Blog Universo Sertanejo

Uma história sobre duas grandes pessoas

André Piunti

Em um meio tão complicado no qual a vaidade e a busca pelo sucesso fazem artistas tomarem atitudes muitas vezes condenáveis, alguns nomes, através de atitudes, mostram que não são consagrados por acaso, e Rionegro e Solimões são grandes exemplos disso.

Cinco anos atrás, a dupla César Menotti e Fabiano ficava conhecida em todo o país com a música ''Leilão'', já artistas da gravadora Universal.

Nem todo mundo sabe, mas a música escolhida para ser trabalhada na época foi ''Caso Marcado'', que acabou ficando bastante conhecida também, mas sem comparações com a repercussão de ''Leilão''. Da música, foi retirado o termo ''Palavas de amor'', que acabou virando o nome do CD.

Na época de lançamento da dupla pela gravadora, outro nome da Universal, Rionegro e Solimões, preparava um disco novo. Na busca por repertório, os cantores conheceram ''Caso Marcado'' e gostaram. Resolverem colocar no repertório do CD.

Como a gente está cansado de ver, se Rionegro e Solimões lançassem a música, muito provavelmente ela não andaria com César Menotti e Fabiano por conta da força da primeira dupla.

A gravadora ligou para os irmãos para avisar da ''novidade''. Tentou passar um sentimento positivo, de orgulho, pelo fato de uma dupla tão respeitada ter gostado da música deles. Os ''Menotti'', obviamente, não acharam graça, pois já estavam trabalhando no projeto de divulgação da música e acreditavam nela como canção que poderia torná-los conhecidos no país inteiro.

Injuriado pela notícia e por ver que não haveria negociação dentro da gravadora, César Menotti resolveu ligar para Rionegro, com quem ainda não tinha intimade. Explicou que a música estava pronta, que o trabalho já estava sendo feito e que era a aposta deles para o lançamento nacional da carreria.

Rionegro, sempre educado, disse que se o fato de gravar a canção fosse prejudicar alguém, ele tiraria do repertório do disco no dia seguinte.

Depois dessa conversa, Rionegro e Solimões pediram que a canção fosse retirada do novo projeto e nunca mais cogitaram em gravar a música. Pouco tempo depois, ela virou sucesso nacional com César Menotti e Fabiano.

  1. Garland Allinder

    01/05/2013 04:26:14

    All we can browse below is truly considerably important.

  2. cleber galdino

    26/08/2012 23:11:10

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  3. Rodrigo Passos

    30/06/2011 12:13:40

    Rafael, eu conheço muito da história do Edson e Anderson, conheço o Magela a tempos falou. Eu frisei bem, na minha opinião. Agora com todo respeito a sua, César Menotti e Fabiano não fizeram nada pela música sertaneja não. O que eles começaram mesmo foi inventar este negócio de sertanejo universitário, que na verdade é incorporar o axé as músicas sertanejas. Nada mais. Edson e Anderson é bem melhor do que eles, sem dúvidas. E vc só comentou sobre eles, pq não comentou sobre as músicas que o Eduardo Costa Regravou. Abraços e valeu pelo debate sadio.

  4. Lucas Pimenta

    09/05/2011 16:12:07

    Quem dera se os Menotti tivessem a mesma humildade e ética de Rio Negro e Solimões. talvez não tivessem caído tanto. Eles que adoram falar em Deus, deveriam ter mais ética pois gravaram muitas músicas de outros artistas. Aqui em Patos de Minas já acabaram com o trabalho da dupla Paulo & Júnior por duas vezes. Isto porque o ex-empresário deles aqui da cidade (um bandido, diga-se de passagem) ouvia a música com os meninos daqui e levava direto pra eles. Olha que se diziam "amigos". Primeiro foi com a música Gabriela e depois com a Imploro (Sem você eu morro). Deve ter acontecido coisa bem pior por aí. Se fazem isso com "amigos", imaginem o que não fazem com os "inimigos". Torço pelo sucesso de quem quer o bem dos outros e odeio aqueles que passam por cima só porque se julgam mais fortes.

  5. Alex

    05/05/2011 11:00:41

    Gente tudo mentira isso!!! Nota colocada para devolver na midia artistas que fizeram o mesmo no passado!!! O jornalista Andre mais uma vez pendendo pro lado dos artistas colocando notas hipocritas, será que isso é papel de jornalista ou assessor de imprensa?? Jornalista tem que ser imparcial e colocar notas verdadeiras, basta acompanhar o twitter @piunti e verão se isso é papel de jornalista!! Pura hipocrisia a nota colocada para RN&S, que fizeram o mesmo no passado.

  6. Victor235

    04/05/2011 20:20:06

    O mundo gira com esses caras de Uberlândia é a melhor versão da música

  7. Rafael Kissane

    04/05/2011 18:12:22

    Os autores estão lá só é se dar ao trabalho de ler

  8. Rafael Kissane

    04/05/2011 18:05:25

    Provavelmente vc não conhece nada da história de Edson e Anderson, Eduardo Costa e Cesar Menotti e Fabiano, porque eles tocavam juntos em BH e por isso tem musicas comuns nos reportorio deles mas se vc se der a um pequeno esforço de digitar o nome dele no YouTube, verá quantos show de Cesar Menotti e Fabiano tem a participação de Edson e Anderson, concordo que todos tem o direito de se expressar mas com conhecimento de causa, se hoje o Sertanejo é o que é deve muito a Cesar Menotti e Fabiano e disse muito não só a eles!

  9. Rodrigo Passos

    04/05/2011 15:26:36

    Olha, sinceramente falta um pouco de ética no meio, Rio Negro e Solimões só pela fala já demonstram caratér. Agora César Menotti e Fabiano e o tal do Eduardo Costa pelo amor de Deus.Os primeiro gravaram uma música da dupla Edson e Anderson (ex Adriano e Anderson) achando que estourariam com ela, mas na minha opinião, vou frisar, na minha opinião ela só nao estourou porque eles (César Menotti e Fabiano) são muito ruins viu. Edson e Anderson é sensacional galera. O tal do Eduardo Costa tentou fazer isto com a música "Fã" mas não conseguiu, agora num dvd que mais parece um concerto regravou uma musica "Quem é" de uma dupla aqui de BH, Renan e Rafael (Country Star) e fala pra todo mundo que é deles. São dois exemplos ridiculos, de um povo que, repito na minha opinião não cantam nada e que não tem condições de fazerem uma boa musica ou até mesmo de escolherem um bom repertório."Maluco por Voce - César Menotti e Fabiano - http://www.youtube.com/watch?v=q9ocuMvAm3U"Maluco por Voce" - Edson e Anderson - http://www.youtube.com/watch?v=Ps03DwuoNcg"Quem é" - Renan e Rafael - http://www.youtube.com/watch?v=KPW2zTpkfMU"Quem é" - Eduardo Costa - http://www.youtube.com/watch?v=gUkRqSnUO_IRidiculo César Menotti e Fabiano e Eduardo Costa

  10. Rafael Mendes

    04/05/2011 14:39:05

    Que exemplo! Parabéns Rionegro & Solimões pela longa carreira, pelo enorme sucesso e, principalmente, pelo caráter e humildade, coisa rara no sertanejo atual! Vocês, além de duas vozes excepcionais, "não são consagrados por acaso" como disse o Piunti!Muito sucesso neste novo trabalho! Vocês merecem!Um abraço!

  11. Guidson Martins

    04/05/2011 13:50:13

    Isso é o que mais acontece... E os primeiros cds de Jorge e Mateus??Muitas o povo nem desconfia que são regravações..Até eu mostrar pros meu amigos que haviam músicas que eram regravações de Bruno e Marrone (Amor Não É Jogo de Azar ; Preciso Amar de Novo) , João Paulo e Daniel (Coração Apaixonado), Ronaldo Viola (Paixão Goiana), Leandro e Leonardo (Pra Nunca Dizer Adeus).... O novo de Alex e Konrado acho que são ao menos DUAS só do Chrystian e Ralf..E vai indo... Cabe a nós saber o que fica realmente bom e devemos ouvir,..

  12. Luciana Santos

    04/05/2011 13:47:32

    Pra quem você tira o chapéu????Hoje eu tiro a RIO NEGRO E SOLIMÕES, demonstração total de humildade e ética profissional.Parabéns a dupla, essa história tem que ser muito bem divulgada.Parabéns Piunti matéria.

  13. Fábio Roque

    04/05/2011 13:30:21

    Putz!! Que história!!!Isso mostra o quanto esses caras são gente boa!Que Rionegro e Solimões continuem sendo esses exemplos de pessoas e artistas.

  14. Silas Fonseca (De Barretos / SP)

    04/05/2011 13:25:45

    Vixeee, aí sim hein. Talvez isso explique o pq de Rionegro & Solimões serem tão queridos até no próprio meio Sertanejo, até pq todo mundo sabe da Hipocrisia que reina entre a maioria das pessoas nesse meio músical.Essa história serve como um TAPA DE LUVAS na cara do Leonardo e das duplas Guilherme & Santiago e João Bosco & Vinícius. João Bosco & Vinícius sofreram isso c/ a música "Mágia e Mistério" em 2005, e ao invés de fazerem as coisas diferentes, fizeram o mesmo c/ o Luan Santana quando regravaram as músicas "Falando Sério" e "Sufoco".Ahh, só pra constar, aprendam como se faz viu. Rionegro & Solimões são o que são e estão onde estão não é por um simples acaso. Humildade tem horas que é muito bem vinda.Como disse na semana passada: Rionegro & Solimões não cantam, e sim, HUMILHAM. Que as duplas novas venham aprender isso tbm, pois se é ou foi universitário, já deveriam saber. Universidade de todos, é a VIDA.

  15. Paulo Henrique

    04/05/2011 12:26:45

    André essa musica caso marcado até hj eu não entendo, não é composiçãoda Noli(banda chaparral)? essa musica e dela sim, inclusive ela canta com elesnaquele cd gravado em um Bar de BH... Parabéns pelo Blog, tira essa duvida minha podeser por email rsrrsrs

  16. Patricia -SP

    04/05/2011 12:20:52

    Acontece que infelizmente o (novo) público do sertanejo (universitário) não sabe que as músicas foram regravadas....Já escutei gente dizendo que "Como um anjo" era dos Menottis, é fácil regravar e deixar o povo pensar que é deles.... E esse papo aí de que os "grandes" regravam e vão encobrir os "pequenos" não tá com nada..Muito pelo contrário, se não fossem os grandes, jamais escutaríamos essas músicas...talvez ficariam só regionalmente conhecidos.

  17. Thiago Tondineli

    04/05/2011 12:15:44

    Hj nao temos isso naoo eles falam em matar a cobra no ninho, muitos artistas ainda fazem issoo. Aqui na minha cidade tem uma dupla chamada Joao Victor e Raphael, tem um cd maravilhoso mas nao é todo autoral. A musica ''O mundo gira'' que com eles é ''Agora é tarde'' e ''Coraçao sem juizo'' foram gravadas pelos Urubus do sertanejo ''Guilherme e Santiago'' que ja tentou matar varias outras duplas no ninho como: Joao Bosco e Vinicius, Edson e Hudson e Joao Neto e Frederico, eles gravaram também a música ''Safada, cachorra e bandida'' Bruninho e Davi. Fernando e Sorocaba também gravaram uma moda dessa dupla de Uberlandia Joao Victor e Raphael ''Para com essa marra'', que por sinal ''Joao Victor e Raphael pegaram de ''Rick e Rangel'' que sao os compositores da mesma.Hj no meio sertanejo nao existe mais respeito tudo que se vê e falsidade. Imagina vc André se nao tivesse esse site, vc acah que viveria no meio dos caras? Imagine o Jorge e Mateus se nao tivessem tido a sorte de estourar teriam esse tanto de ''amigos'' sertanejos?? SERTANEJO UNIVERSITÁRIO POUCO TALENTO E MUITA FALTA DE CARÁTER.

  18. Eli

    04/05/2011 12:09:48

    Confesso que não sou fã da dupla RN&S,mas temos que tirar o chapéu para a integridade e honestidade deles,coisa tão em falta ultimamente !

  19. Boré

    04/05/2011 12:03:38

    Detalhe: sem autorização.

  20. leandro

    04/05/2011 12:01:05

    regravar musica de trabalho de pequenos artistas virou moda!o campeao é o leonardo na minha opiniao(qui diria o juliano cezar)o bruno e marrone no ultimo cd entao pelo amor de deus...os coitadinhos começam a aparecer ,estoram na regiao com uma musica top,ai vem os grandoes , regravam , estoram e enterram os coitadinhos que nao tem dinheiro pra jaba em radio igual a eles....infelismente nao existe musica inedita mais gente....tenho ate medo quando sai um cd novo do bruno e marrone,do zeze,do leonardo,e da grande maioria por q a gente sabe q so vai vim regravaçao...

  21. Renan

    04/05/2011 11:26:31

    Eu tbm não acho que o RNeS não fizeram nada demaistinha que ter feito isso msmE o André falou que na part. do Eduardo Costa no Chitãozinho e chororó, tinha ficado apagada , pq os dois cantam no msm estilo...¬¬ pra mim foi a melhore ele comentou que o Eduardo iria lançar o DvD, qnd lançou ele nem falou nada

  22. Klaiton

    04/05/2011 11:18:13

    O que foi mais sujo no caso: Pega Fogo Cabaré, de João Neto & Frederico, é que o Guilherme & Santiago procuraram o Frederico e pediram liberação da música, no qual foi negado (Obviamente, já que estavam tendo projeção nacional com o música!). Em seguida procuraram o Alessandro Lobo (da dupla César & Alessandro, parceiro do Frederico na letra!), que de olho grande liberou a música. Ai a novela começou... a justiça suspendeu a execução da mesma... e depois de muita negociação a música foi enfim liberada. Detalhe: Mesmo o Guilherme & Santiago possuindo uma das melhores vozes do meio sertanejo, nem chegou perto do sucesso e da interpretação dos "originais". Fica ai mais essa pequena curiosidade.

  23. Amaury

    04/05/2011 11:04:21

    A reação das pessoas nesse post é engraçada. O que Rionegro fez é algo que TODOS deveriam fazer, mas NINGUEM faz. A atitude que eles tomaram é completamente FORA dos padrões desse meio nojento de música sertaneja. E por favor, antes de comentarem, leiam o texto inteiro. Tem gente falando de Menotti sendo que o texto é sobre o Rionegro.

  24. Érike Emanuel

    04/05/2011 11:03:43

    Lembrando q Guilherme e Santiago regravaram "Pega fogo cabaré" e "Só de você" de João Neto e Frederico, as duas músicas q estouraram JNeF. E essa música do Carlos e Jarder hein??? SOU FODA, isso lah é música de sertanejo? Tah ficando igual o FUNK carioca.

  25. Klaiton

    04/05/2011 11:02:17

    Descordo em partes do seu comentário. Quando César Menotti & Fabiano, regravam sucessos de Chrystian & Ralf e de Zezé di Camargo & Luciano, eles não estão aproveitando de pequenas e iniciantes duplas. Duplas no inicio da carreira incluem sucessos de grandes artistas em seus CDs para chamar a atenção do público, afinal, quem perderia tempo em ouvir um disco com 15 músicas desconhecidas e inéditas, de uma dupla que ninguem conhece ainda? O caso descrito aqui pelo André Piunti, é uma bela curiosidade sobre a humildade de uma dupla estourada em não atrapalhar uma música de trabalho de uma dupla recém nascida. Agora quanto ao seu comentário sobre as novas duplas universitárias... ai você esta certinha!!! rsrsrs... estão aparecendo cada vez mais duplinhas do momento "regravando" e estragando nossos ouvidos... rsrsrsrs

  26. Moises

    04/05/2011 10:58:15

    Rionegro e Solimoes tomaram a atitude que 90% nao tomariam. Nao eh uma questão so de ética, eh uma questão de moral, boa índole.

  27. Patrícia SP

    04/05/2011 10:39:48

    Como se os Menottis fossem uns santinhos.....regravaram até não poder mais Zezé di Camargo e Luciano, Chrystian e Ralph entre outros e o povo achando tudo que é música nova, aliás, prática essa bem utilizada por todos esses novos sertanejos, os "universitários". Além de regravarem as músicas, assassinam clássicos ainda por cima....Lamentável!!!Esses universitários ainda vão conseguir acabar com a música sertaneja. E Rio Negro e Solimões,a meu ver, não fizeram nada de mais.

  28. Thiago Elias

    04/05/2011 09:54:20

    Sensacional o seu comentário. Parabéns. A realidade é bem essa mesmo.

  29. Fabio Lima

    04/05/2011 09:46:26

    O Renan tá viajando. A primeira matéria quando lançou o DVD foi justamente aqui do blog. E no Twitter o Piunti já disse q a participação q ele mais gosta no DVD do Chitão é do Eduardo.

  30. Paxá

    04/05/2011 09:40:45

    Respeitável..Esses novos "artistas", antes de pegarem um microfone na mão, deveriam engraxar a bota de profissionais como Rio Negro e Solimões.

  31. Renan

    04/05/2011 09:39:01

    Uaai...e vc queria que eles fizessem o que ?tinha era qeu tirar mesmo, os "menotti" ia trabalhar a musica , buscar o espaço delesaew veem outra dupla e quer pegar logo a musica que os caras mais estão apostando ?Sempre entro aqui, pra mim seu blog é um dos meus preferidosmas de vez em quando você faz uns post induzindo as pessoas a gostarem de uns e não gostarem de outrosainda não engoli suas "leves " críticas a participação do Eduardo Costa no DvD do chitãozinho e chororó, sem contar que o Eduardo lançou o DVD e não apareceu nada aqui no blog falando sobre o lançamento.

  32. Klaiton

    04/05/2011 09:35:13

    Ainda bem que existem pessoas de boa índole no mercado sertanejo. Hoje em dia virou moda pegar músicas trabalhadas (na maioria das vezes com muito suor!) por pequenos artistas e aniquilar a oportunidade desses crescerem na carreira... que lhe diga o cantor Leonardo, campeão em sair correndo atrás de músicas recém trabalhadas em rádios. Lembro muito bem quando aqui em Goiânia, o Guilherme & Santiago "puxou" o tapete do João Neto & Frederico quando gravaram à força a música: Pega Fogo Cabaré; Coitado dos meninos, tinham acabado de estourar regionalmente a música, e os caras entraram em contato com o parceiro do Frederico na música (já que esse não havia liberado!) e gravaram a música (que depois teve a execução bloqueada pela justiça!); e olha que não foi a primeira vez que o G&S fizeram isso, lembram de: Azul, música recém estourada pela iniciante dupla: Edson & Hudson... Isso acontece demais aqui em Goiânia... Gusttavo Lima gravando música de trabalho de Camila & Tiago (Raul Gil), Leonardo derrubando Ronny & Max, Luiz Cláudio & Giuliano gravando música música de trabalho de Sandro & Willian, Daniel louco atrás do sucesso já consagrado de André & Adriano (Giripoca), Carlos & Jarder copiando música de pequenas duplas no You Tube (Sou Fod*, dos Avassaladoras...). Resumindo por aqui é briga de foice... dupla derrubando dupla... compositores às vezes que nem fazem questão de dar oportunidade aos pequenos... PARABÉNS, Rio Negro & Solimões, pela iniciativa!

  33. André

    04/05/2011 09:18:57

    Isso que é trabalhar com ética!!! E olha que o Rionegro não precisou frequentar nenhuma faculdade para aprender isso.Deus Abençõe o Rionegro e Solimões e os Irmãos Menotti.

  34. Allann

    04/05/2011 09:18:22

    Isso que é exemplo de pessoas humildes. Por isso merecem o sucesso que fazem a tanto tempo. Eu também sou fã de Rio Negro e Solimões.

  35. Pedro

    04/05/2011 09:17:25

    Vixxx, que história, hein? Por isso que a gente aplaude de pé certas pessoas. Rionegro e Solimões merecem absolutamente todo o sucesso que tem. Além do talento, são caras de bem, só querem o bem, só trabalham pro bem. Dá orgulho. Que essa nova turma saiba copiar essas coisas positivas também.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso