Blog Universo Sertanejo

Se nada der certo, vire sertanejo

André Piunti

Na última semana, foi noticiado que o programa ''Ídolos'' vem perdendo em audiência para ''A Praça é Nossa'', deixando a Record em terceiro lugar no Ibope.

Antes dessa edição do programa, especulou-se que a música sertaneja teria mais abertura, com o intuito de que o vencedor do programa conseguisse algum destaque depois que a atração acabasse, já que o gênero está em evidência.

Acabou que o espaço para o estilo não foi isso tudo que alardearam, e apesar de as notícias sobre a audiência, a Record afirma que a edição atual tem o maior faturamento entre todas.

No entanto, já começaram novamente os boatos de que, se houver mais uma edição do programa no ano que vem, a música sertaneja será o alvo.

Cito o ''Ídolos'' por um motivo específico: Rafael Barreto, vencedor de 2008, tornou-se cantor sertanejo. Saulo Roston, vencedor de 2009, virá com canções sertanejas no próximo disco. Thaeme Mariotto, vencedora de 2007, hoje tem a dupla Thaeme e Thiago. Juliani Fernandes, finalista do ano passado, formou a dupla Juliani e Bruno, aposta da Record Entretenimento.

Ou seja, para cada edição realizada de ''Ídolos'', há um sertanejo no mercado que não é, digamos, ''original de fábrica''.

Com o sucesso atual do gênero, o sertanejo virou aparente solução ou salvação para muitos artistas. Até mesmo os programas de domingo na televisão estão cada vez mais recheados de cantores e duplas, em busca de audiência.

Pessoas que jamais imaginaram fazer parte da música sertaneja, hoje apostam nela para vencer. Para quem é criado a base de música sertaneja, é estranho ver um artista apostar no gênero só pelo fato de ele estar em alta, algo pouco comum ao longo da história, mas que tem se tornado uma realidade cada vez mais escancarada.

Em 2010, o cantor Fábio Elias lançou seu primeiro trabalho sertanejo. Fábio foi, durante 20 anos, integrante da banda de rock ''Relespública'', fundada em Curitiba no final dos anos 1980. Foi alvo de chacota e de fãs indignados, mas segue sua carreira de músico profissional como cantor sertanejo. Recentemente, declarou que ''ainda me perguntam se estou feliz tocando sertanejo. Na real, eu estou feliz tocando qualquer música. O importante é ter força pra tocar e cantar!''

Abaixo, Fábio Elias como roqueiro, dois anos atrás, e atualmente, como sertanejo.


Hudson (ex-Edson) e Giuliano (ex-Luiz Cláudio) se aventuraram fora do sertanejo, mas não resistiram por muito tempo. Ambos hoje formam novas duplas, como já era esperado.

Léo Magalhães também foi um nome que passou um tempo longe do sertanejo. Desconhecido, partiu para o Norte e Nordeste e acabou fazendo sucesso como cantor de arrocha. Com a ascensão dessa nova fase do sertanejo, decidiu voltar a seu estilo original e se destacou.

O mercado da música sertaneja, de mais de mil festas por ano e de cachês milionários, tem se tornado cada vez mais uma fábrica de ilusões.

Se tem gente até de dentro se iludindo, imagina quem vem de fora.

  1. nolvadex

    24/11/2011 18:58:25

    Kifficschooto nolvadex Vefoffick

  2. UGG sale

    24/11/2011 05:01:18

    nicely and also inform me how you feel.

  3. kamagra apcalis

    15/11/2011 17:19:05

    Ensulklok arralpalTrupe

  4. can flagyl cause heart damage

    11/10/2011 07:14:46

    alcohol flagyl flagyl babies flagyl llq discomfort http://trusted-metronidazole.info drinking alcohol on flagyl cost for flagyl

  5. methenamine and plavix

    08/10/2011 18:14:03

    plavix pharmaceutical manufacturer plavix half life arnic and plavix http://newqualityclopidogrel.info plavix vitamin d dental extractions plavix

  6. femara and repronex

    02/10/2011 08:19:19

    femara male testosterone http://trusted-letrozole.info femara vs tamoxifen why prescribe femara for men femara anastrozole femara and long term use

  7. plavix via g-tube

    02/10/2011 00:02:06

    how much does plavix cost plavix substitute homeopathic is plavix a blld thinner http://trusted-clopidogrel.info plavix effient plavix adverse reactons

  8. clomid for free

    28/09/2011 17:15:32

    clomid and twins nursing journals fertility med for sale clomid clomid complications bloating pain multiple follicles http://trusted-clomiphene.info clomid porn ovulation test results while on clomid

  9. FuntydithBund

    05/09/2011 08:52:16

    Chollusly jufufduy emaivaSillilT

  10. Sophie

    23/08/2011 22:15:49

    Todos esses sub-produtos musicais são frutos da indústria cultural. Esse tal sertanejo, coisa mais comum, não tem letra, melodia, nada... é tudo igual. Mas, o que importa, é que vende. Nestes termos, as gravadoras não precisam se preocupar em diversificar. Basta lançar uma duplinha aqui, um ex-roqueiro de araque ali e está tudo resolvido. Fábio Elias, você é um fiasco. Que os deuses do rock te perdoem por essa heresia!

  11. Wanessa Silva

    15/07/2011 14:58:13

    Falou tudo!

  12. Eduardo

    13/07/2011 12:56:59

    Acho que isso não será bom para o Sertanejo. Corre o risco de enjoar muita gente essa coisa. Tudo tem que acontecer naturalmente. Quando se começa a empurrar as coisas o povo se sente enganado e começa a resistencia.

  13. maria

    13/07/2011 11:38:10

    Fabio Elias é um dos melhores músicos que eu já vi no palco! Quando ele canta Elvis acompanhado de uma sanfona, não tem prá ele! Nem sabia que ele era roqueiro, agora entendi tudo! O cara manja todas mesmo, por isso é tão bom; Piunti, promove os shows dele aqui do Rio de Janeiro!

  14. Marcos

    13/07/2011 03:16:33

    NÃO A TOA QUE QUANDO TENTO ACHAR ALGUMA BOA MÚSICA SERTANEJA, SÓ CONSIGO DOS ANOS 90 PARA BAIXO!!!

  15. Marcos

    13/07/2011 03:14:23

    Passou vergonha hein João Borrão, foi corrigir o cara e escreveu pior que ele, que porra é engreduentes!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. João Borrão

    12/07/2011 12:47:27

    Aaaargh! Pô Pete Weller, se quer criticar critique direito: não é "igredientes" e sim "engreduentes".

  17. Pete Weller

    12/07/2011 12:42:12

    De que vale bons igredientes se o restaurante é ruim!!!!

  18. Rafael

    12/07/2011 09:43:11

    O rock veio da tal "Country Music". Sertanejo brasileiro tem (e sempre teve) influência da música caipira, do country e, inclusive, do rock. Misturas a parte, são todos "roqueiros"! Parem de encher o saco! Aproveito a oportunidade para registrar aqui que Fabio Elias é um grande batalhador, exemplo para a música paranaense e brasileira. E, quer saber, Luan Santana é roqueiro, rapaz! Tirando os penduricalhos, são todos iguais...

  19. observador

    12/07/2011 07:17:13

    Com todo o respeito e sem a intenção de ofender, comparar Léo Canhoto e Robertinho com o lixo do sertanojo universotário é quase crime...

  20. observador

    12/07/2011 07:15:38

    É muita coragem incentivar filhas menores a ouvir isso, pra se dizer o menos...

  21. sheila barbosa de almeida

    12/07/2011 01:22:24

    Adorei o site,muito criativo e atual e a música sertaneja está em alta no momento. Especialmente as do FÁBIO ELIAS ,romantismo sem ser enjoativo,letras que inspiram ao amor. Parabéns, excelente trabalho,amamos suas composições e olha que minhas filhas tem 10 e 13 anos de idade. Um cantor que alcança todas as faixas etárias. Muito sucesso... e estamos acompanhando sua carreira .

  22. Fabio Elias

    12/07/2011 01:02:41

    Pessoal, tudo em paz? Só lembrando a todos que até o Rock'n'Roll é uma mistura de estilos (country music e blues americano). A música sertaneja (nosso blues) é outra mistura também. Ainda mais hoje em dia e por isso é tão popular. Lembro quando Léo Canhoto e Robertinho eletrificaram a música sertaneja e foram criticados pelos tradicionalistas. É sempre assim com quem faz algo diferente do convencional. Gostaria de frisar que nasci e cresci numa casa onde meu pai veio do Norte Pioneiro do Paraná e minha mãe é uma paulistana dos tempos dos bailinhos de Twist. Meu coração é metade sertanejo e metade roqueiro. E daí? Música é TUDO na minha vida e preciso dela pra respirar! Seja Sertanejo, Rock, Reggae, Música Eletrônica, etc... hoje em meus shows tem espaço para todos os ritmos. Viva a liberdade de escolha! Abraços cordiais a todos!

  23. Edson Fulanetti

    12/07/2011 00:10:42

    Por isso que a musica sertaneja ta essa bosta que tá so duplinha fabricada não tem uma que preste, sem raiz sem porra nenhuma, so visando dinheiro e empresarios que pelo amor de Deus.. cada dia pior o trem

  24. Olheiro Sacudido

    11/07/2011 22:58:19

    Fabio, vc critica o tempo todo o texto, parece que como um desabafo. Parece até um roqueiro querendo tocar sertanejo, é ruim hein? assim precisa DNA mesmo!

  25. Leandro Chaves

    11/07/2011 21:42:58

    Cantor sertanejo e aquele cara humilde que veio do interior, que viveu na fazenda e que em suas musicas falam da vida simples do interior e nao esses boys que moram na capital e que cantam funk, axe e pop e dizem que e musica sertaneja.

  26. Marconi

    11/07/2011 21:29:49

    Se o cara não gostar um mínimo do que faz não adianta. O sucesso não chega nunca. E sabemos que sucesso não chega só para quem tem talento nato.

  27. Natty

    11/07/2011 19:07:24

    Sou fã de música sertaneja e me sinto muito bem servida por certas duplas que estão na praça por aí. Umas não fazem por merecer o título de "dupla", mas sabendo procurar voce acha sim cantores sertanejos de bons níveis tanto de voz, instrumentos produção e etc.. Eu como fanática por música e admiradora do sertanejo raiz temo apenas por uma coisa, que este tal sertanejo universitário que vem dominando as noites e as rádios "mate" o caipira, aquele da viola rústica e da sanfona bem afinada. Acho mesmo que todos que tem talento devem tentar o seu sucesso, me orgulho em dizer ser do meu estado, da minha região, e até do meu país algumas duplas que estão no auge no momento, e estas duplas serão as que levarão o nome do NOSSO sertanejo pra frente, que façam por merecer conservando o início de tudo, que é o sertanejo raiz.

  28. Bruno

    11/07/2011 19:03:59

    Errado pra mim é roubar e matar, trabalhar e tentar vencer todos merecem a chance!!

  29. mAURICIO

    11/07/2011 18:12:21

    Não gosto de música sertaneja mas tem espaço pra todo mundo.Ninguém é obrigado a ouvir uma música que não gosta ainda mais quando se tem internet .Milhares de rádios ,site blogs especializadas em n estilos.O que eu acho é que está havendo uma ditadura musical nas emissoras de tv aberta tentando criar ídolos instantâneos .Isso pode ser que não esteja certo.Mas enfim todos os estilos ,desde que tenha bom gosto e qualidade sempre vão ser ouvidos.Abç a todos

  30. EVAIR DA COSTA NUNES

    11/07/2011 18:01:33

    Não existe democracia nos meios de comunicação é tudo propriedade cruzada, empresas de teledifusão têm empresas de rdiodifusão nas mesmass localidades. A Argentina acabou de aprovar uma lei para acabar com os monopólios de mídia, se isso ocorresse aqui também, por certo acabaria a ditadura do mau gosto que fatura bilhões, tudo bem os grandes artitasw já citados já ganharam sias vidas, mas e quem está vindo aí e que não tem nada a vwer com que o monopóliomidiático empurra goela abaixo das multidões mal formadasculturalmente.

  31. TONY FRANCIS

    11/07/2011 17:21:22

    ADOREI A PARTE DA FABRICA DE ILUSÕES! FALOU E DISSE A VERDADE!!!

  32. Ana Paula Moitinho

    11/07/2011 16:58:16

    Resumo meu pensamento dizendo o mercado pode estar favorável, a musica sertaneja na moda, como queiram dizer, mas só quem tem a essência do sertão faz a verdadeira música sertaneja, aquela que ultrapassagerações como Chitãozinho e Xororó (40 anos de carreira), Leonardo e Daniel (mais de 20 anos), Zezé Di Camargo e Luciano (20 anos) e por ai vai esses artistas novos que só estão aproveitando a onda dificilmente vão durar tanto tempo, pq a verdade está na veia, na voz, na alma e na emoção, e isso só os verdadeiros trasmitem nas suas musicas.

  33. Romero Mandego

    11/07/2011 16:35:17

    A música sertaneja desde o final da década de 80 predomina no mercado brasileiro, chegando no final da década de 90 com status de música internacional, mas para se fazer sucesso tem que ter identificação, se não nada, nada e morre na praia, por essa razão muitos artistas estão sumindo, alcançam o sucesso, mas não se firmam. Eles até gostam do gênero, mas não se identificam.

  34. marcos

    11/07/2011 15:51:57

    Sertanejo é quem é do sertão. O que ele canta não importa. O sertanejo pode cantar um samba, um rock, axé... e outros.Atualmente o consumidor compra mais o chamado sertanejo. Luan Santana por exemplo, canta o que vende, ele está certo, ninguém trabalha só porque gosta, trabalhamos para ganhar dinheiro. O que ele realmente gosta de cantar, de vez em quando ele demonstra em algumas músicas.Mas o público não comnpra o que ele gosta e sim da maioria das coisas que ele vende.

  35. marcos

    11/07/2011 15:46:16

    Ter opinião de determinado assunto não tenham dúvidas que é importante. Cada um tem a sua e deve entender que outros também podem expor o que acham. Agora, pensar que a única verdade é aquilo que achamos nõa é bom não. com isso ninguém consegue aprender mais nada.

  36. Lorena Renata Nhalin

    11/07/2011 15:45:20

    O problema são que os velhos sertanejos não aceitam os novos que na verdade não são de todo sertanejo. Dupla sertaneja querendo ser roqueiro com tatuagem e cabelo espetado que nos bastidores da vida não tocam um acorde sertanejo se quer, simplesmente porque não gostam. Isso tem aos montes.Mas é este estilo que está dando dinheiro então...vamos gravar sertanejo sim.

  37. christian

    11/07/2011 15:43:25

    Não sou fã e nem gosto desses sertanejos atuais mas não sou contra essas duplas mediocres que vemos por ai. Cada um canta o que quer e ouve quem quiser tb.Artistas no Brasil "sofrem" para ganhar dinheiro, por isso muitos se vendem para o que esta na moda como meio de sobrevivencia.

  38. Andrade Fókys

    11/07/2011 15:38:03

    Na realidade o sertanejo é um gênero, provando diariamnte ser blindado contra preconceiro,discriminação e ódio.Ninguém dentro da sociedade brasileira artística tem culpa pela existência que tem.Dizem que o tal gênero em questão é um lixo de moda passageira e que acabará em breve.Eu pergunto:E o que vem no lugar? Bagulho muito melhor.Cada sociedade no mundo tem seu determinado perfil cultural-artístico.Tem uma camada de brasileiro afinada com a música nativa de favelas,morros e regiôes rurais,porém tem uma outra camada de brasileiro que pega o jatinho em São Paulo para assistir aos grandes espetáculos musicais nos riquíssimos e famosos palcos de Las Vegas-EUA e sem presença de sertanejo.No específico caso brasileiro existe uma pequena parcela de privilegiado avessa ao setanejo por motivos outros.A gente sabe também que a TV projeta falsos ídolos seja no esporte ou na música.Para exemplificar tem-se aí o tal de Luan Santana metidão a pouca merda,não canta nada,deplorável, sem decência de conduta e que por ocasião de um evento realizado em Itaguaí-RJ foi afrontoso,ridículo,grosseiro e safado com toda a imprensa,público e com todos aqueles que ele - recusou a receber em seu camarim.Qual o conceito de um animal desse?Não aceita ser vaiado é porque na certa não canta nada ou não sabe cantar. Culpado disso.?O sistema de formação do artista que é muito baixo.Dizer que luan santana é artista é que nem comparar fiat 147 com JAGUAR.

  39. EMERSONe

    11/07/2011 15:37:30

    Desta nova geração poucos serão lembrados tais como Jorge e Matheus, Joao Bosco Vinicius, Joao Neto e Frederico, e talvez infelizmente Lun Santana e Fernando e Sorocaba, pois o resto vai cair no esquecimentoo...Acho que hj a duas divisoes no Sertanejo Universitario, o time de Fernando e Sorocaba e Cia......as duplas que eles apostam e tentam lancar no mercado como Thaeme e Thiago, Henrique e Diego....Tem time de Jorge Matheus e cia que ja lancou Gustavo Lima e agora estao lancando o Humberto e Ronaldo e logo mais o Cristiano Araujo.....O resto tentar embarcar na rabeira destes caras pra ver se consegue chegar no mercado ja saturado, dificilmente veremos nova duplas bombando, pode ser que estourem uma musica nao passe disto.....E outra quem critica Paula Fernandes não sabe de sua historia, dizer que ela ingress no sertanejo paenas pq ta na moda, devera estudar seu passado e parar de falar baboseiras....

  40. FERNANDO

    11/07/2011 15:35:43

    MUITO BOA ESSA MATÉRIA, MAS HÁ TAMBÉM MUITA GENTE QUERENDO GANHAR DINHEIRO COM ESSA ONDA DE "SERTANEJOS GENÉRICOS". POR CONTA DISSO MUITOS INVESTEM EM "JABAS".

  41. marcos

    11/07/2011 15:32:49

    Música é música e cada um pode gostar do que quiser. Ainda bem. Tem coisa boa e ruim pra se ouvir em todos os estilos. Dizer que somente determinado estilo é o correto, é saber que toda unanimidade é burra.No rádio toca sim coisas impostas pelos artistas, mas se não prestar, se não divertir, se não fizer o ouvinte se apaixonar o artista estará é jogando dinheiro fora, ou melhor na conta dos radiodifusores.

  42. Djeyson

    11/07/2011 15:28:41

    Caraca ainda bem que não sou o único a achar ruim essa programação da Record, eu assisto muito a programação deles, mais ja faz um tempo que ta um saco, os caras, estão crescendo e daí estão ganhando uns patrocínios milionários, e ficam entrochando comercial na gente, sinceramente, vai tomar no ............. com tanto comercial, é um troço que enche o saco. Tem que perder audiência mesmo!!!

  43. uilson

    11/07/2011 15:27:09

    bem assim mesmo Eduardo, mas acho que essa meleca (sertanejo universi-otário) vai durar bastante ainda, por tudo que vc citou e pela massa de iletrados e preguiçosos mentais que está se tornando nosso país. e a midia é a maior responsável, aliás, já faz tempo que a coisa só desgringola.... aí vem o pt, lula outros mais completar o serviço. aí já é outra conversa..........

  44. Gustavo

    11/07/2011 15:12:09

    Sertanejo com tanta guitarra e tanta eletrônica em cima?Tudo bem que a tecnologia sempre dominou os estúdios, as técnicas modernas de gravação, etc, etc.Mas tuuuuudo de uns tempos pra ca tem guitarra distorcida, tanto sintetizador, etc etcE o tal """sertanejo"""? Vem de onde? Está aonde?? O "moderno" sertanejo como é afinal?Por que nao colocam o nome nessas músicas vagabunda, arranjos clichê, letras macarrônicase lirismo canastrão de apenas MPB (música brega e popular)?BEEEM de acordo. ARGHHHH!Me poupem.

  45. João Carlos

    11/07/2011 15:08:44

    "Se nada der certo, vire sertanejo"Concordo plenamente com o título do post. Nunca na história musical deste país, viu-se um gênero ser tomado de assalto por tanta gente ruim, despreparada, sem conhecimento cultural, musical.Mas para isso basta:Dois violões pessimamente tocadosUma banda com guitarras (?), teclados (??), bateria (???) e baixo (?????) tão úteis numa música desse estilo quanto bolso em pijamaDuas vozes insuportavelmente esganiçadas, melosas e chorosasUm letrista que saiba explorar a dor de de cornoUm EXCELENTE marketing para empurrar ouvido adentro do povaréu que aquilo prestaE claro, jabá para dizer que a dupRa "tal" é a do momento.Faço a ressalva da música sertaneja de raiz que valorizo por ser a verdadeira expressão cultural do povo interiorano, sertanejo, caipira.PAZ!AMOR!ALEGRIA!J.C.

  46. Aditya

    11/07/2011 15:01:13

    Quem é Luan Santana?Esse cara é cantor?Se for acabei de não saber o que é uma boa musica..vixi

  47. Moreno

    11/07/2011 15:00:47

    Luan Santana é brega romantico.... que sertanejo oque, afffffffffffff

  48. Moreno

    11/07/2011 14:59:26

    Esse novo sertanejo está mais para musica " BREGA ROMANTICA " do que para sertanejo.... Sertanejo que eu sei é Tião Carrerio e Pardinho e outros.....

  49. Aditya

    11/07/2011 14:58:11

    Concordo em tudo que vc escreveu.Ninguém merece esses sertanejos que de musicas, não tem nada, simplesmente gritos e so cantam mesmo para CORNOS..Se todos repararem as letras....ninguém escutaria essas porcarias

  50. EMERSON

    11/07/2011 14:55:18

    Fico doido com esses caras que tentam o sertanejo, porra sertanejo tem que vir da raiz, desde crianca e nao cara curtir rock e for tocar sertanejo so pq ta na moda!!!!Por isto nao vejo a hora que passa esta mosinha do Sertanejo....Simplesment eme d anojo saber que pessoas que nao curtem sertanejo formam duplas...mas dificiment eira fazer sucesso, pois duplinha como essas que se formam a cada dia existe mais de 3 mil no Brasil afora....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso