Blog Universo Sertanejo

Algumas notas

André Piunti

A culpa

Tem sido espalhada uma ideia de que o destaque do sertanejo hoje causa, assim como nos anos 1990, uma falta de interesse geral em outros estilos musicais, como se esse forte mercado sertanejo atrapalhasse a produção e a divulgação de outros tipos de música.

A afirmação feita pelo Lobão em abril, de que ''o Brasil está atolado num cafona, imenso e monomaíaco arraial agro brega'', responsável por fazer o showbiz retroceder, vem recebendo cada vez mais defensores.

Se duas décadas atrás a ''acusação'' pudesse fazer sentido, dessa vez ela não procede. As gravadoras já não são investidoras como eram, tornaram-se mais parceiras do que qualquer outra coisa. As rádios populares já são líderes desde a década de 1990 (com sertanejo, pagode e afins). Na televisão, não há nenhum programa nacional de música sertaneja.

A falta de interesse do público por outros estilos outrora populares, pode ser fruto de uma crise de criatividade comum a qualquer estilo, assim como a que o sertanejo enfrenta a cada mudança de geração. Colocar a culpa de insucessos em cima de um mercado que não precisou sequer de mídia para se erguer, soa como uma forma de encobrir maiores defeitos.

___

João Carreiro e Capataz

A dupla está preparando um CD de música raiz, projeto que já vem sendo pensado desde o ano passado. João Carreiro tem diversas modas de viola compostas, algumas até bastante extensas, que sempre ficaram de fora de seus discos por uma questão de mercado.

O cantor chegou até a cogitar a possibilidade de gravar essas modas e disponibilizar na internet sem compromisso. No entanto, o projeto do CD acabou ganhando força e a dupla vai poder mostrar melhor esse seu lado ligado ao sertanejo mais tradicional.

___

E o Blu-ray?

O UOL Tecnologia listou uma série de tecnologias que devem ficar para trás em pouco tempo. Uma delas é o blu-ray, já utilizado por alguns sertanejos, e que não conseguiu se tornar popular pelo menos até agora, principalmente pelo fato de custar muito caro. De acordo com a reportagem, o blu-ray deve ficar para trás por conta do rápido avanço dos vídeos em alta qualidade na internet.

___

ECAD

No último sábado, o jornal ''O Globo'' apresentou uma série de irregularidades cometidas dentro do  ECAD, entidade responsável pelo recolhimento e repasse de direitos autorais, que vão desde fraude nos vale-refeições, emitidos em nome de funcionários já demitidos, até utilização de dinheiro de crédito retido para sanar o déficit do escritório. Na semana passada, o Senado aprovou uma CPI para investigar o caso ''Milton Coitinho dos Santos'', falso compositor que recebeu R$ 127 mil de direitos autorais.

  1. Wanessa Silva

    25/05/2011 10:51:29

    Esse cd do João Carreiro e Capataz vai ser dimá como diz você André! Apoiados João Carreiro e Capataz!

  2. EMERSON

    24/05/2011 16:14:34

    Ha muito tempo estou esperando este cd de Joao Carreiro e Capaztaz, ha pouco tempo Joao Neto e Frederico lancou DVD de Modao que foi melhor que escutei atea gora, superando aquele do Edson e Hudson e as versos do Meu Reino Encantado do Daniel......Vamo que vamo Joao Carreiro BRUTO!

  3. Vanessa

    24/05/2011 14:25:11

    O curioso é como o Lobão menospreza outros grandes nomes da música brasileira como um todo, que surgiram na última década. Só para citar alguns para refrescar a memória do Sr. Lobão: Maria Rita, Roberta Sá, Diogo Nogueira, Maria Gadú... Eles (e outros) são excelentes artistas e tem um público fiel e o Brasil reconhece seu talento! E não cantam sertanejo... Agora, é fácil falar que a música sertaneja está sendo empurrada "guela abaixo" das pessoas... Cada um ouve a rádio que quer, compra o CD que quer e vai ao show que quer! Se ele não tem competência para conquistar um público, trazer coisas novas (aliás, qual foi mesmo a última música lançada por ele?!), não jogue a culpa nas costas de outros artistas... Adoro sertanejo, como a minha irmã adora MBP, como meu namorado adora rock... E viva a liberadade de escolha!

  4. Douglas Henrique

    24/05/2011 00:42:57

    Eu qria aproveitar o espaço e fazer uma pequena observaçao:Os artistas de hoje, principalmente sertanejos, eles sao muito "apressados''. Mal lançam um dvd, um cd, uma musica e ja lançam outra. Nem esperam ''esquentar'' e ja lançam outras. Isso que eh ruim.Nos anos 1990 , as duplas ficavam meses so com um disco, uma musica nas paradas. nao precisava dessa pressa toda. Por isso que eu nao gosto do "sertanejo" universitario.

  5. Caboclo Flausino

    23/05/2011 18:47:34

    Como foi citado uma nota referente ao ECAD. Aqui vai uma noticia: Acontece amanha, dia 24, um encontro no interior do nosso Brasil , mais precisamente em Uberlandia,Minas Gerais, para discutir assuntos referentes ao ECAD. Estarão presentes o pessoal do Ministerio da Cultura, varias estrelas da MPB , compositores e todo pessoal do meio musical interessado no assunto.Mas devemos lembrar tambem o descaso que a midia trata os compositores. Quando uma musica é apresentada, no rádio, televisão ,internet,raramente é citado o nome do compositor. Chega~se ao absurdo de não ser citado nem na capa dos CDs. É um verdadeiro desrespeito a classe.Um abraço a todos .

  6. EDUARDO

    23/05/2011 14:52:52

    André, perfeito seu comentario " A culpa ", nada a acrescentar !!!!!! Viva o Sertanejo !!!!

  7. É verdade!

    23/05/2011 14:45:08

    Como eu já disse, o Lobão é um coitado,um cara esquecido pela sociedade e que fez um pequeno e passageiro sucesso.E inconformado com a população desprezar seu "talento" ele mete pal nos talentos principalmentes sertanejos que fazem sucesso simplesmente pelo seu carisma,sua alegria seu modo de tratar o publico coisa que o Lobão nã tem e invejo dos outros!!!E eu também que os outros generos perderam os grandes compositores,pois um exemplo no Rock,saem umas musicas pobres de conteudo!! Agora e sempre foi a vez do SERTANEJO!! é nois que tá!! Eu apoio o João CArreiro e CApataz com esse novo projeto que parece ser muito bom,tomare que de tudo certo. Boa sorte JC e CEu tbm acho que o blu-ray não vinga,é caro de mais da conta!!!

  8. Geovana Padilha

    23/05/2011 11:11:06

    Coitadoooo do Lobão.... kkkkkkSe ele é bom, o público dele vai ser fiel sempre.... mas..........

  9. sandra

    23/05/2011 11:04:20

    bom dia, eu digo que o sol nasce para td, a sombra tb, rs, mas enfim, td tem seu tempo, e momento, e somente, fica para a enternidade os que realmente tiverem talento, como Roberto Carlos, entre outros, Victor e Leo , eles vieram e para ficar ou não me chamo Sandra, rs, tenho certeza disto, como Sérgio Reis , Renato Teixeira, entre outros, sempre que eles subirem ao palco vai ser SHOWWWWWWWWWWWWWWWW, bjs, e muita paz para todos

  10. Fábio Roque

    23/05/2011 10:51:19

    Essa "A Culpa" foi f...Ancioso por esse CD de João Carreiro e Capataz

  11. André Ribas

    23/05/2011 10:15:00

    André, a penúltima denúncia do ECAD, aquela sobre o compositor falso, foi feita pelo Globo. Dias depois, o jornal publicou mais um suposto furo... Essa de agora, novamente, pelo Globo. Rolou alguma rixa que a gente não sabe pro jornal cair em cima de uma vez? Sei que é jornalismo e tudo mais... mas é que a gente sabe como essas coisas funcionam... por curiosidade mesmo.

  12. Mathias

    23/05/2011 09:47:49

    Curioso que os discursos tem se tornado agressivos. A MPB não produz mais nada, não surge nada de novo. Não existe mais investimento em artistas por parte de Radio/TV/Gravadora, o mercado hoje é quase que inteiramente independente. Até mesmo o Luan Santana, com toda essa exposição, foi criado pelo mercado sertanejo e depois comprado pela mídia.Também concordo que em 90 o sertanejo abafou o resto, já que o estilo virou mina de ouro pras gravadoras, que basicamente só se interessava nele. Hoje é diferente, muito diferente. Tais declarações que a gente lê principalmente em twitter mostram um grande dum recalque.

  13. Jota Carvalho

    23/05/2011 09:24:27

    Excelente seu posicionamento na nota " A Culpa" André...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso