando o relacionamento entre os cantores que formam uma dupla.

Conversei com Chitãozinho, Rick, Edson, e com o produtor César Augusto, que está ao lado de Zezé e Luciano praticamente desde o início da dupla.

A matéria pode ser conferida abaixo.

___

Sertanejos explicam como driblam crise nas duplas: ''O segredo é respeitar o espaço do outro'', diz Chitãozinho

O recente desentendimento entre Zezé di Camargo e Luciano, que incluiu um anúncio rapidamente retirado e até uma internação de emergência do segunda voz, reflete um problema recorrente nas duplas sertanejas: como manter uma longa parceria sem que, em algum momento, o relacionamento se torne insustentável?

Para Chitãozinho, que canta há 40 anos ao lado do irmão Xororó, a missão é possível, apesar de nada fácil. ''O grande segredo é saber respeitar o espaço do outro e colocar seu trabalho acima de questões pessoais. A dupla tem que ser profissional, a vida particular do seu parceiro não interessa pra você. Eu e o Xororó aprendemos muito cedo que nós precisávamos do nosso espaço. Nós não saímos juntos o tempo todo, não viajamos juntos, não vivemos colados um no outro, e isso foi fundamental para a gente chegar aos 40 anos de carreira'', defende.

De acordo com o segunda voz, as discussões com Xororó, que tem fama de perfeccionista, sempre existiram, mas nunca ao ponto de se pensar em separação. ''Nós temos claro na cabeça que eu não mando 50,1%. Eu mando 50%. E o Xororó, os outros 50%. Ninguém fala mais alto, ninguém tem mais poder, ninguém manda mais do que ninguém. Isso foi fundamental para que essa história de separação não fizesse parte da nossa carreira.'' (leia a matéria completa aqui).


  1. Cleito Silva

    15/11/2011 08:39:34

    Concordo Com Vc Renan !!

  2. Ana_Moitinho

    14/11/2011 18:59:14

    Como dia um psicólogo muito famoso "Conviver é fácil, relacionar-se é um arte", então todo convivio de muitos anos como no caso das duplas sertanejas, tem que haver muito respeito e cumplicidade na relação, pq se não dá muita confusão mesmo, e separar profissionalmente falando não é bom pros dois lados, mas como no caso do Rick e Renner se já não estava tendo concordãncia nas prioridades e nos compromissos o melhor memso é separar!!

  3. Renan

    14/11/2011 18:27:18

    Mais ai cabe a pergunta?Eles cantam por prazer ou por orgulho?Pra ver quem aparece mais na midia? tenho certeza, quem gosta de cantar não está nem ai, se vai vender bem ou não, faz isso por amor e não por fama eu acho que essas duplas que se separam devem estar insatisfeitos com o momento atual da música brasileira, pelo excesso de jabas, de comercialismo, e ai se sentem desanimados, as vezes até por gravarem o que não querem, ou seja viram refens da midia

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso