Blog Universo Sertanejo

Vamos falar mal de sertanejo?

André Piunti

É curioso.

Basta o sertanejo voltar à tona para as críticas apelativas voltarem. E diferentemente do que acontece com outros estilos, parece que qualquer declaração preconceituosa é aceita com a maior naturalidade.

Após mais uma entrevista boba do Lobão, ontem, dessa vez para a Folha, resolvi citar algumas declarações que mostram bem o nível de incômodo causado pelo sucesso da música sertaneja.

-Lobão, ontem, na Folha, disse que no Brasil há hoje uma ''invasão do agrobrega''. Não custa lembrar que o sertanejo de hoje é muito mais animado do que romântico, e muito mais de classe alta do que de campo.

-Lobão, dois meses atrás, criticou o ''sertanejo universitário'' e disse que Luan Santana era ''uma coisa horrorosa'', além de outros  elogios não muito honrosos. Essa história foi publicada aqui no blog e rende comentários até hoje.

-No ano passado, o blog Radar Online, da Veja, definiu Luan Santana como ''fenômeno brega-adolescente da vez''.

-O respeitado crítico Zuza Homem de Mello cunhou a seguinte frase: “Um compasso do João Gilberto vale muito mais do que toda a obra do Zezé di Camargo”. Falei sobre essa passagem nesse texto aqui.

Os quatro exemplos acima são simples, frases que a gente lê por aí faz tempo.

Abaixo, no entanto, provavelmente estão as declarações mais infelizes de grande repercussão sobre música sertaneja.

Em outubro de 2000, Nelson Motta deu uma declaração que incomodou diversas duplas. Poucos anos atrás, no ''Altas Horas'', o jornalista teve uma conversa ''reconciliadora'' com Zezé di Camargo e Luciano. Essa semana, ele está produzindo uma matéria sobre o novo sertanejo. A declaração, para a ''Isto É Gente'', foi a seguinte:

''Os critérios para avaliar uma música popular são melodia, letra, ritmo e harmonia. O sertanejo é praticamente zero em todos os quesitos. Reconheço até que o gênero tem alguns intérpretes de grande talento, que sabem cantar, mas as melodias são pobres e as letras são paupérrimas. O ritmo é praticamente inexistente, são baladas melancólicas. Em termos de harmonia o ritmo é indigente. Sobra muito pouco para o meu gosto, mas não quero convencer ninguém, só falo o que acho.''

Além dessa, houve o desabafo de Lulu Santos ao vivo no Faustão. Revoltado com o governo Collor, que já estava em processo de impeachment, o músico disse que os sertanejos poderiam ir embora junto com o novo governo. A melhor frase do desabafo foi ''eu tenho pavor desse tipo de música''. A declaração pode ser assistida clicando sobre a imagem abaixo, no finalzinho do vídeo.

Lembrando sempre que, a partir dos anos 1990, a música sertaneja feita por caipiras estranhos que cantavam fino em dupla, passou a ser a música dominante nas rádios e na TV.

___

Para encerrar, há ainda a música ''Odeio rodeio'', do Chico César.

Só citar a primeira estrofe já basta:

Odeio rodeio e sinto um certo nojo
Quando um sertanejo começa a tocar
Eu sei que é preconceito, mas ninguém é perfeito
Me deixem desabafar

  1. antilerg

    05/03/2013 11:26:15

    Muito bom o artigo, muito facil de ler e entender, estou marcando esta pagina como favorita! parabens e viva a saude!

  2. Valerimed

    04/03/2013 18:51:16

    Muito bom o artigo, muito facil de ler e entender, estou marcando esta pagina como favorita! parabens e viva a saude!

  3. Tanner Buckmaster

    21/02/2013 05:48:11

    Härlig sida du har där, titta gärna in på min sida och titta lite.

  4. e marketing business

    30/01/2013 17:42:08

    How to apply a wordpress theme downloaded from other websites?

  5. send business email

    30/01/2013 17:31:48

    How do I get blog stats widget on my new wp blog?

  6. gabriel

    26/01/2013 17:55:09

    A qualidade da música brasileira vem caindo vertiginosamente faz alguns anos; e quando pensamos que chegamos ao limite, que não tem como piorar mais, de repente somos surpreendidos com alguma coisa que consegue essa façanha a qual julgávamos impossível, como por exempo "rebolêichon". Gradativamente, foram surgindo estilos populares como pagode, axé, forró e funk, os quais empobreceram totalmente a música brasileira, não porque sejam necessariamente ruins, mas porque surgiram dentre o povão e para o povão, e não se deu a mínima importância a qualidade, mas a única finalidade é entreter, sensualizar e "agitar" a galera aculturada. A música sertaneja se manteve por um tempo com uma relativa qualidade, porém mais recentemente surgiu o estilo ridículo chamado Sertanejo Universitário, que descaracteriza completamente o sertanejo e não tem nada de "universitário", visto que não se encontra nessa música nada de inteligente ou "culto". A música sertaneja em sua origem e real significado do termo, era a expressão da alma do homem do campo. Melancolias, amores, alegrias, contemplação da natureza ou da vida, humorismo, eram temas cantados de forma singela mas intensamente poética, acompanhados pelos doces acordes da viola ou acordeon. O Sertanejo Universitário é o oposto disto, uma pseudo-música extremamente pobre, que não serve pra nada além de dançar durante um show. Analisando essa música em seus quatro principais componentes, temos: MELODIA: Absurdamente pobre nesse quesito, qualquer seqüencia de notas surgida ao acaso serve, desde que se possa encaixá-la no rítmo. HARMONIA: Muito mal arranjada, por exemplo muitas vezes o dueto vocal não fica bem, mas é mantido devido a tradição de "dupla" sertaneja. E também não se dá a mínima importância á sinfonia, o que vale é "fazer barulho". RÍTMO: Um arranjo mal feito de Pop-rock-country, às vezes com influência de estilos dançantes sertanejos como forró ou xote, quase sempre resultando em uma batida monótona e repetitiva, às vezes variando pra uma imitação de música romântica, mas igualmente pobre. LETRA: A pior possível, geralmente os temas são futilidades relacionadas à banalização da vida sexual moderna como uma avetura, uma "pegada", um ciúme fútil egoísta, um desentendimento, cantados de uma forma pobre, completamente destituidos de romantismo ou poesia. Essa música retrata bem o processo de desumanização a que a sociedade moderna está sendo submetida devido à massificação; Perdem se os princípios, valores, objetivos e ideais, e a capacidade de se envolver afetuosamente de forma mais profunda e prolongada; o que importa é "curtir" o momento e tirar a máxima vantagem da situação, de forma totalmente egoísta; mas a vida vivida dessa forma torna se completamente vazia e sem significado.

  7. cleber galdino

    26/08/2012 21:48:32

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  8. Júlio Cézar

    14/07/2012 15:52:44

    Oi me chamo música sertaneja universitária e minhas letras são ricas em conteúdo, EU QUERO TCHU, EU QUERO TCHA, TCHE RE, RE, THCE RE RE

  9. Diego Santos

    30/06/2012 22:21:58

    Vey d boa, tenho certza q drogas fazem menos mal do q o sertanejo

  10. carla maria

    31/05/2012 16:33:42

    Ei, cara ... acho que vc ao escrever esse artigo deveria se informar melhor e compreender que no Brasil não é todo mundo engole isso que a mídia propala como modismo. Se vc gosta de sertanejo, ok, mas saiba que existe uma grande porção que acha isso um lixo ... É uma questão de bunda, cada um tem a sua ...

  11. Erick

    22/03/2012 21:07:46

    A música sertaneja raiz, até tinha algo de bom pra mostrar, e o povo realmente sertanejo, são pessoas de extrema humildade e experiência de vida...Alguns comentários como do Lulu Santos foram infelizes, porém depois de um tempo foram retratados por ele.Mas quanto ao comentário do Lobão, concordei 100% quando ele se referiu, a uma pessoa de nível universitário gostar de algo tão degradante, pois o sertanejo universitário é de extrema futilidade.E quanto ao comentário de nosso amigo Leandro Henrique... Axei um pouco equivocado, pois o playboy que hoje paga de country, não trabalha, e vive do dinheiro dos pais, é um grande consumidor de drogas, além de ser um crítico sem intelecto ou caráter.

  12. JORGE AMANBAI

    10/03/2012 04:46:32

    Os critérios para avaliar uma música popular são melodia, letra, ritmo e harmonia. OUÇA AS LETRAS DO JORGE E MATEUS UMA PORCRIA MESMO SO TOCAM POR CAUISA DE COMPRAR PRA TOCAR EM RADIO ISSO NÃO E SUCESSO FERNANDOE SORROCABA MUITO RUINS CANTAM, NADA POR ISSO SURGE UMA SUZZAM BOLA GORDA CANATNDO E DIZEM QUE E O MAXIMO COITADO DOS NOSSO OUVIDOS

  13. Anderson Oscar

    23/01/2012 16:14:32

    Eu não gosto de musica sentaneja porque as letras e melodias são de péssima qualidade,isso não é preconceito porra nenhuma.Quem gosta de sertanejo é viado,peão,corno,analfabeto,etc...isso sim é preconceito eu concordo e condeno totalmente.Não devemos misturar as coisas.

  14. Anderson Oscar

    23/01/2012 15:35:15

    O cara vem falar que a maioria do Rock ou é viado ou é drogado e isso não é preconceito??? escutar musica ruim como o sertanejo e criticar é preconceito?Vamos falar de musica e não da vida pessoal de cada um,vamos respeitar as pessoas.Musicalmente não devemos comparar o Rock de grandes compositores como Renato Russo(se ele era viado ou não era problema dele)que foi um dos maiores compositores do Brasil,com o sertanejo do Zezé que é uma ótima pessoa(eu gosto muito dele)mas como compositor é muito ruim.

  15. Anderson Oscar

    23/01/2012 15:27:21

    Respeito todo os cantores sertanejos,agora falando musicalmente,essas musicas sertanejas são podres cara,é simplesmente ridiculo.Não é preconceito não irmão,devemos respeitar as pessoas,estou falando da musica em sí que não é só no sertanejo que existe,outor ritimos musicais também existem musicas de péssima qualidade.Só que no sertanejo a moda é musica ruim,não aparece um cara se quer com uma letra boa,é tudo meu mel,meu fel,meu pão...pelo amor de Deus,meu ouvido não é pinico.Quantas saudades do Tim Maia,Renato Russo,Cazuza,Elis Regina,Cássia Eller.Volto a repetir que não é preconceito,tenho amigos que curtem sertanejo e eu também curto muito quando estou totalmente bebado porque sóbrio eu não aguento.O Lobão tem razão, o problema dele é que o mesmo ofende as pessoas, aí eu sou contra,agora musicalmente falando eu concordo com o Lobão.

  16. leandro augusto

    10/01/2012 21:13:09

    falam para os sertanejos tentarem uma boquinha no show do U2, ACDC ou COLDPLAY, só pra citar alguns.

  17. Silvano

    01/01/2012 11:47:42

    Os rockpops deveriam é ter vergonha, pois depois da década de 80 não produziram foi é nada.Se liga turma da charola... se liga e se atualiza.

  18. Leandro Henrique

    08/09/2011 17:52:02

    Miora gente...a musica sertaneja ate ta dexando um spacinho pro rock tokar nas festas de peão....o único problema é que uma merda leva a outra neh...a gente leva os roqueiros e junto vein as drogas...kkkkkkk!

  19. Aelson Maximiana

    19/08/2011 12:46:16

    André Piunti, eu particulamente respeito a livre escolha em qualquer coisa, logo inclui a música que cada um escuta. O problema nas suas opiniões e na da maioria sobre assunto é que confundem o fato da crítica musical, técnica com a popularidade do estilo. Não é porque o Sertanejo Universitário ou o do Zezé di Camargo é imensamente popular, fenômeno nas radios ou vende a milhões que faz dele algo bom. Na verdade se você, que é blogueiro e jornalista tem um mínimo de conhecimento em leitura, literatura e música verá que as letras são ruins, de péssima escrita e criatividade e música muito pobre em tudo: harmonia, ritmo etc. Mas eu duvido que você fará essa reflexão ou terá um bom senso sobre isso. Luan Santana é um fenômenos das massas sim! Mas isso não dá a ele qualidades de bom músico e letrista. É isso que a maioria critica. (Mas o Sertanejo de raiz é muito bom, porque não é tão repetitivo) Abraço!

  20. leo silva

    04/08/2011 13:03:20

    música repetitiva,quase sempre com as mesmas rimas e o mesmo tema ;uma babaquice só.salve salve legiao urbana ,engenheiros do havaii ,titãs e tantas outras bandas com letras inteligentes e nao descatáveis. O luan Santana falando consegue ser irritante ,parece que saiu do curral- tava tocando vaca.

  21. Franco

    12/07/2011 11:23:00

    O que me deixa irritado é saber que a culpa pelo sucesso de "coisa" chamada música sertaneja, sertanejo universiotário, etc, é dos paulista, esse povo pra mim é uma icógnita, conseguem ser sofisticados e bregas ao mesmo tempo.

  22. Ramona Ribeiro

    17/05/2011 19:16:09

    E quem disse que o Luan Santana pode ser considerado sertanejo? Sertanejo de verdade, são aqueles que cantam a verdadeira música sertaneja, seja com ela mais romântica, com repiques de viola, com uma música linda que pode ser ouvida em qualquer lugar ou situação. Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Zezé di Camargo e Luciano, João Carreiro e Capataz, entre tantas outras... Essa moçada novinha aí tem que aprender muuuuito ainda! O som as vezes é até legal, mas esse sertanejo universitário já está cansando. Quem gosta mesmo de sertanejo, sabe apreciar as boas musicas e os bons cantores. Além disso, reparem se estes cantores do mundo pop ou rock'n roll tem garganta pra cantar alguma coisa que preste... Vão ficando vellhinhos e o único jeito é compor e arranjar um doido pra gravar! E viva o bom sertanejo!!!

  23. Eduardo

    03/05/2011 09:25:29

    Engraçado, como tem gente que não gosta de sertanejo que ta sempre nesse blog né, que coisa. Deixem o sertanejo em paz e vão ouvir o que vcs gostam por favor.O grande problema é que esse pessoal da mpb, do rock e alguns outros generos, se acham acima do bem e do mal, e na verdade todos eles ou é drogado ou é viado a maioria. O Lobão não passa de um idiota fracassado, o Lulu Santos falou mal do sertanejo e participou do DVD do chitãozinho e chororó. Viva o Interior, viva a ALEGRIA do sertanejo !!!!!!

  24. Dietrine

    02/05/2011 21:52:34

    Apple agora tem Rhapsody como um aplicativo, que é um grande começo, mas ele está prejudicada pela impossibilidade de armazenar localmente no seu iPod e tem uma taxa de bit 64kbps desânimo. Se isso muda, então será um pouco anular essa vantagem para o Zune, mas as 10 músicas por mês, ainda será uma grande vantagem em favor do Zune Pass.

  25. É verdade!!

    02/05/2011 14:46:30

    Olha cara!!!parabéns!!vc até agora foi o unico com atitude pra falar que nao gosta e respeitar o nosso gosto!!parabéns cara!!!

  26. É verdade!

    02/05/2011 14:41:27

    Mais trouxa ainda é a pessoa que não gosta e fica comentando no blog de sertanejo!!!caça teu rumo rapaz!!!!!!alguma coisa te chama atenção,pra vc entrar nesse blog!!eu não fico entrando em blog de rock e falando que é lixo!!seu indefinidooo

  27. É verdade!

    02/05/2011 14:34:41

    Cassius!!!!Ta fazendo o que nesse blog???ah já sei!!servidor publico tem tempo de sobra,pois não trabalha só roba o dinheiro do povo!!!bando de ladrão incompetente!!!!é servidor publico do Brasil?pq não escuta o que o país te oferece ja que vc trabalha pro país,pq é uma porcaria igual a qualidade do seu serviço!!seu babaca,vaza daqui!!!vai fazer trico e ouvir essas musicas de viado que vc escuta,seu merda.Vaza.SERTANEJO NO CORAÇÃO,BRASIL NO CORAÇÂO

  28. Aragão

    02/05/2011 12:27:21

    Quem é essa Classius, se acha importante, não pra mim. É mais um bostão falando bestera, talvez não saiba nem fazer um acorde se quer. Servidor público, pode ser de cafezinho ou qualquer merda, pra mim não interessa nada, só pra tua familia, cada um com o que tem, está isnobado, mas deixa teu dinheiro e tua cultura pra curar a tua doença, talvez não sobre nada. Já olhou pra traz? não está vendo nada? nem sentindo? Fica na tua ouvindo as tuas porcarias de fora. Há ! por que não vai ouvir as tua musiquinhas lá nos paises deles? Aqui no Brasil no momento é sertanejo.

  29. Aragão

    02/05/2011 11:10:48

    Quem é esse tal de Lulu Santos? é aquele que em vez de cantar fica berrando desafinado, fracasso, inveja, ciume, fim de carreira, música fulera vencida, tudo isso. Fica na tua, que agora é a vez do sertanejo, música jovem que vai ficar por muito tempo, depois de Luan Santana vem outro e outro, voces invejosos vencidos já ficaram na poeira.

  30. Fabio

    01/05/2011 20:30:14

    Blog de quinta o cacete amigão. Aqui já tá provado que vc pode falar contra ou a favor meu. É um blog de sucesso e que tem momentos fantásticos, como o do lance do Lobão. Vai lá olhar e deixa de ser prego. Até onde eu sei é o unico blog 100 pc sertanejo que deu espaço total pra se MALHAR o sertanejo.

  31. Fabio

    01/05/2011 20:17:18

    Concordo com o Amaury. O cara desse blog deixa as pessoas se expressarem livremente, só não vê isso quem não quer. No episódio do Lobão EU escrevi barbaridades (reconheço) CONTRA o som sertanejo, e o administrador do blog não cortou NADA. O cara é foda meu amigo. Aliás, se eu fosse ele, não deixaria postar 80 por cento das coisas que EU E MUITOS OUTROS escrevemos. Dá uma olhada lá na parada do LOBÃO.

  32. Fabio

    01/05/2011 20:11:26

    O Nelson Motta já opinou sobre sertaneja/nejos no espaço que tem no jornal da globo. Ele não fez UMA crítica ao estilo, nada de negativo, só deu uma especie de currículo em vídeo. Isso mostra a força que tem o merdanejo. O pessoal no interior ADORA isso. Pra eles não é só a musica, é um comportamento, uma postura. Na porra do interior a tua familia e os teus amigos são teu espelho. Um faz o que o outro faz, que nem na escola. Eu moro no interior e escuto a tortura sertaneja até em LIVRARIA.Em sampa a história é outra. Vc tem um caldeirão cultural, muitas posturas diferentes, e o brega não passa de uma coisa engraçada e exagerada. O Luan Tantãna veio cantar aqui na Indy e fez a galera rachar o bicão de rir hehehe. Conheço gente legal que se diverte e gosta disso. Fazer o que? Vou sempre dar risada dessa galera torturaneja, vou sempre zoar muito em cima desses pregos, mas não se pode negar que trabalham e fazem sucesso, e têm poder. Se a musica brega não matou ninguem de derrame ainda, acho que isso que aí está, essa mistura de brega com sertanejo, tb não vai matar. Aliás, se eu pudesse entrava nessa tb pra ganhar um dindim valente hehe.Falando em postura, a do dono deste blog continua excelente. A gente ve que o cara gosta da coisa sertaneja e tal, defende, pq tem que fazer isso mesmo, mas ele percebe que tem um lado que não vai nada bem, e escancara sem medo. Mas no fundo eu tenho inveja da alegria meio idiota desse pessoal agrobrega adolescertanejo. E sinto uma PROFUNDA inveja da grana que esses BERRANTES HUMANOS ganham. Mas tem uma pessoa nesse meio que canta legal: é uma mulher, a Paula alguma-coisa-si-isquici. Ela, sim, eu até pagaria pra ver. Talvez ela ajude os machos da especieneja a dar uma melhorada.

  33. Amaury

    01/05/2011 20:06:21

    Belo comentário... tão verdadeiro o q vc disse q esse seu comentário tá aqui pra todo mundo ler... tsc tsc...

  34. André

    01/05/2011 18:37:26

    Engraçado alguns comentários não favoráveis ao sertanejo sumirem sem mais nem menos... blog de quinta...levanta um tema e quem quer defender uma visão diferente é censurado...

  35. Thauany

    01/05/2011 14:49:07

    Nossa que comentário mais ridículo!!!!

  36. André

    01/05/2011 13:42:32

    Bem..o Luan Santana hoje foi vaiado ao cantar o Hino Nacional na prova da Indy em São Paulo. foi culpa do Lobão?

  37. giovana

    01/05/2011 09:36:42

    Esse é o blog do Universo Sertanejo não é? Então o que as pessoas que não gostam de sertanejo estão comentando aqui? Façam seus comentários e visitem sites do estilo que vocês gostem e poupem seus ouvidos de coisas que vocês não gostam...simples....

  38. Ludi

    30/04/2011 21:58:37

    Artista fracassado adora criar uma polemica com o nome dos outros só pra ganhar uns minutinhos de fama né???? kkkkkk incrível...

  39. Sandra

    30/04/2011 18:47:15

    Luiz F e Jose Olimpio, Será que êsses dois são tão cultos e não tem nem como pagar ingresso prá assistir um Teatro! , ficam no computador invejando os sertanejos.kkkk

  40. Mineiro Manaus

    30/04/2011 16:00:16

    So mais uma coisa.Muitas musicas sertanejas falam de chifre, mulher que deixou um pra ficar com outro, bebedeira e por ai vai, mas o que tem de mal nisso. Pelo menos quando levam chifre se sentam e fazem musicas sertanejas que é muito melhor que sair por ai dando tiro, cheirando po, colocando bombas em escolas. etc.

  41. Mineiro Manaus

    30/04/2011 15:18:03

    Fernando. Vc foi reto e direto expressando o que acha desses dois. Foi o melhor comentário do blog.OBS: Vai toma no c* Lulu Santos e Lobão. (2)

  42. Mineiro Manaus

    30/04/2011 13:23:12

    O que incomoda certos “músicos” é que após anos de estudos e pesquisas suas “músicas cultas” não fazem tanto sucesso quanto um punhado de caipiras sem instrução conseguem com suas “musiquinhas”...... O que será que estes “músicos” comentam sobre outras formas de manifestações que usam de linguajares não tão bem aceitos na sociedade como palavrões e com histórias sombrias sobre revoltas, etc.?Deixem a “musiquinha caipira” em paz e vão se preocupar com outras coisas como por exemplo fazer “musiquinhas” que o povo goste..........

  43. Mineiro Manaus

    30/04/2011 13:22:42

    Se querem criticar a música sertaneja ou caipira por causa de uns ou outros cantores, então critiquem estes cantores por utilizarem a música caipira para se manifestarem e que em muitas vezes não condiz com a sua própria cultura.

  44. Mineiro Manaus

    30/04/2011 13:19:55

    Esta manifestação foi levada aos grandes centros e conquistou o povo com suas histórias e a simplicidade natural do caipira.Qualquer tipo de música é na verdade a manifestação da cultura de um povo sendo ele simples ou sofisticado.Criticar a música sertaneja é criticar a forma que um caipira se manifesta suas histórias, medos e sonhos. Cada um tem o direito de se manifestar isso e a forma que isso acontece vai de acordo com a sua cultura.

  45. Mineiro Manaus

    30/04/2011 13:19:03

    A música é uma forma de manifestação ou expressão que utiliza sons, ritmos, melodias, versos e um enredo e varia conforme cultura e civilização. Cada grupo ou civilização tem sua manifestação cultura própria.A música caipira ou música sertaneja são manifestações dos moradores da roça, dos caipiras que devido ao seu modo de vida simples temos esta manifestação com palavras muitas vezes incorretas pelo seu linguajar muito simples e até engraçado.

  46. Mineiro Manaus

    30/04/2011 13:15:52

    A música é uma forma de manifestação ou expressão que utiliza sons, ritmos, melodias, versos e um enredo e varia conforme cultura e civilização. Cada grupo ou civilização tem sua manifestação cultura própria.A música caipira ou música sertaneja são manifestações dos moradores da roça, dos caipiras que devido ao seu modo de vida simples temos esta manifestação com palavras muitas vezes incorretas pelo seu linguajar muito simples e até engraçado.Esta manifestação foi levada aos grandes centros e conquistou o povo com suas histórias e a simplicidade natural do caipira.Qualquer tipo de música é na verdade a manifestação da cultura de um povo sendo ele simples ou sofisticado.Criticar a música sertaneja é criticar a forma que um caipira se manifesta suas histórias, medos e sonhos. Cada um tem o direito de se manifestar isso e a forma que isso acontece vai de acordo com a sua cultura.Se querem criticar a música sertaneja ou caipira por causa de uns ou outros cantores, então critiquem estes cantores por utilizarem a música caipira para se manifestarem e que em muitas vezes não condiz com a sua própria cultura.O que incomoda certos “músicos” é que após anos de estudos e pesquisas suas “músicas cultas” não fazem tanto sucesso quanto um punhado de caipiras sem instrução conseguem com suas “musiquinhas”...... O que será que estes “músicos” comentam sobre outras formas de manifestações que usam de linguajares não tão bem aceitos na sociedade como palavrões e com histórias sombrias sobre revoltas, etc.?Deixem a “musiquinha caipira” em paz e vão se preocupar com outras coisas como por exemplo fazer “musiquinhas” que o povo goste..........

  47. Mineiro de Manaus

    30/04/2011 13:12:43

    A música é uma forma de manifestação ou expressão que utiliza sons, ritmos, melodias, versos e um enredo e varia conforme cultura e civilização. Cada grupo ou civilização tem sua manifestação cultura própria.A música caipira ou música sertaneja são manifestações dos moradores da roça, dos caipiras que devido ao seu modo de vida simples temos esta manifestação com palavras muitas vezes incorretas pelo seu linguajar muito simples e até engraçado.Esta manifestação foi levada aos grandes centros e conquistou o povo com suas histórias e a simplicidade natural do caipira.Qualquer tipo de música é na verdade a manifestação da cultura de um povo sendo ele simples ou sofisticado.Criticar a música sertaneja é criticar a forma que um caipira se manifesta suas histórias, medos e sonhos. Cada um tem o direito de se manifestar isso e a forma que isso acontece vai de acordo com a sua cultura.Se querem criticar a música sertaneja ou caipira por causa de uns ou outros cantores, então critiquem estes cantores por utilizarem a música caipira para se manifestarem e que em muitas vezes não condiz com a sua própria cultura.O que incomoda certos “músicos” é que após anos de estudos e pesquisas suas “músicas cultas” não fazem tanto sucesso quanto um punhado de caipiras sem instrução conseguem com suas “musiquinhas”...... O que será que estes “músicos” comentam sobre outras formas de manifestações que usam de linguajares não tão bem aceitos na sociedade como palavrões e com histórias sombrias sobre revoltas, etc.?Deixem a “musiquinha caipira” em paz e vão se preocupar com outras coisas como por exemplo fazer “musiquinhas” que o povo goste e principalmente de cara limpa e sem estar com a cabeça feita..........

  48. Isis

    30/04/2011 12:44:44

    Será...Tiago

  49. José Olímpio

    30/04/2011 12:34:45

    Sandra,você deveria ler o que escrevi com mais atenção. Infelizmente lhe falta instrução para interpretar corretamente o que escrevi, é possível conversar e expressar suas ideias,e discordar,sem ofender outras pessoas. Lhe falta,então,além de instrução,educação em nível básico. Quem escreve "encherga" , "idolos", "boioloa" deve retornar aos bancos escolares do ensino fundamental. Aproveite a ocasião,certamente há uma escola pública perto de você. Lembre-se: o ensino fundamental (antigo primeiro grau) leva oito anos para ser concluído. Se não ouvir sertanejo,talvez você consiga a proeza de cumprir o prazo...

  50. Isa

    30/04/2011 12:21:08

    Querido Cassius, não preciso como você colocar recibo na testa prá justificar o que sou, o que tenho e entendo prá me aparecer ou justificar. Só entra aqui quem gosta de sertanejo, pq o canal só trata deste assunto, ou um indefinido feito você. Prá um bom entendedor, uma palavra basta. Ou seja se não gosta de Sertanejo e vem cantar de galo aqui meu Sr , vai ter que engolir.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso